Gestão de clínicaSistema de gestão

Prontuário eletrônico online: segurança e agilidade

O prontuário eletrônico online tem sido um grande aliado nas instituições de saúde com a crescente inserção tecnológica no setor.

Os dados do paciente, além uma propriedade dos mesmos, devem ter a sua segurança garantida pela clínica que os possui.

Afinal, além da responsabilidade de preservar as informações do paciente, é dever da clínica manter a estrutura necessária para manipular e preservar esses dados valiosos.

O que é um Prontuário Eletrônico Online

Um prontuário eletrônico online é um registro que contém informações específicas sobre a saúde de um paciente.

O prontuário eletrônico online é geralmente mantido pelo médico ou enfermeiro responsável pelo tratamento de saúde do paciente.

Nele, estão contidas informações sobre o histórico médico do paciente, medicamentos, diagnósticos, tratamentos, exames e outras informações relevantes.

Por isso, é um registro importante para ajudar os médicos a manter um cuidado de qualidade e seguro. Ele também é usado para fins de pesquisa e estudo.

Vantagens do Prontuário Eletrônico Online

Otimização de processos

Os processos que antes eram em sua maioria manuais, tendem a ser automatizados. Para que a clínica possa dar a garantia de que esses processos mantenham a integridade do paciente, o PEP, Prontuário Eletrônico do Paciente é uma excelente solução.

Aumento da segurança de dados dos pacientes

Veja 4 situações em que o PEP auxiliar na segurança dos dados do seu paciente:

1 – Segurança das Informações.

As informações armazenadas em papel estão se tornando cada vez mais obsoletas. Portanto, o simples ato de utilizar o Prontuário Eletrônico já um passo para assegurar os dados dos pacientes. Ter o histórico clínico dos pacientes armazenados nos backups digitais possibilita a preservação e a integridade dos dados. Caso algo aconteça com os dados físicos, as informações necessárias para o tratamento dos pacientes não será perdida.

2 – Segurança do Paciente.

O PEP é uma ferramenta que trabalha atrelada a inteligência clínica. Assim, ele auxilia na personalização do atendimento ao paciente. Ou seja, ele assegura que os processos e tratamentos a serem executados, garantindo a integridade física do paciente. Tendo os dados integrados em um Prontuário Eletrônico, o processo da consulta médica é otimizado. O médico tem ao alcance de poucos toques, todas as informações necessárias para avançar com os procedimentos e diagnósticos.

3 – Confidencialidade.

Assim como a segurança dos dados, os mesmos são confidenciais, apenas os usuários e os médicos terão acesso ao prontuário do paciente. O PEP possibilita o resguardo das informações divulgadas pelo paciente ao médico.

4 – Manter registros por tempo indeterminado.

O PEP permite que os dados e informações dos pacientes sejam mantidos por um tempo indeterminado. Diferente dos prontuários usuais em papel. Que seja por desgaste ou até mesmo espaço para armazenamento acabam por ter a sua vida útil encurtada.

Os registros eletrônicos, por sua vez, podem ser mantidos por um período indefinido.

Além das 4 características citadas acima, o prontuário eletrônico online Saúde Vianet permite acessar todos os dados dos seus pacientes de qualquer lugar. Além da agilidade e armazenamento não apenas de dados cadastrais, mas também arquivos de texto, exames e fotos.

Artigos relacionados