Confirmação de consulta: por que a automação é a melhor opção?

Como a confirmação de consulta pode te ajudar?
Gerir uma clínica – ou qualquer outra área da saúde – é um trabalho que, embora baseado em conceitos simples, revela-se bastante complexo na prática.
Diante de uma infinidade de variáveis que podem precisar ser analisadas, é comum partir de áreas estratégicas como a saúde financeira da instituição, a satisfação dos clientes (pacientes, no caso das clínicas) e a fluidez do trabalho da equipe que possibilita o negócio.
Por isso, esta matéria se dedica a mostrar a você que alguns desses problemas clássicos podem ser resolvidos com a mesma ferramenta de gestão: a automatização da confirmação da consulta.
Guia do artigo
PROBLEMAS COM BURACOS NA AGENDA
É comum que pacientes esqueçam de suas consultas ou sejam impedidos por causa de outros compromissos.
No fim, isso acaba gerando buracos em sua agenda que, se não forem previamente preenchidos, poderão significar desde perdas de agendamentos (perdas pontuais de receita) até perdas de pacientes (perdas definitivas de receita e enfraquecimento de marca).
No entanto, a confirmação de consultas através de mensagens multicanais é um poderoso recurso para reduzir drasticamente o surgimento desses buracos.
MITOS SOBRE A CONFIRMAÇÃO DE CONSULTA
Quando conversamos sobre confirmação de consulta com alguns gestores de clínicas e consultórios é comum ouvir algumas afirmações como:
a) “isso não serve para nada”;;
b) “é algo que toma muito tempo, uma vez que a secretária precisa deixar algumas de suas funções de lado”;
c) “isso incomoda os pacientes”.
Cá entre nós: todas estas afirmações são, na verdade, mitos que podem ser facilmente desconstruídos.
Primeiro que a confirmação de consulta, na verdade, traz vários benefícios com o simples fato de organizar uma agenda bagunçada, pois é necessário que você possua uma boa visão gerencial, que te permitirá enxergar facilmente as próximas consultas, separando-as em confirmadas, canceladas e reagendadas.
Isso, por si só, já desconsidera a afirmação de que a ferramenta não serve para nada.
Segundo que uma vez que sua clínica optar por implantar um sistema que proporcione uma experiência mais simples e intuitiva, você precisará configurá-lo apenas uma única vez. Depois disso, a ferramenta fará isso de modo automático.
De modo que não é algo que tomará muito tempo, mas sim, poupará.
E, terceiro, é possível gerar um comprometimento maior no paciente, ajudando a consolidar uma imagem profissional e mais tecnológica da sua marca, abrindo um novo canal de comunicação para se estreitar um relacionamento entre a clínica e o paciente.
Isso irá aproximar o paciente em vez de afastá-lo.
Não para por aí!
Está enganado se pensa que estes são os únicos benefícios da confirmação de consulta.
Como consequência os retornos à sua consulta também aumentarão, já que ao ter uma agenda organizada, você consegue realizar a análise daqueles que precisarão voltar.
Com isso, haverá a otimização do tempo de trabalho, pois seus funcionários poderão se dedicar a outras atividades, não somente à de confirmar consultas via telefone.
MAS, COMO COLOCAR ISSO NA PRÁTICA?
Existem três ferramentas principais que podem te ajudar a decidir a escolher a melhor estratégia de confirmação de consulta: SMS, WhatsApp e e-mail marketing.
Se quiser saber um pouco sobre cada uma delas, sugerimos conferir a matéria Como manter contato com os seus pacientes.
A nossa sugestão é que sua equipe crie uma estratégia onde as três ferramentas possam ser utilizadas, aumentando a eficácia e diminuindo o número de confirmações de consultas não respondidas.
QUANDO É NECESSÁRIO COMEÇAR?
Agora!
O Saúde Vianet é especialista em solucionar as dores de clínicas e consultórios, e agora pode ser a sua chance.
Temos uma atenção especial quando se trata de confirmação de consultas, porque entendemos o quanto isso é importante para você. Além disso, nosso suporte está 100% presente no processo de implantação e ajudamos a entender que o mais importante é o processo, e cada funcionalidade do sistema representa uma parte dele.
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