Marketing para Clínicas

Marketing de relacionamento: como trabalhar na sua clínica

Marketing de relacionamento é uma estratégia que se concentra em criar e manter relacionamentos duradouros com os clientes. 

Em vez de simplesmente vender produtos ou serviços, o objetivo é construir uma conexão emocional com os clientes, entendendo suas necessidades, desejos e expectativas.

Essa estratégia envolve várias etapas, incluindo a identificação de leads, o estabelecimento de uma comunicação eficaz, a oferta de suporte ao cliente, a personalização das ofertas e a criação de programas de fidelidade. 

O objetivo final é construir uma base de clientes leais e satisfeitos, que sejam defensores da marca e continuem comprando os produtos ou serviços oferecidos pela empresa. 

Dessa forma, o marketing de relacionamento é especialmente importante para clínicas e prestadores de serviços de saúde, já que a relação entre paciente e profissional é fundamental para a construção de uma reputação positiva e para a fidelização do paciente.

Philip Kotler, grande mentor do marketing, destaca que manter um cliente custa 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo. Assim, investir nessa estratégia e reter e fidelizar os seus clientes, é um dos benefícios do marketing de relacionamento. Porém, essa não é a única vantagem que essa estratégia traz para sua clínica.

Um dos principais benefícios do marketing de relacionamento é a construção de uma relação de confiança entre o paciente e o profissional de saúde. 

Isso pode ser alcançado através de uma comunicação clara e efetiva, do estabelecimento de um ambiente acolhedor e confortável, do atendimento personalizado, entre outros fatores que ajudam a melhorar a experiência do paciente.

Além disso, ele também aumenta as chances de gerar clientes promotores, que indicam o seu serviço para amigos e familiares. 

Clubes de Vantagens e campanhas de marketing personalizadas também podem ajudar a manter os pacientes atuais engajados e interessados nos serviços oferecidos pela clínica.

Por fim, o marketing de relacionamento pode ajudar a clínica a entender melhor as necessidades e expectativas dos pacientes, permitindo que sejam feitas melhorias contínuas nos serviços oferecidos e mantendo a clínica alinhada com as demandas do mercado. 

Isso pode levar a um aumento da satisfação do paciente e da qualidade dos serviços oferecidos.

Marketing de relacionamento: como trabalhar na sua clínica

4 ações de marketing de relacionamento para clínicas 

Como vimos, diversos são os benefícios dessa estratégia. Por isso, vamos ver na prática quatro ações que você pode fazer na sua clínica. 

Investir em conteúdos nas redes sociais

Investir em conteúdo nas redes socais, é uma excelente forma de entrar em contato com o seu cliente. Segundo a pesquisa Digital 2022: Global Digital Overview, a média de tempo de uso da internet é de 10 horas e 19 minutos por dia. 

Esse dado expressivo, reforça a importância de estar no digital para se conectar com clientes.

Portanto, aproveite as redes sociais para produzir conteúdos que informem e eduquem sua audiência, como dicas e insights que contribuam para o bem-estar. 

No entanto, não só isso. Aproveite dos diversos formatos para produzir também conteúdos ligados a datas especiais, para apresentar a equipe da sua clínica e também para esclarecer dúvidas.

Com isso, será possível aproveitar de todos os benefícios que o engajamento online pode trazer para o seu marketing de relacionamento. 

Oferecer um suporte de qualidade

Problemas e dúvidas podem aparecer. Por isso, é essencial oferecer um suporte de qualidade para garantir um bom relacionamento com os pacientes da sua clínica.

Mas, o que pode ser considerado um suporte de qualidade?

Aqui, tratamos tanto de automações que possam resolver dúvidas rápidas, como também um atendimento humano treinado para ajudar os pacientes em problemas mais complexos. 

Lembre-se: em um contexto de clientes cada vez mais exigentes, resolver problemas com eficácia e rapidez é uma excelente forma de garantir uma boa experiência e fidelizar os seus clientes.

Descontos

Oferecer desconto é outra forma de reter os clientes e também atrair novos. Segundo pesquisa do TSI (Tudo sobre Incentivos) realizada em 2022, 66% dos respondentes entendem que os programas que oferecem descontos são uma oportunidade para economizar dinheiro e veem essas marcas com bons olhos.

Ou seja, oferecer descontos nos seus planos em determinadas datas e também contar com parcerias para descontos em outros serviços, funciona como um atrativo para aqueles que desejam economizar e também garantir o uso de bons serviços. 

Sorteios em datas importantes

Para fechar a nossa lista, sugerimos uma ação de engajamento bem interessante, através do gatilho da sorte. O uso dos sorteios é um dos tipos de ações mais populares dentro do marketing de relacionamento.

Isso porque ele envolve um conjunto de ações que engajam clientes por tempo maior (pegar um número da sorte, torcer e acompanhar o resultado) e podem ser feitos com mais facilidade.

A dica aqui, é aliar essa estratégia com uma data importante para sua clínica ou para a saúde, como um sorteio de aniversário da, fim de ano ou um mês dedicado à saúde de um grupo.

Por fim, aproveite essa ação para gerar conteúdos nas suas redes ou oferecer também descontos. Logo, você une várias estratégias e garante ainda mais o sucesso do seu planejamento de marketing 

Clube de Vantagens: o diferencial competitivo para sua clínica

Para fechar o nosso artigo, deixamos uma dica extra para clínicas que possuem planos e serviços de assinatura, ou seja, clientes recorrentes que pagam um valor mensal. 

Nesses casos, é preciso ter um relacionamento mais constante para garantir a retenção e fidelização de pacientes.

Como destacado acima, o Clube de Vantagens é uma excelente opção de engajamento, por ser algo que mantém as ações aqui descritas de forma constante. 

Assim, ele é um diferencial que deixa o seu serviço mais completo, pois mesmo quando o cliente não estiver precisando de um atendimento na área da saúde, ele pode desfrutar de descontos em várias marcas, sorteios mensais e conteúdos gratuitos que garantem o bem-estar.

Conheça um exemplo desse tipo de clube (desenvolvido pelo Rede Parcerias) para que você veja na prática essa ação de marketing de relacionamento. 

Dicas anotadas? Agora, é só colocar em prática na sua clínica. Para aprender mais sobre esse e outros assuntos, não deixe de acessar outros artigos do nosso Blog

Este artigo foi escrito pela equipe do Rede Parcerias, empresa que administra Clubes de Vantagens e transforma o relacionamento de clientes e empresas por meio de uma plataforma completa de fidelização.

Baixe agora nosso aplicativo (Disponível para Android e IOS)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *