Benefícios de um software de gestão para clínicas

Entenda porque é tão importante ter um software para sua clínica

Uma ferramenta para negócios e relacionamento com pacientes

O foco dos médicos e enfermeiros em uma clínica ou consultório deve ser a saúde e o bem estar do paciente, oferecendo um atendimento personalizado, humanizado, diagnósticos precisos e tratamentos efetivos.

No entanto, muitas vezes esses profissionais têm o seu tempo comprometido com tarefas relacionadas à administração do estabelecimento.

Desse modo, quando profissionais de saúde compartilham seu tempo disponível entre atividades relacionadas ao atendimento dos pacientes e atividades administrativas, aumentam drasticamente as probabilidades de erros.

Tais falhas são comumente notadas tanto em procedimentos administrativos e quanto na gestão dos recursos, gerando muitos desperdícios que, obviamente, não são contabilizados, ou ainda pior, nem são percebidos.

Médicos, dentistas, fisioterapeutas e outros profissionais liberais, donos de suas clínicas ou consultórios, de fato não foram preparados para isso lidar com os desafios da gestão, administração e marketing, tão necessários a seu negócio.

Infográfico Grátis datas comemorativas Saúde Vianet

Você é dono de clínica e não usa um software para gerí-la?

Nas clínicas e consultórios que visito pelo Brasil a fora, era – e ainda é – muito comum encontrar desajustes relacionados ao total desencontro de informação. E se a informação em questão for de ordem financeira, a casa passa a ser “organizada” com o samba caótico da contabilidade.

Eis então alguns exemplos clássicos, mais comuns do que se pode imaginar: gastos pessoais misturados aos da clínica; controle de contas a pagar e a receber (falamos mais como controlar as finanças nesse artigo); dificuldade em encontrar prontuários – como digo em alguns consultórios, a “balada das fichas clínicas”; confirmação de consulta e o elevado absenteísmo, controle do faturamento com operadoras de saúde e muito mais pode ser enumerado.

Os empreendedores desse segmento tem conhecimento dos problemas elencados, porém possuem grande dificuldade em dedicar um tempo finito para lidar com a questão de maneira eficiente.

No entanto, a crise econômica atual, tem sido um grande catalisador para busca da eficiência operacional

Simplesmente, não há mais espaço para desperdícios.  Todos problemas citados podem ser reduzidos e até eliminados com a adoção de ferramentas corretas aliados a processos bem definidos. Veja a entrevista de um empresário do segmento falando desse tópico.

Foi para eliminar esse gap na gestão de clínicas e consultórios que criamos o Saúde Vianet – uma plataforma integrada de serviços para área de saúde.

É um conjunto de aplicativos projetados especificamente para este setor. Dedicamos inteligência e esforço para estarmos sempre um passo à frente de nosso tempo, de forma que ajudamos você a ser um empreendedor mais consciente de seu negócio.

“Os empreendedores desse segmento tem conhecimento dos problemas elencados, porém possuem grande dificuldade em dedicar um tempo finito para lidar com a questão de maneira eficiente”

Assim, como empreendedor da área e observador dos fenômenos a ela inerentes, digo que podemos entender este contexto como uma situação limite, na qual é cada vez mais urgente a necessidade de uma gestão mais precisa das informações administrativas.

E, dentro deste contexto, um fenômeno que venho observando – e que merece bastante atenção e cuidado – é o surgimento de uma legião de “Messias da Gestão em Saúde”, ou seja, “salvadores” que prometem revolucionar, como mágica, o quadro desorganizado do empresário deste segmento.

Investir tempo, atenção e dinheiro em propostas com esta abordagem só não será totalmente em vão porque vai te alimentar de esperanças. É duro, mas é isso mesmo!!

Desse modo, antes de buscar cursos com chamadas explosivas, faça o básico e avance um passo de cada vez

Se você percebe que a sua clínica ou consultório ainda está no século passado, não espere mais para atualizar tudo, a hora é agora!

Mas tenha em mente que se trata de um processo que você pode contar conosco nessa jornada.

Somos uma empresa jovem e parceira e vamos te auxiliar em todas as etapas necessárias à transição do uso de fichas clínicas no papel, planilhas de Excel ou mesmo agenda do Google, para uma solução também simples, porém, muito mais poderosa.

É este o seu caso? Seu consultório está no século passado?

Se sim, qual o principal motivo para ainda não ter adotado soluções digitais?

Tudo bem, sabemos que mudar, dar um passo adiante, é sempre um desafio em qualquer área.

Logo, podemos dizer que o fator cultura é um motivo que parece bastante plausível para esta resistência, pois trata-se da tendência inconsciente em fazer as coisas como sempre foram feitas, no piloto automático.

Mas, uma cultura empresarial que nunca é revista contribui para manter o estado das coisas exatamente como elas estão e, consequentemente, para a estagnação do negócio frente à concorrência. 

Então, se a cultura, embora seja um motivo real, não é um motivo plausível, podemos arriscar outro: a validade jurídica do prontuário eletrônico.

Este é um dos argumentos que mais escuto para justificar a adoção PARCIAL de um software para clínica, ou seja, mantendo a gestão das informações dos pacientes em papel.

Posso afirmar que essa alegação carece de solidez por uma série de argumentos que, por si só, dariam origem a um outro artigo.

Antes de mostrar alguns fatos, faço questão de pontuar que é um tanto perigoso comprometer a estrutura gerencial de várias áreas de um negócio por conta de um ponto específico.

Ou seja, não se pode perder a oportunidade de reduzir o número de faltas com uma agenda inteligente, de melhorar o controle de recebimentos com um faturamento integrado à agenda ou de conhecer o fluxo de caixa da sua clínica pelo medo da adoção de uma ferramenta nova.

Mas, apenas para ilustrar, coloco aqui apenas dois fatos simples: 1) a assinatura digital com certificação eletrônica equivale a uma assinatura física e 2) o Prontuário Eletrônico do Svianet está preparado para isso (alternativamente, você pode manter o modus operandi padrão para os pacientes “mais complicados”).

Imagine o quanto você perde ao não adotar a nossa tecnologia, que vincula dados do prontuário ao relacionamento com paciente, segmentando-os com base no valor de uma variável, ou seja, com base no que foi preenchido num determinado campo.

Um exemplo disso, seria programar uma mensagem apenas para os pacientes em que a variável Diagnóstico tenha sido preenchida com determinado valor X, podendo enviar uma sequência de mensagens altamente personalizadas.

