Gestão de clínicaGestão do AtendimentoGestão FinanceiraSistema de gestão

8 Características de um bom Sistema de Gestão de Clínicas

Achar um bom sistema de gestão de clínicas não é tarefa fácil.  Há muitos softwares disponíveis no mercado para esta finalidade, o que proporciona um leque de opções – e de dúvidas – para os gestores.
Agendar pacientes, cuidar das fichas de cadastro e do relacionamento com pacientes, verificar indicadores de resultados, programar campanhas de marketing, realizar controle financeiro, arquivamento de dados e prontuários.
Só de ler essas primeiras linhas você já consegue visualizar com clareza toda a complexidade do seu dia-a-dia. Assim, se você quer se manter competitivo no mercado, você precisa de ferramentas adequadas para manter tudo sob controle de forma prática e eficiente.
Você saberia escolher o software ideal para as suas necessidades?
Confira as principais características para que um sistema de gestão de clínicas suba no seu conceito na hora de escolher o mais adequado para você:

1. Proporcional às suas necessidades

“Este Software realmente se adequa ao que eu e a minha clínica precisamos?”

Esta é a primeira pergunta que se deve fazer quando estiver prestes a decidir qual sistema de gestão você vai implantar. É o primeiro passo para uma escolha acertada, filtrando os recursos desnecessários para o funcionamento dos seus processos.
Um sistema inadequado, com toda a certeza, resultará em dificuldades operacionais, retrabalho, perda de tempo e às vezes, gastos desnecessários ou acima do previsto.

2. Completo

Ao mesmo tempo em que o sistema deve ser proporcional e adequado às tarefas da gestão da clínica, ele deve ser completo. A falta de algum recurso também implica em privação de tempo e gastos. Planeje-se e esteja atento a Softwares que tragam o que você precisa, sem carências ou complicações.
Sistema de gestão de clínica: Infográfico Grátis datas comemorativas Saúde Vianet

3. Flexível

A flexibilidade do sistema informatizado é importante para a possibilidade de transformá-lo e adaptá-lo quando necessário. Alguns sistemas perdem poder de gestão pois são moldados com base em interpretações literais de determinados manuais de procedimentos administrativos.
Com isso, acabam desconsiderando particularidades típicas de clínicas e consultórios com configurações peculiares.
Então, não se esqueça de perguntar ao consultor de vendas se há a possibilidade de adaptação de elementos do sistema, principalmente de relatórios, pois ele são ferramentas muito indispensáveis para tomada de decisões importantes.

4. De fácil manuseio

Ninguém quer sistemas confusos e desorganizados para não perder tempo e muito menos ter que ficar refazendo trabalho. A alimentação precisa ser simples, nada de infinitos campos apenas para cadastrar uma simples despesa, ou um paciente.
Qualquer um pode ficar responsável por alimentar um Software, desde que sua interface seja interativa, intuitiva e fácil de operar, em todos os níveis de usuários.

5. Mobilidade

Poder trabalhar, conferir e executar tarefas pelo seu computador ou celular de maneira remota, em qualquer lugar e a qualquer hora, sem necessariamente precisar estar no local de trabalho: convenhamos que é a melhor característica e vantagem que um Software pode oferecer, não é verdade?

6. Apresentar Sistema Multiplataforma

Um bom sistema de gestão de clínicas não pode limitar o uso a determinados sistemas, e por isso precisa funcionar bem em todas as plataformas (Windows, Mac OS, Linux, Android, iOS) e dispositivos ( desktops, tablets e smartphones).

7. Sigiloso e seguro

Ele precisa ser seguro para arquivamento de dados financeiros e principalmente pessoais, tanto de funcionários como pacientes, de acordo com as normatizações para registros eletrônicos de dados da saúde. Além disso, deve permitir backup para não se perder nada e manter os arquivos mais antigos.

8. Fornecedor e Suporte preparados

Você precisa ter muita confiança no fornecedor do seu software de gestão. Ele deverá lhe prestar um bom atendimento de suporte técnico,  para orientar em caso de dúvidas, e não deixar você, seus funcionários e pacientes na mão.
Além disso, deve oferecer soluções eficientes, em curto prazo de atendimento. Isso é essencial para resolver qualquer inconveniente, realizar manutenções e atualizações constantes.

Sistema de Gestão de Clínicas

Ficou alguma dúvida? Já possui um sistema de gestão de clínicas para seu negócio? Sabe onde você vai encontrar todas estas características? Ganhe tempo, atualize-se, organize-se, gerencie e o melhor: diminua custos sem afetar a qualidade do atendimento.

Experimente o Saúde Vianet por 15 dias GRÁTIS !

Infográfico Grátis datas comemorativas Saúde Vianet

Baixe agora nosso aplicativo (Disponível para Android e IOS)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *