Pacientes

Ritalina: para que serve e efeitos colaterais

Você sabe o que é a Ritalina e para que ela serve? Se não sabe continue lendo este post para não perder nenhuma informação valiosa que separamos para você. 

A Ritalina é um medicamento estimulante do sistema nervoso central usado para tratar o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e a narcolepsia.

Ritalina: para que serve e efeitos colaterais

Às vezes, a Ritalina, também é prescrito para usos off-label, como depressão resistente ao tratamento, TDAH em adultos, perda de peso e aprimoramento cognitivo. 

A substância ativa neste medicamento é o metilfenidato, que atua inibindo a recaptação de dopamina e norepinefrina no neurônio pré-sináptico, aumentando assim sua disponibilidade na fenda sináptica.

Como saber se preciso tomar Ritalina?

Para saber se você precisa fazer uso da Ritalina é preciso analisar alguns de muitos fatores individuais. 

No entanto, se você está lutando com foco, concentração ou motivação na escola ou no trabalho, pode valer a pena considerar este medicamento como opção de tratamento. 

Converse com o psiquiatra sobre seus sintomas e discuta com ele qual pode ser uma boa opção de tratamento eficaz para você.

Principais contra indicações

Embora a Ritalina possa ser um tratamento eficaz para condições de Transtornos de Déficit de Atenção, TDAH, existem alguns possíveis efeitos colaterais e contra-indicações a serem observados.

As principais contraindicações incluem: problemas cardiovasculares, ansiedade, distúrbios convulsivos, síndrome de Tourette e glaucoma. 

Pessoas com histórico de abuso ou dependência de substâncias também devem evitar o remédio. 

Se você tiver alguma dessas condições, ou estiver tomando outros medicamentos que possam interagir com a Ritalina, converse com seu médico antes de iniciar este medicamento.

Quanto tempo leva para o medicamento fazer efeito?

A Ritalina geralmente começa a funcionar dentro de 30 a 60 minutos após a pessoa tomá-la. Os efeitos duram cerca de 4 a 6 horas.

Lembre-se que tomar à noite pode dificultar o adormecimento e causar vigília durante a noite. 

É importante conversar com seu médico sobre a melhor hora do dia para que não afete o seu sono. 

Existe alguma diferença entre o nome da marca e a Ritalina genérica?

A resposta simples é sim. Embora ambos os medicamentos sejam eficazes no tratamento do TDAH, existem algumas diferenças importantes entre o nome comercial e as versões genéricas da Ritalina. 

A marca Ritalin é fabricada pela Novartis e a versão genérica é feita por vários fabricantes diferentes. 

Uma das principais diferenças é que o ingrediente ativo da marca Ritalina, o metilfenidato, é uma mistura racêmica, enquanto o ingrediente ativo da Ritalina genérica é apenas o dexmetilfenidato, que é o l-enantiômero do metilfenidato. 

Outra diferença entre esses dois medicamentos são seus ingredientes inativos. Ingredientes inativos são adicionados aos medicamentos para ajudar a estabilizá-los ou torná-los mais agradáveis de tomar. 

Algumas pessoas podem ser sensíveis a certos ingredientes inativos e isso pode afetar o quão bem elas toleram a Ritalina de marca ou a genérica. Finalmente, o custo também pode ser um fator ao decidir entre levar o medicamento original e a genérica. 

Os medicamentos genéricos geralmente são muito mais baratos do que os medicamentos de marca, então em caso de dúvidas converse com seu médico sobre a melhor opção para você. 

Faz mal tomar Ritalina todos os dias?

Geralmente este medicamento é seguro quando tomado conforme prescrito, mas existem alguns efeitos colaterais potenciais, incluindo: insônia, ansiedade, irritabilidade, tontura e dores de cabeça. 

Tomar Ritalina todos os dias também pode causar sintomas de dependência e abstinência se for interrompido repentinamente. 

Portanto, é importante falar com um médico antes de iniciar ou interromper este medicamento.

Ritalina também é utilizada para auxiliar o tratamento da narcolepsia

Embora o medicamento seja usado principalmente para tratar o TDAH, ela também pode ser eficaz no tratamento da narcolepsia. 

A narcolepsia é um distúrbio do sono que causa sonolência diurna excessiva e pode levar a episódios repentinos de adormecimento durante o dia.

A ritalina pode ajudar a reduzir a sonolência diurna em pessoas com narcolepsia, estimulando o sistema nervoso. 

Essa ação fornece um aumento temporário de energia e vigília, permitindo que as pessoas com narcolepsia permaneçam acordadas e mais dispostas ao longo do durante o dia.

Por quanto tempo tomar?

Se você foi diagnosticado com TDAH, seu médico provavelmente recomendará que você tome Ritalina. Mas por quanto tempo você deve tomar esse medicamento? A resposta pode ser diferente dependendo da sua situação individual. 

Algumas pessoas só precisam tomar Ritalina por um curto período de tempo, enquanto outras podem precisar tomá-la por mais tempo. Cabe apenas ao seu médico determinar por quanto tempo você deve tomá-lo.

Eles provavelmente considerarão fatores como a gravidade dos sintomas e o quão bem o medicamento rITALINA está funcionando para você. 

Se você estiver tomando este medicamento, siga as instruções do seu médico e nunca pare de tomar o medicamento sem a aprovação deles. Isso pode causar efeitos colaterais graves ou pode piorar os sintomas.

Dependência de Ritalina: como procurar ajuda

Se você ou alguém que você conhece está lutando contra o vício em Ritalina, é importante procurar ajuda profissional. 

Existem muitos recursos disponíveis para aqueles que lutam contra o vício e buscar a ajuda de um profissional qualificado pode fazer toda a diferença. Aqui estão algumas dicas sobre como procurar ajuda para o vício em Ritalina:

  1. Converse com seu médico. Se você está lutando contra o vício, seu primeiro passo deve ser conversar com seu médico. Eles podem fornecer informações sobre as opções de tratamento e encaminhá-lo a um especialista qualificado em dependência.
  2. Encontre um centro de tratamento confiável. Existem muitos centros de tratamento que podem ajudá-lo a se recuperar do vício. Faça uma pesquisa para encontrar um que tenha experiência no tratamento desse tipo de dependência e ofereça um programa que atenda às suas necessidades.
  3. Busque o apoio da família e dos amigos. A recuperação de qualquer tipo de vício é difícil, mas é mais fácil quando você tem o apoio de pessoas próximas a você. Conte com sua família e amigos para obter apoio emocional durante o tratamento e a recuperação.

Qual a diferença de Ritalina em cápsulas para Ritalina em gotas? 

A ritalina está disponível no mercado na forma de cápsula e em gotas. As cápsulas são normalmente tomadas duas ou três vezes ao dia, enquanto o remédio em gotas é tomada uma vez ao dia.

Existem algumas diferenças entre as duas formas. Por exemplo, as cápsulas demoram mais para se dissolver no corpo e podem não ser tão bem absorvidas. 

Além disso, a forma líquida da ritalina pode ser mais conveniente para algumas pessoas, especialmente crianças.

Conclusão 

Espero que com as dicas passadas aqui você consiga ter esclarecido as suas dúvidas sobre a Ritalina, os seus efeitos colaterais e como usá-la corretamente.  Lembre-se também que é preciso consultar o seu médico antes de iniciar um tratamento com este medicamento.

É médico? Baixe agora nosso aplicativo (Disponível para Android e IOS) e conheça mais do Saúde Vianet clicando aqui.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *