Relacionamento com o paciente

Primeira consulta: o que fazer quando o paciente sai dela?

Trazer o paciente para a primeira consulta é uma tarefa que pode ser difícil para algumas clínicas. Afinal, é necessário provar que seu consultório oferece as melhores condições, que costumam ser uma junção de bom atendimento na recepção e na sala do médico, boa infraestrutura e o preço oferecido pelo serviço.

Logo, é comum pensar que a maior dificuldade talvez seja essa: levar o paciente até você.

Por isso, é que deve existir uma outra preocupação que se assemelha em dificuldade após a primeira consulta: fazer com que o paciente retorne.

Na matéria de hoje, você poderá conferir algumas dicas que poderão ser aplicadas em sua clínica após a primeira consulta e que podem ser responsáveis pelo retorno de seus pacientes.

Primeira consulta: o que fazer quando o paciente sai dela?

Por que o paciente não retorna?

Antes de ir, de fato, para as dicas, é necessário estar ciente dos motivos por trás da falta de retorno de seus pacientes.

Entender isso, vai fazer com que a solução venha mais rapidamente e evite que isso aconteça outras vezes.

Como foi citado no início dessa matéria, o que faz com que o seu paciente decida ir até a sua clínica é a junção de um bom atendimento na recepção e na sala médica, uma boa infraestrutura e o preço. Não surpreendentemente, são os mesmos motivos que, quando ausentes, os fazem não retornarem.

Quando o paciente percebe algo que o incomoda é normal que não retorne sem dar satisfação alguma, deixando a clínica sem saber o que fazer.

Por isso, analise bem os seguintes pontos:

Bom atendimento: ser recebido com cordialidade e levado entre os processos de forma clara é essencial para que o paciente se sinta bem-vindo. Isso não é necessário apenas na recepção, mas também quando ele está sendo atendido pelo médico. É comum ver muitas reclamações sobre como estes profissionais tratam seus pacientes e, metade das vezes, os pacientes deixam de retornar pelo mesmo motivo.

 Por isso, é importante avaliar como os atendimentos estão sendo realizados e o nível de satisfação de seus pacientes.

Infraestrutura: a infraestrutura é o conjunto de elementos que permitem que a empresa continue funcionando. Elas são o espaço, os equipamentos e até mesmo os móveis dispostos nas salas. Muitos pacientes sentem-se incomodados com uma clínica que não cuida de detalhes tão importantes como estes, disponibilizando equipamentos que não funcionam direito, recepção mal organizada ou até o espaço pequeno demais para tanta gente.

Lembre-se sempre de tomar cuidado com este aspecto que está, principalmente, à vista dos olhos de seus pacientes.

Preço: o preço não é algo que a clínica deve se preocupar, mas sim o paciente. Ele contrata um serviço que está dentro daquilo que ele pode gastar e isso não depende de você. Mas, então, o que pode ser feito? É preciso tomar cuidado, apenas, com uma situação: se você faz propaganda de sua clínica através de anúncios, lembre-se sempre de anunciar para pessoas de classes sociais que podem pagar pelo seu serviço, evitando assim atrair aqueles que podem achar o seu preço alto demais.  

Logo, o preço deve ser um fator preocupante apenas se pessoas que não podem pagar por seu serviço estiverem procurando-o em excesso.

O que fazer depois da primeira consulta?

Primeira consulta: o que fazer quando o paciente sai dela?

Agora que avaliamos um pouco de alguns dos motivos que fazem não retornar, é o momento de entender como fazê-los retornar e/ou manter a sua clínica na mente dele.

Para isso, a sua clínica deve ter um plano de marketing bem estabelecido, criando uma trilha com um passo a passo do que fazer após a primeira consulta, sempre pensando na forma como seu paciente gostaria de ser tratado. Aqui vão alguns exemplos do que você pode fazer:

LEMBRETE DE ANIVERSÁRIO: imagina receber uma mensagem de aniversário de uma clínica onde foi atendido apenas uma vez? Isso faz com que o paciente tenha uma visão mais humanizada do local.

LEMBRETE DE AGENDAMENTO: isso é algo a ser feito antes da consulta, mas também depois, principalmente se o paciente já deixou a próxima consulta marcada, depois de sair da primeira. Mantenha aceso na mente dele que tem um compromisso com sua clínica, mas sem parecer que está desesperado, pois isso pode afastá-los.

LEMBRETE DE RETORNO: o paciente realizou a primeira consulta e ainda não retornou meses depois? É o momento certo de enviar um lembrete informando a importância dos retornos e que estão esperando por eles.

PESQUISA DE SATISFAÇÃO: antes do paciente sair de sua clínica, após a primeira consulta, lembre de pedir que ele preencha uma pesquisa de satisfação. A pesquisa precisa ser simples e direta, apenas para que você entenda o que ele achou do atendimento e da infraestrutura. Deve também ser sempre anônima para que o paciente se sentir confortável para responder.

SOFTWARE DE GESTÃO: um software de gestão visa facilitar a gestão da clínica. Com ele, você pode economizar tempo, pois poderá fazer todos os tópicos anteriores de uma forma muito mais fácil, além de reduzir os gastos. Além disso, também pode contar com o prontuário eletrônico e possibilizar um agendamento online para seu paciente.

Estes itens são apenas alguns que podem ser aplicados em sua clínica junto com uma boa estratégia de marketing médico. É necessário ter em mente sempre o melhor para seu paciente e entender como ele se sente para oferecer aquilo que ele precisa.

Cada paciente tem suas particularidades e esses tópicos que citamos são apenas a ponta de algo muito maior que só será possível entender conforme vai juntando informações sobre seus pacientes.

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