O sistema ainda permite que você crie uma segmentação ainda mais específica, adicionando um filtro por idade, por exemplo. Desse modo, você pode enviar mensagens apenas para mulheres acima de 40 anos diagnosticadas com esta variável de valor X.

Uma avaliação rápida deste exemplo já é suficiente para a adoção de uma plataforma integrada de gestão, pois mostra uma solução em que é os resultados são mensuráveis e perceptíveis num curto prazo, uma vez que o paciente se entende mais acolhido, tende a confiar mais na instituição e agrega muito mais valor ao seu atendimento.

Se ter um prontuário ágil, juridicamente válido e integrado a uma ferramenta de comunicação não lhe parece algo muito próximo das suas necessidades, imagine algo mais corriqueiro.

Imagine a praticidade de ter, no seu bolso, acesso ao prontuário de seu paciente quando precisar. Agora pode parecer pouco palpável, mas da próxima vez que tiver que fazer uma consulta rápida e urgente à informação de qualquer paciente você vai se lembrar deste artigo.

Eu não poderia deixar de falar do gasto com papel, e o espaço físico necessário para armazenamento. Quantas vezes você já reescreveu a mesma informação sobre um paciente, simplesmente por não localizar sua ficha?

Com os exemplos acima fica fácil entender por que contratar um Software para gestão de clínicas e consultórios é tão indispensável hoje em dia. 

É o tipo de solução que se reverte em economia de tempo, por simplificar as rotinas administrativas, e em aumento de faturamento, por ajudar na captação e manutenção de pacientes.

Sabemos o quanto suado é seu dinheiro e fazemos que valha a pena para você.  

E o melhor é que você não precisará gastar uma fortuna nesta implementação. Fale com a gente e tire todas as suas dúvidas.

PRINCIPAIS  BENEFÍCIOS DO USO DE UM SOFTWARE PARA GESTÃO DA CLÍNICA 

Agenda eletrônica

Essa agenda de fato ajuda na redução da abstenção, podendo utilizar uma estratégia de múltiplos canais de comunicação com o paciente: email, SMS e torpedo de voz. Apenas com SMS sabemos que recuperamos em torno de 40% dos faltosos. Além disso, nossa agenda é perfeita para clínicas com mais de 5 profissionais.

Integrada a uma central de telefonia, pode registrar um histórico completo de toda a comunicação realizada com o paciente. A economia é sentida logo nos primeiros dias, com muito mais agilidade na localização de horários disponíveis.

A agenda do Svianet, confirma o atendimento, vincula a mensagens posteriores de relacionamento, coleta pesquisa de satisfação, mede a produtividade dos colaboradores e possibilita uma série de outros indicadores, como o tempo de espera ou atraso no atendimento. É uma pequena revolução!

Além disso, podemos publicar a agenda da clínica de forma online. Veja como exemplo a agenda da Clínica Facilitaem Salvador e da Clínica Dr. Sem Filasem Goiânia  

Eu digo que quem usa a agenda do Svianet trabalha mais feliz e se percebe mais produtivo.

Digo isto com segurança, pois é este o feedback que as secretárias tem nos passado é justamente de que “o uso de software para consultórios médicos é bem amigável, tornando as tarefas mais simples e tudo mais inteligente”.

Prontuários Eletrônicos

Empregando um sistema médico online, pode-se ter acesso a todas as informações dos pacientes a partir de qualquer lugar, não é preciso estar necessariamente na clínica.

Nossos clientes adoram a portabilidade e o acesso pelo celular, inclusive tirando fotos. Estas ferramentas criam um vínculo muito mais próximo de quem é cuidado pelo consultório, contribuindo para um atendimento personalizado, competente e mais humano. E com validade jurídica, sim senhor, pois podemos utilizar o sistema de assinatura digital.

Conectividade 

Com um sistema médico online, você pode ter acesso a todas as informações dos pacientes de onde você estiver. Prontuários, cadastros e agenda médica estão disponíveis em qualquer dispositivo conectado, como tablets e smartphones.

Atendimento personalizado e humanizado

Estas ferramentas permitem um contato muito mais próximo do paciente, colaborando para um atendimento personalizado e mais humano.

Conhecimento profundo dos pacientes

Um Prontuário Eletrônico tão bem elaborado como o do Saúde Vianet permite uma melhor gestão ao gerar estatísticas sobre os pacientes, possibilitando um melhor conhecimento dos mesmos com base em informações das consultas realizadas.

Acessível/Baixo custo de implantação

O custo de implantação é proporcionalmente baixo e acessível, considerando todas as vantagens em termos de ganho de tempo, melhorias no atendimento e, como consequência, um ganho de prestígio substancial da imagem da clínica perante seus públicos. O investimento de implantação acaba compensando os gastos com papéis, material de arquivo, insumos físicos e tempo da equipe.

Segurança das informações

Os dados abrigados por um software de gestão de clínicas são extremamente seguros. Há diferentes níveis de usuários com diferentes níveis de permissões para acessar dados de pacientes, informações administrativas e financeiras. Ainda que o software seja acessado via web, há alta tecnologia empregada para proteção dos dados, a fim de que nada seja vazado e acessado de forma indevida. Os softwares mais modernos utilizam o sistema de armazenamento de dados na nuvem, o que propicia a realização de backups constantes do conteúdo armazenado.

Gestão de estoques e do relacionamento com fornecedores

O gerenciamento de estoques, recursos humanos, negociações com fornecedores e outros aspectos importantes da administração e infraestrutura da clínica se torna muito mais prático de ser executado por meio das diversas funcionalidades do software. Ele fornece estatísticas inteligentes e muito importantes para a gestão da clínica.

Uso amigável

Muitos softwares possuem uma interface simples, com telas de fácil navegação, mas deixam a desejar no que diz respeito a como o processo foi desenhado. Para avaliar melhor, fique atento à quantidade de campos e de cliques necessários para alternar entre campos e páginas.

Controle financeiro

Vários softwares oferecem uma ferramenta para análise de ganhos e gastos: os valores oriundos de cada convênio, os valores de pacientes particulares, propiciando realizar todo o fluxo de caixa da clínica de maneira simples e organizada.

Além disso, geram recibos e permitem acesso a modelos de e-mails prontos. O sistema oferece a opção de relatórios completos de atendimentos, de produtos comprados, de gastos e recebimentos.

Muitos softwares disponibilizam planilhas de organização de contas a pagar, folha de pagamentos, compras do consultório e substituição de equipamentos. Fornecem gráficos automáticos com métricas.

Redução de custos

Eu sei que você deve estar se perguntando sobre os gastos que esse sistema de gestão acarretará ao seu orçamento.

