Gestão do Atendimento

Atendimento humanizado para clínicas

É possível promover atendimento humanizado na saúde com auxílio da tecnologia?

Você já ouviu falar em atendimento humanizado? Se ainda não, o atendimento humanizado é caracterizado por oferecer alguns pontos importantes que aproximam o paciente do médico, são eles: conforto, ouvir, aconselhar e compreender as opiniões dos pacientes.

Por sinal, esse é um dos métodos de atenção ao público que vem ganhando mais espaço nos consultórios, clínicas e hospitais, deixando de lado aquela imagem de frieza.

De forma resumida, o atendimento humanizado é uma representação da união entre a postura ética do profissional e o conhecimento técnico que ele possui. Esse tipo de atendimento é importante e um diferencial, pois considerando que ao procurar ajuda médica, a pessoa já está passando por um momento de muita pressão o que a deixa preocupada e sensível  a tudo que lhe acontece.

Pensando neste ponto e, como sempre, estamos preocupados com o melhor para vocês, apresentamos neste texto o que é o atendimento humanizado e como é possível implantar esse modelo de cuidado, junto a tecnologia, no seu ambiente e, assim, poder oferecer um serviço com maior qualidade. Vamos conhecer?!

Sim, a tecnologia pode melhorar o seu atendimento
Para iniciar o processo de implantação de um atendimento humanizado em seu consultório, clínica, etc. é importante saber por onde começar. Neste caso, uma ferramenta importante para conhecer a fundo o histórico de todos os pacientes é o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), que é obrigatório em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), desde 2017. Essa obrigatoriedade permite que esses ambientes coletem mais informações e esse é um dos passos para oferecer um atendimento humanizado e personalizado.

Para proporcionar um atendimento com atenção no paciente, é preciso considerar que os dados são fundamentais para ajudar nas decisões. A IoT (Internet of Things) ou Internet das Coisas possibilita a coleta de um imenso volume de informação por integrar equipamentos. Dessa forma, com essa quantidade de dados disponíveis é possível juntar essas informações, a fim de transformar isso tudo em diagnósticos e atendimentos mais eficientes e direcionados.

Outra ferramenta disponível é o Data Science. A Ciência de Dados, em tradução livre, é uma área interdisciplinar voltada para o estudo e a análise de dados econômicos, financeiros e sociais, estruturados e não-estruturados, que visa a extração de conhecimento, detecção de padrões e/ou obtenção de insights para possíveis tomadas de decisão.

Com o Data Science aplicado na saúde, é possível gerar análises, estatísticas e relatórios que vão orientar todos os profissionais envolvidos no atendimento. Por este motivo, contar com informações precisas que possibilitam evitar erros e, consequentemente, estresse para ambos, é uma forma mais simples de propiciar um atendimento mais humanizado e evitar que o paciente precise passar por diversos procedimentos administrativos, conhecido popularmente como muita burocracia. 

Como já citado, o uso da tecnologia para auxiliar na saúde facilita a vida não apenas dos pacientes, mas também a da própria instituição, pois com a tecnologia é possível enxergar a viabilização e otimização dos processos e isso reduz o tempo gasto e garante a eficiência. Também diminui a margem de erros humanos e aperfeiçoa as práticas médicas.

O atendimento humanizado é aquele que busca cooperar de todas as formas com o paciente. Por isso, a tecnologia é uma ótima aliada que permite a otimização dos processos e garante mais qualidade de vida aos pacientes, além de reduzir custos.

O que é o atendimento humanizado? 
atendimento humanizado
Como falado anteriormente, a ideia de humanização na saúde está ligada ao modelo de atenção e prestação dos serviços. Para conseguir desenvolver esse tipo de atendimento é preciso estar disposto a entender os sentimentos do paciente. Pontos como demonstrar interesse pelo sofrimento do outro são exemplos de atitudes que cooperam para um atendimento humanizado dentro dos consultórios, clínicas e hospitais.

Essa responsabilidade pode aparentar ser algo fácil de realizar, no entanto é uma realidade   dura, já que o dia a dia hospitalar e a sobrecarga criam distâncias entre os envolvidos que estão presentes nesse contexto. Essa situação repetitiva acaba por gerar um olhar mais frio daqueles que convivem todos os dias com esse mesmo cenário.

Por este motivo, é importante levar em consideração as necessidades dos pacientes, enquanto é feito o tratamento no paciente, atender com carinho, solidariedade e proporcionar um pouco de conforto para alguém que já está passando por um momento difícil.

Ainda, vale ressaltar que o atendimento humanizado na saúde não depende exclusivamente dos médicos, enfermeiros e outros profissionais envolvidos, detalhes como ambiente, infraestrutura, qualidade dos materiais e dos serviços oferecidos também fazem parte desse contexto, já que contribuem para a experiência do paciente.

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