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Guia para gestão de clínicas e consultórios

Gerir uma clínica pode ser uma tarefa mais difícil do que gerir um hospital, já que grandes organizações de saúde muitas vezes contam com uma maior estrutura gerencial e com maior refinamento nas soluções de gestão para clínicas. Entretanto, um dos grandes segredos de sucesso para a área particular da saúde é saber encontrar as oportunidades em cada desafio. 


Nesse ebook nós vamos ensinar quais são os maiores desafios de gestão para clínicas e quais oportunidades podem ser encontradas em cada um deles para tornar a sua clínica uma clínica campeã. 

Atendimento ao cliente

Os tempos mudaram, a tecnologia também, e os clientes sabem disso, principalmente quando são pacientes e necessitam de uma aproximação maior. Um atendimento falho pode ser a razão de problemas no relacionamento, como faltas, cancelamentos e reclamações.


Lembre-se que encarar a sua clínica como um negócio, a ponto de pensar em estratégias eficientes de relacionamento com os pacientes, é primordial para o seu sucesso. Mas, além de tudo, você também deve mostrar que cada pessoa que recebe atendimento é única, e que a sua clínica irá se preocupar com ela desde o momento de enviar lembretes de consultas até o acompanhamento completo do tratamento e do retorno. Um bom modo de atender às expectativas de seus clientes é seguindo essas 5 dicas para um bom atendimento em nosso blog. 

Monitoramento de pacientes

Se não há preocupação mínima em captar e recuperar os clientes da melhor forma possível, a sua marca não será forte, e não importa a qualidade dos profissionais, pois mesmo em ambientes de saúde, quem também encanta o público é o atendimento fora do consultório. 


Sistemas de relacionamento com o cliente são a grande tendência para a área médica, e os empreendimentos que não se preocuparem com isso correrão o risco de ficar para trás, afinal, relacionamento é tudo, principalmente quando falamos em saúde. Você pode conferir 6 dicas infalíveis para gerenciar a agenda de seus pacientes no nosso blog. 

Arquivamento de dados

Sua clínica ainda utiliza opções ultrapassadas para arquivamento de dados? Como você saberá quais clientes adquiriu ou quantas faltas e perdas teve no mês? Como você consegue identificar quem tem o potencial para ser recuperado? Como você faz para ter um histórico completo, acessível e aumentar a produtividade e a capacidade de atender mais e melhor? Dados na área de saúde são as informações mais preciosas do negócio, e qualquer falha ou forma ultrapassada de arquivamento pode resultar em atrasos, confusões e insatisfação do cliente. 


Contar com um sistema simplificado, de acesso rápido e personalização de acordo com a sua realidade deixará o controle dos dados em suas mãos, e se “informação é poder”, nem precisamos dizer o aumento de eficiência que essa mudança de postura causará, não é mesmo? Conhecer bem todos os seus pacientes, investir em soluções tecnológicas simples, mas ao mesmo tempo inovadoras, e entender que é fundamental contar com processos direcionados especialmente à rotina médica são algumas das oportunidades e soluções de gestão para clínicas para vencer os maiores desafios neste segmento, e se destacar como uma clínica de sucesso. Para avaliar de forma objetiva a performance da seu consultório, confira em nosso blog como Indicadores e relatórios podem revolucionar a gestão de sua clínica

Gestão do corpo clínico

A gestão do corpo clínico tem recebido cada vez mais atenção de administradores e estudiosos de organizações de Saúde. Com a alta concorrência, assim como em outros mercados, é comum ver empreendedores da área com grandes dificuldade de encontrar pontos de diferenciação em relação aos seus competidores. Muitos buscam essa diferenciação por meio de soluções mais “óbvias”, como investimentos em melhorias das instalações, em equipamentos mais modernos, ou contratação/qualificação da equipe de atendimento. Essa linha de raciocínio é comum, pois estes são os recursos com os quais os pacientes entram em contato direto. Então, se o paciente se impressiona com toda a estrutura, é natural que haja o aumento da credibilidade e a consequente fidelização.
Mas nem sempre é tão simples assim. E quando não há capital suficiente para investir? Ou ainda, e quando as instalações, equipamentos e pessoal já satisfazem muito bem as necessidades dos pacientes?
Para começar, é necessária uma mudança básica na forma de entender a própria clínica. Atualmente, ter apenas habilidades técnicas não são mais suficientes para ser bom um profissional de saúde. É preciso contar com habilidades e competências que levem à sustentabilidade e a viabilidade do consultório enquanto um negócio. Entenda como a gestão do corpo clínico pode ser um fator de diferenciação em nosso blog.

