Prontuário Médico Online: o que você realmente precisa saber
O prontuário médico é um sistema informatizado em que médicos e outros profissionais de saúde podem armazenar, gerenciar e compartilhar informações sobre o histórico médico de um paciente, incluindo medicamentos, diagnósticos, exames e tratamentos.
Esta ferramenta também permite que os profissionais de saúde acessem informações de forma segura, como resultados de exames, histórico médico do paciente, relatos de consulta e outras informações relevantes.
Ele também pode ser usado para fins de pesquisa e estudo.
Na prática, ele armazena e centraliza todas as informações clínicas e administrativas ligadas ao histórico de saúde de um paciente.
Então, se você gerencia uma clínica ou consultório que ainda não utiliza um prontuário médico, certamente testemunhará tempos muito difíceis, uma vez que o prontuário de papel não será capaz de cumprir essa tarefa tão bem quanto as ferramentas digitais.
Consequentemente, seu negócio sofrerá um impacto direto crescente, à medida que a concorrência adere ao uso deste poderoso recurso.
Afinal, com os competidores incorporando-o de maneira natural aos seus processos, em pouco tempo se tornarão muito mais eficientes do que você em termos de atendimento, relacionamento e marketing.
É bem provável, portanto, que clínicas/consultórios tenham seu tempo no mercado abreviado caso insistam em permanecer com o prontuário de papel . determinada por um fator mercadológico:
Pode parecer uma visão fatalista, mas é só ligar os pontos explicados abaixo, que mostram como o prontuário médico eletrônico traz benefícios em aspectos de relacionamento com o paciente e, também, em aspectos práticos, de ordem operacional e de manuseio.
Guia do artigo
O Prontuário Médico agrega valor ao atendimento
O prontuário médico é o documento por meio do qual o médico reúne todos os dados relevantes sobre o paciente, de forma sistematizada pelo software.
Esta sistematização permite que esses dados possam ser usados no futuro para prestar um atendimento melhor e mais preciso, que será percebido pelo paciente em forma de profissionalismo e confiança.
Por sua vez, a falta desta sistematização não apenas acarreta num atendimento mais lento e trabalhoso, como pode significar a perda do bem mais valioso de uma clínica: o próprio paciente.
Eu mesmo vivi uma situação que exemplifica bem o que estou dizendo. Certa vez, recebi uma prescrição médica em papel que, por descuido acabei perdendo.
Ao ligar para o profissional que me atendeu, ela não tinha uma “cópia dessa prescrição” – era uma receita bem grande para ser copiada em dois lugares. É necessário dizer qual impressão me causou?
Pois bem…a chance de eu agendar uma nova consulta foi aniquilada naquele exato momento.
Este contexto já teve, inclusive, considerável repercussão na mídia, mostrando casos ainda mais graves do que este, como os que podem ser vistos nesta matéria do Estadão.
Um paciente como eu, marcado por uma experiência prévia negativa, é muito tranquilamente acolhido por qualquer clínica que mostre profissionalismo e eficiência nesse quesito.
Prontuário Médico: uma abordagem inovadora
O prontuário médico, por si só, já auxilia centenas de clínicas a melhorarem seus processos e a se destacarem da concorrência.
O prontuário do Saúde Vianet, por sua vez, vai muito além dos prontuários disponíveis hoje no mercado.
É uma ferramenta que vai além da verificação do histórico de conduta médica e pode, também, ser utilizado na estratégia de comunicação do profissional de saúde, sendo seu aliado no apoio ao tratamento do paciente.
Prontuário Médico e o relacionamento com os pacientes
Em outras palavras, as informações geradas pelo prontuário serão utilizadas para finalidades de Relacionamento e Marketing.
Vejamos o seguinte exemplo: se um certo paciente passou por uma cirurgia dois dias atrás, posso criar uma regra automatizada que envie ao paciente uma mensagem (WhatsApp, SMS ou email) perguntando como ele se sente.
O paciente pode responder e, mediante a resposta, a clínica adotar uma ação sobre isso: ligar para ele, enviar outra mensagem, marcar um novo agendamento, etc.
Assim, proporcionamos o engajamento do paciente.
Utilizamos dados do prontuário para criar regras de relacionamento que são ativadas no momento certo (momento-chave).
Esse momento-chave pode ser utilizado para indicar o momento de um retorno do paciente para uma avaliação, de lembrar de medicamento, ou de passar uma orientação específica baseada na análise de dados no prontuário do paciente.
Exemplo: quando um médico (cardiologista) inclui uma determinada medicação, ele orienta o paciente a realizar um novo agendamento 3 meses depois trazendo novos exames a fim de avaliar o resultado da conduta atual.
O sistema pode enviar uma mensagem ao paciente lembrando da realização dos exames e enviando um link para agendamento da consulta de retorno para avaliação.
Também, é possível utilizar a integração do prontuário com o app de relacionamento, segmentando os pacientes com base no valor de uma variável.
Um exemplo disso, seria programar uma mensagem apenas para os pacientes em que a variável “Diagnóstico” tenha sido preenchida com o valor “tuberculose”.
Isso torna a comunicação da sua clínica com o seu paciente totalmente personalizada e automática
Razões práticas para se adotar o Prontuário Médico Eletrônico
Prontuário Médico mais ágil
Há mais um motivo bem pertinente para se adotar o prontuário médico eletrônico: evitar a caligrafia ilegível, que é um dos principais problemas de um prontuário escrito.
Médicos são famosos por prontuários rasurados em decorrência disso. Como consequência, são comuns os casos de receitas não compreendidas pelos farmacêuticos.
Ou seja, estamos diante de um problema que passou a ser culturalmente tolerado pela sociedade em geral.
A verdade, porém, é que essa característica, tão criticada na classe, é o resultado das características operacionais do exercício da própria profissão.
Durante uma anamnese, por exemplo, o médico tem muito pouco tempo para anotar muitas informações sobre o paciente e, por isso, o aspecto estético acaba ficando em segundo plano.
Entretanto, não deixa de ser muito grave, pois a má caligrafia, muitas vezes, compromete a compreensão das informações e, consequentemente, a aplicação correta de tratamentos e medicamentos.
Em vista deste contexto, desenvolvemos soluções estratégicas que aceleram a digitação.
Para agilizar a escrita médica, o prontuário médico do Saúde Vianet permite criar modelos de documentos, que podem conter uma série de variáveis internas ao longo de um texto aberto.
Essas variáveis são previamente determinadas e podem ser substituídas por diferentes tipos de dados.
Pode ser uma variável de conteúdo fixo, que busca a informação desejada no cadastro do paciente (p.ex. o nome de um paciente ou a data de nascimento).
Uma variável de conteúdo dinâmico pode ser substituída por informações que estão em constante atualização (p.ex. data da última consulta).
Também é possível atribuir um valor à variável no momento do preenchimento do documento (p.ex. variáveis para peso, altura, etc.).
E, apesar de o documento ser em texto corrido, essas variáveis podem ser computadas em fórmulas, como volume do ovário, que pode ser a multiplicação de outras variáveis.
Na prática, o que isso significa?
Primeiramente, significa que a digitação de uma receita, laudo médico, histórico de atendimento ou qualquer outro tipo de documento acaba sendo ser muito mais rápida.
Além disso, à medida que as informações dos pacientes vão sendo armazenadas, esse conjunto de documentos serve como uma fonte preciosa e confiável para pesquisa e estudo.
Isto é possível porque as informações preenchidas em forma de variável ficam armazenadas em nosso bancos de dados e podem ser lidas em poderosos relatórios que podem, inclusive, cruzá-las para permitir uma análise mais aprofundada.
Você consegue, portanto, extrair informações com um desempenho muito superior do que a simples localização em documento criados em editores comuns de texto livre.
O prontuário médico online também agiliza no agendamento da primeira consulta, no qual um link é enviado para o paciente preencher qualquer documento que seja conveniente (anamnese ou pré-cadastro, por exemplo), tornando o processo mais ágil e profissional.
Veja no link abaixo outras informações mais aprofundadas sobre o tema, fornecidas pelo Conselho Federal de Medicina:
Cartilha prontuário eletrônico: https://portal.cfm.org.br/crmdigital/Cartilha_SBIS_CFM_Prontuario_Eletronico_fev_2012.pdf
RESOLUÇÃO CFM Nº 1.821/07: http://www.portalmedico.org.br/resolucoes/cfm/2007/1821_2007.htm
Redução de glosas
Glosas são recusas no pagamento das cobranças de consultas efetuadas por convênios de saúde. A maioria das glosas é devido a erros comuns na fase pré-analítica, no agendamento e atendimento do paciente.
Para evitar que isso aconteça, a utilização de prontuários médicos eletrônicos é recomendada, pois, com ela, as informações sobre os procedimentos cobertos (ou não) por um determinado plano de saúde são vistas de forma automática e em tempo real.
Além disso, a solicitação para exames não ficará parada na área de autorização e será possível saber todas as regras de coberturas dos convênios/planos, identificando qualquer possível desvio.
