GeralGestão do Atendimento

WhatsApp CRM ou empresarial: a solução digital para o gerenciamento eficiente de consultas médicas

O app de comunicação simples, objetivo e popularmente conhecido carinhosamente como “Zap” está sendo a base para uma poderosíssima ferramenta, o WhatsApp CRM. Já ouviu falar neste conceito?

O WhatsApp CRM é, basicamente, uma solução que unifica todas as interações mantidas com os clientes através deste aplicativo de mensagens. Mas, se o WhatsApp como conhecíamos já atendia às necessidades de comunicação entre empresas e clientes, o que impulsionou o surgimento do WhatsApp CRM?

A pandemia impulsionou a transformação digital, e atualmente estamos testemunhando um caminho irreversível nesse sentido. Na área da saúde, por exemplo, observamos um aumento significativo do emprego da telemedicina, que tem facilitado as consultas com especialistas por meio do ambiente virtual, especialmente em momentos em que sair de casa representava um grande desafio.

A incorporação da tecnologia como parte integrante da jornada de cuidado expande as possibilidades, aprimorando não apenas a experiência do paciente, mas também aquela dos médicos e demais profissionais de saúde.

Cada vez mais empresas – inclusive as do setor da saúde – estão adotando o WhatsApp como uma ferramenta de comunicação e relacionamento com seus pacientes e, ao mesmo tempo, precisando que ele tenha características de um gerenciador de conexões com os pacientes.

Whatsapp CRM para se aproximar dos pacientes

Essa nova forma de comunicação representa uma inovação de grande relevância em relação aos cuidados com os pacientes, oferecendo uma entrada simplificada e conveniente para a jornada de cuidado digital, uma vez que muitos deles já se encontram familiarizados e confortáveis com o uso do WhatsApp.

Dessa forma, exclui-se a necessidade de baixar um novo aplicativo ou acessar um site para se conectar com a equipe responsável pelo seu cuidado, facilitando a comunicação e o engajamento.

Quais as dificuldades encontradas pelos profissionais da área de saúde?

Gerenciar uma agenda de consultas pode ser desafiador, especialmente quando há uma grande demanda e um número limitado de horários disponíveis. Assim, encaixar urgências, lidar com cancelamentos e reagendamentos, além de evitar conflitos de horários, são questões comuns no cotidiano dos profissionais da área médica.

A comunicação eficiente com os pacientes muitas vezes é dificultada por razões como a falta de um canal de comunicação adequado, tempo limitado para consultas presenciais e impasses para o estabelecimento do contato remoto. Isso pode prejudicar o fornecimento de informações claras, a facilidade em responder dúvidas e o acompanhamento do progresso dos casos.

Com a necessidade de registrar informações atualizadas, incluindo resultados de exames, tratamentos anteriores e medicamentos prescritos, os médicos geralmente consideram uma tarefa complexa garantir que todas as informações relevantes estejam corretamente documentadas e acessíveis quando necessário.

Muitos deles ainda dependem de processos manuais e de sistemas isolados, o que pode levar a erros, retrabalho e falta de eficiência. A carência de automação para tarefas rotineiras, como o envio de lembretes de consulta ou a integração com outros sistemas, como registros eletrônicos de saúde (EHRs), complica a gestão eficiente das consultas médicas.

Superar essas dificuldades requer soluções e ferramentas eficientes, como sistemas de gerenciamento de consultas e comunicação adequada com os pacientes.

O que é WhatsApp CRM?

O WhatsApp CRM é uma solução digital que combina as funcionalidades do aplicativo, com recursos de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) para facilitar a comunicação e a gestão eficiente das interações entre as clínicas e profissionais com seus pacientes. Isso permite que as empresas acessem e interajam com as funcionalidades do aplicativo, como o envio e recebimento de mensagens, o agendamento de consultas e o armazenamento de históricos de conversas, de maneira organizada e automatizada.

Como o WhatsApp CRM pode auxiliar as clínicas médicas e profissionais da saúde?

