Marketing para Clínicas

SMS Marketing para clínicas ainda funciona?

Uma estratégia que ainda traz muitos resultados é o SMS Marketing.

Sim, apesar de muitos acreditarem que essa ferramenta está entrando em desuso, a verdade é que sua aplicação ainda é completamente válida.

Entenda o porque de você precisar utilizar do SMS Marketing em sua clínica e como fazer isso lendo a continuação dessa matéria.

SMS Marketing para clínicas

Vale mesmo a pena inserir o SMS Marketing em minha clínica?

Essa é uma pergunta que aparece com muita habitualidade nas mentes de gestores de clínicas que estão tentando expandir o seu negócio.

Infelizmente, nos últimos anos, o SMS Marketing tem sido utilizado de forma negativa e, por isso, dispõe de uma fama ruim quando exposto durante o planejamento.

No entanto, isso é algo apresentado por quem vê apenas o lado ruim das coisas, esquecendo de avaliar também o outro lado.

O outro lado do SMS Marketing para clínicas

Se por um lado, existe um grupo de pessoas que acham a estratégia ultrapassada e até perigosa, do outro, existe um grupo que pode provar exatamente o contrário.

Isso porque, o SMS Marketing é uma estratégia que precisa ser avaliada sob o ponto de vista do nicho em que o negócio está inserido.

De fato, é perigoso para uma loja tentar vender algo através de SMS Marketing, principalmente com os golpes aumentando. Mas, é necessário acrescentar a isso a realidade de que clínicas tem uma credibilidade muito maior e, consequentemente, um nível de aceitação maior.

Afinal, como uma clínica poderia tentar prejudicar o remetente da mensagem?

E esse é apenas um dos motivos pelos quais a sua clínica não sofrerá perigo algum ao aderir a estratégia.

Ainda há a realidade de que o aumento de utilização de aparelhos celulares tem sido muito evidente, o que permite que você tenha um contato mais direto com seu público.

O que minha clínica deve evitar ao enviar um SMS Marketing?

No entanto, é necessário tomar alguns cuidados para impedir que o SMS Marketing te traga malefícios.

Um deles, é fazer o máximo possível para não enviar mensagens que levem o remetente para outro link. O motivo disso é que esse tipo de ação se tornou muito popular para tentar clonar números, o que tornará sua mensagem suspeita para quem a receber. Ao invés disso, você pode pedir que o remetente entre em contato.

Uma outra dica, é não realizar propostas suspeitas, o que por si só pode levar o remetente a denunciar o número que utilizou para enviar o SMS Marketing.

Mas, você ainda pode fazer o envio, se o número já for de conhecimento de seu paciente, o que não fará com que ele desconfie totalmente.

Vantagens do SMS Marketing para clínicas

Uma grande vantagem desta estratégia, por exemplo, é que ao aplicar SMS Marketing, a sua comunicação atinge qualquer modelo de telefone celular. Isto porque a tecnologia de SMS está disponível em todos os aparelhos, mesmo os modelos mais antigos, que sequer rodam aplicativos.

Além disso, não há necessidade de fazer download de aplicativos específicos para receber as mensagens da sua clínica ou ter intimidade com o uso de um smartphone para interpretar o recebido, pois é uma função inclusa no aparelho.

Aliás, muita gente ainda usa esse como ferramenta principal de envio de texto.

Como utilizar o SMS Marketing a meu favor?

Para começar, você pode começar criando uma lista de contatos bem segmentada.

No momento do cadastro, seus pacientes informam um número de celular, não é? A partir desse cadastro, você pode segmentar de acordo com o perfil, idade, sexo e mais; a depender da especialidade que atenda, essa segmentação pode ser muito mais específica.

A partir dessa lista, você pode criar campanhas de mensagens que atendam a seu objetivo específico. Algumas sugestões são: enviar mensagens de aniversário e de outras datas comemorativas, lembretes de consulta e lembretes de retorno.

Como começar a enviar o SMS Marketing?

Para isso, você precisa utilizar uma ferramenta que não só envie as mensagens, mas também permita mensurar os resultados das suas campanhas.

Um exemplo excelente, é o Saúde Vianet, que possui uma plataforma fácil e intuitiva que te permite que o SMS Marketing esteja totalmente integrado à sua agenda online.

Além dos envios, você pode fazer tudo por lá e com poucos cliques.

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