Alinhamento e boa comunicação

Para se dar bem no mercado da saúde, busque sempre incentivar e promover o alinhamento e a boa comunicação entre os diversos profissionais que participam do dia a dia do consultório. Embora médicos, secretários e recepcionistas contem com formações distintas, é necessário que haja uma ponte de conexão, possibilitando que todas as ações praticadas dentro de um consultório visem a produtividade, o bem-estar e também o faturamento. É preciso que haja um intercâmbio harmônico entre todas as informações que circulam entre as equipes técnica e administrativa. Assim, o dia a dia tende a ser mais produtivo e eficaz, gerando reflexos positivos no atendimento dos pacientes. No nosso blog você encontra 9 ideias para gerir equipe e encantar seus pacientes.

Padronização de procedimentos

Um dos principais pontos que permite que o trabalho de uma clínica flua de forma positiva é a padronização dos procedimentos. Quando um profissional tem clareza sobre como executar suas atividades e sabe da importância de suas funções, tende a ser mais produtivo e mais feliz com seu próprio trabalho. Por isso é importante que os procedimentos, desde a forma como um paciente deve ser atendido até o preenchimento de fichas contendo o histórico clínico, sejam uniformes e de conhecimento de todos os profissionais da clínica. 


Uma das formas de promover esse tipo de integração, em especial para áreas que possuem conhecimentos distintos, é a informatização. A implementação de softwares para a gestão de consultórios é extremamente positiva na medida em que permite criar uma linguagem comum entre o corpo clínico e a equipe administrativa. Desde a informatização dos prontuários e históricos clínicos, até a sistematização das agendas, há uma dinamização do trabalho, deixando-o mais objetivo. Com isso, os dados circulam de forma rápida e eficiente, facilitando o trabalho de todos. Por fim, é importante que toda estratégia adotada pela clínica em termos de procedimentos faça sentido para todos os profissionais que ali trabalham, pois cada membro precisa estar integrado com o propósito e a finalidade do negócio. Entenda por que é tão importante ter um software para sua clínica.

Sintetização de dados

Com a adoção de um software, o gestor pode contar com inúmeros mecanismos para facilitar seu dia a dia. Um desses mecanismos, por exemplo, é o controle automático das agendas por diversas categorias. Por profissional, por dia ou até por localidade. O mais interessante é a gama de relatórios e indicadores gerados pela alimentação diária desses sistemas. É possível contar com relatórios dinâmicos que permitem a visualização do desempenho dos profissionais em relação a tempo de atendimento e de espera na recepção, por exemplo. Qualquer anomalia nos processos estabelecidos pode ser facilmente detectada com a simples interpretação desses relatórios e, com isso, levar à medida adequada de ajuste da equipe para melhorar em determinado aspecto. Outra facilidade é contar com um sistema de organização e arquivamento de dados dos pacientes. Por esse sistema, desde informações como contatos ou endereço podem ser obtidas, até dados relevantes da consulta e pagamentos efetuados. A sistematização de dados permite que cada paciente conte com informações distintas armazenadas de forma integrada, sendo úteis tanto na hora da consulta, quanto para o envio de uma correspondência ou o acerto de uma consulta. Veja em nosso blog 8 características de um bom software de gestão de clínicas

Software para atendimento

Ser especializado numa determinada área ou procedimento ou mesmo um bom nome no mercado não são mais suficientes para garantir uma agenda cheia. Muitos médicos e administradores da área da saúde sabem a importância de um bom atendimento dentro de um consultório, porém poucos conhecem como funcionam as ferramentas que podem aprimorar e contribuir para a melhoria da qualidade dos seus serviços nesse quesito específico. 


