GeralGestão de clínica

Dia do livro: conheça 5 obras teóricas sobre gestão na saúde

O dia do livro é todo dia, pois conhecimento nunca é demais.

dia do livro

Entretanto para este Dia Mundial do Livro, 23 de abril, data escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) com objetivo de celebrar o livro, incentivar a leitura, homenagear autores e refletir sobre seus direitos legais, separamos 6 dicas de livros indispensáveis  para aqueles que são gestores de clínicas, consultórios e até mesmo hospitais.


Antes de falar quais são esses livros, vale ressaltar a importância de um gestor na área da saúde se atualizar de forma contínua. É importante que os administradores de uma instituição de saúde se mantenham bem informados e. Para isso, há diversos livros para gestor hospitalar que podem ajudar no seu desenvolvimento.


Considerando que a administração na área da saúde é um campo com muitos desafios, o que é comum a qualquer empreendimento, é relevante que o gestor possa ler diversos livros se dedicam a abordar temas administrativos, como marketing, gestão de pessoas, legislação, processos operacionais e outros pertinentes ao cenário da saúde.


Para facilitar no processo de quais livros ideais encontrar para começar essa atualização do conhecimento,  escolhemos alguns títulos e autores que poderão ajudar a responder dúvidas, além de oferecer soluções e ideias para lidar com situações do dia a dia à frente de clínicas. Vamos lá?!


1) Marketing estratégico para a área da saúde, de Philip Kotler

1

O primeiro livro que separamos  foi o do autor consagrado e considerado o pai do marketing, Philip Kotler. Neste livro ele dedica sua atenção para explicar para médicos e gestores hospitalares como o marketing tem a função de criar relacionamento, fidelização e confiança, melhorando a experiência do paciente, que, por sinal, são pontos que sempre trazemos por aqui.


No livro, Kotler ainda apresenta exemplos práticos para a área de saúde, exemplificando como hospitais que investem em uma cultura de marketing tendem a ter melhor desempenho.


2) Gestão de clínicas médicas ou consultórios, de Antônio Ribeiro
Essa opção de leitura é interessante por se tratar de um guia completo para gestores da área de saúde. Neste livro, Antônio Ribeiro apresenta os principais desafios enfrentados na gestão de consultórios médicos, clínicas e hospitais — do marketing à fidelização. O livro ainda aborda questões legais e regras do Conselho Federal de Medicina (CFM).


A obra é uma excelente escolha para sanar dúvidas daqueles que já atuam no segmento e também dos que estão iniciando. O livro possui uma linguagem simples e fácil de ser compreendida, além de ser bastante didático, com dicas e exemplos ilustrados por gráficos e tabelas.


3) Se Disney administrasse seu hospital, de Fred Lee

3

Como leitura indispensável está o livro do autor Fred Lee. Ele foi vice-presidente do Florida Hospital, em Orlando, e trabalhou na Disney University, um programa de treinamentos para funcionários da Disney. Em sua obra, o autor faz a junção do aprendizado na indústria do entretenimento com sua experiência na administração médica e salienta a importância da qualidade do atendimento na fidelização de pacientes.
Em seu livro Fred Lee constrói uma narrativa que faz todo o sentido na administração de uma clínica ou hospital e, nesta relação de sua experiência no mundo entretenimento com a administração médica, ele mostra como é possível cativar pacientes, afetando a sua percepção e satisfação por meio de uma assistência humanizada e diferenciada.


4) Como fazer amigos e influenciar pessoas, de Dale Carnegie

4

Esse é um que livro que não é exclusivamente voltado para a área de gestão hospitalar. No entanto, é recomendado para qualquer pessoa que deseje ser um bom líder. O livro de Dale Carnegie trata do comportamento e mostra como lidar com pessoas, seja no âmbito pessoal ou profissional.


Essa obra é uma ferramenta  que vai ajudar muito na gestão de pessoas, pois o livro fala da linguagem corporal nas interações humanas e se a sua intenção é compreender a sua equipe por meio dos gestos e nuances de seus funcionários, você não pode deixar de ler.


O livro publicado em 1937 tem grande destaque no mundo dos negócios, visto que com esta leitura o gestor pode aprender a tornar-se referência e influenciar as pessoas ao seu redor. Ter acesso a esse tipo de conhecimento o coloca em uma posição muito mais confortável ao ter lidar com seus próprios funcionários e, assim poder contar com o apoio deles.


5) Gestão de clínicas médicas, de Marinho Jorge Scarpi

5

 

Para finalizar essa lista, escolhemos o livro de Marinho Jorge Scarpi, que traz para o gestor hospitalar o olhar de administrador, ajudando-o a ver a clínica ou hospital como um negócio que precisa gerar lucro como outro qualquer. Por esta razão, essa é uma obra fundamental que deve estar na biblioteca do médico empreendedor.


O conteúdo do livro traz dicas sobre planejamento, processos e liderança e ainda apresenta informações sobre situações e questões do cotidiano das clínicas, como regras de convênios e planos de saúde, informatização e responsabilidade social.


Aproveitando a ideia de leitura, acesse o blog Saúde Vianet para conhecer mais dicas sobre gestão na área de saúde.
 
Conheça mais do Saúde Vianet.
Baixe nosso App agora! (Disponível para Android e IOS)
Saiba mais:
5 tendências de tecnologia na medicina.
Conheça quais são os benefícios de usar o Marketing médico.
O que devo saber antes de obter um bom sistema de gestão clínica?
 
 

Artigos relacionados