Gestão de clínica

O que devo saber antes de obter um bom sistema de gestão de clínicas?

Está pensando em utilizar um sistema de gestão de clínicas?

sistema de gestão de clínicas

É fundamental saber escolher qual o sistema de gestão de clínicas mais adequado para as suas necessidades, já que existem muitos softwares disponíveis no mercado com o objetivo de facilitar e otimizar a gestão.


É importante ter disponível um sistema que gerencie o agendamento de pacientes, o arquivamento de dados e prontuários, bem como implemente o controle financeiro, às campanhas de marketing, entre tantas outras coisas.


Por este motivo, o Saúde Vianet separou algumas dicas importantes para que você possa saber quais são os pontos relevantes a serem considerados na hora de escolher o sistema de gestão de clínicas para o seu estabelecimento. Vamos lá?
 
 
Um sistema completo e que atenda às suas necessidades
Para ser considerado um bom software para o seu negócio, é importante não faltar recursos necessários para você, pois isso resulta em privação de tempo e aumento de gastos. Para isso, o primeiro passo a ser dado é filtrar quais são os recursos desnecessários para o funcionamento dos seus processos.


Antes de tudo, é interessante que você se planeje e identifique quais os softwares que oferecem o que realmente precisa, sem carências ou complicações. A escolha de um software de gestão errado pode resultar em problemas operacionais, perda de tempo e, na maioria dos casos, gastos desnecessários ou acima do previsto.
 
Sistema com operação fácil para qualquer nível de usuário
Estamos falando de softwares que facilitem a gestão de seu consultório ou clínica, em todos os aspectos. Outro ponto significativo a ser considerado para a escolha de um bom sistema, é lembrar que nem todas as pessoas que irão manusear o software serão expert em TI ou em informática.


Por esta razão, facilitar a operação é importante e optar por sistemas de gestão simples, com uma interface intuitiva, fácil de operar em todos os níveis de usuários, além de interativa, é a melhor saída.
Ao fazer uma escolha inadequada e optar por sistemas confusos e desorganizados, o resultado pode ser a perda de tempo e o retrabalho, tentando entender o funcionamento do sistema.
 
Oferecer um bom suporte
Outra característica importante, quando se está pensando em contar com um software de gestão, é ter a certeza de que você tenha um bom suporte do fornecedor. É interessante procurar saber se ele presta um bom serviço, se é prestativo e disponível para orientação em caso de dúvidas durante o horário de funcionamento do seu empreendimento.


Além disso, é preciso ter a certeza de que o fornecedor oferece soluções eficientes, em curto prazo, pois essas caraterísticas são necessárias para resolver qualquer imprevisto que possa ocorrer. Vale ressaltar que é dever do fornecedor realizar manutenções e atualizações constantes no sistema.
 
Mobilidade
Um ponto a ser destacado, quando se está à procura do melhor software de gestão, é saber que ele oferece facilidades. Por este motivo, é de suma importância checar se com o sistema que pretende adquirir você pode trabalhar de maneira remota, executando todas as tarefas no seu computador pessoal ou celular, de maneira idêntica ao realizado nas dependências de sua clínica ou consultório.


No mundo em que vivemos, em que muitas vezes precisamos trabalhar de qualquer lugar e a qualquer hora, não se pode deixar de ter uma ferramenta que apresente a facilidade da mobilidade.
 
Segurança de dados
Outro fator é que o software precisa ser seguro, pois a finalidade é facilitar a gestão, e, como parte desse processo, os documentos financeiros, dados de pacientes, funcionários, entre outros guardados pelo sistema de gestão, precisam estar em segurança, de acordo com as normatizações para registros eletrônicos de dados da saúde e do público em geral.


É importante também que o sistema permita a realização de backup destas informações, para que não se perca nenhum dos dados e, assim, seja possível manter os arquivos mais antigos e se possível a rastreabilidade das informações.
 
Oferecer um sistema multiplataforma
Vale ressaltar que, na busca por um sistema de gestão de clínicas, é preciso considerar que a programação necessita permitir que o sistema funcione em todas as plataformas, como Windows, Mac OS, Linux, Android, iOS e em dispositivos, neste caso, os desktops, tablets e smartphones que suportam esses sistemas operacionais.
 
Conheça mais do Saúde Vianet.
Baixe nosso App agora! (Aplicativo disponível para Android e IOS).
 
Saiba mais:
Saiba quais são os benefícios de utilizar um software de gestão médica.
Como fidelizar pacientes: 6 estratégias simples e importantes para o seu negócio.
 

Artigos relacionados