Gestão Financeira

O que fazer para evitar desperdício na clínica ou consultório

Como evitar desperdício, gastos excessivos e desnecessários

evitar desperdício

Uma das coisas importantes para uma clínica ou consultório é evitar desperdício em várias áreas do empreendimento. Essa deve ser uma meta que necessita estar sempre em mente ao fazer o planejamento de despesas, para que os gestores não sejam surpreendidos negativamente. 


Manter uma clínica com grande produtividade e bom faturamento é desafio para todo empreendedor da Saúde. Por isso, ter a consciência de que a economia em saúde é um aliado para trazer benefícios e aumentar a rentabilidade da empresa e analisá-la sob a ótica empresarial é buscar gerar resultados positivos.

Sendo assim, evitar desperdícios de recursos nas clínicas é sinônimo de uma gestão bem feita.
Neste caso, quando o assunto é economizar é comum que as pessoas associem a visão de economia em saúde à ideia de que vidas estão sendo limitadas a números.

No entanto, para desmistificar esse pensamento, veremos que, com o suporte tecnológico, os profissionais de saúde têm mais tempo para se dedicar à sua principal função: o cuidado com o paciente.
 
Como evitar desperdício nas clínicas e consultórios
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Estar atento é o ponto mais importante para os gestores que querem ter eficiência e economizar. 

Com o módulo financeiro do Software de Gestão para Clínicas e Consultórios é possível fazer uma boa gestão, de forma prática, sem que o empreendedor precise necessariamente ter um conhecimento profundo sobre administração.


Para que essa administração aconteça da melhor forma, é preciso que se eleja uma pessoa para registrar o controle financeiro, pode ser um sócio ou uma secretária que seja bem preparada  e que mantenha o sistema sempre atualizado, para ter um panorama concreto do andamento de seu empreendimento.


Este módulo inclui as despesas variáveis que funcionam como o termômetro da clínica, ou seja, se houve gastos além do previsto, deduz-se que a receita deverá ter sido superior para suprir esta defasagem. Se ocorrer um gasto não previsto, precisa-se de metas para que a empresa se recupere. 


No caso das despesas variáveis, estas nada mais são do que o controle de estoque de material da clínica, como a compra de equipamentos, materiais gráficos, de consumo, entre outros. E é possível reduzir custos e manter a qualidade e o atendimento humanizado? Bom, assim como em qualquer outro empreendimento, é possível diminuir os gastos de forma a promover a otimização de recursos e o aumento da produtividade em uma clínica. Alguns motivos facilitam esse processo, como a capacitação de profissionais e a integração da equipe.


Pelos motivos citados acima, capacitar os profissionais de saúde sob uma ótica gerencial reduz significativamente o desperdício de recursos entre outros insumos que oneram a gestão em saúde, e permite que eles se sintam mais preparados para o dia-a-dia de atendimentos.


Neste caso, o funcionário responsável pelo controle de estoque deve ter o conhecimento do material adquirido, e de sua qualidade. Ele também deve estar preparado para realizar boas compras, sempre atento às oscilações de mercado, para que não compre produtos por um valor superior ao que ele vale e saber se de fato há necessidade de aquisição naquele momento.


Além disso, é importante pontuar que é preciso estar atento à disponibilidade dos recursos financeiros para a aquisição e a forma de efetuar os pagamentos, se à vista ou parcelado, para não trazer desvantagens para o fluxo de caixa.


Vale ressaltar que o controle de estoque é de suma importância para avaliar a quantidade e a validade deste material. Por isso, é necessário ter uma outra pessoa responsável que verifique, periodicamente, se o estoque está de acordo com a situação real do estabelecimento.


Com um pouco de organização e o planejamento em dia, que são peças fundamentais para ter uma gestão eficiente e evitar desperdício de recursos e, consequentemente, de gastos desnecessários, é possível manter o padrão e diminuir os custos da clínica sem trazer prejuízos aos pacientes.
 
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