Gestão do Atendimento

5 vantagens em usar um software médico.

Você já sabe quais são as vantagens em usar um software médico?

software médico

Já falamos por aqui sobre algumas vantagens em usar o software médico para gestão, mas não conseguimos falar de todos em um único texto. Por este motivo, voltamos ao assunto para apresentar mais cinco vantagens para quem opta por uma gestão facilitada. 


Os gestores da área da saúde estão em busca de otimização de tempo e agilidade nos processos. Por esta razão, optar pelo uso de sistema de gestão médica, que tem como foco facilitar a gestão de consultórios, clínicas e hospitais, tem sido cada vez mais comum no cenário atual.


Nos últimos anos, a procura por um software médico, com gestão completa, tem aumentado e isso acontece por ele oferecer ferramentas próprias para o gerenciamento financeiro, administrativo e principalmente de pacientes. O que torna a gestão de uma instituição de saúde mais eficiente no dia a dia.


Para aqueles que ainda não conhecem ou não utilizam algum tipo de software médico, apresentamos neste texto algumas vantagens de poder contar com sistema que integra e facilita a gestão administrativa do consultório, clínica e hospitais. Conheça as cinco vantagens.

  1. Melhor controle financeiro

A primeira vantagem em utilizar um software médico é a possibilidade dele integrar todo o sistema administrativo do consultório, clínica ou hospital, como a área destinada para gestão financeira, por exemplo, possibilita eliminar a necessidade de produzir uma grande quantidade de planilhas separadas, pois tudo pode ser unificado. Sendo assim, é possível registrar e controlar:

  • pagamentos realizados pelos pacientes (consultas, procedimentos);
  • gastos com produtos comprados para a clínica;
  • gastos com o estabelecimento (aluguel, contas);
  • gastos com funcionários;
  • outros recebimentos da clínica.
  1. Gráficos e estatísticas acessíveis

Como já citado anteriormente, um software médico pode oferecer dados completos sobre a gestão financeira da clínica, com relatórios precisos e monitoramento contínuo. Essas, porém, não são as únicas informações valiosas que um software tem a oferecer para os gestores dos estabelecimentos de saúde.
A ideia é que tudo que aconteça na clínica fique registrado de alguma forma no sistema. Essas informações podem ser agrupadas e transformadas em estatísticas e gráficos, que ajudam a compreender o trabalho realizado na clínica e as ações necessárias para o futuro. Alguns exemplos de dados importantes que podem ser obtidos:

  • número de consultas e procedimentos em cada mês;
  • procedimentos que são mais realizados;
  • diferença no fluxo de pacientes após a implementação de alguma mudança;
  • tipos de pacientes mais atendidos na clínica etc.

Não é possível melhorar e crescer se o gestor da clínica não sabe com detalhes como é o seu cenário atual. Por isso, o melhor caminho é buscar o máximo de informações possíveis, que serão a base para decisões futuras.

  1. Segurança das informações armazenadas

A terceira vantagem é, sem dúvida, a segurança dos dados de uma empresa é fundamental para qualquer atividade profissional. Mas essa importância é ainda maior quando se trata do cuidado médico, devido à necessidade de sigilo do profissional de saúde em relação aos dados do paciente. É por isso que, quando o sistema médico contratado fica na nuvem, o prontuário eletrônico e todos os dados dos pacientes são armazenados on-line.
É fácil ver como um software oferece bem mais segurança do que o armazenamento físico de prontuários de papel e outros documentos do paciente. Até porque, ao utilizar um sistema desses, você evita que uma pessoa não autorizada tenha acesso aos dados, ou que eles sejam perdidos ou danificados de alguma forma.
O ideal, para garantir isso, é que sejam realizados backups diários, de forma que as informações não se percam mesmo que haja algum problema no computador que está sendo usado.

  1. Otimizar as atividades da clínica

Outra vantagem é que boa parte do tempo da gestão de consultórios e clínicas é gasta com atividades administrativas que poderiam ser automatizadas com o uso de um software. Um sistema de gestão pode fazer a maioria do trabalho, já que este possui ferramentas integradas de gestão de finanças, pessoal, pacientes e administrativas.
Quais são as atividades que um software de gestão médica pode fazer que ajuda na otimização do tempo de. A consulta em saúde é apenas uma das atividades realizadas no dia a dia de uma clínica. Geralmente, centenas de horas de trabalho são gastas com:

  • registro de informações de pacientes;
  • registros financeiros;
  • organização da agenda;
  • organização de documentos;
  • procura de prontuário de pacientes etc.

Isso é ainda mais significativo se pensarmos em um hospital, que tem um fluxo bem maior de atendimento. Mas boa parte desse tempo é gasta com atividades administrativas que poderiam ser automatizadas com o uso de um software. Na verdade, ele pode fazer a maioria desse trabalho, devido às suas ferramentas integradas de gestão de finanças, pessoal, pacientes e administrativas.
Ter um sistema médico, nesse sentido, significa mais otimização e agilidade em todas as atividades da clínica, pois como ele o profissional de saúde consegue focar mais no cuidado direto dos pacientes.

  1. Organização da agenda da clínica

Por último e não menos importante é a organização, Isso pode parecer exagero, mas uma agenda desorganizada é capaz de atrapalhar todo o trabalho realizado em uma clínica ou hospital. Não ter um bom controle dos horários das consultas contribui, dentre outras coisas, para:

  • o atraso e a falta de pacientes;
  • o agendamento de mais de um paciente para o mesmo horário;
  • intervalos longos entre as consultas;
  • consultas que se atrasam.

Tudo isso, contudo, pode ser resolvido com o uso da agenda eletrônica que vem com o próprio sistema médico. O agendamento e cancelamento de consultas é feito dentro do software, com organização clara por datas e horários. Além disso, alguns softwares ainda oferecem um sistema automático de envio de SMS para os pacientes, como lembrete da consulta.
 
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