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Como alavancar a clínica ou consultório: 4 dicas simples

Vamos falar sobre como alavancar a clínica ou consultório?

alavancar a clínica


Muitos profissionais da área da saúde, como os médicos, ao longo de sua carreira profissional escolhem abrir e gerenciar sua própria clínica ou consultório e, quando essa decisão é tomada, esses profissionais assumem a função de administrar o consultório, função essa que muitas vezes não foram preparados no decorrer da graduação em medicina. 


Para alcançar um bom gerenciamento, é importante estar atento às novidades de ferramentas tecnológicas e de conhecimento para que aconteça uma melhor gestão do seu empreendimento, a fim de gerar facilidades para o gestor e funcionários e assim obter retorno.


Vale ressaltar que o fato de não ter conhecimentos em administração, não impede que médicos gerenciem de forma efetiva o seu empreendimento, pois é possível fazer cursos que auxiliem nessa jornada e, claro, contar com a experiência do dia a dia. Além de poder observar as tendências de como está o mercado, esses detalhes podem contribuir para que as melhorias aconteçam constantemente.


Pensando nisso, o Saúde Vianet apresenta 4 dicas simples que poderão ajudar aqueles que estão iniciando e para os que já estão em funcionamento para que haja um funcionamento positivo em seu empreendimento. Vamos lá?!


1. Atualize sua agenda
A primeira dica e já falada por aqui, é trocar aquela gestão “analógica”, com direito a muitos arquivos e papéis, por um sistema informatizado. Software de gestão facilita a organização dos horários de atendimento e possibilita uma maior mobilidade, como ser visualizado até pelo smartphone ou pelo tablet.


A introdução de uma agenda eletrônica, em seu empreendimento permite uma consulta dos dados dos pacientes, do seu consultório ou clínica, de forma mais rápida e ainda poder verificar as prescrições realizadas anteriormente. Assim, a consulta pode ser mais personalizada e direcionada, melhorando o atendimento. 


Facilidades da agenda eletrônica:

  • Agendamentos mais rápidos: no conforto de sua casa o paciente pode marcar a consulta em qualquer hora do dia, até nos finais de semana;
  • Acompanhamentos das consultas: o médico pode gerenciar sua agenda diariamente e integrá-la à sua agenda pessoal;
  • Lembretes de consulta: com um simples comando o sistema envia automaticamente um lembrete de consulta para o paciente, informando o dia e o horário, evitando aquela falta.

2. Priorize a qualidade do atendimento médico
Por falar em atendimento, a segunda dica é focar no serviço prestado aos seus pacientes, pois a relação médico e paciente é de suma importância para que o funcionamento da clínica ou consultório aconteça da melhor forma possível. Por isso, é importante ter em mãos o histórico do paciente e que você possa acessá-lo sempre que precisar para oferecer um atendimento mais personalizado e eficiente.


Por este motivo, nunca é demais destacar que a tecnologia, nestes casos, é importante para potencializar o atendimento do seu empreendimento. Visto, que se o paciente é atendido e nota que o médico faz o acompanhamento do seu histórico de consultas e de prescrições, a probabilidade deste paciente ter confiança no seu trabalho é maior.


3. Tenha uma melhor análise dos relatórios de sua clínica ou consultório
Outro ponto importante para ajudar a alavancar o funcionamento e ter retorno significativo de mais pacientes em seu consultório ou clínica, é poder contar com um software de gestão, pois isso vai tornar a produção dos seus relatórios mais rápida e eficaz.


Ao utilizar um software de gestão, como o Saúde Vianet, o gestor da clínica pode facilmente gerar, verificar relatórios e visualizar outros dados importantes, como fazer o controle dos convênios, checar a quantidade de consultas realizadas e analisar as formas de pagamento, além de revisar os prontuários. 
Ter acesso a essas informações de maneira clara e fácil, permite que as decisões sejam tomadas de maneira mais assertiva e que a gestão da clínica seja mais adequada.


É importante destacar que o mais interessante disso tudo é que não é necessário estar presente fisicamente na clínica para ter acesso a essas informações. O médico responsável pela clínica pode acessar as informações do local onde estiver, bastando ter em seu poder um dispositivo com acesso à internet.


4. Marketing de Conteúdo
E falando em marketing, muitos médicos deixam de aproveitar boas oportunidades por considerarem que não podem fazer marketing, por não ser ético. No entanto, mesmo os médicos, que têm toda a regulamentação dos conselhos, podem sim fazer o melhor tipo de marketing que existe, se posicionando como especialista nas plataformas digitais, ou se tornando fonte sobre sua especialidade para jornalistas.
Muitos se enganam ao acreditar que para fazer marketing é necessário fazer investimentos altos, com propagandas, placas e outdoors.

Entretanto, existem muitas formas de se fazer marketing. É claro que os profissionais da saúde necessitam seguir e obedecer a uma série de condutas estipuladas por seus conselhos. 


Por esta razão, a melhor forma de um profissional da saúde divulgar o seu trabalho e ganhar credibilidade é espalhando conhecimento útil para os seus pacientes. Uma das formas mais eficientes para compartilhar esse conteúdo é através de um blog, local onde você pode deixar o conteúdo e várias pessoas terão acesso, além dos seus pacientes, e isso também vai auxiliar na prospecção de novas pessoas. 


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