Gestão do Atendimento

Como manter contato com seus pacientes?

Não precisa manter contato com o paciente?

Só porque o fim do ano chegou e alguns de seus funcionários estejam entrando de férias, não significa que o trabalho com o relacionamento entre você e seu paciente precisa parar.

Até porque, a saúde não tira férias e é necessário contar com uma equipe, mesmo neste clima de festividades.

Se você não sabe o que fazer para continuar mantendo o contato, mesmo que os agendamentos tenham diminuídos por conta da época, continue lendo para receber algumas dicas.

Por que é importante manter contato?

Esse é um questionamento válido.

Por que você deveria continuar mantendo contato durante o fim de ano se tem certeza de que estes pacientes só retornarão a partir do início do próximo?

No entanto, um outro questionamento que fazemos a você e que pode te responder isso é: eles são seus pacientes ou apenas clientes?

No ambiente da área de saúde, clientes são aqueles que vão até você e pagam pelo seu serviço, no entanto, não há uma preocupação que vá além dos benefícios financeiros. O que também exclui a preocupação com retornos, avaliação de satisfação e etc.

Já os pacientes são aqueles que sua clínica ou consultório faz questão de cuidar e oferecem um serviço que os fazem sentir além do que apenas clientes.

O contato constante é capaz de criar uma ligação entre o paciente e a clínica.

Por exemplo, quando você envia uma confirmação de consulta lembrando-o de que possui um compromisso com você, isso o motivará ainda mais a estar em sua clínica.

SMS, WhatsApp ou E-mail: qual dessas é a melhor opção de contato?

Como manter contato com seus pacientes?

Atualmente, existem muitos meios que facilitam a comunicação com seus pacientes. As três mais usadas, no entanto, são o SMS, WhatsApp e E-mail.

Antes de decidir qual é a melhor, que tal analisar os prós e contras de cada um?

SMS

Prós:

  • Grande alcance, já que podem ser enviado para qualquer número, independente do modelo do telefone;
  • Os pacientes não precisam ter internet para recebê-los;
  • Perfeito para mensagens curtas e diretas.

Contras:

  • Número de caracteres mais limitado, o que não serve para uma mensagem maior;
  • Só é possível adicionar texto;
  • Dependência de operadora de telefone.

WhatsApp

Prós:

  • Rapidez e praticidade, já que você pode engatar uma conversa a partir da mensagem enviada;
  • Atendimento mais humanizado;

Contras:

  • Dificuldade em gerar métricas para análise;
  • Número limitados de mensagens que podem ser enviadas por vez;

E-mail

Prós:

  • Contato direto, pois consegue fazer chegar conteúdos direcionados relevantes para cada contato;
  • Tudo pode ser testado, desde o layout até o texto, as imagens, as fontes ou as cores;
  • Utilização de critérios como idade, género, localização geográfica, histórico de compras, etc, para conseguir comunicar de forma mais relevante.

Contras:

  • Suas mensagens podem ser recebidas como Spam;
  • Custo mais alto em relação às outras ferramentas.

Então, qual escolher para manter contato?

Assim como em qualquer outra estratégia de marketing, a comunicação com seus pacientes deve ser feita de forma pensada. Para cada situação, existe uma forma para que a comunicação seja mais eficiente e isso vai depender muito de como a sua clínica funciona e quais são os hábitos de seus pacientes.

Você pode analisar isso nas fichas que normalmente preenchem com suas informações de contato e até durante o momento do agendamento.

No entanto, é importante que haja uma junção das três ferramentas. Isso vai fazer com que você esteja presente na maioria dos canais e facilitará o contato.

Como pôde ver, todos oferecem vantagens e é importante que seja algo aplicável em sua clínica.

Aqui no Saúde Vianet, você pode encontrar a opção que melhor se encaixa com as suas necessidades pelo melhor custo-benefício, além de ter uma plataforma completa para atender seu negócio.

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