É necessário, sim, um investimento para a implantação de um software desse tipo, mas o retorno vem através de aumento de produtividade, redução de tempo gasto na realização de atividades rotineiras, benefícios para os profissionais envolvidos no negócio e para os pacientes.

Um negócio automatizado e mais organizado certamente tem seu desempenho otimizado em até 30%.

Em resumo, tratamentos e procedimentos bem gerenciados levam a custos mais enxutos, a uma maior rentabilidade para a clínica, à redução de desperdícios e de gastos desnecessários, à economia de tempo dos profissionais de saúde e da equipe administrativa e, o mais importante: a pacientes atendidos com eficiência e mais satisfeitos, o que poderá levar mais e mais pacientes a procurarem pela clínica.

Software para clínicas populares: empresário revela qual o melhor


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Empresário revela os bastidores de uma clínica popular

Para tornar mais palpável tudo o que foi apresentado no e-book anterior, fizemos uma breve entrevista com o Empresário Paulo Campos.

Diretor da Clínica Facilita, sediada no coração financeiro de Salvador, a maior capital do Nordeste, nos passou uma visão bem completa do universo de Clínicas Populares.

Nesse rápido bate-papo, ele mostra como vislumbrou a oportunidade de mercado e como o uso de recursos tecnológicos tem sido essencial na difícil tarefa de manter o complexo negócio inteiratamente sob controle.

Ele não abre mão dessa estratégia para se manter competitivo no mercado, uma vez que a boa oportunidade atrai diversos competidores, tornando imprescindível a necessidade de estar sempre à frente.

Entrevista

Dentre tantas opções de negócio a se montar na área da saúde, por que uma clínica popular?

Na verdade, acho o termo “Clínica de Varejo” mais adequado, pois mostra que é uma clínica mais acessível às pessoas, independente de elas terem plano de saúde ou não. Este é, inclusive, o modelo mais visto nos Estados Unidos, por exemplo.

A ideia de montar a Clínica Facilita foi, justamente, pensando em tornar o acesso a saúde mais fácil, num cenário em que muitos estão perdendo seus planos de saúde ou são mal atendidos pela rede pública.

Desde o início do projeto, o nosso foco principal era de criar uma clínica que fosse mais fácil de as pessoas chegarem, mais fácil de marcar uma consulta e se consultarem. Tivemos a preocupação de ter um local com estacionamento, de ter ponto de ônibus perto, dentre outros detalhes.

Facilidade, ambiente confortável e qualidade de atendimento são valores que pretendemos replicar em todas as unidades futuras da Clínica Facilita.

Quais as principais dificuldades encontradas para montar uma equipe multidisciplinar?

Realmente, não é uma coisa simples montar uma equipe multidisciplinar, com diversos profissionais, de diferentes áreas da saúde. É papel do gestor da clínica captar estes profissionais no mercado e, para isso, ter um bom Diretor Técnico e uma estrutura adequada que passe segurança aos profissionais é fundamental.

Visto isso, o próximo passo é divulgar a clínica, mostrar que chegou no mercado local, o que acaba atraindo profissionais. Isso permite que se vá montando a equipe aos poucos, pois, às vezes você tem a procura pela especialidade, mas não tem o profissional; outras vezes, se tem o profissional de uma especialidade que não tem demanda.

Então, para encaixar esse processo, é preciso muita estratégia e muita visão do mercado local. Acredito que seja uma das maiores dificuldades para quem está montando uma clínica nova: encaixar a demanda de pacientes com a oferta de médicos.

Vimos a formação de grandes grupos neste segmento, como Dr. Consulta, e a pulverização local, ainda que regional, desse Modelo. Quais os principais desafios para uma eventual consolidação diante, por exemplo, da forte concorrência no segmento?

Em todo mercado tem concorrência. Se você tiver medo de concorrência, não abre negócio em nenhum lugar do mundo, em nenhum país, nem no Brasil, nem em Salvador, enfim…

Temos que estar prontos para abrir o nosso negócio e trabalhar prezando pela qualidade. Deve-se pensar sempre em atender o paciente da melhor maneira possível. É importante se lembrar, também, do paciente enquanto cliente. Ele deve pagar um preço justo pelo serviço prestado, para que retorne sempre. Assim, nós podemos crescer e expandir nosso negócio, seja através de franquias, seja através de novas unidades, etc.

Essa é a nossa visão aqui na Clínica Facilita: crescer com qualidade, de forma sustentável para nos consolidarmos no mercado aos poucos.
Não temos medo de concorrência, pois isso faz parte de qualquer mercado aberto e acredito que esse formato de negócio tenda a se consolidar nesse mercado de clínicas. Pretendemos e esperamos,ser um dos players desse novo mercado.

Então, vocês estão abertos a franquear?

Sim, temos interesse em franquear. Estamos nos estruturando para que isso já possa ocorrer a partir do segundo semestre de 2017. Já há empresários interessados em conversar a respeito. Porém, só teremos mais detalhes do processo a partir do próximo semestre, quando já estivermos mais estruturados, uma vez que um negócio de clínicas é muito complexo e os procedimentos tem que estar muito amarrados.

Qual a importância do Marketing na estrutura de custos para iniciar e manter rodando um negócio desse tipo?

Um bom planejamento de Marketing é fundamental para o início de qualquer negócio, independente do segmento. Na área de Saúde não é diferente. Por muitos anos, talvez a questão do Marketing na área de Saúde tenha sido um pouco negligenciada por conta dos planos de saúde, que eram a grande fonte de clientes para uma clínica recém criada. Hoje em dia, já não é mais assim. Por isso, é imprescindível ter um bom plano de Marketing, criar uma boa marca ou ter uma boa marca por trás, como por exemplo, a da Clínica Facilita.

Essa marca que nós temos demandou um custo alto e muito trabalho para ser denvolvida. As pessoas não tem noção do quanto é trabalhoso criar uma marca consistente, colocá-la no mercado e fazer com que as pessoas conheçam e tenham contato com ela. Então, o Plano de Marketing é fundamental, desde a contratação de uma agência de publicidade para a criação da marca, a escolha das mídias que você vai utilizar para divulgar, o investimento que você vai fazer em cada mídia, porque o retorno de cada mídia é diferente…

No início você não tem escala, então usar mídias mais pulverizadas como rádio ou TV acaba não trazendo o volume necessário versus o que se investiu. É preciso ser uma coisa muito bem pensada, e que às vezes o empreendedor na área de saúde, principalmente quando não tem experiência no segmento de varejo, acaba tendo dificuldade ou investindo muito e não tendo retorno, ou mesmo investindo aquém do necessário para fazer com que o negócio tenha o movimento necessário para girar sozinho.

O que foi determinante na escolha do software para o grupo?

Nós pesquisamos muito e vimos os diversos Softwares do mercado. Avaliamos diversos fornecedores na Bahia e em São Paulo, e optamos pelo Saúde Vianet porque, na minha visão, ele é o Software que melhor atende ao nosso estilo de marcação, tem o aspecto visual mais confortável, mais facilidade na importação de dados, facilidade de manuseio por parte da equipe e, sem dúvida, o maior potencial de desenvolvimento tecnológico.

Existiam softwares mais antigos no mercado e mais caros. Mas optamos por aquele que entendemos como parceiro, capaz de crescer junto conosco, agregando cada vez mais novas opções e funcionalidades no software de acordo com a nossa necessidade – e é o que vem acontecendo nesses 6 meses de operação, o software vem evoluindo juntamente com a clínica.

Como você cuida da comunicação com os seus pacientes?

Nós temos uma agência de publicidade que cuida da nossa comunicação e cria nossas peças – tanto as que rodam em nossas TV´s internas, quanto as que vão para o mercado. Obviamente, tudo ocorre com meu acompanhamento, que sou o gestor e, por isso, é meu papel pensar na estratégia, junto com a agência, para podermos comunicar ao mercado.

Também utilizamos o telemarketing, utilizando a base de pacientes que fomos criando ao longo da evolução do negócio, SMS e emails, que são ferramentas que já estão disponíveis no Saúde Vianet.

Uma clínica popular tem um fluxo de pacientes muito alto. Como a sua recepção consegue organizar o alto fluxo de agendamentos e ainda dar conta do atendimento aos pacientes?

Esse é um ponto, de novo, importantíssimo não só para clínicas, mas para qualquer negócio: sem controle não há gestão, e se você não faz a gestão do seu negócio, naturalmente, você não vai ter sucesso. Uma coisa deriva da outra.

Você precisa controlar custos, as receitas, a curva de quais médicos estão produzindo mais, quais especialidades são mais procuradas, quais são as maiores despesas da sua clínica, de onde vem o seu cliente, qual o perfil do seu cliente, etc.

Isto é, um somatório de informações que, se não forem tratadas pelo gestor, as chances de se obter sucesso em qualquer negócio – não só em clínicas – é muito pequena.

E o mundo está cada vez mais complexo, você precisa ter indicadores sempre à sua mão, de forma fácil, de visão simples, para você poder monitorar o seu negócio, orientar a sua equipe e conquistar cada vez mais clientes.

Como você faz para organizar as informações dos pacientes? E os documentos produzidos nas consultas?

Minha organização é pautada numa geração mínima de papel.Os laudos e as receitas são levados pelo paciente. Já as solicitações de exames, nós as guardamos por alguns meses, muito mais para efeito de arquivo e controle dos pacientes, o que gera muito pouco documento físico.
No entanto, guardamos uma versão impressa de alguns poucos relatórios do negócio, como por exemplo, de faturamento e despesas. Conduzimos dessa forma porque não faz sentido acumular papel, em pleno século XXI, a menos que seja realmente necessário.

Para dar conta de tudo, é necessário muita organização. Como otimizar a gestão de tantas informações, mantendo uma equipe o mais enxuta possível sem perder a qualidade e a confiabilidade das informações?

Isso varia muito com a experiência do gestor. Você tem que manter a sua equipe organizada, manter seus controles em dia, ter os procedimentos operacionais corretos, afinal, estamos falando de clínica, de saúde das pessoas.

Para a equipe de recepção conseguir dar conta da quantidade de movimento da clínica, atendimento telefônico, conferência de agendamento online, recepção na porta, suporte aos médicos que podem precisar de alguma coisa, etc., é, realmente, muita coisa ao mesmo tempo. Para mim, o mais importante é padronização do atendimento e, treinamento da equipe.

Se você não tiver um treinamento padrão para a sua equipe, se você não orientar como o atendimento deve ser feito as coisas se embolam, a equipe não prioriza o que deve ser feito e acaba que o paciente sente isso durante a confusão que vira a recepção com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo.

Então, o Software vem muito para ajudar: uma vez que ele é fácil de ler e fácil de mexer, acaba economizando tempo da equipe para que ela possa se dedicar melhor ao atendimento ao público.

Se você perde muito tempo com o software, acaba não tendo tempo para se dedicar ao que é mais precioso para o seu negócio: o seu cliente.


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Case de Sucesso com Plano de Relacionamento Saúde Vianet

Mais de 200 atendimentos com apenas R$200 de investimento: Saiba como

Neste artigo iremos compartilhar um impressionante case de sucesso do uso do nosso Aplicativo de Marketing. Assim, você saberá como o nosso cliente montou o seu plano de relacionamento para gerar mais de 200 atendimentos com apenas R$200 investidos.

REGRA #1: O “momento-chave”

Enviar mensagens institucionais, mensagens com ofertas de benefícios ou descontos, mensagens divulgando novos procedimentos, etc.

São várias as possibilidades de estratégia e é muito importante que todas elas sejam utilizadas. Mas, quando se trata de gerar mais agendamentos, não é tão simples assim.

Para se gerar mais resultados a partir de uma campanha de marketing, é preciso que a mensagem seja muito efetiva, a ponto de mobilizar o seu paciente a entrar em contato com a sua clínica e agendar um novo atendimento. Para que isso aconteça, é preciso que o paciente esteja aberto a receber a comunicação. Esse momento especial, no qual o paciente está mais propício a abrir mensagens, chamamos de momento-chave.

Case de sucesso
No caso do nosso cliente, ele enviou uma mensagem para as suas pacientes no Dia Internacional da Mulher. Podemos dizer que ele escolheu um momento-chave porque, nessa data, as pacientes já esperam ser homenageadas nessa data e se sentem bem com isso. Desse modo, a taxa de abertura das mensagens tende a ser muito maior do que num momento qualquer.

REGRA #2: A “oferta irrecusável”

É importante aproveitar o envio de uma mensagem para ofertar um benefício a seus pacientes. Mas isso só vale, é claro, se a estratégia soar natural. E não pode ser qualquer oferta. Tem que ser um benefício que ninguém em sã consciência recusaria.

O nosso cliente aproveitou a homenagem que já iria enviar para as suas pacientes no Dia da Mulher e apresentou-lhes um ótimo benefício válido durante todo o Mês da Mulher.

– RESUMO DA ESTRATÉGIA
  Ele enviou uma oferta irrecusável em momento-chave.

– RESULTADO OBTIDO
  A campanha foi enviada para 3160 pacientes.
Foram investidos aproximadamente R$200
Foram agendados mais de 200 novos atendimentos em decorrência da campanha
A receita total dos novos agendamentos foi acima de R$18.000

Que números impressionantes! E como eu faço para ter um ótimo resultado com um plano de relacionamento?

Simples! Converse com um de nossos consultores e saiba como funciona! Caso ainda não tenha um cadastro no Saúde Vianet, é só fazer o seu rapidamente neste link.

O Dia da Mulher é apenas um dos momentos-chave do Plano de Relacionamento do nosso cliente. Ele já deixou tudo preparado em nosso Aplicativo de Marketing e não precisa fazer mais nada, pois as mensagens serão enviadas nas datas e horários que ele já programou.

E ele ainda fica sabendo se a campanha foi efetiva ou não por meio de um relatório inteligente fornecido pelo nosso sistema.

Por isso, preparamos um Plano de Relacionamento com 6 campanhas de EMAIL e SMS, completamente configuradas para você enviar para os seus pacientes. Basta alinhar com o nosso consultor os detalhes que você deseja personalizar.

O plano contém:

  • 6 Campanhas prontas (aniversário, retorno de 3 e 6 meses, Natal, Ano Novo e Dia das Mães)
  • 1 Campanha personalizada, com o momento-chave que você escolher
  • 1000 SMS para você usar em suas campanhas
  • Consultoria de 1h para ajustar o Plano de Relacionamento ao seu público
  • Relatório inteligente para mensurar os resultados da campanhas

Experimente e compartilhe conosco os seus resultados. Ficaremos contentes em poder contribuir para o seu sucesso!


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Imposto de renda para clínicas

Imposto de Renda para clínicas: saiba tudo sobre o assunto

Imposto de Renda para clínicas é sempre um assunto bastante comentado na área de saúde no período do ano em que a Receita Federal designa para que sejam feitas as declarações. Este ano, começou em 07 de Março e vai até 30 de Abril.

Muito da tensão sobre o assunto se dá por conta da aura um tanto nebulosa em torno das regras tributárias para cada tipo de negócio. Além disso, os profissionais da contabilidade costumam tratar do tema numa linguagem técnica, tornando a discussão mais hermética e distante para quem não é da área.

Com isso, quem faz questão de estar em dias com as suas obrigações, está sempre buscando se informar, para evitar qualquer tipo de dor de cabeça.Por isso, preparamos alguns links que podem te ajudar a entender melhor os tópicos mais importantes sobre o assunto. São links com informações que esclarecem tanto as dúvidas mais básicas e de uma maneira geral (inclusive para pessoa física), quanto em níveis mais aprofundados e específicos da área de saúde:

Dicas para declarar imposto de renda para clínicas em 2019:

Para garantir que tudo saia corretamente na declaração da sua clínica, é importante que o seu software de gestão para clínicas esteja preparado para emitir alguns documentos importantes, como por exemplo, os que identificam os pacientes que realizaram pagamentos à sua clínica.

As informações dos pagamentos recebidos por pessoas jurídicas prestadoras de serviços de saúde e operadoras de planos privados de assistência à saúde deverão ser encaminhadas à fiscalização por meio da Declaração de Serviços Médicos (DEMED).

O Saúde Vianet, por exemplo, fornece este relatório essencial para a declaração do IR, que informa o valor detalhado que cada paciente pagou no ano-base a ser declarado. Com isso, em alguns cliques você reúne os dados necessários para a sua declaração de maneira precisa, segura e confiável.

Esses links ajudaram? Se gostaria de saber mais sobre algum assunto específico, fala com a gente, para compartilharmos conteúdos cada vez mais úteis!


sistema de gestão de clínicas

8 Características de um bom Sistema de Gestão de Clínicas

Achar um bom sistema de gestão de clínicas não é tarefa fácil.  Há muitos softwares disponíveis no mercado para esta finalidade, o que proporciona um leque de opções – e de dúvidas – para os gestores.

Agendar pacientes, cuidar das fichas de cadastro e do relacionamento com pacientes, verificar indicadores de resultados, programar campanhas de marketing, realizar controle financeiro, arquivamento de dados e prontuários.

Só de ler essas primeiras linhas você já consegue visualizar com clareza toda a complexidade do seu dia-a-dia. Assim, se você quer se manter competitivo no mercado, você precisa de ferramentas adequadas para manter tudo sob controle de forma prática e eficiente.

Você saberia escolher o software ideal para as suas necessidades?

Confira as principais características para que um sistema de gestão de clínicas suba no seu conceito na hora de escolher o mais adequado para você:

1. Proporcional às suas necessidades

“Este Software realmente se adequa ao que eu e a minha clínica precisamos?”

Esta é a primeira pergunta que se deve fazer quando estiver prestes a decidir qual sistema de gestão você vai implantar. É o primeiro passo para uma escolha acertada, filtrando os recursos desnecessários para o funcionamento dos seus processos.

Um sistema inadequado, com toda a certeza, resultará em dificuldades operacionais, retrabalho, perda de tempo e às vezes, gastos desnecessários ou acima do previsto.

2. Completo

Ao mesmo tempo em que o sistema deve ser proporcional e adequado às tarefas da gestão da clínica, ele deve ser completo. A falta de algum recurso também implica em privação de tempo e gastos. Planeje-se e esteja atento a Softwares que tragam o que você precisa, sem carências ou complicações.

Infográfico Grátis datas comemorativas Saúde Vianet

3. Flexível

A flexibilidade do sistema informatizado é importante para a possibilidade de transformá-lo e adaptá-lo quando necessário. Alguns sistemas perdem poder de gestão pois são moldados com base em interpretações literais de determinados manuais de procedimentos administrativos.

Com isso, acabam desconsiderando particularidades típicas de clínicas e consultórios com configurações peculiares.

Então, não se esqueça de perguntar ao consultor de vendas se há a possibilidade de adaptação de elementos do sistema, principalmente de relatórios, pois ele são ferramentas muito indispensáveis para tomada de decisões importantes.

4. De fácil manuseio

Ninguém quer sistemas confusos e desorganizados para não perder tempo e muito menos ter que ficar refazendo trabalho. A alimentação precisa ser simples, nada de infinitos campos apenas para cadastrar uma simples despesa, ou um paciente.

Qualquer um pode ficar responsável por alimentar um Software, desde que sua interface seja interativa, intuitiva e fácil de operar, em todos os níveis de usuários.

5. Mobilidade

Poder trabalhar, conferir e executar tarefas pelo seu computador ou celular de maneira remota, em qualquer lugar e a qualquer hora, sem necessariamente precisar estar no local de trabalho: convenhamos que é a melhor característica e vantagem que um Software pode oferecer, não é verdade?

6. Apresentar Sistema Multiplataforma

Um bom sistema de gestão de clínicas não pode limitar o uso a determinados sistemas, e por isso precisa funcionar bem em todas as plataformas (Windows, Mac OS, Linux, Android, iOS) e dispositivos ( desktops, tablets e smartphones).

7. Sigiloso e seguro

Ele precisa ser seguro para arquivamento de dados financeiros e principalmente pessoais, tanto de funcionários como pacientes, de acordo com as normatizações para registros eletrônicos de dados da saúde. Além disso, deve permitir backup para não se perder nada e manter os arquivos mais antigos.

8. Fornecedor e Suporte preparados

Você precisa ter muita confiança no fornecedor do seu software de gestão. Ele deverá lhe prestar um bom atendimento de suporte técnico,  para orientar em caso de dúvidas, e não deixar você, seus funcionários e pacientes na mão.

Além disso, deve oferecer soluções eficientes, em curto prazo de atendimento. Isso é essencial para resolver qualquer inconveniente, realizar manutenções e atualizações constantes.

Sistema de Gestão de Clínicas

Ficou alguma dúvida? Já possui um sistema de gestão de clínicas para seu negócio? Sabe onde você vai encontrar todas estas características? Ganhe tempo, atualize-se, organize-se, gerencie e o melhor: diminua custos sem afetar a qualidade do atendimento.

Experimente o Saúde Vianet por 15 dias GRÁTIS !

Infográfico Grátis datas comemorativas Saúde Vianet


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relatórios para clínicas - Software médico Saúde Vianet

Indicadores e relatórios: revolucione a gestão da sua clínica

Cada vez mais profissionais da área da saúde estão aderindo a práticas de gestão visando a melhoria e a efetividade na prestação de serviços médicos.  Mesmo sem muitos conhecimentos na área de administração, diversos médicos vêm buscando capacitação e ferramentas que possibilitem dar uma visão de negócios também ao consultório.

Um bom desempenho de uma clínica é essencial não apenas para proporcionar o bem-estar dos pacientes, mas principalmente para garantir que o consultório seja um negócio sustentável e que garanta serviços de excelente qualidade. Mas como ter esse parâmetro? Como avaliar de forma objetiva se a sua clínica conta com uma boa performance?

Relatórios financeiros

Boa parte dos profissionais de todas as áreas tem como principal fator de sucesso o retorno financeiro. Certamente o lucro é algo positivo no cenário de toda empresa, porém não é só ele que deve ser medido.

Por meio de um software é simples gerenciar despesas e receitas da sua clínica, dando uma visão clara sobre onde a maior parte dos recursos é consumida e o que pode ser reavaliado dentro de um cenário de economia, por exemplo. A Saúde Vianet é uma plataforma online completa que possibilita de forma rápida e fácil fazer o controle financeiro, desde o fluxo de caixa, até projeções para prazos específicos.

Por meio dela é possível contar com relatórios completos que possibilitam uma visualização completa acerca do consultório, contribuindo, entre outros fatores, para a tomada de decisões com relação a cortes, economias e eventualmente demissões.

Indicadores de resultados

Com a plataforma online para clínicas é possível saber em tempo real e de qualquer lugar como está o desempenho da clínica e também de seus profissionais. Mesmo com acesso remoto, o software possibilita que o médico tenha acesso a gráficos estatísticos, demonstrando desde o número de agendamentos no consultório, até faltas e pacientes atendidos em um determinado período de tempo.

Além de permitir que o médico conte com uma visão global sobre o seu negócio, o software permite mensurar o desempenho do consultório indicando, entre outros fatores, o número de procedimentos realizados na clínica, os agendamentos realizados por dia, mês ou ano e até o desempenho por profissional.

Os indicadores de resultados, além de oferecerem um panorama completo, possibilitam que o profissional tenha mais informações e consciência durante os inúmeros processos de tomada de decisões que envolvem a clínica.

Com uma visão clara sobre o seu negócio, as decisões e ações são mais assertivas, possibilitando que a clínica chegue aos seus objetivos e metas em menor quantidade de tempo.

Vários profissionais da área da saúde vêm recorrendo aos softwares médicos como forma de chegar ao sucesso, seja ampliando o número de atendimentos, seja impactando positivamente o faturamento.

Quer saber mais sobre como um software pode revolucionar o dia a dia da sua clínica?  Então continue acompanhando nosso blog e deixe um comentário abaixo para saber como a Saúde Vianet pode transformar o dia a dia de seu consultório e torná-lo muito mais produtivo e eficaz.


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Agenda médica inteligente

Faltas no consultório. Como reduzir, e até evitar!

Quando criamos o Saúde Vianet, reduzir o número de faltas era um dos grandes desafios, dentro do contexto de, por meio da tecnologia, ajudarmos aos profissionais de saúde a melhorar o relacionamento com seus pacientes. Isso foi em 2013, e hoje podemos dizer que fomos bem sucedidos com análise de cases em que a combinação Tecnologia + Processos resultou numa taxa de ocupação máxima da clínica.

Diante da constante necessidade de adaptação dos compromissos, pacientes faltam às consultas e as clínicas enfrentam grandes dificuldades para monitorar e gerenciar essas faltas. Mas o que muitos profissionais não sabem é que existem ferramentas e táticas bastante eficientes para lidar com esses imprevistos e ainda permitir um gerenciamento de alta qualidade para reduzir as faltas no consultório e aumentar o faturamento da clínica.

Os pacientes têm seus motivos para faltar ou desmarcar uma consulta e devem ser respeitados. Mas contar com uma ferramenta estratégica de apoio evita que uma consulta desmarcada nunca mais seja remarcada. Gerencie as faltas e remarcações de consultas com essas dicas incríveis para melhorar o índice de presença da sua clínica.

1. Automatize sua secretária

Utilizando a ferramenta certa, você pode automatizar os serviços de uma secretária e ainda configurar o envio e recebimento de todas as mensagens, realizações de chamadas e determinar comandos que possibilitem respostas inteligentes para cada solicitação do paciente. Uma plataforma adequada, como o CRM da Saúde Vianet irá garantir que esses serviços sejam executados em dias e horários predeterminados com opções de agendamentos, lembretes, avisos de mudança na agenda e remarcações de consultas.

2. Tenha o apoio de uma boa ferramenta de software

Infográfico Grátis datas comemorativas Saúde Vianet

De forma totalmente automática, o software atuará como um controlador de agendas. Lembrará pacientes da consulta, antecipadamente, dará a eles a opção de avisar possíveis imprevistos que os impeçam de vir e também remarcar a consulta. Tudo isso com apenas uma tecla pressionada. É a tecnologia trabalhando a favor da redução de faltas no consultório e permitindo aumentar a receita da clínica.

3. Utilize as ferramentas de lembretes inteligentes

Lembrar o paciente sobre uma consulta marcada, no dia anterior, ajuda a reduzir, consideravelmente, o índice de faltas nas consultas. Então, aproveite essa informação para configurar a sua secretária digital com o intuito de se beneficiar dessa vantagem. Conseguindo confirmações no dia anterior, a clínica poderá otimizar o tempo e talvez encaixar pacientes no horário de outro que não confirmar a presença.

Envie um SMS e um e-mail de confirmação sempre que o paciente agendar uma consulta. É importante que a mensagem contenha informações de contato com a clínica como números de telefones e e-mail para ele ter a opção de entrar em contato se quiser comunicar uma possível falta ou remarcação de consulta.

Avise o paciente no dia anterior à consulta enviando novamente um SMS e um e-mail, mas, dessa vez, solicitando uma confirmação. Caso o paciente não tenha crédito no celular ou acesso a internet para responder, ele receberá uma ligação automática, após um período considerado limite para a resposta, com a opção de confirmar ou cancelar a consulta apenas pressionando a tecla correspondente no seu aparelho de telefone.

Mesmo se o paciente não responder com todas essas tentativas, a plataforma enviará um e-mail e um SMS informando sobre a falta e, de forma cordial, dará a opção de remarcação da consulta em outra data e horário. Ele receberá um link para acessar a agenda da clínica pela internet e localizar a melhor data e horário para reagendar a consulta.

Utilizando essas técnicas, você irá contribuir para reduzir faltas no consultório e ainda torná-lo um investimento atrativo.

Gostou das dicas? Deixe o seu comentário e compartilhe a sua experiência com a gente! Aproveite e Conheça todas as facilidades que o Saúde Vianet, o nosso software para clínicas oferece!

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evitar desperdício nas clínicas

Como evitar desperdício nas clínicas?

Evitar desperdício nas clínicas deve ser uma meta sempre em mente ao se desenhar um bom planejamento de despesas, para que os administradores não sejam surpreendidos negativamente. Por isso, manter uma clínica com grande produtividade e bom faturamento é desafio para todo empreendedor da Saúde.

A economia em saúde é um aliado para trazer benefícios e aumentar a rentabilidade da empresa, e visa analisá-la sob a ótica empresarial, buscando gerar resultados positivos. Evitar desperdícios de recursos nas clínicas, por exemplo, é sinônimo de uma gestão bem feita, o que permitirá um atendimento de melhor qualidade.

Porém, é comum associar a ótica da economia em saúde à ideia de que vidas estão sendo limitadas a números.

Para desmistificar esse pensamento, veremos que, com o suporte tecnológico, os profissionais de saúde têm mais tempo para se dedicar à sua principal função, o cuidado com o paciente.

Como evitar desperdício nas clínicas

Olho vivo, essa é a resposta. Com o módulo financeiro do Software de Gestão para Clínicas e Consultórios é possível fazer uma boa gestão, de forma prática, sem que o empreendedor precise necessariamente ter um conhecimento profundo sobre administração.

Basta que se eleja uma pessoa para registrar o controle financeiro, como um sócio ou uma secretária bem preparada,  e que mantenha o sistema sempre atualizado, para ter um panorama concreto do andamento de seu empreendimento.

Este  módulo inclui as despesas variáveis, que funciona como o termômetro da clínica, ou seja, se houve gastos além do previsto, deduz-se que a receita deverá ter sido superior para suprir esta defasagem. Se ocorreu um gasto não previsto, deve-se ter metas para que a empresa se recupere. As despesas variáveis nada mais são do que o controle de estoque de material da clínica, como por exemplo, a compra de equipamentos, materiais gráficos, de consumo, entre outros.

Como reduzir os gastos nas clínicas mantendo a qualidade e o atendimento humanizado

Assim como qualquer outro empreendimento, é possível reduzir os gastos de forma a promover a otimização de recursos e o aumento da produtividade em uma clínica. Alguns fatores facilitam esse processo, como por exemplo, a capacitação de profissionais e a integração da equipe.

Capacitar os profissionais de saúde sob uma ótica gerencial reduz significativamente o desperdício de recursos entre outros insumos que oneram a gestão em saúde, e permite que eles se sintam mais preparados para o dia-a-dia de atendimentos.

O profissional responsável pelo controle de estoque deve ter o conhecimento do material adquirido, e de sua qualidade. Também deve estar preparado para realizar boas compras, sempre atento às oscilações de mercado, para não comprar produtos por um valor superior ao que ele vale, e à necessidade de aquisição naquele momento.

Outras observações que devem ser feitas são quanto à disponibilidade dos recursos financeiros para a aquisição, e a forma de efetuar os pagamentos, se à vista ou parcelado, para não trazer desvantagens para o fluxo de caixa.

O controle de estoque também é um importante aliado para avaliar a quantidade e a validade deste material. Outra maneira para evitar o desperdício é nomear um responsável que verifique, periodicamente, se esse estoque está de acordo com a situação real do estabelecimento.

Com um pouco de organização e o planejamento em dia, que são peças fundamentais para ter uma gestão eficiente e evitar desperdício de recursos – e, consequentemente, de gastos desnecessários – é possível manter o padrão e diminuir os custos da clínica sem prejudicar os pacientes.

Ficou com alguma dúvida sobre evitar desperdícios no consultório? Comente aqui e compartilhe conosco suas experiências e questionamentos!

Aproveite e conheça como o Saúde Vianet pode ajudar a organizar o financeiro e todas as outras áreas da sua clínica.

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Desafios e Soluções de gestão

Os 3 principais desafios e soluções de gestão para clínica

Gerir uma clínica pode ser uma tarefa mais difícil do que gerir um hospital, já que grandes organizações de saúde muitas vezes contam com uma maior estrutura gerencial, com maior refinamento nas soluções de gestão para clínicas.

Entretanto, um dos grandes segredos de sucesso para a área particular da saúde é saber encontrar as oportunidades em cada desafio. É por isso que hoje vamos apresentar quais são os maiores e mostrar as oportunidades que podem ser encontradas em cada um deles.

1. Atendimento ao cliente

Os tempos mudaram, a tecnologia também, e os clientes sabem disso, principalmente quando são pacientes e necessitam de uma aproximação maior. Um atendimento falho pode ser a razão de problemas no relacionamento, como faltas, cancelamentos e reclamações.

Lembre-se que encarar a sua clínica como um negócio, a ponto de pensar em estratégias eficientes de relacionamento com o paciente, é primordial.

Mas,  além de tudo, você também deve mostrar que cada pessoa que recebe atendimento é única, e que a sua clínica se preocupará com ela desde o momento de enviar lembretes de consultas até o acompanhamento completo do tratamento e do retorno.

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2. Monitoramento de pacientes

Se não há preocupação mínima em captar e recuperar os clientes da melhor forma, a sua marca não será forte, e não importa a qualidade dos profissionais, pois mesmo em ambientes de saúde, quem também encanta o público é o atendimento fora do consultório.

Sistemas de relacionamento com o cliente são a grande tendência para a área médica, e os empreendimentos que não se preocuparem com isso correrão o risco de ficar para trás, afinal, relacionamento é tudo, principalmente quando falamos em saúde.

3. Arquivamento de dados

Sua clínica ainda utiliza opções ultrapassadas para arquivamento de dados? Como você saberá quais clientes adquiriu ou quantas faltas e perdas teve no mês? Como você consegue identificar quem tem o potencial para ser recuperado? Como você faz para ter um histórico completo, acessível e aumentar a produtividade e a capacidade de atender mais e melhor?

Dados na área de saúde são as informações mais preciosas do negócio, e qualquer falha ou forma ultrapassada de arquivamento pode resultar em atrasos, confusões e insatisfação do cliente.

Contar com um sistema simplificado, de acesso rápido e personalização de acordo com a sua realidade deixará o controle dos dados em suas mãos, e se “informação é poder”, nem precisamos dizer o aumento de eficiência que essa mudança de postura causará, não é mesmo?

Conhecer bem todos os seus pacientes, investir em soluções tecnológicas simples, mas ao mesmo tempo inovadoras, e entender que é fundamental contar com processos direcionados especialmente à rotina médica são algumas das oportunidades e soluções de gestão para clínicas para vencer os 3 maiores desafios neste segmento, como também outros que possam surgir pela frente.

Soluções de Gestão para Clínicas

E você? Que outras soluções de gestão tem aplicado na sua clínica e que tem dado resultado? Deixe seu comentário! Aproveite e conheça todas as soluções que o Saúde Vianet traz em sua plataforma completa de gestão!

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controlar finanças da clínica

Como controlar finanças da clínica? - Saúde Vianet

Controlar finanças da clínica e manter tudo na ponta do lápis é imprescindível para garantir a sobrevivência nos cinco primeiros anos de atividade. Realizar previsões das suas finanças em curto e longo prazo   contribui bastante para um bom planejamento financeiro. E isso não é uma tarefa assim tão elementar, principalmente por exigir uma demanda de tempo e de pessoal qualificado especificamente para a função.

E no setor da saúde não é diferente: clínicas mantêm uma rotina diária de atendimento, marcações de exames e consultas, fluxo intenso de pacientes e muitas vezes esquecem de encontrar uma brecha nos horários apertados para as ações administrativas e de gestão.

Mantenha tudo registrado

Este item é necessário e imprescindível no processo de controle e gestão das finanças. Todas as transações devem ser rigorosamente registradas. Os serviços oferecidos em clínicas são instáveis, principalmente por não saber ao certo quantos atendimentos diários serão realizados, desistências que ocorrem no decorrer do dia, esquecimento do paciente ou por imprevistos. Por isso é indispensável registrar todos os gastos, mesmo que pareçam irrelevantes, e receitas do dia a dia.

Não importa se você comprou um lápis ou um grande estoque de materiais médicos. São pequenas despesas que, somadas, fazem toda a diferença no orçamento e fechamento de caixa no final.

Fluxo de caixa, seu grande aliado para controlar finanças da clínica

A fórmula do sucesso é simples: a receita deve superar as despesas. Porém, muitos empreendedores acabam não utilizando importantes ferramentas na hora de administrar suas finanças e acabam tendo enormes dores de cabeça.

Clínicas trabalham com uma infinidade de tipos de atendimentos, sejam com pacientes particulares ou conveniados, ou até mesmo outros profissionais das mais variadas especialidades que integram um mesmo consultório. Cada atividade diferente em um mesmo local de trabalho gera características singulares quanto a fornecedores, preços, custos e tipos de clientela a serem praticados.

Utilizar o fluxo de caixa é a melhor maneira de gerir as finanças e ter conhecimento de todas as saídas e entradas de valor no caixa. É sem dúvida a ferramenta mais importante para avaliar a rentabilidade financeira da clínica ou ainda, descobrir algum tipo de prejuízo que está sendo mascarado pelo lucro em outro tipo de serviço.

O processo de registro pode ser realizado em planilhas, ou em softwares online já disponibilizados no mercado. O importante é que seja realizado, e ao lançar mão desta estratégia, a clínica poderá visualizar o diagnóstico global da situação financeira do negócio, além de poder planejar em um período de longo prazo as despesas e receitas que entram.

Serviços de contabilidade empresarial

Esse é um grande erro que muitos profissionais (ainda que donos de clínicas, e ainda assim, empreendedores) cometem: querer abraçar o mundo. A rotina do dia a dia muitas vezes não permite que os maiores interessados estejam exclusivamente à frente da contabilidade do negócio. A melhor escolha é procurar um serviço especializado na área de contabilidade empresarial que atue no ramo de serviços ligados a saúde.

Não significa que você deixará de tomar as rédeas do gerenciamento das finanças do seu negócio, mas estará livre para desempenhar as questões restritas às tarefas profissionais cotidianas, deixando que profissionais desempenhem, com a devida experiência nas particularidades do seu negócio, o planejamento e a gestão fiscal da clínica.

Planejamento com fundo de reservas

O planejamento é imprescindível, e neste caso, a melhor forma de se precaver de situações inesperadas é possuir um fundo de reservas. É preciso estar atento a eventuais casos possam ocorrer e saber que a melhor forma de evitar a retirada de quantias de forma inesperada do caixa é ter um fundo de reserva, seja para pagamento de indenizações, férias de funcionários, reformas de urgência, demissões e 13º.

E você, como faz para controlar finanças da clínica? Conte pra gente sua experiência pelos comentários.

Aproveite e conheça o Controle Financeiro do Saúde Vianet, veja como o controle das suas finanças pode ser mais fácil do que você imagina!


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