Gestão de clínicaGeralGestão do AtendimentoGestão FinanceiraMarketing para ClínicasSistema de gestãoTelemedicina

Saiba por que um software médico é tão importante para negócios que querem crescer

A área da saúde, apesar de ser bastante tradicional em alguns aspectos, vêm dando passos largos no aproveitamento dos avanços tecnológicos em função do aprimoramento das mais diversas questões, é aí que o software médico tem entrado em cena!
Nesse sentido, são várias frentes que têm se aproveitado dos benefícios da adoção de práticas inovadoras, desde a facilitação no acesso a ferramentas cada vez mais precisas para diagnósticos, até o uso de sistemas especiais para médicos e clínicas, que traz mais eficiência a diversas atividades da rotina.
Percebemos que muitos médicos e gestores de clínicas ainda não têm a visão do quanto a implementação de um sistema médico pode ser próspera para o seu negócio, por isso elaboramos este conteúdo.
Nos acompanhe até o final para ter uma visão ampla, direta e explicativa sobre todos os principais aspectos que envolvem o tema. Boa leitura!

O que é um software médico?

Um software médico é uma plataforma que centraliza informações e funcionalidades a fim de promover mais eficiência na rotina dos atendimentos médicos. Ele oferece ferramentas que trazem transformação digital no atendimento, na gestão financeira, no relacionamento com pacientes etc.
Software médico é uma plataforma que integra diversas ferramentas facilitadoras
 
Softwares médicos auxiliam também na coleta, no armazenamento e até mesmo na análise de dados clínicos. Desse modo, há um grande ganho de produtividade quando se deixa de gastar tempo em atividades manuais desnecessárias, assim é possível investir mais energia em atividades estratégicas.

Para Clínicas

Os softwares médicos promovem uma verdadeira revolução quanto a centralização de processos em clínicas, permitindo uma visão objetiva e em tempo real sobre agendamentos, dados dos pacientes, disponibilidade do corpo clínico através das diversas especialidades, etc.
Confira oito características de um bom sistema de gestão de clínicas!

Para médicos e médicas

Existe também a versão do software médico para a organização de médicos executivos, que atuam como donos do seu próprio negócio. 
Para estes profissionais, um sistema assim é um verdadeiro divisor de águas, sendo um fator de diferenciação entre médicos bem sucedidos que têm uma visão empreendedora e os mais tradicionais que ainda são resistentes a esses avanços. 
Geralmente estes últimos tendem a ser superados pela concorrência!

Na prática, por que ter um software médico?

Prometemos que traríamos de maneira ampla, direta e explicativa os principais aspectos que mostram como a implementação de um software para médicos pode trazer benefícios e prosperidade ao seu negócio. 
Sendo assim, confira abaixo 7 motivos para considerar a adoção de um sistema assim o mais rápido possível:

  • Gestão centralizada que traz resultados em diversos âmbitos

Uma gestão verdadeiramente eficiente pressupõe o controle sobre diversas áreas, do financeiro ao contábil, do atendimento à fidelização de clientes e por aí vai…
Um software médico permite a centralização dos mais diversos tipos de informações em painéis distintos, de dados cadastrais até o fluxo de caixa, inclusive permitindo análises sobre os dados, como a do capital de giro do negócio.
Informações dispostas em uma plataforma única permitem, por exemplo, a visualização dos compromissos dos diferentes profissionais de uma clínica em tempo real. É possível também o acompanhamento de toda a jornada do paciente, possibilitando um atendimento mais assertivo e personalizado.
Com um software médico a gestão financeira do seu negócio fica muito mais descomplicada e transparente!
Em termos de gestão, ferramentas como essa garantem condições ideais para negócios que querem ir além, profissionalizando o serviço de ponta a ponta, assim abrindo espaço para um crescimento sólido e constante.

  • Uso fácil e intuitivo: software médico não é um bicho de sete cabeças!

Os softwares médicos têm o objetivo de trazer mais produtividade e facilitação na rotina médica e clínica, sendo assim, seu uso é desenhado de forma fluida e intuitiva, afinal sabe-se que quem vai utilizá-los são médicos, gestores e atendentes, e não gerentes de tecnologia. 
Isso é algo que pode parecer óbvio, mas vale a pena ser frisado, porque percebemos que muitos têm o receio de não conseguirem se adaptar a ferramenta. Acredite, com dias de uso você já terá rompido essa barreira que parece ser assustadora, mas não é!
Não basta ser completo, entendemos que também é preciso ser adaptável a sua realidade e fácil de usar!
A maioria dos sistemas médicos estão hospedados na nuvem, ou seja, todos os dados estão salvos na internet, o que significa que você não precisará instalar dispositivos ou dispor de profissionais para a manutenção do software. Isso fica por conta da plataforma que você escolherá!

O armazenamento na nuvem é uma das grandes vantagens com a utilização do software médico
O armazenamento na nuvem é uma das grandes vantagens com a utilização do software médico
  • Prontuário eletrônico: benefícios que vão muito além do que se pensa.

O prontuário médico eletrônico traz uma imensa facilitação quanto ao acesso às informações de pacientes que se consultaram com você ou na sua clínica. São registradas informações como os dados pessoais, a evolução no decorrer das consultas, anamneses e toda a história do paciente.
Isso facilita muito o atendimento que acontece de maneira continuada, uma vez que elimina a possibilidade da perda de dados, diagnósticos e exames. Assim o médico consegue analisar o histórico do que ocorreu e também quando. 
Além desse benefício, é muito importante também frisarmos a questão social por trás dessa digitalização de informações, uma vez que essa coleta segura de dados permite uma visão mais precisa sobre a área da saúde como um todo, possibilitando inclusive uma pesquisa científica com base em dados cada vez mais assertivos tanto no olhar quantitativo, quanto no qualitativo.
Saiba mais sobre o Prontuário eletrônico do paciente (PEP) na prática!

  • Facilitação para o TISS

A Troca de Informações na Saúde Suplementar, ou TISS, passou a ser obrigatória para a troca de dados por meio digital entre os planos e convênios médicos, se tornando um importante passo para fortalecer o Registro Eletrônico de Saúde, o que diz respeito à questão social mencionada acima.
Com a utilização de um software médico, o preenchimento de guias de convênios e o gerenciamento de faturamentos e glosas são feitos de forma ágil e otimizada, e também é possível gerar arquivos XML com um clique na tela!

  • Facilidade no agendamento e no relacionamento com pacientes: praticidade todos os lados!

Essa é o primeiro benefício que vem na cabeça de quem lista os benefícios com a utilização de um software médico, afinal essa é uma atividade que demanda organização, logística e precisão. 
Com um sistema voltado à isso, além de toda a visão das marcações passadas, presentes e futuras, é possível também que pacientes marquem consultas de maneira autônoma, dispensando a necessidade dele entrar em contato com um atendente ou com o próprio médico.
Software médico traz facilidade em diversas atividades da rotina de um médico!
Além do ganho em produtividade e eficiência nos processos de marcação e desmarcação, funcionalidades como lembretes via e-mail e SMS para confirmação da consulta com os pacientes também estão dentre as mais requisitadas no cenário atual. 
É possível, inclusive, ir além e pensar em estratégias para verdadeiramente nutrir pacientes com informações relevantes para ele, como o envio de emails com conteúdos ou até mesmo felicitações no dia do aniversário deles. 
São fatores importantes para quem tem uma gestão que se preocupa também com o marketing médico voltado a fidelização dos clientes!
Assista o vídeo abaixo para ampliar os horizontes sobre o tema:


Confira dicas para ter uma sala de espera sem reclamações.

  1. Facilitação na oferta do teleatendimento

O atendimento remoto é um assunto que está em alta desde o agravamento da pandemia do coronavírus, temos um artigo super completo sobre a telemedicina (clique) que aborda o tema e nele você pode entender por que ela já merecia toda essa evidência mesmo antes da crise atual. 
Nesse sentido, um software médico entra como uma plataforma facilitadora para que você comece a realizar atendimentos à distância de maneira imediata. A telemedicina chegou para ficar e se tornou questão de tempo para que isso seja consolidado na área da saúde. Não fique para trás!

  1. Liberação de espaço físico e economia de materiais desnecessários (além do viés sustentável!)

O armazenamento de dados de maneira eletrônica faz com que o armazenamento físico dos dados de uma maneira geral se torne totalmente dispensável, grande benefício quando levamos em conta que o Conselho Federal de Medicina obriga a retenção de prontuários por, no mínimo, 10 anos.
Nesse sentido, há economia tanto na liberação do espaço físico que antes era ocupado com um amontoado de arquivos, quanto na necessidade de compra e utilização de papéis, impressoras, cartuchos, pastas, etc.
Seu bolso agradece e o planeta também!

Diante de tudo isso, qual o melhor software médico?

Existem funcionalidades fundamentais que devem ser observadas para que você tenha certeza da melhor performance possível na sua rotina, como a garantia na segurança dos dados e também a disponibilidade de um suporte qualificado e solícito.
Ainda assim, fatores como a integração total de recursos, o armazenamento online, a possibilidade de prescrição digital e a facilidade do uso, apesar de também serem óbvios, não são oferecidos por todas as opções disponíveis no mercado brasileiro.
O importante é pensar na sua rotina, nos processos prioritários que você deseja otimizar e nas possibilidades de funcionalidades que cada empresa possui. Quanto à isso, nos adiantamos para dizer que com a Saúde Vianet você pode contar sem medo de errar.

Conheça o software médico da Saúde Vianet

Os pilares do nosso software médico são o fato dele ser absolutamente completo e integrado, além de fácil de usar. Levamos isso muito à sério, porque temos como missão o uso da tecnologia de forma simplificada para usuários da área de saúde através do desenvolvimento de soluções inovadoras.
Queremos tornar a tecnologia acessível a um número maior de usuários, a fim de levar os seus benefícios ao maior número de pessoas que for possível. Temos compromisso com a entrega de valor aos nossos clientes, por isso investimos em um suporte que além de qualificado, é humano e disponível.
Temos tanta certeza da eficiência do nosso sistema, que oferecemos um período de teste grátis sem a solicitação de dados de pagamento. Transparência para você experimentar e só permanecer se estiver satisfeito com os resultados!
Visite o nosso site e entre em contato com o nosso time para tirar qualquer tipo de dúvida que possa vir a ter. Será um grande prazer iniciar esse relacionamento 💙

Quem se interessou por esse artigo também leu:

Baixe agora nosso aplicativo (Disponível para Android e IOS)

Artigos relacionados