O Customer Relationship Management (CRM) é um termo em inglês que na tradução para a língua portuguesa pode ser colocada como Gestão de Relacionamento com o Cliente. O CRM já é algo conhecido no meio médico e foi criado para definir toda uma classe de sistemas de informações ou ferramentas que automatizam as funções de contato com o cliente.

A ampla competitividade que as clínicas particulares vem enfrentando junto aos seus concorrentes, tem causado uma procura maior pelo serviço do marketing médico e, atualmente, é um dos serviços que mais tem se destacado entre as agências de marketing digital nos últimos anos. Partindo desta competitividade, o CRM é uma ferramenta muito usada por empresários que sabem da importância do contato com o cliente na hora de fechar um negócio.

Historicamente, sabemos que a saúde particular passou a ter um maior destaque, após os serviços públicos de atendimento à saúde se tornarem mais escassos, no Brasil. Neste mesmo período, os negócios das clínicas populares começaram a ganhar notoriedade e atenção dos pacientes por serem alternativas acessíveis.

Partindo da ideia desse espaço conquistado, para se garantir no mercado da saúde particular, o seu empreendimento deve oferecer o melhor atendimento entre os seus concorrentes. Em outras palavras, na hora da escolha do paciente para agendar uma consulta, o que difere uma clínica ou consultório um do outro é a qualidade do atendimento ao cliente.

Para ajudar a sua clínica nesse aspecto, o objetivo principal de um CRM para clínicas é atender melhor o paciente de forma que ele fique satisfeito com o serviço e retorne à sua clínica para outras consultas – e ainda indique os serviços dos seus profissionais aos seus conhecidos, muito bom para fidelizar o alto volume de pacientes que vêm via planos odontológicos e médicos de uma maneira geral.

Vantagens em contar com um CRM na sua clínica:

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Se ainda não conta com um CRM para clínicas ao organizar os contatos dos seus pacientes, há uma grande probabilidade de estar perdendo a oportunidade de ter um relacionamento com os seus clientes. E a falta desta organização, causada pelo não uso das ferramentas que o CRM possibilita, significa que o seu empreendimento (consultório ou clínica) poderia ter uma rentabilidade muito maior do que realmente está.

A importância de um CRM para clínica:

Os processos de um empreendimento da área da saúde são voltados para a satisfação e o bem estar dos pacientes e garantir que o seu paciente esteja satisfeito com sua clínica durante o tempo do atendimento é o mínimo com que uma clínica deve se preocupar. Entretanto, assegurar que a experiência do paciente seja boa, mesmo após o atendimento, é a garantia de que aquela consulta resulte em um retorno, ou no melhor dos casos na indicação de outros pacientes.

Para uma boa reflexão sobre o uso do CRM, colocamos uma pergunta simples: se você pudesse atualizar os seus pacientes de determinada especialidade a respeito das novidades da sua clínica, como novos tratamentos que está oferecendo e, ainda mais, se você pudesse manter uma rotina de troca de mensagens com seu pacientes para avisá-los sobre aquele retorno necessário, você consegue imaginar quantas consultas a mais sua clínica conseguiria no final do mês com essa otimização?

Como ter uma CRM na sua clínica?

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