Gestão de clínicaSistema de gestão

Gestão do corpo clínico: 4 dicas para melhorar

Já pensou em como melhorar a gestão do corpo clínico?

gestão do corpo clínico

Um dos grandes desafios dos gestores na área da saúde é gerenciar os profissionais que fazem parte do seu corpo clínico, visto que o volume de atividades, pacientes e desafios enfrentados aumenta constantemente. Por este motivo, a gestão de uma clínica médica necessita de atenção redobrada por parte dos gestores. 


Neste ambiente, geralmente estão presentes diversas áreas de atuação, como médicos, enfermeiros, nutricionistas, que formam o corpo clínico, além de profissionais de outras áreas que fazem a parte operacional do empreendimento, como atendimento (recepção).


Nesta situação, também é comum que haja uma sucessão de acontecimentos dentro em uma clínica médica e isso acaba por aumentar a pressão no ambiente organizacional. Com isso, gerenciar de forma a manter a organização e ao mesmo tempo motivar e engajar o corpo clínico, torna-se uma tarefa importante.

Por esse motivo, separamos quatro dicas importantes para que você possa oferecer uma melhor gestão ao seu empreendimento. Vamos lá?!
 
Confira as dicas que podem ajudar para uma melhor gestão do seu corpo clínico:

  • Especialização dos gestores

A primeira dica para melhorar a gestão do corpo clínico é a especialização dos gestores como forma de capacitá-los para que possam exercer melhor a função de chefia ou diretoria, além da gestão de pessoas. Para iniciar esse processo, é possível fazer uma especialização na área de gestão, participar de palestras e congressos. Iniciar por alguns desses citados, pode auxiliar a conduzir tanto o corpo clínico como a organização em si.

  • Fazer a implantação da Governança Corporativa e Gestão por Processos

A implantação da governança corporativa e gestão de processos é outra dica importante e pode ajudar na resolução de problemas e no desenvolvimento a longo prazo de ações ligadas à área administrativa da clínica. Para esse fim, é necessário a formar e implementar um Conselho e nele deve conter os membros gestores da clínica. Fique atento, pois nele não devem ser apenas os ligados ao Corpo Clínico, como também a todas as áreas que envolvem a administração.


Além dos pontos apresentados acima, para possibilitar uma melhor experiência, é importante instituir um lugar onde os gestores possam pensar, discutir e criar estratégias. Como também, uma área na qual tanto o corpo clínico, como os funcionários de outras áreas, possam expressar e trocar ideias com objetivos de resolução. Vale ressaltar, que essa troca de ideias e experiências auxiliam na diminuição do peso que o gestor clínico é encarregado e possibilita a troca de visões sobre determinada questão.

  • Desenvolver estratégias de formatação de protocolos e diretrizes médicas

Após a criação do Conselho e da especialização dos gestores, é possível elaborar estratégias e protocolos a serem instaurados e cumpridos. É importante destacar que esses protocolos devem ser estruturados para o contexto no qual estão inseridos, acompanhado do olhar do gestor, que será a pessoa responsável por mensurar os dados. 


Esse processo de implementação de estratégias e protocolos devem ser acompanhados e, para isso, é necessário a criação de indicativos para a análise e coleta dos dados. Cabe ao gestor mediar, implementar e analisar os protocolos e as diretrizes.

  • Investir em tecnologia

Esse é um dos pontos importantes a serem considerados, pois o investimento e a implementação da tecnologia é algo que acompanha as três dicas anteriores e pode facilitar a gestão. Além disso, a tecnologia é imprescindível para otimizar os processos. Para isso, existem s citadas acima, como o Conselho ou a aplicação de formulários e protocolos ao corpo clínico.


Além disso, a tecnologia aliada à área da gestão clínica permite inúmeras facilidades, algumas delas são:

  • A implementação do Prontuário Eletrônico de Pacientes (PEP), um instrumento adequado para o acesso e alcance das informações dos pacientes.
  • Cadastrar e gerenciar o Corpo Clínico, a fim de catalogar e ter total conhecimento de quem o compõe. Assim, o gestor pode ser mais eficaz na implementação de ações e na gestão do Corpo Clínico como um todo.
  • Ao trabalhar com plataformas online, o tempo é otimizado, tanto para o paciente como para os médicos.

 Agora está tudo pronto para que você possa fazer a gestão do corpo clínico de maneira eficiente.
Conheça mais do Saúde Vianet.
Baixe nosso App agora! (Disponível para Android e IOS)
 
Saiba mais:
Como fidelizar pacientes: 6 estratégias simples e importantes para o seu negócio
O que devo saber antes de obter um bom sistema de gestão de clínicas? 
Conheça quais são os benefícios de usar o Marketing Médico 
Tendências da tecnologia na medicina 
 
 

Artigos relacionados