Sistema de gestão

8 características de um bom software para clínicas

Achar um bom software para clínicas não é tarefa fácil.  Há muitos sistemas disponíveis no mercado para esta finalidade, o que proporciona um leque de opções – e de dúvidas – para os gestores.

Agendar pacientes, cuidar das fichas de cadastro e do relacionamento com pacientes, verificar indicadores de resultados, programar campanhas de marketing, realizar controle financeiro, arquivamento de dados e prontuários… Quanta coisa!

Só de ler essas primeiras linhas você já consegue visualizar com clareza toda a complexidade do seu dia-a-dia, não é?

Assim, se você quer se manter competitivo no mercado, você precisa de ferramentas adequadas para manter tudo sob controle de forma prática e eficiente.


Você saberia escolher o software para clínicas ideal para as suas necessidades?


Confira as principais características para que um software para clínicas suba no seu conceito na hora de escolher o mais adequado para você:

1. Proporcional às suas necessidades

8 características de um bom software para clínicas

“Este Software para clínicas realmente se adequa ao que eu e a minha clínica precisamos?”

Esta é a primeira pergunta que se deve fazer quando estiver prestes a decidir qual sistema de gestão você vai implantar. É o primeiro passo para uma escolha acertada, filtrando os recursos desnecessários para o funcionamento dos seus processos.


Um sistema inadequado, com toda a certeza, resultará em dificuldades operacionais, retrabalho, perda de tempo e às vezes, gastos desnecessários ou acima do previsto.

2. É um software para clínicas completo

Ao mesmo tempo em que o software para clínicas deve ser proporcional e adequado às tarefas da gestão da clínica, ele deve ser completo. A falta de algum recurso também implica em privação de tempo e gastos. Planeje-se e esteja atento a Softwares que tragam o que você precisa, sem carências ou complicações.

3. Flexível

A flexibilidade do sistema informatizado é importante para a possibilidade de transformá-lo e adaptá-lo quando necessário. Alguns sistemas perdem poder de gestão pois são moldados com base em interpretações literais de determinados manuais de procedimentos administrativos.
Com isso, acabam desconsiderando particularidades típicas de clínicas e consultórios com configurações peculiares.
Então, não se esqueça de perguntar ao consultor de vendas se há a possibilidade de adaptação de elementos do sistema, principalmente de relatórios, pois ele são ferramentas muito indispensáveis para tomada de decisões importantes.

4. De fácil manuseio

Ninguém quer softwares para clínicas confusos e desorganizados para não perder tempo e muito menos ter que ficar refazendo trabalho. A alimentação precisa ser simples, nada de infinitos campos apenas para cadastrar uma simples despesa, ou um paciente.
Qualquer um pode ficar responsável por alimentar um Software, desde que sua interface seja interativa, intuitiva e fácil de operar, em todos os níveis de usuários.

5. Mobilidade

8 características de um bom software para clínicas

Poder trabalhar, conferir e executar tarefas pelo seu computador ou celular de maneira remota, em qualquer lugar e a qualquer hora, sem necessariamente precisar estar no local de trabalho: convenhamos que é a melhor característica e vantagem que um Software pode oferecer, não é verdade?

6. Apresentar Sistema Multiplataforma

Um bom sistema de gestão de clínicas não pode limitar o uso a determinados sistemas, e por isso precisa funcionar bem em todas as plataformas (Windows, Mac OS, Linux, Android, iOS) e dispositivos ( desktops, tablets e smartphones).

7. Sigiloso e seguro

Ele precisa ser seguro para arquivamento de dados financeiros e principalmente pessoais, tanto de funcionários como pacientes, de acordo com as normatizações para registros eletrônicos de dados da saúde. Além disso, deve permitir backup para não se perder nada e manter os arquivos mais antigos.

8. Fornecedor e Suporte preparados

Você precisa ter muita confiança no fornecedor do seu software de gestão. Ele deverá lhe prestar um bom atendimento de suporte técnico,  para orientar em caso de dúvidas, e não deixar você, seus funcionários e pacientes na mão.
Além disso, deve oferecer soluções eficientes, em curto prazo de atendimento. Isso é essencial para resolver qualquer inconveniente, realizar manutenções e atualizações constantes.

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