Marketing para Clínicas

Conteúdos para redes sociais de clínicas

Nos últimos tempos, ter presença nas redes sociais é uma das melhores formas de popularizar o seu negócio. E não é exagero dizer que aqueles que ainda não criaram seus perfis online estão sendo deixados para trás.

Não que a publicidade offline não funcione mais, mas porque o digital tem sido um pavimentador de grandes oportunidades; isso não é diferente para clínicas e consultórios.

Aliás, muitos médicos criam seus principais públicos através das redes sociais. Então, por que não utilizar a mesma estratégia para conquistar e fidelizar o seu público de forma online?

Por isso, a matéria de hoje traz algumas dicas de conteúdos que a sua clínica pode criar para se tornar popular.

conteúdo para redes sociais de clínicas

Antes de tudo…

No entanto, é importante saber de alguns detalhes para te ajudar no planejamento.

A primeira coisa é lembrar que o perfil online é usado para se conectar com outros perfis que são utilizados por pessoas reais. Então, lembre-se de manter uma linguagem que vai conversar com o seu público, sem que pareça que há um robô por trás da rede social de sua clínica.

Outra coisa bem importante, é lembrar que números de seguidores não são tão significativos quanto parecem. O que importa mesmo é o quanto os seguidores que você tem gostam de seu conteúdo. Existem muitos perfis com bastante seguidores, que não possuem o engajamento que precisam para conquistar um público ainda maior e acabam frustrados por não ter um resultado real.

Por fim, lembre-se de planejar o seu conteúdo sempre perguntando-se duas coisas: o quanto isso vai ser interessante para seu público e qual é a probabilidade de ele compartilhar seu conteúdo. A primeira pergunta vai te ajudar a definir o tipo de conteúdo que seu perfil irá criar, a segunda irá moldar a forma como ele será produzido, afinal, quanto mais compartilhado, mais pessoas sua clínica poderá alcançar.

Reels

Se o seu perfil estiver no Instagram, o reels é uma ferramenta com um grande alcance e que pode ajudar seu perfil a crescer organicamente. Para isso, basta ficar de olho nos vídeos e utilizar os áudios que estão em alta, adaptando-o para a realidade de sua clínica.

Outra coisa que pode fazer, é gravar pequenos vídeos dando dicas, curiosidades ou trazendo notícias das especialidades que sua clínica oferece. Dicas e curiosidades são o que mais chamam atenção, além de serem algo com uma chance forte de ser compartilhado e, consequentemente, alcançar mais pessoas nas redes sociais.

Claro, tudo depende do objetivo de seu perfil, mas esse tópico é válido também caso sua clínica queira criar presença no Tik Tok, por exemplo.

Datas comemorativas

Quem não gosta de ser lembrado de alguma data ou homenagear alguém? E aqui, falaremos novamente sobre o Instagram, mas pode ser usado em qualquer outra rede social que utilize.

Dia do médico ou aniversário da cidade, dia dos pais, das mães ou das crianças. Seja lá qual data você produza material, se ele for bem feito as pessoas irão querer compartilhá-lo em suas próprias redes.

E, claro, sua clínica se mostrará antenada quanto a datas importantes. Uma dica extra é manter um calendário com datas significativas a serem lembradas em suas redes sociais.

Dicas e informações

As pessoas não usam redes sociais apenas por diversão. Pelo contrário, muitas gostam de consumir conteúdos que, de alguma forma, agreguem algum tipo de conhecimento no seu dia-a-dia.

É aí que entram as clínicas e consultórios especializados. Você pode usar o seu perfil para informar pessoas, gerar confiança e levá-las até você.

Por exemplo, nos últimos anos o Covid-19 foi um assunto em alta por muito tempo e haviam muitos perfis que passavam informações erradas sobre ele. Uma clínica, que é muito mais confiável, poderia usar isso para compartilhar informações corretas e acalmar os pacientes a respeito do vírus.

Mesmo atualmente, você pode fazer isso com as especialidades que sua clínica possui ensinando os pacientes a se prepararem para consultas, exames ou cirurgias, por exemplo.

Stories

A ferramenta é muito popular no Instagram e consegue alcançar mais pessoas que as publicações no feed, se for bem estratégica. Dentro dos stories, você pode utilizar outras ferramentas, como enquetes e perguntas e conversar mais diretamente com os seus seguidores.

Contudo, o uso de todas essas dicas depende da estratégia que você quer usar em suas redes sociais e da linguagem definida para conversar com o público. A confiança e a fidelização vem com o tempo, mas vale a pena. Sem contar que você também pode fazer o uso do tráfego pago, caso queira investir para alcançar mais pessoas.

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