Prontuário EletrônicoGestão de clínica

5 benefícios da assinatura digital para médicos e clínicas

Neste artigo, você aprenderá tudo sobre os benefícios da assinatura digital para médicos e clínicas. 

Por isso, continue lendo este post para não perder nenhuma dica valiosa  que separamos para você.  

No passado, quando um médico ou clínica precisava assinar um documento, eles usavam uma caneta física para fazer isso. No entanto, com o advento das assinaturas digitais, isso não é mais necessário. 

Uma assinatura digital é um equivalente eletrônico de uma assinatura manuscrita que pode ser usada para autenticar documentos eletronicamente. 

Ao assinar um documento digitalmente, o médico ou a clínica podem adicionar seu nome, título e outras informações ao documento da mesma forma que fariam se o estivessem assinando fisicamente. 

Isso torna mais fácil para os destinatários do documento assinado verificar sua autenticidade, além de ajudar a evitar fraudes.

Como funciona uma assinatura digital?

Uma assinatura digital é uma técnica matemática usada para validar a autenticidade e a integridade das informações digitais. 

Ela é como uma assinatura manuscrita tradicional, pois identifica o signatário e indica que o mesmo concorda com as informações contidas no documento. 

Ao contrário de uma assinatura tradicional, no entanto, uma assinatura digital é muito mais difícil de falsificar.

As assinaturas digitais são criadas usando criptografia de chave pública, que envolve duas chaves: uma chave pública e uma chave privada. 

A chave pública está disponível para qualquer pessoa, mas a chave privada deve ser mantida em segredo. Ao assinar um documento, o signatário usa sua chave privada para criar um código exclusivo que não pode ser replicado. 

Esse código é então anexado ao documento. Para verificar a assinatura, alguém com a chave pública do signatário pode usá-la para descriptografar o código e compará-lo com sua própria versão do documento. 

Se eles corresponderem, isso prova que ninguém adulterou o documento e que ele veio do signatário.

Por que médicos e clínicas precisam utilizar uma assinatura digital?

Há muitas razões pelas quais médicos e clínicas podem precisar usar uma assinatura digital. 

Por um lado, isso ajuda a garantir que os registros médicos sejam confidenciais e seguros. 

As assinaturas digitais também podem ser usadas para verificar a identidade de pacientes ou médicos e para autorizar o acesso a registros médicos. 

Além disso, elas ajudam a evitar fraudes, garantindo que somente usuários autorizados possam visualizar ou fazer alterações nos documentos.

Quais são os 5 principais benefícios de usar uma assinatura digital para médicos e clínicas?

  1. Maior segurança: Com uma assinatura digital, médicos e clínicas podem ter certeza de que os documentos que estão assinando são autênticos e não foram adulterados. Isso se deve ao fato de que as assinaturas digitais usam criptografia para verificar a identidade do signatário e garantir que o documento não tenha sido alterado.
  2. Tempo de resposta mais rápido: com uma assinatura digital, não há necessidade de imprimir documentos ou enviá-los por fax. Isso economiza tempo para ambas as partes envolvidas na transação.
  3. Maior conveniência: as assinaturas digitais podem ser usadas de qualquer lugar do mundo, desde que você tenha uma conexão com a Internet. Isso torna mais fácil para profissionais ocupados que estão sempre em movimento.
  4. Custos reduzidos: Ao usar uma assinatura digital, você elimina a necessidade de cópias em papel, o que pode economizar o dinheiro da sua clínica ao longo do tempo. 
  5. Eco-friendly: Ficar sem papel torna a sua amigável ao meio ambiente e ecologicamente mais limpa. 

Como escolher uma assinatura digital para médicos e clínicas?

Existem muitos fornecedores de assinatura digital no mercado, e escolher o certo pode ser difícil. Aqui estão alguns pontos que precisam ser consideradas ao escolher um provedor:

  • É fácil de usar? Médicos e clínicas são lugares movimentados, e você não quer que sua equipe passe horas tentando descobrir como usar o sistema de assinatura. Procure um provedor que ofereça uma interface simples e prática. 
  • É compatível com seus sistemas existentes? Você vai querer ter certeza de que o sistema de assinatura escolhido funciona bem com o software que você já está usando.
  • É seguro? Certifique-se de que o provedor use medidas de segurança de alta qualidade para proteger seus dados.
  • É acessível? Compare planos de preços de diferentes fornecedores para encontrar um que se adapte ao seu orçamento.

Nosso software da Saúde via net, além de oferecer diversos recursos para melhorar a gestão e relacionamento com seus clientes, também conta com a opção de uma assinatura digitalizada. Clique aqui e conheça

Como as assinaturas digitais podem melhorar o fluxo de trabalho?

As assinaturas digitais podem melhorar o fluxo de trabalho reduzindo o tempo necessário para preencher a papelada. 

Com uma assinatura digital, os funcionários conseguem assinar documentos eletronicamente, que podem ser enviados diretamente para a próxima pessoa no fluxo de trabalho. 

Isso acelera o processo e torna-o mais eficiente. Além disso, as assinaturas digitais são mais seguras do que os métodos tradicionais e podem ajudar a evitar fraudes.

Como as assinaturas digitais podem economizar tempo?

Muitas pessoas estão se afastando das assinaturas impressas tradicionais para as opções digitais. Há várias razões para essa mudança, mas uma das principais é que as assinaturas digitais podem economizar muito tempo.

Para começar, você não precisa ir à loja para retirar sua assinatura. Ele será entregue diretamente no seu dispositivo, seja um computador, tablet ou smartphone. Isso significa que você pode lê-lo quando e onde quiser.

Além disso, as assinaturas digitais geralmente vêm com extras que você não obteria com uma versão impressa. Por exemplo, algumas publicações oferecem acesso a conteúdo exclusivo ou acesso antecipado a artigos. 

E muitas assinaturas digitais incluem recursos que facilitam a localização de artigos específicos ou a pesquisa de tópicos de interesse.

Se você está procurando uma maneira de economizar tempo e aproveitar ao máximo seu material de leitura, considere mudar para assinaturas digitais.

Como as assinaturas digitais podem melhorar o atendimento ao paciente?

As assinaturas digitais podem melhorar o atendimento ao paciente, reduzindo o desperdício de papel, simplificando a comunicação entre diferentes prestadores de cuidados e permitindo um compartilhamento mais seguro e eficiente de registros médicos. 

Ao usar assinaturas digitais, os pacientes podem ter certeza de que suas informações são precisas e atualizadas, o que ajuda a evitar erros no atendimento. 

Além disso, as assinaturas digitais aceleram o processo de obtenção de aprovações para tratamentos ou medicamentos, além de facilitar o rastreamento de pagamentos por serviços prestados.

Nosso software da Saúde via net, além de oferecer diversos recursos para melhorar a gestão e relacionamento com seus clientes, também conta com a opção de uma assinatura digitalizada. Clique aqui e conheça

Baixe agora nosso aplicativo (Disponível para Android e IOS)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *