Pensando na melhoria da qualidade médico-assistencial e na segurança do paciente, quais devem ser as prioridades na agenda do médico gestor?

O momento da saúde no Brasil passa por grandes desafios. Enquanto o sistema de saúde pública, que tem a pretensão de atender a todos os brasileiros, sem distinção, enfrenta falhas em seus principais programas, na saúde privada, segundo dados da ANS vemos um significativo crescimento de beneficiários de plano de saúde. Para oferecer serviços de saúde de qualidade é necessário que as instituições invistam em três frentes fundamentais: uma rede integrada de atendimento familiar e comunitário, gestão rígida de contratos e bases de dados informatizadas. Mas como implementar essas pautas na agenda do médico gestor?

No sistema público de saúde, esses fatores dependem do investimento político, financeiro e social para funcionar. Já nas instituições privadas, é papel dos gestores colocar em pauta as discussões pertinentes às mudanças no setor.

Nesse cenário, os temas centrais das atuais discussões da área da saúde são:

 

  • O acesso a serviços qualificados,
  • O financiamento do sistema público,
  • A gestão clínica.

 

Por mais importantes que sejam esses temas, é preciso colocar na agenda assuntos que fazem parte da pauta mundial de melhoria da qualidade médico-assistencial e na segurança do paciente.

A crise do setor tem mobilizando as lideranças do segmento da saúde para a construção de uma estratégia focada na resolução desses pontos. Pensando nisso, nós elencamos algumas pautas relevantes para os gestores que querem dar prioridade à experiência de seus pacientes em sua agenda e à melhoria dos processos do setor. São elas:

 

  • Práticas diferenciadas para que as instituições trabalhem na análise  e resolução de eventos adversos graves, como queda de pacientes e erros de medicação.

 

  • Fortalecimento do processo de acreditação. Por se tratar de uma decisão estratégica com repercussão na sustentabilidade institucional, é importante seguir certos padrões de qualidade.

 

  • Estratégias de envolvimento e qualificação da equipe médica e assistencial nas ações de promoção de segurança do paciente, como por exemplo a lavagem de mãos e a realização de time-out no processo de cirurgia segura.

 

  • Criação e divulgação de indicadores de desfecho para as principais patologias, permitindo a sociedade que compare os principais resultados das organizações hospitalares.

Esses temas fazem parte das pautas principais que devem ser seguidas na agenda do médico gestor e organizações que entendem sua contribuição para o sistema da saúde como um todo.

O gestor, tanto na área administrativa quanto na área assistencial deve ser avaliado através de indicadores de sustentabilidade e também pelos resultados de processos de qualidade e segurança dos pacientes.

É preciso se engajar no movimento mundial por uma saúde com mais qualidade e por processos mais seguros para os pacientes. É importante refletir se está sendo dedicado o tempo necessário em sua agenda para essa nova pauta estratégica.

Nos próximos anos a qualidade e segurança dos pacientes será o principal diferencial estratégico de nossas clínicas e a condição primordial para a sustentabilidade para o modelo de negócio.

Qualidade assistencial e segurança do paciente não é um tema somente do médico e da equipe assistencial.

O gestor administrativo, financeiro e comercial deve aprofundar seus conhecimentos nesses temas. Ele é necessário e será um diferencial dos hospitais em um novo ambiente, com mais competição.

Confira os benefícios da agenda para clínica do Saúde Vianet.

O Software médico Saúde Vianet conta com o recurso de agenda online flexível, que permite que o gestor administre melhor seu tempo entre os atendimentos e a gestão da sua clínica.

Com esse recurso, o médico gestor pode organizar suas atividades para dar mais atenção às pautas de segurança do paciente e qualidade dos processos. Com boa parte dos processos automatizados, fica fácil dar conta de tudo o que é preciso para uma gestão de excelência.

Melhor Software Médico Saúde Vianet

“Recomendamos o Saúde Vianet pela primazia na qualidade e oferecimento de recursos no sistema que realmente fazem a diferença para os profissionais e gestores de saúde.”

Josenita Nascimento, Dentista e Empresária Grupo NOC – Consultoria para dentistas.

 

Quer gerir melhor suas prioridades como médico gestor? Cadastre-se no Saúde Vianet e teste grátis o software médico que traz resultados. 

E na sua clínica, quais são as prioridades na agenda do médico gestor?