Comunicação otimizada com o paciente

O que escolher para ter uma comunicação otimizada com o paciente?
Este artigo trata de situações comuns no cotidiano da clínica, que vão além das rotinas de gestão da agenda.
Ou seja, não estamos nos referindo às mensagens de confirmação ou desmarcação de agendamentos, mas sim das situações de envio de mensagens em massa, ou seja, para vários pacientes ao mesmo tempo.
Podem ser situações como campanhas de estímulo ao retorno, homenagens em datas especiais, felicitações e bons votos em datas comemorativas, avisos de eventos, período de recesso, mudança da programação da clínica, campanhas de vacinação, prevenção de doenças, etc.
E é, justamente, nessas situações em que você se pergunta qual é o melhor canal para obter uma comunicação otimizada.
Como isso você se faz perguntas como: o que eu prefiro usar, SMS ou o WhatsApp?“.
Essa pergunta é um pouco mais fácil de responder, pois, assim como muitos gestores de clínicas, você deve receber de seus pacientes o feedback de que eles não leem muito os SMS, mas estão sempre olhando o WhatsApp.
Diante disso, parece – e apenas parece! – que aplicativos como o WhatsApp são sempre a melhor opção.
Afinal, você e as pessoas do seu meio já mudaram seus hábitos, enviando pelo WhatsApp todo tipo de mensagens antes enviadas por SMS.
“Pronto, simples assim! Já posso dizer que ninguém usa mais SMS hoje em dia e, portanto, está fora de cogitação nas minhas campanhas”
Em outras palavras: agora você já tem motivos suficientes para bater o martelo e sentenciar o SMS ao calabouço das tecnologias obsoletas, certo?
Guia do artigo
NÃO, NECESSARIAMENTE !
Para se ter uma comunicação otimizada é preciso observar outros vieses que podem contribuir para decisões mais seguras sobre qual o melhor canal para disparar uma campanha de mensagens para os seus pacientes.
Afinal, decisões seguras avaliam diversas perspectivas e fogem um pouco da lógica binária e excludente do “se um é melhor e deve ser conservado, o outro é ruim e deve ser eliminado”.
O que analisar quando quero uma comunicação otimizada?

#1 | Política de uso
Antes de tentar inserir qualquer meio de que irá ter como benefício uma comunicação otimizada, é necessário ler a política de uso.
Isso porque muitos negócios usam as ferramentas de maneira equivocada, o que pode gerar consequências negativas para toda a empresa.
#2 | Possibilidade de segmentação
Para ilustrar, tomemos um exemplo específico: suponha que você vai começar a atender um determinado procedimento estético em sua clínica, muito procurado por mulheres de 30 a 55 anos. Você acabou de adquirir o equipamento necessário e precisa comunicar a novidade.
Sabemos que, se você ficar mandando mensagens promocionais a esmo, é provável que o seu paciente ignore quando você finalmente enviar uma mensagem que seja do interesse dele.
Por isso, é imprescindível saber exatamente quem deve e quem não deve receber a mensagem.
Outro exemplo clássico, e ainda mais ilustrativo: você precisa enviar mensagens estimulando o retorno de todos os pacientes cujo último atendimento foi há 6 meses para manter em dias os cuidados com a saúde.
Assim, temos pelo menos 2 problemas básicos se você utiliza apenas o WhatsApp Web ou o app Business:
- Imagina o trabalho que dá selecionar na lista de contatos, uma por uma, apenas quem é do sexo feminino;
- Das mulheres selecionadas, imagine ter que verificar no sistema quais delas tiveram o último atendimento realizado há 6 meses;
- Se você for bem rápido, depois de perder pelo menos belíssimos 45 minutos de seu precioso tempo com as etapas anteriores, imagine perder mais meia hora filtrando as que tem entre 30 e 55 anos.
Por isso, é recomendável o uso do SMS Marketing para essas finalidades, já que essa tecnologia pode ser integrada a softwares de terceiros para fazer essa segmentação de forma automática para você.
Ferramentas de marketing como a do Saúde Vianet são perfeitas para isso, pois já tem a lista de contatos integrada com o cadastro de pacientes da clínica e irá facilitar o caminho da comunicação otimizada que você procura.
#3 | Formatos permitidos
WhatsApp e similares, como Facebook Messenger, Telegram, etc., são o que há de mais recente no mercado de mensagens via móvel.
Admitem mensagem mesclando recursos em diversos formatos, como texto, imagem, áudio, ou vídeo com facilidade. E o texto pode ser do tamanho que o usuário quiser, não há limite de caracteres. E tudo isso, apenas com o uso da internet.
O SMS, neste quesito, é muito mais limitado – e não mudou muito desde que foi criado. Só permite curtíssimas mensagens de texto de, no máximo, 160 caracteres.
Entretanto, isso faz com que as campanhas de SMS sejam muito mais objetivas, não se perde muito tempo elaborando material. Tudo isso faz da solução ainda muito útil para quem sabe otimizar e fazer milagre utilizando pouco espaço.
Conclusão
Há, sem dúvida, uma disputa por espaço entre os dois canais de mensagem. Entretanto, isso não torna obrigatória a escolha de um em detrimento do outro. No final das contas, cada um tem suas vantagens e desvantagens, e acabam servindo para situações e a mercados diferentes.
Em se tratando de clínicas, SMS e WhatsApp estão longe de serem concorrentes, pelo contrário.
Você tenderá a ter resultados muito melhores com o uso combinado das duas estratégias. Cada ferramenta contribui com as suas características. O SMS, com seu alcance bem maior e o Whatsapp com os seus conteúdos multimídia, ambos com poder refinado de segmentação se atrelado a uma ferramenta que possibilite isso.
A comunicação que combina vários meios diferentes garante um relacionamento com diferentes perfis de clientes, com diferentes comportamentos de uso de tecnologia e, consequentemente, uma comunicação otimizada.
E isto, inevitavelmente, se reverte em uma maior gama de pacientes impactados pela sua comunicação e com maior probabilidade de sentirem um atendimento atencioso, humano e de qualidade.
Então, se está preocupado se deve usar uma ou outra, saiba que pode utilizar as duas, com o mesmo custo de uma. Você pode saber mais sobre nosso Software entrando em contato conosco ou acessando a página inicial, clicando aqui.
Confira também a matéria “Como manter contato com seus pacientes?” e analise outras vantagens e desvantagens do SMS, WhatsApp e E-mail marketing.
Baixe agora nosso aplicativo (Disponível para Android e IOS).
