Saiba são quais as vantagens de usar o Marketing de Relacionamento para clínicas.

Para você que está pensando em ampliar os seus negócios ou até mesmo começando a estruturar sua clínica, por exemplo, é importante conhecer quais são as possibilidades do marketing de relacionamento na área da saúde.

Com o marketing de relacionamento, os médicos e outros profissionais da saúde conseguem divulgar seus serviços com muita eficácia criando um ambiente mais próximo com seus possíveis consumidores e aqueles que já conhecem seus serviços.

No entanto, é importante estar atento que existem limitações legais para a divulgação de conteúdo e esse ponto significa que não adianta criar o melhor plano de marketing de relacionamento para a sua clínica se ela violar os limites definidos pelo Conselho Federal de Medicina.

Por isso, fique atento ao que pode ou não ser feito antes de pensar em qualquer iniciativa de marketing. Caso contrário, talvez seja necessário refazer parte do trabalho e perder tempo precioso que poderia ser usado de maneira mais produtiva.

Apesar de existirem limitações que são definidas pelo CFM, as opções de plano de marketing de relacionamento são inúmeras. É por isso que tantas clínicas e consultórios contam com serviços de marketing médico personalizados.

Confira quais os benefícios do marketing de relacionamento

Agora que você já sabe um pouco sobre a importância do marketing de relacionamento para o funcionamento do seu empreendimento, apresentamos quatro passos relevantes para serem seguidos, confira quais são.

  • Acesso à informação de qualidade no seu plano de marketing.

Por causa do aumento do uso das redes sociais com a finalidade de divulgação dos serviços e produtos dos empreendimentos, as estratégias de conteúdo estão cada vez mais populares entre os médicos em seus perfis. Assuntos como dicas de saúde, publicações motivacionais e novidades sobre os tratamentos médicos, são algumas das pautas que costumam ter bastante repercussão por serem de interesse da maioria dos pacientes.

Vale ressaltar, que esse crescimento de conteúdo informacional na área da saúde tem contribuído também para uma melhoria na saúde da população, pois isso possibilita alertar os seguidores a respeito dos riscos que podem estar expostos e, também, garante que eles tomem conhecimento de exames e tratamentos que antes eram desconhecidos pela massa.

É claro, que nem tudo é para ser compartilhado ou publicado nas redes sociais. Por isso, é preciso estar atento aos conteúdos do estilo antes e depois, que expõem o progresso de tratamentos de pacientes em casos isolados e isso pode gerar uma propaganda enganosa a respeito do procedimento médico.

Por causa dos cuidados com as postagens, é importante ressaltar que existem limites. Vale a pena destacá-los aqui! Pensou em fazer marketing de relacionamento, então essas são algumas informações obrigatórias em qualquer anúncio de marketing médico na área da saúde:

  • Nome do profissional;
  • Especialidade e/ou área de atuação, quando registrada no Conselho Regional de Medicina;
  • Número da inscrição no Conselho Regional de Medicina;
  • Número de registro de qualificação de especialista (RQE).

 

  • Por meio do marketing de relacionamento você pode informar o seu público a importância de procurar profissionais da saúde

Como dito no item anterior, com o marketing de relacionamento é possível informar e alertar os seus seguidores sobre qualquer assunto, inclusive as fakes news. Neste caso, o uso da internet acaba quebrando vários galhos no dia a dia e, claro, a facilidade de ter o Google como nossa enciclopédia possibilita termos acesso a conteúdos mais completos. Entretanto, em alguns casos isso pode ser um problema.

Não procurar uma fonte confiável, como um profissional, para sanar dúvidas é um problema que acontece comumente em nossa sociedade seja em qualquer área. Na saúde, principalmente, existem muitas informações falsas ou especulações. Esse conteúdo é compartilhado nas redes sociais e confirmar a fonte da informação na hora de fazer uma pesquisa não costuma ser um hábito da maioria dos usuários. 

Por este motivo, é interessante que os criadores de conteúdo aconselhem os leitores/ seguidores a procurarem um profissional da saúde para entender melhor o que os sintomas que motivaram a pesquisa podem significar.

  • Atrair pacientes para sua clínica 

Quando o assunto é marketing de relacionamento, muitos profissionais da área da saúde estão direcionando seu plano de marketing digital para o uso das redes sociais por um único motivo: Visibilidade! Sim, é nas redes sociais, como Instagram e Facebook, onde está o público e já diz o ditado: “quem não é visto, não quisto”.

Considerando que o espaço digital hoje é bem concorrido, onde também estão presentes outros especialistas que produzem conteúdo informacional, é necessário se fazer presente neste espaço e apresentar seu diferencial e qualidade. Partindo desse ponto, quem tem visibilidade e passa credibilidade consequentemente tem mais agendamentos. No entanto, não esqueça que esse não é um trabalho que acontece do dia para a noite, mas sim um trabalho bem pensado e executado. 

Vale destacar, que para quem quer fazer um marketing digital bem feito, a fim de gerar um relacionamento melhor com seu público, as redes sociais como o instagram e o facebook possibilitam que as contas veiculem campanhas de atração que possuem taxas de visualização altíssima, com milhares de impressões todos os dias.

  • Fidelizar o paciente com marketing de relacionamento.

Outro ponto importante a ser considerado, é que a forma mais garantida da sua clínica ter um alto volume de atendimento continua sendo o marketing de relacionamento. Tratar bem seu paciente faz com que ele se sinta bem cuidado e confiante sobre o tratamento médico que está recebendo. Vale lembrar, que um atendimento bem feito sempre pode gerar indicações espontâneas para a sua clínica. 

Partindo do ponto de um ótimo relacionamento presencial, a tecnologia nesse sentido entra para auxiliar para que possa manter um relacionamento duradouro com seus pacientes, por meio de campanhas marketing personalizadas de e-mail e mensagens automáticas de remarcação de consulta e retorno.

Tendo em mente esses 4 tópicos antes de criar a campanha de marketing médico para a sua clínica, é hora de pensar estrategicamente em como atrair e se relacionar com os seus pacientes.

Softwares de gestão como o SaúdeVianet estão revolucionando a forma como os profissionais da saúde dialogam com seus pacientes. Por meio do sistema é possível disparar campanhas de e-mail personalizadas com conteúdo informativo.

 

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