Marketing para Clínicas

O que é permitido no marketing em saúde

Pode ou não pode? Acerte no Marketing em saúde.

marketing em saúde

 
O crescimento de plataformas de redes sociais como um espaço para publicidade e negócios trouxe novas possibilidades para divulgar o trabalho de médicos, dentistas e outros profissionais de saúde, bem como para atrair pacientes para consultórios e clínicas, independente de seu porte, através do marketing em saúde.


Na mesma medida em que a internet democratizou e modificou o marketing, surgiram dúvidas e dilemas sobre como essas ferramentas podem ser exploradas pelo setor da saúde sem ferir os aspectos éticos exigidos para uma boa prática clínica. 


Os Conselhos profissionais, responsáveis por regulamentar e fiscalizar o exercício de cada ofício, já traziam regras relacionadas à publicidade em seus códigos de ética e também resoluções.

Alguns destes órgãos, a exemplo do Conselho Federal de Medicina (CFM), também atualizaram recentemente suas diretrizes considerando as novidades trazidas pelas redes sociais. 


Atender a essas normas garante segurança jurídica para um consultório ou clínica, além de criar expectativa positiva por parte dos pacientes, que estão cada vez mais atentos e criteriosos no momento de escolher os profissionais que serão responsáveis pelo cuidado de sua saúde.

Veja aqui o que é permitido fazer no marketing em saúde:


Tipo de mídia
De acordo com o Código de Ética Odontológica, os anúncios, propaganda e publicidade poderão ser feitos por cirurgiões-dentistas em qualquer meio de comunicação, desde que respeitando as regras do Código. 


Dados obrigatórios
Devem constar nas peças de comunicação e divulgação o nome e o número de inscrição da pessoa física ou jurídica do profissional, assim como deixar claro a profissão exercida, a exemplo de cirurgião-dentista e as demais profissões auxiliares regulamentadas.

No caso do médico, é obrigatório informar seu número no Conselho Regional de Medicina e o estado ao qual está vinculado, além do Registro de Qualificação de Especialista (RQE), caso vá tenha alguma especialidade. Se o anúncio for de clínicas ou consultórios, também é necessário informar o nome e o número de inscrição do responsável técnico do empreendimento.

O mesmo vale para médicos, devendo constar nome e registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) do diretor técnico.


Especialidades
O profissional médico ou dentista pode divulgar sua especialidade ou área de atuação, desde que sejam reconhecidas pelos Conselhos Federais, e que o profissional possua o título correspondente e o Registro de Qualificação de Especialista (RQE). O Código de Ética Odontológica ainda permite divulgação de procedimentos e técnicas de tratamento reconhecidas pelo conselho.


Comunicação visual
Logotipos são criados para dar identidade a uma clínica e consultório e dessa forma serem facilmente reconhecidas pelos pacientes, favorecendo o vínculo, no marketing em saúde. Na elaboração, além da criatividade, são usados conhecimentos em design referentes a cor, forma e outros aspectos, de forma a passar uma mensagem ao público. Eles também têm sua utilização permitida em peças publicitárias.


Produção de conteúdo
Como em qualquer outro nicho, o engajamento pode ser muito maior quando além de publicidade, o público-alvo encontra conteúdo de qualidade e informação. O profissional de saúde ou o perfil institucional de uma clínica pode publicar conteúdo de caráter educativo em diversos formatos, desde que não aborde o assunto de forma sensacionalista, promocional ou com informações inverídicas.


Informações úteis

No caso dos dentistas, é possível incluir no anúncio dados que facilitem o acesso dos pacientes aos serviços oferecidos, como endereço, telefone, fax, endereço eletrônico, horário de trabalho, além de informações como convênios atendidos, credenciamentos, e realização de atendimento domiciliar e hospitalar.

O uso de ferramentas de comunicação como telefone, SMS, e-mails e aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, também facilitam o marketing no sentido inverso, possibilitando contactar clientes para confirmação de consultas, campanhas publicitárias e ações gerais e segmentadas por nicho. 


Com o módulo de marketing do Saúde Vianet, é possível integrar os parâmetros relacionados aos contatos à agenda e ao sistema de prontuários, otimizando o relacionamento com os pacientes. 
 
Conheça mais do Saúde Vianet.
Baixe agora nosso aplicativo (Disponível para Android e IOS)
 
Saiba Mais:
Como se adequar ao paciente 2.0
Conheça quais são os benefícios de usar o Marketing Médico
Saiba quais são os benefícios de utilizar um software de gestão médica
 

Artigos relacionados