Atendimento ao paciente: veja como pode melhorar
4 dicas para melhorar o atendimento ao paciente.
Uma das principais preocupações para a gestão de um empreendimento é poder oferecer um bom atendimento ao seu público. No caso de uma clínica, um bom atendimento ao paciente.
Isso não é diferente para uma clínica ou consultório médico, pois um excelente atendimento ao cliente transforma o processo de compra do serviço mais especial e isso gera condições para que o seu público possa se sentir mais satisfeito e, com isso, o retorno seja a fidelização.
Para que essa fidelização aconteça é preciso investir na qualidade de atendimento ao cliente.
Vale destacar, que o público está mais exigente e estudos recentes indicam que uma única pessoa insatisfeita pode influenciar outras 20, que poderiam se tornar clientes. Por isso, é tão importante demandar tempo para conhecer ferramentas e formas que podem melhorar o seu atendimento.
Por ajudar nesse processo, separamos algumas dicas que podem ajudar no melhoramento do atendimento em seu empreendimento, que vai desde a recepção ao momento de consulta e pós-consulta, para que possa ter melhores retorno. Confira a seguir algumas dicas:
- Estude e conheça os seus serviços e produtos
Como primeira dica, chamamos atenção para que você tenha consciência de que não há atendimento de qualidade se o gestor e sua equipe não conhecerem sobre o seu produto antes e melhor do que qualquer cliente. Por isso, a dica número um e mais importante do atendimento ao cliente é investir em treinamento e capacitação técnica da sua equipe.
Esses treinamentos devem ocorrer de forma constante, pois é necessário considerar que a rotatividade das equipes, como mudança de funcionários sempre acontecem, inclusive os terceirizados.
Vale destacar, que é importante investir em informações sobre o mercado e sobre o segmento em que o seu negócio está inserido.
- Otimize seu atendimento
No mercado atual, ter um atendimento que ofereça suporte ao paciente em tempo integral é quase que obrigatório. Pesquisas revelam que um dos canais mais utilizados e preferidos do público vêm sendo o WhatsApp, o que abre a janela para que clínicas utilizem cada vez mais esse canal para diferentes tipos de contato.
É benéfica a utilização de chatbots no WhatsApp, uma vez que muitas mensagens automáticas, quando bem utilizadas, podem sanar a dúvida do paciente ou encaminhá-lo para o caminho correto de saná-la. Além de criar uma aproximação com o público, a otimização dos canais de atendimento pode ser um benefício desde lembrar o paciente de uma consulta, até sanar dúvidas e oferecer informações importantes, fora do horário comercial.
- É importante conhecer seu público
Outro fator importante para quem gere uma clínica ou consultório médico é saber que é necessário conhecer seu público, como por exemplo quais são os hábitos do seu consumidor? Como ele costuma interagir? O que mais chama a sua atenção? Sabendo disso, uma equipe de atendimento ao cliente pró-ativa, preparada, tem a possibilidade de conhecer e se comunicar bem com o seu consumidor, seja qual for a plataforma utilizada (chat, telefone ou e-mail).
- Seja assertivo na linguagem usada com seu público
Outro ponto relevante nesse processo de oferecer um melhor atendimento ao paciente, é se preocupar em adequar a fala e a escrita de sua equipe para o perfil do seu público, pois dessa maneira a proximidade do seu empreendimento com o consumidor pode ser uma das muitas ferramentas usadas para fidelizar o público.
É importante considerar que existem outras formas de transmitir uma informação para o público, para isso você deve encontrar os melhores meios para se fazer isso. A linguagem com gírias, palavrões e expressões populares, claro, devem ser evitadas. No entanto, é necessário focar apenas em uma linguagem formal. Lembre-se que sempre há maneiras de se comunicar simples e gramaticalmente corretas.
- Foque em resolução de problemas
Como última dica e uma das mais importantes, é que seu atendimento ao paciente precisa ser efetivo. Isso quer dizer que quando o seu cliente entrar em contato com a empresa para resolver um problema, o que ele espera é que o seu problema seja resolvido de forma imediata para evitar dores de cabeça. Por este motivo, é preciso se comprometer na resolução do problema e com a satisfação do cliente.
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