Dessa forma, a utilização de um prontuário do paciente ajuda a evitar glosas e a tornar o processo de pagamento mais eficiente.
Por meio desse prontuário médico eletrônico, os profissionais da área de saúde poderão ter acesso às informações necessárias para garantir o procedimento correto e evitar erros que possam resultar em glosas.
Além disso, o prontuário do paciente permite que os profissionais da área de saúde tenham uma visão mais ampla e aprofundada sobre as regras de cobertura dos convênios/planos, o que melhora o processo de pagamento e diminui as chances de não pagamento.
Isso significa que a utilização do prontuário médico eletrônico é uma excelente maneira de gerenciar as informações necessárias para evitar a ocorrência de glosas no pagamento de consultas efetuadas por convênios de saúde.
Veja o infográfico sobre faturamentos de convênios e entenda a importância do TISS para sua clínica.
Vida útil praticamente infinita
O prontuário médico eletrônico é uma ferramenta que permite aos profissionais de saúde armazenar e acessar dados e informações dos pacientes por um tempo indefinido.
Diferente dos prontuários usuais em papel, os registros eletrônicos podem ser mantidos por um período de tempo ilimitado.
O prontuário médico eletrônico também oferece diversas características que o tornam mais eficiente do que o prontuário em papel, como a possibilidade de acessar os dados dos pacientes a partir de qualquer lugar, a agilidade na troca de informações, o armazenamento não apenas de dados cadastrais, mas também arquivos de texto, exames e fotos.
Além disso, o prontuário médico online Saúde Vianet é extremamente seguro, pois oferece aos profissionais de saúde a possibilidade de proteger os dados dos pacientes por meio de senhas.
Ele é, sem dúvida, uma excelente ferramenta que oferece aos profissionais da saúde um meio moderno, eficiente e seguro de armazenar e acessar informações dos pacientes.
E por que alguns ainda não aderiram ao uso do Prontuário Médico?
Há diferentes motivos relatados pelos donos de clínicas para não usarem o prontuário médico ou prontuário eletrônico do paciente (PEP).
Entretanto, a esmagadora maioria desses motivos, na verdade, são meros pretextos para tentar justificar a resistência às mudanças.
O desconforto em investir um tempo mínimo para implementar os novos processos acaba ofuscando todos os benefícios que o sistema traz consigo.
Entretanto, dentre as razões apresentadas para não adotar a informatização do atendimento, alguns deles são mais elaborados e, de fato, merecem atenção, pois levantam questões pertinentes a serem analisadas.
Uma delas é o receio de que os dados dos pacientes possam ser acessados de forma ilegal ou, até mesmo, comercializados.
É uma preocupação pertinente, mas que já foi resolvida de maneira muito simples.
Renato Françoso Filho, do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) e diretor de Comunicação da Associação Paulista de Medicina (APM), ao se referir ao prontuário médico unificado adotado pelo Governo de São Paulo em 2013, ressaltou a necessidade de se ter um controle do histórico de acesso às informações produzidas no prontuário.
Ele enfatizou este ponto considerando a possibilidade de que tais informações dados cheguem a convênios de saúde ou a seguros de vida, pois, nesses casos, não se poderia excluir um paciente por conta das doenças que ele tivesse e nem mesmo avaliar a rentabilidade de assegurá-lo ou não com base nessas informações.
Já o presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), Cid Carvalhaes, na mesma ocasião, ressaltou a importância de se registrar quem teve acesso às informações e de que o próprio paciente pudesse acompanhar o prontuário.
O próprio sistema tem de identificar e gravar quem acessou os dados, garantindo um controle de quem deve ler esse material.
Os dois ressaltaram que o projeto, que se revelou um grande case de sucesso do prontuário médico na rede pública, só seria eficaz se a tecnologia adotada pelo governo conseguisse gerenciar com agilidade as informações registradas.
E essa é uma das grandes vantagens do prontuário médico do Svianet: as informações geradas são gravadas juntamente com um histórico de acesso, para que possam ser identificados os usuários que acessaram e/ou alteraram alguma informação do documento.
Além disso, informações ricas para uma gestão ágil podem ser exibidas de maneira visualmente simples, rápida e objetiva em nossa tela de indicadores ou em forma de relatórios, ambos personalizáveis.
A questão da validade jurídica do documento gerado pelo prontuário médico também te gerado receio no meio.
Entretanto, vamos explorar o tema mais detalhadamente em outro artigo.
E você? Como manuseia e guarda os dados dos seus pacientes? Quais são suas principais dúvidas a respeito do assunto?
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