Gestão de Clínicas com foco no paciente: 5 dicas preciosas!

Fazer a boa gestão de um negócio não é uma tarefa fácil, com a gestão de clínicas não é diferente.

Na maioria das vezes, os gestores de clínicas e consultórios são os próprios médicos, que ou são os próprios donos do negócio, ou foram subindo de cargo até alcançarem o patamar da gestão.

O ponto é: geralmente não são administradores ou profissionais de fato especializados para tal cargo.

O que não significa que por isso sejam incapazes, muito pelo contrário, isso mostra o quanto esses gestores precisam se reinventar e dia após dia para manter o crescimento do negócio e o fazem com primor!

Por outro lado, avanços tecnológicos e midiáticos têm trazido à tona uma nova necessidade de representatividade e sensação de pertencimento do consumidor com os seus produtos e serviços.  

Nesse sentido, exige-se cada vez mais uma didática voltada ao ser humano. Ou seja, mais uma coisa sobre a qual o médico-gestor deve ter atenção se quiser manter a sua clínica em crescimento.

Portanto, uma gestão estratégica realmente eficiente deve sair à frente para, em um cenário tão saturado de profissionais e propagandas, ter mais atenção quanto ao foco dado ao paciente

Gestão de clínicas com humanismo.

Se não for ele o foco da gestão da sua clínica, quem será? Só assim uma verdadeira transformação na gestão será capaz de acontecer! 

São pequenas chaves necessárias para verdadeiramente sairmos do patamar cômodo e nos lançarmos em um ritmo acelerado de conquista de novos pacientes e fidelização dos mesmos.

Para consolidar essa relação entre o paciente e a sua clínica, entender o público alvo é uma necessidade primordial.

Analisar a ocorrência de pacientes por faixa etária, bairro, gênero e classe social, por exemplo, pode facilitar o seu entendimento sobre o universo daquele público e, com isso, você ter insights valiosos sobre abordagens, promoções, preços e tantos outros fatores importantes.

Além do mais, ao estabelecer uma gestão com foco no paciente, suas necessidades e motivações, torna-se mais palpável até mesmo a confiança entre paciente e médico, transferindo valor da gestão até mesmo para o momento do atendimento.

Como pudemos perceber até aqui, este conteúdo abordará algumas questões sobre a gestão de clínicas, sobretudo com foco no paciente. Portanto, se você quer ampliar o seu vocabulário sobre o tema, vem com a gente!

Quais as atribuições do profissional que faz a gestão da clínica?

A gestão de clínicas tem como objetivo mapear, controlar e analisar diversos fatores em busca dos melhores resultados possíveis para o negócio e para as pessoas que dependem dele: colaboradores e pacientes.

Portanto, o gestor de uma clínica é a pessoa encarregada por tomar as decisões estratégicas que envolvem todo o negócio, sempre pensando na melhor saída em cada situação, seja o melhor caminho para o crescimento, ou até mesmo a melhor solução para algum problema.

Responsabilidade de quem atua na gestão de clínicas.

Alguma das funções desse profissional são:

  • Analisar os indicadores do negócio para acompanhar o status de tudo.
  • Traçar metas a longo, médio e curto prazo.
  • Fazer e colocar em prática um planejamento estratégico consolidado.
  • Estabelecer objetivos para os diferentes setores da organização.
  • Organizar a logística para o atendimento médico.
  • Prever possíveis gargalos a fim de otimizar processos.
  • Estabelecer parcerias de negócio.
  • Analisar a melhor forma de reduzir os custos e otimizar os investimentos.
  • Aumentar o faturamento.

Com isso, percebemos o que fazer a gestão de uma clínica é uma atividade que requer um profissional em constante movimento de aprendizado e acompanhamento das novidades da sua área e da concorrência. 

Nesse sentido, entra justamente a questão de reinventarmos a maneira com a qual tratamos os pacientes até aqui. 

Eles estão cada vez mais exigentes no nível da entrega de valor que esperam em uma clínica: do atendimento ao espaço físico, da prestatividade à agilidade dos processos.

Quais são os erros mais recorrentes quando o assunto é gestão de clínicas?

Existem alguns pontos que são mais fáceis de identificar enquanto recorrentes ao observarmos não só a gestão de clínicas e consultórios, mas a gestão dos negócios como um todo. 

Confira e não faça igual:

Não investir no treinamento dos colaboradores

Profissionais capacitados tendem a trabalhar mais satisfeitos e motivados, o que se reflete no modo com o qual as suas tarefas são executadas na rotina do trabalho.

Engana-se quem pensa que é só o atendimento que deve ter atenção. Das áreas mais técnicas às atividades mais operacionais, das maiores inovações, como a telemedicina, aos processos mais tradicionais… toda a sua equipe merece a devida atenção. 

Além do mais, feedbacks com pontos de melhoria e pontos destaque e até mesmo o estabelecimento de metas com recompensas são ações que costumam ser muito bem vindas. 

Afinal, todo profissional merece atenção e zelo com o esforço do trabalho que presta.

Confira abaixo alguns indicadores para se ter em mente na hora de pensar no treinamento do seu pessoal:

 

Não definir indicadores e metas

A gestão de uma clínica médica requer a decisão sobre quais serão os indicadores que serão observados para analisar o desempenho de diversos fatores do negócio. 

É através desses indicadores que se pode estabelecer as metas e os objetivos à longo, médio ou curto prazo dentro de uma gestão de clínica, etapa fundamental para o negócio. 

Afinal, é acompanhando tais metas que se pode ter uma real noção do andamento das coisas em relação às expectativas e aos investimentos.

Nesse sentido, é importante frisar que para o estabelecimento dos objetivos se faz necessário um diagnóstico preciso da situação atual. 

Quanto mais o profissional souber sobre os padrões que ocorrem nos diversos setores, como custos, necessidades, falhas, índices que precisam ser melhorados e mesmo coisas que já têm dado certo, melhor será a sua base para a tomada de metas realmente alcançáveis e que façam sentido.

Afinal, é preciso ter bom senso. Não dá para traçar a conquista de 10 mil novos pacientes em um ano se a sua clínica não atende nem 10% disso atualmente.

Gestão de indicadores em clínicas.

Agora que falamos dos erros mais comuns, queremos levantar a bola novamente para a importância em focar no cliente em todas as etapas de todos os processos. 

Nem que seja por um segundo, imagine o quanto aquilo poderá afetar o seu paciente e se coloque no lugar dele.

Pensando em ampliar os seus horizontes nesse sentido, confira o que preparamos para você e para a sua gestão:

5 dicas preciosas para ter uma gestão de clínicas com foco no paciente

1. Estabelecer uma conexão com as pessoas.

Manter o foco nos pacientes é o primeiro passo, estabelecer uma conexão com a pessoa é um nível além do primeiro contato. Pode parecer óbvio, mas nem sempre é um objetivo dos profissionais da área.

Procure ouvir o paciente e o contexto no qual o mesmo está envolvido. Seja ele familiar, social ou até mesmo profissional. A saúde do paciente é um reflexo de sua vida. E instrua o seu corpo clínico a ter a mesma sensibilidade.

Ou seja, entender o paciente e sua vivência permite tanto ajudá-lo e estabelecer a confiança necessária entre médico-paciente, um ponto chave na gestão de clínicas e consultórios com foco nos pacientes.

2. Invista no seu consultório.

O consultório é o primeiro contato que o paciente tem com o médico. Assim, é importante que ele seja limpo, organizado e reconfortante. Não significa que você precisa contratar um super arquiteto renomado… não, não é isso!

O que queremos aqui é te convidar a se colocar no lugar dos pacientes que chegam até a sua clínica ou consultório: qual seria a sensação que você teria em primeiro momento, caso fosse um ambiente completamente novo para você?

A sala de espera é o ambiente onde o paciente aguarda para ser atendido. Muitas vezes ele está com preocupações na cabeça ou até mesmo sentindo algum incômodo, portanto utilize poltronas ou estofados confortáveis, mantenha as revistas atualizadas e a televisão ligada em um volume bem baixinho, para distrações em caso de atrasos

Tudo para gerar conforto aos pacientes e seus acompanhantes. A gestão da sua clínica pode ser atenciosa com os mínimos detalhes, são eles que fazem toda a diferença.

3. Tenha uma equipe bem preparada.

Uma clínica médica é acima de tudo uma empresa, e como qualquer outra, a equipe é o coração da organização.

Portanto, a escolha da equipe presente na clínica é imprescindível para estabelecer uma melhor relação médico-paciente.

Lembre-se que a recepção é o primeiro contato que o paciente tem com você, ou seja, a atuação desse setor é crucial, pois a primeira impressão para o público vem do seu contato com a recepção. 

Portanto, o treinamento e o preparo da equipe é muito importante. É um fator importante para estar sempre atento em uma gestão de clínicas.

Mas lembre-se: um profissional que atende bem é um profissional que está satisfeito com o seu trabalho, portanto, não adianta investir em treinamentos e capacitações se o seu colaborador está ganhando pouco, se está sobrecarregado ou se frequentemente é tratado com grosserias.

Avaliar esses fatores para pensar em soluções também faz parte de uma gestão de clínicas com foco no paciente.

4. Procure ser paciente.

Ter paciência é uma característica importante e deve ser inerente ao profissional da saúde que atua na gestão de clínicas, bem como todo o Corpo Clínico presente no consultório. 

É necessário lembrar que o paciente já está sobre pressão e muitos sentem-se extremamente ansiosos apenas pelo fato de terem uma consulta agendada.

Por isso é de extrema importância trabalhar a sua capacidade empática e ser paciente afim de ter um atendimento eficaz e focado no paciente.

5. Utilize as novidades da tecnologia a seu favor.

Já falamos antes sobre a importância de saber utilizar a tecnologia a nosso favor. Quanto a relação médico-paciente, um bom software de gestão clínicas tende a otimizar os processos e estreitar as relações.

Recursos como o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) são uma ferramenta que pode cumprir essa tarefa, mas os benefícios com a utilização de um sistema assim vão muito além dessa questão. 

Médicos gestores vêem a sua rotina completamente otimizada e transformada para melhor com o advento dos softwares médicos de gestão, afinal, eles foram pensados especificamente para este nicho e como tal, solucionam grandes necessidades comuns da área:

Agenda médica, marketing médico, faturamento com convênios (TISS), emissão de boletos e muito mais!

Este conteúdo te fez refletir verdadeiramente?

Essas foram cinco dicas infalíveis para otimizar o seu contato com o paciente através da gestão de clínicas. Seguindo essas etapas, você consegue tanto desenvolver seu atendimento quanto satisfazer seu público nesse ramo tão competitivo.

Entretanto, gostaríamos de te convidar a pensar com mais calma sobre tudo o que trouxemos aqui relacionado ao foco da sua gestão ser voltado ao paciente, além de apenas usufruir das nossas super dicas, combinado?

Responda para si mesmo: até onde você considera o paciente na hora de tomar as suas decisões? Independente da sua resposta, saiba que não é o suficiente. Acredite na gente. 

É hora de repensar muita coisa a respeito do seu negócio, porque por mais tradicional e consolidada que seja a sua área de atuação, a concorrência está sempre à solta.

Não deixe para repensar os seus passos quando estiver no meio de uma crise, dê hoje um passo à frente de tudo isso e prepare a estratégia do seu negócio de acordo com o seu bem maior: o seu público.

Esperamos que tenha gostado da discussão de hoje. Até a próxima!


Tecnologia na medicina: não é de hoje que os avanços nos trazem benefícios imensuráveis

Tecnologia na medicina: não é de hoje que os avanços nos trazem benefícios imensuráveis

Para entendermos a importância da tecnologia na medicina, vamos primeiro revisitar o conceito de tecnologia:

Informação: O que é tecnologia?Habilidades e métodos utilizados na produção de bens ou serviços, geralmente são frutos de estudos, percepções, análises, problematizações e busca por melhorias em processos e técnicas. 

Portanto, por mais que você pense em robôs futuristas quando ouve falar em tecnologia, lembre-se que ela vai muito além disso, se fazendo presente desde as coisas mais simples do seu dia-a-dia, como a fechadura da porta ou o colchão da cama. 

Imagem de médica ilustrando o uso da tecnologia na medicina.

Por ser uma área tão importante ao longo da história, os avanços tecnológicos na medicina sempre foram pautados na urgência por melhorias, do mais elementares aos mais complexos: novos tratamentos, exames mais eficientes, medicamentos, vacinas e tantos outros avanços.

Tecnologia e medicina têm tudo a ver, por isso preparamos esse conteúdo que te fará viajar no tempo através da história, com um olhar sobre os dias de hoje e também sobre o seu futuro. 

Nos acompanhe até o final deste conteúdo e embarque conosco nessa trilha de conhecimento. Esperamos que seja útil para você!

Revisitando a história da tecnologia na medicina

A tecnologia na medicina é responsável pelo constante aprimoramento de técnicas, ferramentas e metodologias que visam tratamentos mais eficazes através de processos cada vez mais eficientes. 

Da antiguidade até a história mais recente da medicina, é possível traçar um caminho com importantes tecnologias que transformaram a área e a conduziram ao que é hoje. 

Foram descobertas que trouxeram inovação, otimizando os processos necessários e possibilitando o avanço da ciência sobre o corpo humano, o que na área da saúde é sinônimo de salvar vidas!

Confira alguns dos principais marcos:

  • Mumificação no Antigo Egito: a técnica empregada nos faraós consistiu nos primeiros registros da busca pelo conhecimento sobre a anatomia humana, dela surgiram os primeiros estudos sobre o funcionamento do corpo humano em vida.

A mumificação é o primeiro registro do uso da tecnologia na medicina em toda a história.

  • Anatomia humana: entre os anos 129 e 199 d.C., Galeno foi responsável pela primeira descrição da anatomia humana, a partir da sua vivência como cirurgião de gladiadores. Ele foi o primeiro a definir o coração como uma bomba de sangue. Seus estudos e suas técnicas foram usados por muitos séculos.

Imagem com parte dos estudos de Galeno, um importante marco na aplicação da tecnologia na medicina.

  • Assepsia dos procedimentos: na Idade Média, o barbeiro era responsável por realizar os procedimentos médicos indispensáveis, cirurgias eram extremamente exclusivas. Ao passo que em 1545, o barbeiro francês Ambroise Paré sugeriu a assepsia das ferramentas e da área do corpo a ser intervinda, o que salvou milhares de vidas, ainda mais quando levamos em conta que os antibióticos ainda não existiam.
  • Vacina: em 1796, médico inglês Edward Jenner fez estudos aprofundados sobre pessoas em contato com gados que contraíram o vírus da varíola, daí surgiu a primeira vacina do mundo, que logo ganhou o mundo, chegando ao Brasil em 1804. Este foi um marco importantíssimo na história da tecnologia da medicina.
  • Anestesia: em 1800, o químico britânico Humphry Davy foi o responsável pela descoberta do primeiro anestésico, o que possibilitou a realização de cirurgias mais complexas. O óxido nitroso, também chamado de “gás hilariante”, é usado até os dias de hoje.

Imagem de barbeiros da idade média relizando uma cirurgia, foi descoberta assim a anestesia, um importante passo da tecnologia na medicina.

  • Raio-X: o físico alemão Wilhelm Roentgen estudou reações que brilhavam no escuro, e deu a elas o nome de Raios-X, por serem radiações desconhecidas. Destes estudos surgiu a primeira radiografia da história, em 1895. Foi também o primeiro procedimento a enxergar por dentro do corpo humano sem precisar de um corte.

Primeiro raio-x da história, um importante marco na história da tecnologia na medicina.

  • Antibiótico: em 1928, Alexander Fleming descobriu a penicilina a partir do mofo. Este foi o primeiro antibiótico da história, um importante marco no tratamento de infecções, que até então poderiam ser mortais por mais simples que fossem.
  • Tomógrafo: estudos feitos pelo físico sul-africano Allan Cormack e pelo engenheiro inglês Godfrey Hounsfield foram responsáveis por, através de múltiplas imagens de Raio-X sobrepostas nos ângulos corretos em um computador, produzirem a primeira imagem interna do corpo humano em 3 dimensões. Assim surgiu o primeiro tomógrafo.

E então, fazendo um breve apanhado, percebemos que a influência da tecnologia na medicina possibilitou uma verdadeiras revoluções sobre a saúde em cada época citada

Cada descoberta foi responsável pela quebra de paradigmas importantes, possibilitando um novo olhar sobre tratamentos, metodologias e instrumentos, o que foi se reinventando até os moldes atuais.

Desse modo, fica evidente que tecnologia e medicina sempre caminharam juntas nos avanços em prol da vida, das técnicas mais simples, como a assepsia, até os instrumentos mais elaborados, como o tomógrafo… já imaginou um mundo sem essas descobertas?

Os benefícios da tecnologia na medicina

Diante do olhar sobre os avanços tecnológicos na área da saúde, é impossível não pensarmos nos benefícios proporcionados por cada uma das descobertas. 

Foi graças a cada passo dado que a humanidade conseguiu prolongar a sua expectativa de vida cada vez mais, e o melhor, com qualidade de vida, também!

Para te dar um panorama mais claro sobre os benefícios que a tecnologia trouxe à medicina, elencamos uma lista com alguns pontos importantes:

  • Diagnósticos cada vez mais ágeis, assertivos e práticos. 
  • Atendimento cada vez mais humano, personalizado e guiado por dados.
  • Mais conforto para médicos e pacientes através de metodologias mais rápidas e ferramentas cada vez melhores.
  • Maior índice de prevenção de doenças.
  • Procedimentos cada vez menos invasivos e com recuperações cada vez mais rápidas.
  • Universalização de dados na busca pela cura de doenças.
  • Avanços em atividades administrativas e gerenciais, otimizando todo o processo de atendimento médico.
  • Possibilidade de atendimento e tratamento mesmo à distância.

Como pudemos perceber, o uso da tecnologia na medicina proporciona benefícios de valores incalculáveis.

Ao olharmos para o futuro, temos uma perspectiva animadora quando levamos em conta que as tecnologias estão cada vez mais técnicas e avançadas, o que na mão dos profissionais cada vez mais capacitados que temos, é a fórmula perfeita para novas descobertas importantíssimas!

Pontos de atenção sobre a tecnologia na medicina atual

Para fechar com chave de ouro, elencamos dois destaques do cenário atual sobre os quais vale a pena falar e compartilhar, por serem soluções acessíveis à todos, que verdadeiramente democratizam a área de saúde.

São avanços que tendem a ser cada vez mais utilizados, sobretudo pelas novas gerações que já vão nascer inseridas em um cenário de transformação inerente. 

A medicina muitas vezes se caracteriza por ser uma área tradicional, mas como pudemos ver, a tecnologia e ela sempre caminharam lado a lado.

Por maior resistência que alguns avanços possam ter tido no início, uma vez que os benefícios do seu uso são constatados e validados, se torna questão de tempo até que aquilo seja disseminado e adotado por médicos dos quatro cantos do planeta.

A globalização tem trazido isso à tona, uma vez que possibilita a troca de informação em tempo real como nunca a humanidade havia visto. 

Portanto, ao passo que novas tecnologias tendem a ser cada vez mais descobertas, elas também tendem a ser cada vez mais rapidamente disseminadas. 

Dito isso, confira as duas tecnologias na medicina atual que trouxemos para você se manter de olho (ou começar a pôr em prática para ontem!).

Telemedicina

A telemedicina presta, à distância e de maneira virtual, o atendimento pré-clínico, assistencial, de consulta; o monitoramento e até mesmo o diagnóstico de pacientes, através de tecnologias que possibilitem uma videochamada.
A telemedicina é um dos mais importantes avanços da tenologia na medicina dos tempos atuais.

Ela funciona através da internet, com o uso de computadores, smartphones ou tablets, que precisam estar integrados a algum software médico específico que proporcione a conversa ao vivo por meio de vídeo. 

Clique aqui e confira um conteúdo completo sobre Telemedicina!

Softwares Médicos

Um software médico é um sistema de gestão que centraliza informações e funcionalidades a fim de promover mais eficiência na rotina dos atendimentos médicos. 

Ele oferece ferramentas que trazem transformação digital no atendimento, na gestão financeira, no relacionamento com pacientes, em facilitações com convênios etc.

É um avanço muito importante, sobretudo para quem encara a medicina também com o olhar empreendedor, visando um crescimento sólido, estratégico e embasado da própria carreira, do consultório, da própria clínica etc.

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Conheça a Saúde Vianet

Somos uma empresa que tem como missão promover o uso da tecnologia de forma simplificada para usuários da área de saúde, através do desenvolvimento de soluções inovadoras que facilitem a rotina de médicos, gestores e pacientes.

Visite o nosso site e acompanhe as nossas redes sociais, estamos frequentemente compartilhando conteúdos relevantes para você no Instagram e no Facebook, como dicas e atualizações da área.

Se quiser entrar em contato com o nosso time comercial para tirar qualquer tipo de dúvida, será um grande prazer iniciar esse relacionamento 💙


A Telemedicina já merecia toda essa evidência mesmo antes da pandemia. Médico, entenda o porquê!

A Telemedicina já merecia toda essa evidência mesmo antes da pandemia. Médico, entenda o porquê!

O atendimento médico remoto é um assunto que está em pauta nos últimos meses, afinal o cenário da atual pandemia trouxe urgência na busca por soluções práticas e eficientes, e é justamente aí que entra a telemedicina.

A construção civil, por exemplo, vem buscando alternativas rápidas para construir hospitais e ampliar o atendimento, e assim a construção modular está sendo evidenciada. 

Ao passo que na saúde não é diferente: a necessidade de soluções inovadoras trouxe à tona os benefícios da telemedicina, uma área da saúde que, apesar de já ser implementada com sucesso em outros países, ainda não tinha ganhado expressividade no nosso país.

Dito isso, ao termos um olhar sensível sobre diversos fatores que envolvem a telemedicina no Brasil, fica evidente que essa solução, além de ser a melhor resposta ao cenário atual, é também um caminho interessante para auxiliar em muitas questões que já nos acompanham há tempos. 

Assim, preparamos esse conteúdo para que você, profissional da saúde, possa compreender melhor a telemedicina, suas vantagens e todos os fatores que a apontam como uma excelente alternativa tanto para médicos, quanto para pacientes.

Ao final deste artigo você terá um melhor entendimento sobre todas essas questões e também sobre o atual panorama de atendimento médico no país. Esperamos que seja útil para você, boa leitura!

Antes de tudo, o que é telemedicina?

A telemedicina é a área da saúde que presta, à distância, o atendimento pré-clínico, o atendimento assistencial, o atendimento de consulta, o monitoramento e até mesmo o diagnóstico de pacientes, através de tecnologias que possibilitem uma videochamada.

Na prática, a telemedicina funciona através da internet, com o uso de computadores, smartphones ou tablets, que precisam estar integrados a algum software médico específico que proporcione a conversa ao vivo por meio de vídeo. 

Telemedicina ilustrada em diferentes dispositivos: tablets, phones, pcs etc

As vantagens beneficiam tanto quem necessita de atendimento, que encontra na telemedicina uma opção eficiente e segura de assistência para diversas especialidades, quanto os médicos, que têm a oportunidade de alcançar mais pacientes e também de se conectar com outros especialistas, assim buscando outras opiniões em diagnósticos e orientações diversas.

A telemedicina no mundo

Falar sobre a telemedicina no mundo é fundamental, uma vez que essa área, apesar de ser recente no Brasil, há décadas já é implementada com sucesso em outros países, por ser uma solução que elimina barreiras geográficas e conecta, com eficiência, pacientes a especialistas. 

Nesse sentido, a relação entre os países pioneiros nesta área da medicina e o nível de avanço tecnológico de cada um deles mostra que, não por acaso, os primeiros países a implementarem a telemedicina são também as nações que estão no topo do hall tecnológico global, como os Estados Unidos, Japão e Israel.

Por isso, podemos perceber que onde há tecnologia, há inovação. Não é de agora que a internet vem facilitando diversas atividades para médicos e clínicas, como o advento do marketing médico, facilitações para controle financeiro, CRM e agenda, dentre tantas outras soluções.  

Assim, quem se arrisca a sair dos moldes tradicionais através dos benefícios proporcionados pelos avanços tecnológicos, tende a sair na frente, como é o caso desses três países, que viraram referência em telemedicina no mundo.

Vamos então à Telemedicina no Brasil

Vivemos em um país de desigualdades acentuadas em diversas áreas da sociedade e na saúde não é diferente. Dados da Demografia Médica (2018) indicam que o Brasil está na 34ª posição do ranking que mede a densidade médica populacional, com a marca de 2,1 médicos a cada 1000 habitantes. 

Ao analisarmos esse número na relação entre as capitais e os municípios do interior, o contraste é gritante, uma vez que mais da metade dos médicos em atividade estão distribuídos apenas nas 27 capitais federais. 

Por outro lado, nas demais 5.543 cidades do interior, que abrigam mais de três quartos de toda a população, residem menos da metade destes profissionais em atividade, resultando em um indicador de 1,28 médicos a cada 1000 habitantes.

A pandemia trouxe urgência na consulta por telemedicina, mas estes dados mostram que esse tema já poderia ter sido proposto há muito mais tempo, possibilitando o atendimento às pessoas que vivem em locais onde a assistência é insuficiente e traçando caminhos para mudar este cenário, inclusive com a utilização de telemedicina no SUS.

Um importante passo para a consolidação da área no país foi dado através da publicação da portaria nº 467, de 20 de março de 2020 que, apesar de ter foco na pandemia, instituiu e autorizou ações de telemedicina no Brasil, o que certamente abrirá espaço para que mesmo após esse cenário a área continue a se desenvolver por aqui. 

Afinal, ninguém progride para depois regredir, e a telemedicina é o tipo de solução que amplia horizontes, trazendo benefícios em inúmeras situações.

Confira abaixo um vídeo da TV Senado sobre essa nova portaria que institui a telemedicina no Brasil:

Um apanhado sobre os benefícios da telemedicina

Médicos, pacientes, gestores de corpos clínicos, especialistas e técnicos estão dentre as pessoas mais beneficiadas com o uso da telemedicina. Vamos falar melhor sobre isso, acompanhe a seguir: 

Tecnologia segura e regulamentada

As regras para laudos de telemedicina são as mesmas presencialmente ou à distância, de acordo com o Conselho Federal de Medicina. Nesse sentido, a tecnologia na saúde entra como uma ferramenta para unir a necessidade à demanda existente.

Além disso, a telemedicina é um aparato que nada deixa a desejar em relação ao atendimento tradicional, uma vez que segue à risca toda a regulamentação proposta e ainda por cima conta com profissionais atualizados, afinal quem está defasado tende a nem conhecer essa área tão inovadora.

Tanto os profissionais envolvidos quanto as ferramentas estão se adaptando a esse novo cenário, é claro! 

Médica realizando o atendimento de paciente via telemedicina

Não podemos dizer que a telemedicina deve ser implantada a qualquer custo, e é por isso que os médicos e gestores de clínicas estão buscando um maior entendimento sobre o assunto, bem como suas metodologias. Sem falar nas ferramentas, que estão cada vez mais precisas graças aos avanços tecnológicos!

Economia de tempo com a telemedicina

Nos moldes tradicionais, os exames são requisitados, feitos e só depois disso há o retorno ao médico para que ele possa fazer a interpretação dos resultados, realizar o laudo e indicar os próximos passos. 

Porém, nesse meio tempo há o deslocamento para a consulta, trânsito, prazo de marcação de exame, espera para receber os resultados, prazo para a marcação da consulta de retorno, deslocamento até a consulta de retorno, tempo na sala de espera e por aí vai…

A telemedicina entra como uma solução para diversas dessas situações. Além de dispensar a necessidade da locomoção, que muitas vezes está diretamente ligada não só ao tempo do trajeto mas também aos congestionamentos, outro fator que vale ser mencionado é o indesejado tempo em sala de espera

Nesse sentido, uma vez que na telemedicina as consultas são feitas de maneira remota, médicos e pacientes não se atrasam, cumprindo a pontualidade das consultas, uma atrás da outra, evitando o efeito bola de neve que acontece quando um paciente atrasa, que atrasa o próximo, e o próximo…

Especialistas discutindo um diagnóstico através da telemedicina.

Além do mais, laudos na telemedicina podem ser emitidos em tempo recorde, até no mesmo dia em que os exames sejam realizados. Inclusive, se um diagnóstico estiver impreciso, especialistas podem se conectar para conversar, trocar opiniões e experiências, tudo de maneira muito prática e eficiente. 

Dados mais seguros para um acompanhamento de longa data

Sabe quando o paciente diz que já fez determinado exame, mas não sabe onde guardou? E quando ele sequer lembra onde foi feito, para assim pedir uma segunda via?