Um bom software para atendimento tem sido uma das ferramentas mais buscadas para esta finalidade. Construir um atendimento de excelência é um dos pontos de diferenciação que tem chamado muita atenção entre os especialistas em gestão de clínicas e consultórios. É importante saber de que forma um bom software pode ser a solução para o dia a dia da sua clínica, contribuindo para organizar e beneficiar seu contato com os pacientes, proporcionando-lhes maior bem-estar e passando uma maior sensação de segurança e credibilidade. Confira em nosso blog 5 dicas para fidelizar pacientes

Pontualidade e histórico clínico atualizado

Imagine que você é o paciente. Depois de uma hora de atraso, você entra em uma sala e percebe que o médico faz as mesmas perguntas que havia feito na última consulta. Esse tipo de conduta, além de gerar um enorme desconforto, é uma das principais razões pelas quais a agenda de um consultório atrasa. Por não contar com um histórico clínico bem registrado e organizado, muitos médicos acabam se perdendo na sua própria rotina e prejudicando o andamento do consultório. 
Ter as informações organizadas por meio de um histórico clínico informatizado permite que o médico otimize o tempo das suas consultas, identificando todas as informações necessárias para avaliar e tratar cada paciente, mesmo quando estiver fora do consultório. Por meio de um software de fácil manuseio, é possível não apenas organizar as informações relativas a cada paciente, como facilitar o dia a dia proporcionando um atendimento personalizado e beneficiando a confiança e o vínculo entre médico e paciente. Confira como funciona um prontuário eletrônico do paciente (PEP) na prática

Auto-agendamento online, consultas e retorno

Como dito no começo desse E-book, um atendimento falho pode ser a principal razão de problemas de relacionamento entre profissionais da saúde e pacientes. Para evitar esse tipo de situação, um dos recursos oferecidos pelo software é o envio automatizado de mensagens informando sobre as consultas de retorno ou mesmo sugerindo a sua necessidade. Outro benefício do software é o auto-agendamento online. Em caso de falta, o paciente recebe automaticamente um link permitindo um novo agendamento, com as mesmas características do qual não pode comparecer. O médico conta também com ferramentas que permitem a integração de cada prontuário com regras de comunicação, que possibilitam uma melhor adesão do paciente com o seu tratamento. Veja como o auto-agendamento online pode ser o melhor aliado das finanças de sua clínica

Integração entre os diversos profissionais da clínica. 

Além de permitir uma boa comunicação entre médico e paciente, os softwares possibilitam um alinhamento e melhor integração entre os profissionais que atuam na clínica, facilitando a comunicação interna e melhorando o relacionamento interpessoal.

Com um cadastro dos pacientes informatizado e integrado com a agenda dos médicos, é possível ter acesso rápido e organizar o dia de forma eficiente e prática. Por ter uma interface online, o software para atendimento também permite que o paciente agende sua consulta sem perder tempo ao telefone.

A comunicação junto aos planos de saúde, por meio desse sistema, também pode ser simplificada, evitando assim a perda de tempo para a verificação de condições que afetam o andamento da consulta e do consultório. Com esse tipo de ferramenta, os pacientes certamente se sentem bem recebidos e sabem que contarão com um atendimento individualizado. E, ao contrário do que pensam muitos médicos e administradores, os softwares hoje contam com condições que se adaptam mesmo a clínicas de médio e pequeno porte, possibilitando que mesmo com estruturas pequenas o atendimento seja da melhor qualidade.

Conclusão

Como você viu, para se destacar no mercado da saúde é preciso facilitar os processos de sua clínica e do atendimento aos pacientes, assim como aprimorar seu corpo clínico e ter um bom software de gestão de clínicas. Graças à tecnologia, gerenciar os processo do atendimento já não é mais um problema hoje, e investir em soluções modernas representa um ganho para seu consultório.

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