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Gestão de Clínicas Pós Pandemia

Como adaptar a gestão de clínicas com a situação pós pandemia?

A gestão de clínicas pós pandemia pode exigir algumas adaptações. Então, para te ajudar a manter sua clínica médica competitiva no mercado, vamos te passar algumas dicas.


Muitas organizações e funcionários têm sido forçados a mudar radicalmente seu comportamento em relação à sociedade e seus próprios cuidados pessoais.


Na situação das clínicas, não tem sido diferente, pois os recursos do sistema de saúde se tornaram mais escassos devido à saturação do mesmo e ao fechamento temporário das clínicas em todo o país.
Agora pós pandemia, é fundamental fazer com que o paciente se sinta seguro em sua clínica médica, e para isso é preciso conquistar a confiança deles. Além disso, uma vez que o paciente esteja satisfeito, ele indicará sua clínica para mais pessoas.


Como você já deve saber, algumas organizações foram muito prejudicadas com a pandemia da Covid-19. E é claro que as clínicas médicas também ficaram no prejuízo.


Diante deste cenário, para melhorar o atendimento ao paciente pós pandemia, algumas clínicas procuraram melhorar seus processos como uma forma de manter bons resultados em tempos de crise.
Portanto, confira as dicas a seguir:

  • Pontualidade no atendimento;
  • Proteja seu caixa;
  • Garanta os recursos necessários;
  • Atendimento humanizado;
  • Utilize as redes sociais;
  • Aposte na Telemedicina.

Pontualidade no Atendimento

Nossa primeira dica não poderia ser outra. Para o paciente não é bom ter que esperar meia hora para ser atendido uma vez que ele tenha uma consulta, porém este atraso pode ocorrer por vários motivos. 
Isto pode ser o impacto do atraso de outros pacientes, o que resulta em um longo tempo de espera, ou pela má organização da agenda. Ou seja, a soma desses atrasos ou má gestão pode causar atrasos e insatisfação do paciente. 


Portanto, é essencial ter um período de tolerância para atrasos e deixar claro o porquê é importante estar presente no momento da consulta para que nenhum paciente seja prejudicado.

Proteja seu Caixa

Neste momento de pandemia, a melhor tática para ter estabilidade em sua clínica médica é evitar custos desnecessários e investimentos desproporcionais. Devemos lembrar que a instabilidade econômica pode acontecer devido aos possíveis lockdowns.


Portanto, a organização das finanças é importante na gestão. Uma vez que as contas tenham sido separadas, é necessário começar a manter o controle do fluxo de caixa, a fim de conhecer os movimentos financeiros da clínica.


Essa estratégia destina-se a registrar todas as movimentações dos recursos financeiros da sua clínica médica. Ela é responsável por organizar todos os lucros e custos da organização.
Todas estas informações devem ser inseridas em uma planilha ou em um programa de gerenciamento, o que for mais eficiente e familiar para aqueles que o utilizam. Em ambos os casos, há uma ampla gama de opções disponíveis na Internet.

Garanta os Recursos Necessários 

Também é importante assegurar os recursos necessários para que o pessoal do centro médico trabalhe de forma mais efetiva.


Isto abrange tudo, desde as ferramentas ideais até o treinamento dos funcionários para fazer o melhor uso possível das mesmas. Além disso, há a necessidade de ouvir a equipe de profissionais, receber e dar feedback. 


O gerente deve ser o principal apoio dos profissionais na clínica, preenchendo a lacuna entre seus interesses e os da clínica. Desta maneira, todos têm a oportunidade de oferecer um serviço de qualidade cada vez melhor aos pacientes.

Atendimento Humanizado

Na sua clínicA, você deve compreender seu paciente a fim de oferecer o melhor atendimento possível. Tenha um ambiente confortável e tente entender quem você está tratando, desde os objetivos do procedimento até seus medos. Ou seja, seu paciente deve se sentir acolhido.


Em sua clínica você verá pessoas de todas as classes sociais, por isso é essencial conhecê-las para que você saiba qual comunicação usar com cada indivíduo. Este é outro ponto essencial na gestão.


Portanto, tente conhecer seu público e como cada indivíduo procura ser atendido. Mantenha o diálogo ideal, exercite a gentileza e tire todas as dúvidas do paciente. Os profissionais desta área precisam estar dispostos a resolver inconvenientes e ter uma boa relação interpessoal. 

Utilize as Redes Sociais

Aqui vai outra dica. Outra maneira de se envolver e continuar próximo dos pacientes pós pandemia – e também uma maneira de fidelizar os atuais – é ser ativo nas mídias sociais e gerar conteúdo relevante. 


Crie conteúdo informativo, não apenas sobre sua área de atuação, mas também sobre a própria covid-19. Desta forma, sua clínica médica não só permanecerá relevante, mas também estará construindo credibilidade perante ao público.


Além da interação com pacientes e parceiros, deve-se observar que a publicidade e marketing médico continuam sendo permitidos, mas com certas restrições. 


Conteúdo educativo/informativo é permitido. A atenção deve ser redobrada com conteúdo que contenha apelo comercial. Antes de utilizar as redes sociais, é importante se atentar a esses detalhes.

Aposte na Telemedicina

Com a duração do período de restrições devido à pandemia, a quantidade de pacientes presenciais foi reduzida, afinal de contas, muitas pessoas não podem visitar a clínica, pois fazem parte do grupo de risco.


Nesta situação, uma ótima opção para continuar atendendo neste período pós pandemia com segurança e eficiência, é por meio da Telemedicina


Com esta opção na gestão de clínicas, há a chance de manter os serviços acessíveis, principalmente para atendimentos de emergência, respeitando o distanciamento social e mantendo sua produtividade.
Outro ponto interessante é que, se a consulta digital for positiva, o custo do serviço poderá ser o mesmo que você cobra pessoalmente em sua clínica, pois a qualidade do serviço ainda é a mesma. Ainda mais, neste formato, você pode trabalhar com uma estrutura mais simples, o que leva a menos gastos.

Concluindo…

Hoje vimos algumas dicas sobre gestão de clínicas pós pandemia. Além de otimizar as consultas e melhorar o atendimento ao paciente, cada uma destas dicas visam ajudar os profissionais de saúde a darem mais atenção para o paciente e em seu procedimento.


As clínicas que tomarem medidas mais rápidas para entender o tamanho do efeito da pandemia e avaliar alternativas para gerenciá-la, estarão melhor posicionadas para administrar os gastos e a saúde do paciente nos próximos anos.


Quanto melhor for a experiência oferecida em sua clínica, maiores serão as chances de ela ser referência na área da saúde. Aproveite o poder da tecnologia para otimizar seus esforços, promover sua reputação e atrair novos pacientes.
 
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