SMS Marketing é a escolha preferida como estratégia de consultórios e clínicas.

O SMS online se tornou uma ferramenta muito importante como meio de comunicação com pacientes. Para quem acreditava que seria coisa do passado, nos últimos anos esse vem sendo um dos meios mais escolhidos pelos gestores de consultórios e clínicas. De acordo com estudos sobre a estratégia de SMS Marketing, 98% dos destinatários leem os SMS que recebem, sendo 90% deles lidos dentro de até 3 minutos. Esse, por sinal, seria o principal motivo pelo qual os gestores têm optado por não eliminar este método de suas estratégias.

Apesar de existir hoje tantos aparatos tecnológicos, que permitem outras formas de comunicação, desde que se estabeleceu no mercado, com a popularização dos aparelhos de telefone celular, o envio de SMS em massa nunca perdeu o seu lugar de destaque. Sobretudo agora, que há conscientização de que investir na comunicação com os pacientes para mantê-los sempre por perto é de suma importância, para quem deseja fidelização.

O ponto positivo para quem opta por usar esta estratégia é que ao enviar SMS online a sua comunicação atinge qualquer modelo de telefone celular. Isto porque a tecnologia de SMS está disponível em todos os aparelhos, mesmo os modelos mais antigos, em que não há aplicativos.

Vale ressaltar, que este fator é um dos primordiais quando se leva em consideração o público de gerações anteriores que ainda prefere os modelos mais simples aos smartphones, por ser mais fácil o manuseio.

Então por que a estratégia de comunicação SMS Marketing é indicada para consultórios e clínicas?

  1. marketing de prospecção segmentada por cidades, bairros e outros critérios que você escolher;
  2. marketing de fidelização segmentada por especialidades, planos de saúde, procedimento realizado, bairros e outros critérios disponíveis no sistema;
  3. promover eventos patrocinados ou promovidos pela sua clínica;
  4. informar sobre campanhas de vacinação, prevenção de câncer de mama, câncer de pele, etc; 
  5. enviar avisos institucionais da sua clínica;
  6. comunicação transacional sobre pendências financeiras dos pacientes;
  7. comunicação relacional sobre os tratamentos em andamento;
  8. agendar lembretes automáticos de vencimentos mensais de boletos e carnês;
  9. é possível enviar links sobre novos conteúdos como artigos e vídeos publicados em seu site, blog ou redes sociais;
  10. e além de tudo isso enviar ofertas, cupons de desconto e promoções.

Outra vantagem de usar essa ferramenta é que não precisa demandar tanto tempo para montar essa e realizar a tarefa. Em torno de 10 minutos é possível executar todas as etapas necessárias para criar uma campanha completa. É só criar a mensagem que deseja; inserir um link redirecionando para a página que quiser (se precisar); selecionar o grupo de destinatários e disparar sua campanha de SMS online para dezenas, centenas ou milhares de contatos, a depender do seu objetivo.

Painel inteligente

Depois de enviar uma campanha de SMS Marketing é preciso contar com um painel que disponibilize as informações relevantes de maneira rápida, para que você possa, sem perder muito tempo, tirar as conclusões mais precisas a partir do que aconteceu em cada campanha.

Um bom painel precisa te mostrar:

  • as confirmações de entrega, para uma avaliação da qualidade da sua lista de telefones cadastrados;
  • confirmações de abertura dos SMS para um gerenciamento em tempo real de como está sendo e da interação dos seus pacientes com a suas mensagens.

Além disso, principalmente para ações que tenham como objetivo direto estimular os pacientes a agendarem novos atendimentos,  é importante que o seu aplicativo de marketing gere relatórios completos e inteligentes que te permitam aferir os novos agendamentos gerados por conta da campanha, para medir a eficácia real dela e mensurar as receitas geradas com a nova campanha

Dessa forma, é possível ter um bom aparato gerencial para tomar as melhores decisões sobre quais ajustes podem ser feitos nos aspectos das campanhas para torná-las cada vez mais efetivas.

Lista de contatos segmentada

Outro ponto importante para quem usa o SMS Marketing é a segmentação para que suas campanhas sejam mais assertivas e poderosas. Ou seja, é bem melhor poder separar mensagens por tipo de público e poder agrupar os pacientes com características em comum que os tornam mais dispostos a receber e interagir de maneira positiva com uma determinada mensagem.

Vale destacar, que com essa ferramenta é possível criar segmentos para alcance específico de determinados bairros, regiões, especialidades, planos de saúde, faixas etárias ou outros grupos do seu interesse. As possibilidades são infinitas.

Por este motivo, é de suma importância que a sua equipe de recepção colete as informações e mantenha os cadastros dos pacientes o mais completos possível.  E depois de montar sua campanha e com o seu público-alvo bem definido é o momento ideal para mandar seus lembretes de atendimento, qualquer tipo de aviso, ofertas e cupons de desconto, etc. E depois é só acompanhar o processo.

 

Conheça mais do Saúde Vianet.

Baixe agora nosso aplicativo (Disponível para Android e IOS).

 

Saiba Mais:

Telemedicina: saiba mais sobre a ferramenta que tem sido uma grande aliada na saúde.

Saiba quais são os benefícios de utilizar um software de gestão médica.

Como fidelizar pacientes: 6 estratégias simples e importantes para o seu negócio.

Conheça quais são os benefícios de usar o Marketing Médico.