Gestão de clínicaGestão do AtendimentoMarketing para Clínicas

5 dicas para fidelizar pacientes

Criar estratégias para fidelizar pacientes pode ser o caminho mais eficiente para se alcançar o sucesso e os resultados desejados.
Isto ocorre porque, normalmente,, o paciente que procura uma consulta de uma determinada especialidade médica irá se deparar com milhares de opções de profissionais. Por isso, tornar-se a melhor escolha nesse universo de possibilidades é cada vez mais necessário.
Sabemos que o paciente necessita, cada vez mais, de experiências que vão além da simples consulta médica.
Eles querem chegar em um consultório ou clínica e ter um excelente atendimento, encontrar um ambiente agradável e não precisar esperar horas para ser atendido. E é por isso que a fidelização dos pacientes é tão importante quanto saber diagnosticar ou prevenir uma enfermidade.
A qualidade do atendimento, o conforto do ambiente, o tempo de espera e outros fatores são percebidos pelo seu paciente nos níveis consciente e inconsciente.
Desse modo, você terá fidelizado o seu paciente quando causar nele uma sensação, ou seja, quando o seu atendimento como um todo produzir uma impressão emocional e psicológica positiva que vai além do crivo racional.
Além disso, os pacientes fiéis tendem a continuar o tratamento e indicar o trabalho para amigos e conhecidos, por se sentirem seguros e confiantes em relação ao profissional.

Conheça 5 dicas para fidelizar pacientes

Todo o esforço no sentido de fidelizar pacientes é, no final, bastante compensador. É preciso lembrar que, em geral, o paciente procura o médico quando já está doente ou com dor e, por isso, está mais sensível a tudo o que acontece. Neste momento, é preciso ter em mente que ele precisa (e quer) ser bem acolhido.
Estratégias simples podem ajudar muito nesse processo. A seguir, conheça 5 dicas para fidelizar pacientes que irão ajudar você a ser destaque e referência na sua área de atuação.

  • Valorize o visual do seu espaço de trabalho

    A sala de espera é o primeiro contato que o paciente tem com os seus serviços. Por isso, valorize cada detalhe e preocupe-se em fazer com que ele se sinta confortável. O primeiro passo é cuidar para que o ambiente não passe uma sensação de frieza.Mantenha disponível jornais e revistas, deixe a TV ligada em um conteúdo agradável (preferencialmente uma TV Corporativa) e tenha muito critério ao escolher a música que irá tocar no ambiente, disponibilize Wi-Fi e ofereça água, chá, café e biscoitos.Caso seja possível, personalize o ambiente de acordo com o tipo de público que você costuma receber.
    Para um obstetra, uma ótima ideia seria disponibilizar informativos sobre gestação e parto, além de fotos de nascimentos (com autorização prévia), por exemplo. Este tipo de estratégia denota ao seu paciente que você se preocupa com o bem-estar dele.

  • Promova uma experiência de atendimento excelente

    Esta estratégia é fundamental. De nada adianta investir em personalização e boa aparência se o paciente não for bem recebido quando entrar em contato com a sua clínica. Tenha sempre em mente que não existe hora certa para o bom atendimento ser praticado.Isso deve ser uma regra básica da sua clínica, desde a marcação da consulta até a hora que o paciente estiver dentro do consultório. Ele precisa sentir-se especial desde o primeiro contato.

  • Evite deixar o paciente esperando por muito tempo

    Sempre que tem consulta, o paciente já sabe que, provavelmente, vai ter que ficar esperando. Isso é péssimo para a reputação de qualquer profissional. Por isso, seja você a pessoa que faz diferente.Organize as consultas com um tempo razoável entre uma e outra, já contando possíveis atrasos. Isso evita, por exemplo, que uma demora na primeira consulta do dia afete todas as demais.Mesmo que os atrasos sejam inevitáveis, faça com que eles sejam uma exceção e não uma regra. É sempre melhor ter um paciente bem atendido do que dois cansados de espera.

  • Ofereça atendimento de qualidade fora do consultório

    Não esqueça do seu paciente depois que ele for embora do seu consultório.Fidelizar pacientes é estar disponível para responder as dúvidas que ele pode ter após a consulta, é encaminhar e-mails com novidades e informações úteis, é manter um site bonito e atualizado na internet e nas redes sociais e é enviar um cartão de aniversário, por exemplo.
    Estas atitudes simples fazem toda a diferença. O importante é mostrar que você o valoriza.

  • Invista em uma ferramenta de gestão para a sua clínica

    Os softwares de gestão eletrônica são uma maneira comprovadamente eficiente de organizar o seu consultório ou clínica.É o tipo de solução que se reverte em economia de tempo, por simplificar as rotinas administrativas, e em aumento de faturamento, por ajudar na captação e manutenção de pacientes.Os programas de gestão mais completos integram:
  • agenda de consultas e prontuários eletrônicos;
  • informações precisas dos seus pacientes;
  • acessibilidade e baixo custo de manutenção;
  • segurança das informações contidas neles;
  • qualidade na gestão de estoques e de relacionamento com os fornecedores;
  • relacionamento médico/paciente personalizado e humanizado;
  • manuseio fácil e amigável;
  • maior controle financeiro.

Além disso, os softwares eletrônicos de gestão reduzem os custos por meio da automatização do serviço. Um negócio automatizado e mais organizado certamente tem seu desempenho otimizado em até 30%.
Em resumo, tratamentos e procedimentos bem gerenciados levam a custos mais enxutos, a uma maior rentabilidade para a clínica/consultório, à redução de desperdícios e de gastos desnecessários, à economia de tempo dos profissionais de saúde e da equipe administrativa e, o mais importante: aos pacientes atendidos com eficiência e mais satisfeitos, o que, certamente, irá levar mais pacientes a procurarem pelo seu serviço.
Cada detalhe importa no processo de fidelizar pacientes. Qualquer descuido, já no primeiro atendimento, vira motivo para ele não voltar mais. Afinal, opções de serviço medianas existem aos montes no mercado. Por isso, faça bem o básico e depois busque se diferenciar dos demais concorrentes. O seu negócio e os seus pacientes agradecem!

 


SOBRE A AUTORA

Bruna Rezende, é economista formada, com especialização em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, e Mestranda em Administração em gestão na saúde pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Empresária com mais de 10 anos de experiência em marketing, fundadora e CEO da E-saúde, agência de marketing especializada na saúde, com vasta experiência com o segmento de saúde e de ações de marketing no setor.

Conheça mais do Saúde Vianet e aproveite todas as soluções que o software oferece.

Baixe agora nosso aplicativo (Disponível para Android e IOS).

5 dicas para fidelizar pacientes

Artigos relacionados