Esse é um problema comum à todos devido a grande quantidade de papéis, CD’s, folhas de radiografia e tantos outros materiais que acabam sendo acumulados ao longo dos anos pelos pacientes, fazendo com que vez ou outra percam algo importante.

Um dos maiores benefícios da telemedicina é o armazenamento das informações de maneira digital, uma vez que os prontuários ficam guardados em um banco de dados na internet por no mínimo 20 anos, segundo a legislação brasileira, evitando a perda das informações e até mesmo o desgaste dos materiais com o tempo.

Desse modo, há uma melhor perspectiva quanto à fidelização de pacientes, que podem ser acompanhados por anos ou até mesmo décadas, já que com a telemedicina todo o seu histórico estará registrado, possibilitando um atendimento mais assertivo, tendo em vista que o acesso a esses dados dará uma melhor perspectiva quanto ao desenvolvimento do paciente.

Além disso, há a economia de gastos com papéis, impressoras, cartuchos de tinta, folhas de radiografia e tudo mais que a logística médica tradicional exige, sem contar nos benefícios para a esfera da sustentabilidade!

E então, você está pronto para a nova era que está por vir?

A medicina é uma das atuações mais antigas que se tem registros, mas ainda assim está em constante evolução. Afinal, com o tempo, são descobertos novos tratamentos, medicamentos e, sobretudo, novas tecnologias que buscam caminhos mais eficientes para preservar vidas.

Enxergamos a telemedicina como uma metodologia que veio para transformar muito do que conhecemos até então, mas sabemos que nenhuma mudança brusca ocorre de um dia para o outro, ainda mais em uma área tão sensível e com pilares extremamente tradicionais. 

Entretanto, quando a tecnologia é empregada para o progresso, mesmo que a adaptação seja gradual, não há como fugir da transformação. Assim, uma vez que a telemedicina já se mostrou eficiente nos países em que primeiro foi implementada, com o resto do mundo não será diferente, cada país ao seu ritmo.

Daqui a alguns anos, a tendência é que a telemedicina já esteja tão inserida na nossa rotina que lembraremos desse conteúdo enquanto “ah, lembra daquele conteúdo que tivemos que fazer para apresentar a telemedicina? Quem diria, né?”.

Pois bem, nós diríamos! Aliás, estamos dizendo! Telemedicina é progresso, é tecnologia empregada para o avanço sem deixar de lado a qualidade e a atenção que cada paciente merece. 

A mudança, que já estava acontecendo a passos mais lentos, agora acontecerá em um ritmo nunca visto antes, uma vez que a pandemia acendeu todo o debate em torno da telemedicina e seus benefícios. Portanto, cabe a você decidir se vai aproveitar para sair à frente, ou se vai esperar que outros o façam.

Você, médico ou médica que chegou até aqui, caso queira mais informações sobre como começar a atuar com a telemedicina, converse conosco através do nosso chat do site ou WhatsApp

Nós, da Saúde Vianet, temos um time super disponível e capacitado para dialogar sobre o tema, e acredite: é muito mais simples do que você pode imaginar! 

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prontuario-do-paciente

Prontuário do paciente pode ajudar na gestão do seu consultório médico.

O Prontuário do paciente é uma ferramenta bastante utilizada nos consultórios médicos. Sua função, como o próprio nome já diz, é guardar informações que devem estar à mão, prontas a qualquer momento. A ideia do prontuário médico é salvar o histórico médico do paciente em ordem cronológica, refletindo exatamente o curso do tratamento e indicando as possíveis causas da doença.

A resolução CFM 1638/ 2002 define o prontuário do paciente como “documento único constituído de um conjunto de informações, sinais e imagens registradas, geradas a partir de fatos, acontecimentos e situações sobre a saúde do paciente e a assistência a ele prestada, de caráter legal, sigiloso e científico, que possibilita a comunicação entre membros da equipe multiprofissional e a continuidade da assistência prestada ao indivíduo“.

Veja como o prontuário eletrônico auxilia na segurança dos dados da sua clínica.

Mas além de constituir um verdadeiro dossiê, que tanto serve para a análise da evolução da doença, como para fins estatísticos, o prontuário do paciente pode trazer algumas vantagens para a gestão do seu consultório médico.

Diminuição de riscos para seus pacientes.

O prontuário do paciente auxilia na melhoria das recomendações de infecção hospitalar, corrigindo eventuais problemas e indicando a terapia mais adequada para o processo de infecção. Quando o prontuário médico é bem implementado, as informações são disponibilizadas automaticamente na tela do seu software de gestão, indicando pacientes suspeitos de infecção. Assim, o especialista pode interagir com o sistema, fazendo uma auditoria da prescrição e sugerindo ao médico assistente os medicamentos
mais adequados.

Diminuição de custos no seu consultório médico.

A organização de custos é importante para o aumento do faturamento da sua clínica, e o prontuário do paciente possibilita desde a redução do desperdício de medicamentos que seriam prescritos de forma redundante, até a diminuição do uso de materiais de escritório, como papel, impressão e pastas. Dessa forma, a implementação do prontuário do paciente no seu consultório médico reduz significativamente os custos da sua clínica por atendimento, aumentando seu lucro.

Veja como o prontuário do paciente pode ser usado como ferramenta competitiva.

Mais produtividade e trabalho conjunto com o prontuário do paciente.

Como o objetivo final do uso do prontuário eletrônico é a centralização das informações, os profissionais do seu consultório médico perdem menos tempo na busca de informações do paciente. Com o histórico de atendimento e todas as fichas clínicas reunidas em um só lugar, o atendimento passa a ser mais produtivo e a equipe tem mais facilidade em partilhar informações sobre os pacientes.

Redução de glosas.

Glosas são recusas no pagamento das cobranças de consultas efetuadas por convênios de saúde. A maior parte das glosas acontece por erros comuns na fase pré-analítica, no agendamento e atendimento ao paciente. Com o prontuário do paciente, as informações sobre os procedimentos cobertos (ou não) por um determinado plano de saúde são vistas de forma automática e em tempo real. A solicitação para exames, por exemplo, não fica parada na área de autorização e é possível saber todas as regras de coberturas dos convênios/planos e, assim, identificar qualquer possível desvio.

Veja o infográfico sobre faturamentos de convênios e entenda a importância do TISS para sua clínica.

 


 

 

Fonte: PRONTUÁRIO DO PACIENTE “tempo de guarda” Vanderlei Soares Moya


O que é o TISS - e por que ele é indispensável para sua clínica?

Se você trabalha com saúde particular no Brasil, certamente já se questionou sobre o que é o TISS. Independente do significado da sigla, sabemos que o TISS está relacionado aos planos de saúde, e por isso o termo tem ficado cada vez mais popular.

Por causa da insatisfação de boa parte dos usuários do SUS no Brasil, as operadoras de serviços médico-assistenciais tem ganhado mercado, e a inovação do modelo de negócio das clínicas populares tem possibilitado maior acessibilidade à saúde particular. 

Veja no infográfico a seguir o que é o TISS – e por que ele é indispensável para a sua clínica:

o que é o TISS - e por que ele é indispensável para a sua clínica.
o que é o TISS – e por que ele é indispensável para a sua clínica.

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Apps de saúde: Aplicativos que ajudam a monitorar o tratamento dos seus pacientes.

Apps de saúde: Não é atoa que eles são chamados de “pacientes”. Quando alguém entra no sistema de saúde hoje ele já sabe exatamente o que vai encontrar: Inúmeros exames, preços cada vez mais altos e uma espera sem fim. Nenhum método médico deixa de ter importância por conta da insatisfação dos pacientes, pois os procedimentos da saúde são complexos e todo o cuidado é pouco, mas a frustração está deixando os pacientes saturados.

A internet já permite que os pacientes encontrem e agendem consultas onde e quando for melhor para eles, no entanto, mudanças radicais exigem inovação – de provedores para pacientes e de médicos para dados. Essa mudança está acontecendo. Tecnologias como o smartphone permitem que as pessoas monitorem sua própria saúde.

As possibilidades se multiplicam quando você adiciona os ingredientes essenciais em falta – o acesso aos seus próprios registros médicos e a capacidade de compartilhar facilmente informações com aqueles de sua confiança. Isso permite reduzir as ineficiências em seu próprio tratamento e também fornecer dados para ajudar a treinar algoritmos médicos. Assim o paciente pode melhorar seus próprios cuidados e os de todos os outros também.

Os dados médicos podem não parecer o tipo de faísca para desencadear uma revolução. Mas o fluxo de informações provavelmente dará frutos de várias maneiras. Uma delas é um diagnóstico mais completo.

Veja o infográfico a seguir mostrando as inovações tecnológicas dos apps de saúde que permitem os próprios pacientes monitorarem seu tratamento.

Apps de saúde: Aplicativos que ajudam a monitorar o tratamento dos seus pacientes.
Apps de saúde: Aplicativos que ajudam a monitorar o tratamento dos seus pacientes.

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Tecnologia na saúde: Sua clínica está atualizada?

Tecnologia na saúde: Sua clínica está atualizada?

A tecnologia na saúde pode facilitar o dia-a-dia da sua clínica. Não importa quantos pacientes você tenha, na hora de organizar as informações que são geradas na sua clínica você precisa prestar atenção em vários processo, do agendamento à cobrança, do começo ao final da experiência do paciente.

O grande número de recursos para lidar com todas essas informações e os padrões nos quais elas são apresentadas vem evoluindo com o tempo, como a digitalização do prontuário do paciente por exemplo, justamente pela importância de cada um desses tópicos referentes a tecnologia na saúde.

Veja como o prontuário eletrônico pode ser uma poderosa ferramenta competitiva para sua clínica.

 

Quais são as novidades da tecnologia na saúde?

A grande novidade na tecnologia da saúde está na otimização dos processos clínicos por meios digitais. A revolução tecnologia atingiu em cheio a área médica trazendo não apenas recursos eficientes nos tratamento e prevenção de doenças, mas também na forma como o profissional da saúde lida com seus pacientes.

Apesar do uso de guia, impressão de exames e prontuário médico ainda ser prática recorrente, diversas clínicas, hospitais e laboratórios já adotam recursos de tecnologia na saúde que digitalizam esses processos. Contudo, essas soluções precisam de adaptação para que diferentes entidades consigam intercambiar informações.

 

Prontuário eletrônico como diferencial para sua clínica.

A interoperabilidade representa uma promessa de facilitação, trazendo mais eficiência operacional, financeira e de cuidado com o paciente, e nesse cenário de revolução da tecnologia na saúde a clínica que não se adapta às novas tendências da tecnologia fica para trás na preferência dos pacientes e perde espaço para a concorrência.

Para a interoperabilidade sair do discurso e ir para a prática é preciso que as instituições incorporem protocolos e padrões vendor-neutral – aqueles que não possuem ligação com uma marca específica – para que todos os sistemas se conversem automaticamente, sem a necessidade de intervenção humana.

Você sabe se a sua clínica segue todos os protocolos necessário para a viabilização da interoperabilidade? Será que existe algum recurso que facilite os processos da sua clínica que você ainda não lançou mão?

Veja como o Agendamento online pode ser um grande aliado das finanças da sua clínica.

 

Sua clínica está equipada com o melhor da tecnologia na saúde?

Dentre os recursos de inovação da tecnologia na saúde estão:

  • Prontuário eletrônico;
  • TISS: faturamento de convênio;
  • Auto-agendamento online.

Mas além desses recursos existem outras ferramentas que podem te ajudar a integrar os processos da sua clínica de maneira prática,  inclusive com convênios odontológicos e médicos.

Pensando em otimizar a integração tecnológica da sua clínica, o SaúdeVianet preparou uma check-list para você acompanhar a atualização dos recursos do seu consultório, do prontuário eletrônico até o faturamento, e identificar quais os padrões de interoperabilidade estão faltando e ainda se colocar à frente de seus concorrentes no que diz respeito à inovação e tecnologia na saúde.

Saiba quais são os benefícios de um software de gestão para sua clínica. 

 

Quer deixar sua clínica atualiza? Acesse agora o nosso check-list de integração tecnológica e veja quais são os recursos da tecnologia na saúde que você pode usar na sua clínica para aprimorar seus atendimentos.

 

Confira o check-list de integração tecnologia para clínicas:

Quero atualizar a minha clínica


Fonte: https://saudebusiness.com/noticias/interoperabilidade-o-desafio-dos-sistemas-de-e-saude/


Prontuário eletrônico do paciente - Saúde Vianet

Prontuário eletrônico do paciente (PEP) na prática

Caso ainda não tenha referências sobre como funciona o prontuário eletrônico do paciente, este grande case de sucesso no uso do mesmo pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo ilustra muito bem os resultados concretos da implantação de soluções deste tipo.

A tecnologia em questão foi adotada por uma grande instituição de Saúde Pública do País, que precisa prezar pela segurança da informação e garantir que o processos funcionem fluida e ininterruptamente, sem prejudicar funcionários,  pacientes e nem a própria instituição.

Em 19 Agosto 2013, a referida secretaria lançou oficialmente um modelo inédito de prontuário eletrônico unificado dos pacientes.

EM QUE CONSISTE O PROJETO?

O projeto permite acesso imediato ao histórico de atendimento em qualquer unidade do Sistema Único de Saúde (SUS) da rede estadual paulista.

Nesta época, os sistemas dos hospitais não eram integrados. Se um paciente fosse atendido em uma unidade e depois se dirigisse a outra, não existia em rede um histórico do prontuário.

Desse modo, o médico era obrigado a reiniciar diversos processos – como os de anamnese e os de internação.

O projeto foi desenvolvido em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), responsável por garantir o sigilo das informações de cerca de 20 milhões de pacientes do SUS no Estado.

TODO O SISTEMA FUNCIONA NA NUVEM

Em 2012, o programa foi implementado em 11 hospitais da capital, entre eles o Instituto do Coração (Incor), que serviram como piloto para análise e ajustes.

O modelo foi inspirado em outros semelhantes e muito bem sucedidos em países como Canadá, Inglaterra e Austrália.

Naquele momento, cada unidade tinha seu modelo de sistema de informatização.

Com isso, cada uma arquivava os dados à sua própria maneira, sem padronização alguma, com formas e níveis de informação diferentes.

IMPACTOS DA IMPLANTAÇÃO

O que isso significava na prática? Que, enquanto algumas unidades tinham um complexo protocolo de registro de informações, outras realizavam o check-in do paciente no velho conhecido livro em papel.

Para corrigir estas discrepâncias, o projeto visava instalar o prontuário eletrônico em todas as unidades, de hospitais a laboratórios, com um sistema de preenchimento dos dados padronizado.

Assim, se manteria um nível mínimo e básico de informações, possíveis de serem acessadas por qualquer unidade do Estado.

Os laboratórios, farmácias e ambulatórios também usavam sistemas independentes, o que impedia a integração dos dados.

Agora, entretanto, com farmácias e laboratórios integradas ao projeto, sistema online passa a ser alimentado também com dados sobre pacientes que fazem uso de medicação contínua e resultados de exames, por exemplo.

Os pacientes, por sua vez, tem seus próprios dados de login e senha para acessar o prontuário eletrônico e os resultados dos seus exames pela internet.

COMO FUNCIONA O PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO PACIENTE EM CLÍNICAS PARTICULARES?

Para clínicas e consultórios particulares, o princípio é exatamente o mesmo.

O prontuário eletrônico ideal deve funcionar na nuvem, estando disponível em rede para que outros médicos, da mesma unidade ou não, possam consultar o histórico clínico do paciente.

As fichas clínicas, requisições de exames podem ser padronizados, evitando inconsistências de cadastro entre outros problemas que podem surgir quando cada clínica usa uma metodologia diferente para registro de informações.

Isso traz mais credibilidade, profissionalismo e dinamicidade ao atendimento.

Outros documentos – inclusive imagens – podem ser facilmente anexados ao prontuário, ficando mais fácil a busca por qualquer informação relacionada a um mesmo paciente.

Cada profissional acessa com seus dados de login e senha, de modo que toda atividade é registrada no banco de dados do sistema.

Desse modo, fica mais fácil fazer consultas posteriores para diversos fins, inclusive para fins de auditoria.

Além disso, os bons prontuários eletrônicos em nuvem são protegidos por ferramentas de segurança como criptografia e certificados digitais que permitem a assinatura digital do prontuário.

Tanto as ferramentas de segurança quanto o controle de acesso garantem o sigilo das informações dos pacientes cadastrados no sistema.

RECURSOS ADICIONAIS AO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO PACIENTE

Além de oferecer o básico – que foi descrito acima – o prontuário eletrônico do paciente pode ser ainda ferramenta de aprofundamento técnico e de relacionamento.

É possível encontrar prontuários que oferecem um sofisticado sistema de criação de variáveis em caixas de texto abertas.

Essas variáveis podem posteriormente ser cruzadas em relatórios personalizados que podem reforçar hipóteses ou mesmo revelar relações inéditas até mesmo para a literatura médica.

EXEMPLO PRÁTICO: se uma clínica tem como resultado Infecção por Zyka vírus para a variável Diagnóstico materno Microcefalia como resultado para a variável de Diagnóstico fetal, pode-se depois comprovar estatisticamente a relação entre o Zika vírus e a Microcefalia.

REFERÊNCIAS

E VOCÊ? O QUE PENSA SOBRE O PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO PACIENTE?

Quais são suas principais dúvidas a respeito do assunto? Deixe seu comentário!

Software para clínicas populares: empresário revela qual o melhor


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