Pacientes

Risperidona: para que serve, efeitos colaterais entre outros

A risperidona, refere-se a um medicamento antipsicótico atípico, é mais comumente usada para tratar esquizofrenia e transtorno bipolar. 

Ele atua afetando os níveis de serotonina e dopamina no cérebro. Isso pode ajudar a reduzir sintomas como delírios, alucinações e comportamento errático.

Risperidona: para que serve, efeitos colaterais entre outros

Este medicamento também pode ser usado off-label para tratar doenças como autismo, síndrome de Tourette e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). 

Vamos conhecer um pouco mais sobre esse medicamento. 

Quais são os principais efeitos colaterais da Risperidona?

Os efeitos colaterais mais comuns são: tontura, dor de cabeça, sonolência, ganho de peso e acatisia (agitação interna ou agitação). 

Os tremores e a agitação geralmente podem ser tratados reduzindo a dose ou adicionando um medicamento diferente. 

Outros efeitos colaterais raros, mas graves, incluem síndrome neuroléptica maligna (NMS) e discinesia tardia (TD). 

A SNM é uma condição com risco de vida que requer atenção médica imediata. O TD é uma condição que causa movimentos involuntários do rosto e do corpo. 

Se você tiver algum desses efeitos colaterais, entre em contato com seu médico imediatamente.

Precisa consultar um psiquiatra ou outro profissional de saúde mental enquanto estiver tomando o medicamento?

Se você nunca se consultou um profissional de saúde mental antes, é provável que precise consultar um para poder iniciar o tratamento com este medicamento, pois ele só pode ser vendido com receita médica. 

Isso ocorre porque a risperidona pode causar efeitos colaterais graves, como psicose ou mania, que podem ser difíceis de controlar sem ajuda profissional. Mesmo que você tenha consultado um profissional de saúde mental no passado, talvez ainda precise consultar um enquanto estiver tomando, dependendo de quão bem você tolera o medicamento e de quão bem você é capaz de controlar quaisquer efeitos colaterais.

Dicas para lidar melhor com os efeitos colaterais da risperidona

Aqui estão algumas dicas para lidar melhor com os efeitos colaterais:

  • Converse com seu médico sobre a possibilidade de mudar para uma formulação de menor dose do medicamento.
  • Evite beber álcool ou comer alimentos açucarados, pois eles podem piorar os efeitos colaterais.
  • Beba bastante líquido e faça refeições regulares para combater a boca seca e a náusea. 
  • Faça exercícios regularmente e mantenha-se ativo para ajudar a compensar o ganho de peso. 
  • Se você estiver se sentindo sonolento, evite dirigir até que o efeito passe. 

Seguir essas dicas pode ajudá-lo a gerenciar melhor quaisquer efeitos colaterais da risperidona que você possa sentir. 

A Risperidona pode ser usada em combinação com outros medicamentos para tratar a esquizofrenia?

Sim, ela pode ser usada em combinação com outros medicamentos para tratar a esquizofrenia. 

De fato, este medicamento é frequentemente prescrita em combinação com outro medicamento antipsicótico. 

Isso ocorre porque os dois medicamentos trabalham juntos para ajudar a controlar os sintomas da esquizofrenia melhor do que qualquer um sozinho.

Porque o risperidona dá sono?

A risperidona é um medicamento usado para tratar a esquizofrenia e o transtorno bipolar. 

Também pode ser usado para tratar problemas comportamentais relacionados ao autismo. 

A risperidona funciona bloqueando os receptores de dopamina e serotonina no cérebro, o que pode ajudar a reduzir sintomas como alucinações, delírios e agressão. 

No entanto, um dos efeitos colaterais da risperidona é a sonolência. Isso ocorre porque a droga pode causar sedação ao diminuir a atividade do sistema nervoso central. 

Se você estiver tomando risperidona, é importante evitar atividades que exijam alerta mental ou coordenação física, como dirigir. Você também deve evitar o álcool enquanto estiver tomando este medicamento.

Devo evitar consumir quais alimentos enquanto estiver tomando risperidona?

Não há alimentos específicos que você deva evitar ao tomar risperidona. No entanto, beber álcool ou tomar outros medicamentos que o deixem sonolento pode intensificar a sonolência causada pela risperidona. 

Portanto, é melhor limitar a ingestão de bebidas alcoólicas enquanto estiver tomando este medicamento.

Interações medicamentosas 

As interações medicamentosas podem ocorrer quando o produto químico é coadministrado com outros medicamentos. As mais comuns dessas interações são aquelas com antidepressivos, antipsicóticos e estabilizadores de humor. 

Outros medicamentos que podem interagir com a risperidona incluem: anti-histamínicos, anticolinérgicos e certos antibióticos. 

Quando essas interações ocorrem, o corpo pode não ser capaz de metabolizar a risperidona adequadamente, levando a um risco aumentado de efeitos colaterais.

Como a Risperidona pode ajudar indivíduos com autismo?

O transtorno do espectro do autismo (TEA) é uma condição neurocomportamental complexa que afeta a capacidade de uma pessoa se comunicar e interagir com outros. Também inclui comportamentos restritos e repetitivos.

Não há uma solução única para o TEA, mas existem alguns tratamentos que se mostraram eficazes para algumas pessoas. 

Um desses tratamentos é a risperidona. A risperidona é um medicamento antipsicótico originalmente desenvolvido para tratar a esquizofrenia. No entanto, também foi descoberto que é eficaz na redução de certos sintomas do TEA, como agressão, automutilação e irritabilidade

Um estudo de 2013 mostrou que a risperidona foi eficaz na redução dos sintomas de TEA em crianças e adolescentes, com os efeitos colaterais mais comuns sendo sonolência e ganho de peso. 

Se você está considerando o tratamento com risperidona para seu filho, ou alguém próximo a você com TEA, é importante discutir todos os riscos e benefícios potenciais com o médico.

Quais são as contraindicações para o uso da risperidona?

Existem certas contra-indicações para seu uso, que incluem: gravidez, amamentação, histórico de derrame ou distúrbio da coagulação sanguínea, hipertensão arterial não controlada, convulsões, doenças cardíacas ou distúrbios do ritmo. 

Além disso, a risperidona não deve ser tomada com outros medicamentos que possam afetar o intervalo QT (como quinidina/cinacalcet/vandetanibe), pois isso pode levar a um risco aumentado de desenvolver batimentos cardíacos irregulares com risco de vida.

Conclusão 

Espero que esse post possa ter te ajudado a esclarecer todas as suas dúvidas relacionadas a Risperidona, efeitos colaterais, benefícios entre muitos outros. 

Além disso, ressalto aqui a importância de consultar o seu médico para esclarecer possíveis dúvidas a respeito deste medicamento que pode ser bastante benéfico, se orientado da forma correta. 

Não deixe de comentar e compartilhar esse post com mais pessoas que precisam saber um pouco mais sobre este medicamento.

É médico? Baixe agora nosso aplicativo (Disponível para Android e IOS) e conheça mais do Saúde Vianet clicando aqui.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *