Marketing para Clínicas

Como fidelizar pacientes com marketing de relacionamento

Como fidelizar pacientes com marketing de relacionamento.

Na era da informação, estabelecer uma comunicação efetiva com o seu público é essencial. A fim de disseminar a marca, criar um canal de comunicação com os seus clientes e se posicionar no mercado, o marketing de relacionamento é uma estratégia assertiva para fidelizar pacientes.
O marketing de relacionamento é um conjunto de estratégias a fim de propagar a marca, fidelizar o público e tudo com foco na excelência dos relacionamentos humanos.
Veja 5 dicas para melhorar o marketing da sua clínica. 
O marketing de relacionamento para clínicas é a junção de algumas estratégias a fim de prospectar, fidelizar pacientes e posicionar a marca  da sua clínica no mercado. Não se trata apenas de uma campanha de marketing ou de comunicação. A intenção da estratégia empregada pelo marketing de relacionamento é tornar o cliente, no caso, o paciente, um porta voz da marca. Pela boa experiência que o paciente teve ao se envolver com a sua clínica, ele vai propagar e recomendar a sua marca.

Qual o intuito do Marketing de Relacionamento?

O marketing de relacionamento, como já citado, não é apenas uma ferramenta para a venda. O que ele pretende, é estabelecer uma mão de via dupla entre empresa e cliente. Visando inclusive que o paciente se torne um fã da clínica e não apenas mais um cliente.
Além disso, o marketing de relacionamento prevê estreitar os relacionamentos entre pacientes e clínica. O objetivo é criar uma relação contínua entre as partes. Com isso, a estratégia do marketing de relacionamento é uma ferramenta a ser construída e estabelecia a longo prazo. O foco é sempre o relacionamento e fidelizar pacientes.
Com o foco do marketing sendo no relacionamento, o paciente tem maior clareza sobre o que acontece na clínica, e seu atendimento muitas vezes é personalizado. O contato entre as partes torna-se então mútuo. O paciente passa a ter maior consciência sobre o trabalho da clinica, respostas mais rápidas e a clínica passa a ter um feedback assertivo dos clientes.
Veja 9 ideias para encantar os seus pacientes. 

Como implementar o Marketing de Relacionamento?

Já mostramos que os resultados do marketing de relacionamento traz vários benefícios para os envolvidos. Mas como implementar, de fato, as estratégias em sua clínica?
A primeira etapa para aplicar o marketing de relacionamento é conhecer o seu público. Pode parecer óbvio, mas não é possível estabelecer um marketing com foco no relacionamento com o público sem que este seja definido. Posteriormente, será possível estabelecer personas para os melhores perfis de pacientes, possibilitando assim, que as estratégias criadas para atingir os públicos sejam implementadas.
Veja como implementar o marketing de relacionamento na sua clínica em 4 passos. 

SaúdeVianet e o Marketing de Relacionamento.

O software SaúdeVianet permite que sua clínica mantenha as suas estratégias focadas no paciente, ou seja, a partir do marketing de relacionamento. O software atua na gestão da clínica, além de permitir estreitar o relacionamento e fidelizar pacientes.
Através do aplicativo de marketing do SaúdeVianet, é possível potencializar o relacionamento, criando mensagens personalizadas e automatizar o envio de SMS e e-mails. As mensagens podem ser segmentadas de acordo com o paciente, que só recebe aquela que lhe interessa.
Com os parâmetros do software, o aplicativo também já te proporciona estabelecer a segmentação de público de acordo com a sua base de pacientes.
O aplicativo SaúdeVianet oferece essas e outras funções a fim de auxiliar na gestão e no marketing da sua clínica médica. Faça um teste grátis com duração de 15 dias e conheça você mesmo as facilidades que a tecnologia atrelada a saúde podem te proporcionar.
Fonte: Revista Facima digital – Marketing de relacionamento com o cliente. 


 
O que achou da ideia de ter o marketing de relacionamento na sua clínica? Você já usa essa ferramenta? Comenta aqui o que você acha sobre essa estratégia para atrair e fidelizar pacientes da sua clinica.

Artigos relacionados