Mostra-se uma opção vantajosa para o gerenciamento de consultas médicas ao viabilizar serviços como: enviar lembretes automáticos aos pacientes, fornecer informações básicas, e armazenar registros das conversas, permitindo o acompanhamento do histórico do cliente e a análise posterior. Isso resulta em um atendimento mais personalizado, redução de erros de comunicação e maior eficiência na gestão das consultas médicas.


Assim, o WhatsApp CRM permite, ainda, que o time de profissionais de saúde tenha acesso a outras informações integradas, como tarefas, consultas, exames e dados clínicos. Essa integração de dados possibilita que a tomada de decisões clínicas e de negócio seja feita de maneira inteligente, reduzindo custos médicos, melhorando a retenção de pacientes e garantindo que estes estejam mais satisfeitos com sua experiência.

Como funciona o WhatsApp CRM e quais benefícios ele traz?

Entenda as funcionalidades do WhatsApp CRM e como ele ajuda na resolução dos problemas identificados:

  • Agendamento de consultas: Os pacientes podem entrar em contato com a clínica ou consultório por meio do aplicativo e agendar suas consultas diretamente. Enquanto isso, o WhatsApp CRM registra os agendamentos, confirma as consultas e envia lembretes automáticos.
  • Comunicação eficiente: Oferece uma plataforma conveniente para médicos e pacientes se comunicarem de forma rápida e direta, por onde podem tirar dúvidas, enviar relatórios ou resultados de exames, solicitar prescrições e receber orientações médicas.
  • Histórico de conversas: Mantém um registro das conversas entre as partes, o que facilita o acompanhamento do histórico médico bem como a continuidade do tratamento, permitindo um melhor entendimento do quadro clínico, além de fornecer um atendimento individualizado
    Integração com sistemas de gestão: É integrado a sistemas de gestão médica existentes, como registros eletrônicos de saúde (EHRs) ou sistemas de agendamento. Isso permite que as informações sejam sincronizadas e atualizadas automaticamente, melhorando a eficiência e a precisão dos registros e evitando a necessidade de duplicação de dados.
  • Automação de tarefas: É configurado para automatizar tarefas, como o envio de lembretes de consulta, confirmação de agendamentos e solicitação de feedback dos pacientes. Isso economiza tempo e esforço da equipe médica, permitindo que se concentre mais no atendimento ao paciente, além de reduzir a incidência de consultas perdidas ou canceladas.

Em um contexto pós-pandêmico, é essencial estabelecer um relacionamento digital sólido com os pacientes, tornando-se um elemento crucial e distintivo na prestação de serviços de saúde de qualidade.

Para a implementação de uma jornada de cuidado coordenada e com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do paciente além de garantir o acompanhamento contínuo de sua equipe de saúde, o WhatsApp CRM mostra-se uma opção extremamente vantajosa ao reunir flexibilidade, personalização e eficiência em uma única plataforma.

Tem se revelado uma ferramenta altamente segura para a área da saúde. Sua natureza assíncrona e capacidade de acompanhamento a longo prazo com custo reduzido são atributos que o tornam especialmente útil nesse contexto.

Ao integrar o WhatsApp a outras soluções, não apenas aumentamos a confidencialidade e segurança no uso da tecnologia em saúde, mas também viabilizamos a utilização dessas informações para um cuidado mais relevante e eficaz.

Para o paciente, por exemplo, a ferramenta funciona como um canal para acionar sua equipe, receber orientações, agendar consultas e ter acesso a seu plano de tratamento personalizado ou a pedidos de medicamentos e exames, oferecendo conveniência, simplicidade e uma experiência positiva.

Para o time de cuidado, o WhatsApp CRM funciona como um sistema de priorização de mensagens e armazenamento em sistemas de prontuário, garantindo que nada seja perdido a cada interação, enriquecendo o histórico dos pacientes, impulsionando o engajamento e contribuindo para a redução de custos.

Baixe agora nosso aplicativo (Disponível para Android e IOS)

Whatsapp CRM para encantar os pacientes

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *