Gestão do Atendimento

Atendimento ao paciente: veja como pode melhorar

4 dicas para melhorar o atendimento ao paciente.

atendimento ao paciente

Uma das principais preocupações para a gestão de um empreendimento é poder oferecer um bom atendimento ao seu público. No caso de uma clínica, um bom atendimento ao paciente.

Isso não é diferente para uma clínica ou consultório médico, pois um excelente atendimento ao cliente transforma o processo de compra do serviço mais especial e isso gera condições para que o seu público possa se sentir mais satisfeito e, com isso, o retorno seja a fidelização. 


Para que essa fidelização aconteça é preciso investir na qualidade de atendimento ao cliente.

Vale destacar, que o público está mais exigente e estudos recentes indicam que uma única pessoa insatisfeita pode influenciar outras 20, que poderiam se tornar clientes. Por isso, é tão importante demandar tempo para conhecer ferramentas e formas que podem melhorar o seu atendimento.


Por ajudar nesse processo, separamos algumas dicas que podem ajudar no melhoramento do atendimento em seu empreendimento, que vai desde a recepção ao momento de consulta e pós-consulta, para que possa ter melhores retorno. Confira a seguir algumas dicas:

  • Estude e conheça os seus serviços e produtos

Como primeira dica, chamamos atenção para que você tenha consciência de que não há atendimento de qualidade se o gestor e sua equipe não conhecerem sobre o seu produto antes e melhor do que qualquer cliente. Por isso, a dica número um e mais importante do atendimento ao cliente é investir em treinamento e capacitação técnica da sua equipe.


Esses treinamentos devem ocorrer de forma constante, pois é necessário considerar que a rotatividade das equipes, como mudança de funcionários sempre acontecem, inclusive os terceirizados.


Vale destacar, que é importante investir em informações sobre o mercado e sobre o segmento em que o seu negócio está inserido. 

  • É importante conhecer seu público

Outro fator importante para quem gere uma clínica ou consultório médico é saber que é necessário conhecer seu público, como por exemplo quais são os hábitos do seu consumidor? Como ele costuma interagir? O que mais chama a sua atenção? Sabendo disso, uma equipe de atendimento ao cliente pró-ativa, preparada, tem a possibilidade de conhecer e se comunicar bem com o seu consumidor, seja qual for a plataforma utilizada (chat, telefone ou e-mail).

  • Seja assertivo na linguagem usada com seu público

Outro ponto relevante nesse processo de oferecer um melhor atendimento ao paciente, é se preocupar em adequar a fala e a escrita de sua equipe para o perfil do seu público, pois dessa maneira a proximidade do seu empreendimento com o consumidor pode ser uma das  muitas ferramentas usadas para fidelizar o público. 


É importante considerar que existem outras formas de transmitir uma informação para o público, para isso você deve encontrar os melhores meios para se fazer isso. A linguagem com gírias, palavrões e expressões populares, claro, devem ser evitadas. No entanto, é necessário focar apenas em uma linguagem formal. Lembre-se que sempre há maneiras de se comunicar simples e gramaticalmente corretas.

  • Foque em resolução de problemas

Como última dica e uma das mais importantes, é que seu atendimento ao paciente precisa ser efetivo. Isso quer dizer que quando o seu cliente entrar em contato com a empresa para resolver um problema, o que ele espera é que o seu problema seja resolvido de forma imediata para evitar dores de cabeça. Por este motivo, é preciso se comprometer na resolução do problema e com a satisfação do cliente.
 
Conheça mais do Saúde Vianet.
Baixe agora nosso aplicativo (Disponível para Android e IOS).
 
Saiba mais:
Saiba quais são os benefícios de utilizar um software de gestão médica.
Como fidelizar pacientes: 6 estratégias simples e importantes para o seu negócio.
Conheça quais são os benefícios de usar o Marketing Médico.

Artigos relacionados