Vamos começar 2021 pensando em como fidelizar pacientes? Esse é um ponto importante para começar um ano e, com o aumento da concorrência entre clínicas e consultórios, criar estratégias que fidelizem os pacientes tem se tornado a maneira mais eficiente para conquistar os resultados desejados para o seu negócio. Por isso, é de suma importância conhecer e suprir os desejos e necessidades do seu público.

Para fazer com que os pacientes tenham uma boa experiência e retornem a sua clínica, não basta apenas dispor de uma equipe qualificada, é necessário ter uma proximidade maior com o paciente. Isso possibilita um atendimento mais humanizado e, consequentemente, o provável retorno. E para esse fim, existem ferramentas disponíveis e estratégias a serem seguidas.

É claro que não é algo tão simples, para isso é necessário investimento, principalmente o de tempo.  Um dos componentes importantes para quem quer se destacar entre as tantas opções de profissionais, clínicas e consultórios, que estão disponíveis no mercado, é oferecer qualidade no atendimento, conforto do ambiente e curto tempo de espera. Esses são elementos importantes e que são percebidos pelos clientes. No entanto, não se trata apenas disso!

Ao seguir esse processo, levando em consideração a empatia pelos pacientes, a probabilidade de fidelização será bem maior. Entretanto, é importante destacar que, antes de tudo, você precisa entender o caminho que vai levar esse paciente até você, ou melhor, até os seus serviços.

Essa jornada inicia, em geral, quando o paciente percebe que já está doente, sofrendo com os desconfortos da sua enfermidade, somente então ele procura o médico. Neste caso, é exatamente nesse momento que ele precisa ser bem acolhido, já que está mais sensível a tudo que lhe acontece.

É importante destacar que os pacientes, quando bem atendidos, se tornam fiéis e tendem a continuar o tratamento, além de indicar o profissional ou a clínica para amigos e familiares. Vale lembrar que essa ainda é uma importante ferramenta de marketing.

Pensando no poder da fidelização, apresentamos aqui 6 pontos importantes que são estratégias simples e que podem auxiliar nesse processo, para que você se torne destaque em sua área de atuação.

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1. Esteja atento ao atendimento do seu estabelecimento

Um bom atendimento pode fidelizar o seu paciente

Um bom atendimento pode fidelizar o seu paciente.

O atendimento é uma parte importante para a sua clínica, pois são os funcionários da recepção os primeiros a entrar em contato com o paciente, assim que ele chega na sua clínica ou consultório. É de suma importância treinar os atendentes para que recebam os pacientes de forma acolhedora e mostrar que estão à disposição em caso de qualquer dúvida.

Além disso, o perfil de boa parte do povo brasileiro é ter uma vida agitada e cheia de compromissos, por isso é importante oferecer flexibilidade em caso de mudança de horários para atendimento, por sinal, este pode ser um grande diferencial para o seu negócio.

Vale ressaltar, o seu paciente precisa se sentir especial, em todo o processo de atendimento, desde a marcação da consulta, por telefone ou presencialmente, até ele entrar no consultório médico.

 

2. O visual do seu espaço de trabalho é importante

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Um espaço confortável é um elemento importante para o paciente.

Depois que o paciente chega e passa pelo atendimento da recepção, ele vai precisar esperar e é neste exato momento que ele percebe o espaço com maior critério. A sala de espera é a primeira oportunidade que ele tem para observar os serviços da sua clínica ou consultório.

Por este motivo, é importante que tenha uma preocupação em fazer com que o paciente se sinta confortável. Lugares de atendimento médico são famosos em passar uma sensação de frieza, desde o atendimento até o ambiente.

Para evitar que o paciente se sinta em um lugar desconfortável, ofereça água, chá, café e biscoitos; disponibilize Wi-Fi, uma TV ligada com conteúdo interessante, de preferência conteúdo voltado aos serviços disponíveis da clínica. Outro ponto é perceber seu público-alvo e personalizar o ambiente de acordo com o tipo desse cliente. Se for criança, coloque itens mais coloridos para que elas possam se entreter, por exemplo.

 

3. Não deixe o paciente esperando muito tempo

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O atraso deve ser a exceção e não a regra do seu estabelecimento.

Uma das sensações mais desconfortáveis para o paciente é saber que, provavelmente, ele vai ter que esperar muito para ser atendido. Coloque-se no lugar dele e se imagine esperando por mais de uma hora para ser chamado pelo médico. Não é tão bom, né?  E provavelmente, você vai falar negativamente sobre isso com pessoas do seu círculo familiar e de amizades, certo? Pois é, isso é o que seu paciente também poderá fazer.

Não ter uma organização na gestão do tempo de espera é péssimo para a reputação de qualquer profissional e essa situação se repete em muitos locais, como clínicas, consultórios e hospitais. Por isso, é importante fazer diferente.

A dica é organizar as consultas com um intervalo de tempo razoável entre uma e outra, já considerando os possíveis atrasos. Esse tipo de gestão evita que, caso aconteça um atraso na primeira consulta do dia, isso influencie negativamente nas demais, por exemplo.

Todos sabem que os atrasos podem acontecer, entretanto é importante fazer com que eles se tornem exceção e não uma regra no seu ambiente de trabalho.

 

4. Facilite o pagamento das consultas

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Ter alternativas de pagamento pode atrair e fidelizar pacientes.

Outro ponto importante para contribuir na hora de fidelizar paciente é disponibilizar diversas alternativas de pagamento, como cartão de crédito, débito, parcelamento do valor e transferência bancária são algumas opções interessantes, levando em consideração que nem todos os pacientes possuem planos de saúde.

Provavelmente, a maior parte da sua receita venha de planos de saúde, mas vale ressaltar que é importante ter essa flexibilidade para atrair um público maior. De acordo com pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em 2018, cerca de 70% da população brasileira não estava coberta pelas operadoras, e quase metade dos brasileiros arcam com os custos quando precisam de atendimento.

Vale ressaltar que o objetivo não é comprometer seus rendimentos, todavia, quanto mais você facilitar o pagamento, trazendo alternativas, mais os clientes se sentirão seguros para contratar seus serviços.

 

5. Mantenha o atendimento fora do consultório

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A assistência ao seu cliente não pode acabar depois da consulta ou tratamento.

O paciente não deixa de ser importante depois que vai embora do consultório, por esta razão é importante utilizar ferramentas que aproximem a clínica ou o profissional do seu público. Para quem quer fidelizar pacientes, estar disponível para responder as dúvidas que ele pode ter após a consulta é um fator importante.

Além de estar disponível para sanar possíveis dúvidas, é interessante o gestor recorrer a algumas ferramentas, como as plataformas digitais. Assim, é possível encaminhar e-mails e SMS com novidades e informações úteis aos pacientes cadastrados no sistema. Além disso, é importante possuir um site de fácil manuseio e mantê-lo atualizado.

Vale lembrar que a sua marca deve estar presente nas redes sociais, assim é possível ter outro canal de contato com os seus atuais e novos pacientes. Pelas redes sociais é possível falar sobre serviços disponíveis, trazer dicas sobre especialidades que fazem parte do seu serviço, falar sobre descontos e formas de pagamentos, por exemplo.

Outra forma de fidelizar o paciente é entrar em contato, após consulta ou tratamento para saber como ele está, como foi a semana, o mês, etc. Estas atitudes simples mostram que você valoriza e se preocupa além de prestar o serviço.

 

6. Conte com a tecnologia: software de gestão para a sua clínica

Para facilitar nesse processo, a utilização de softwares de gestão eletrônica de clínicas e consultórios é um poderoso aliado para que haja organização.

Os softwares são muito eficazes para economia de tempo, já que organizam o funcionamento da gestão da clínica, como coleta de informações sobre os pacientes, otimização no agendamento de consultas e prontuários. Os softwares simplificam as rotinas administrativas, economizam tempo, aumentam o faturamento, pois auxiliam na prospecção e manutenção de pacientes.

Um desses softwares é o Saúde Vianet, que visa uma gestão em saúde de qualidade, para que você possa evitar o fantasma da estagnação em sua clínica. Quais são os benefícios de investir na gestão facilitada por meio do software? Confira abaixo:

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Conheça mais do Saúde Vianet.

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