Sala de espera da sua clínica sem reclamação.

Como evitar reclamação na sala de espera da sua clínica.

A satisfação dos seus pacientes é determinada por inúmeros fatores, mas a agilidade do atendimento é o ponto mais crítico da avaliação dos serviços da sua clínica. Ninguém gosta de esperar, e no setor da saúde a sala de espera está sempre associada à ansiedade e reclamação.

Os pacientes consideram o tempo de espera uma “oportunidade perdida”. A demora na sala de espera pode gerar uma experiência negativa e pode ser um fator decisivo na hora de optar pelo local da próxima consulta.

Veja como reduzir faltas no seu consultório.

Se você já percebeu que tem perdido pacientes ou vem tendo dificuldade de fidelizá-los à sua clínica, está na hora de tomar uma atitude para reverter essa situação e evitar reclamação. A espera é inevitável, mas existem algumas dicas que você pode seguir para reduzir a demora na sala de espera entre seus atendimentos.

Veja como reduzir o tempo na sala de espera da sua clínica e evitar reclamação:

Evitar reclamação com o agendamento online:

O agendamento online de uma consulta pode ser um fator de otimização de tempo tanto na hora de fazer a marcação quanto na sala de espera, no dia da consulta. Um software de gestão para clínicas pode te dar a opção de oferecer as melhores datas e horários para cada profissional e especialidade de maneira automática, direto do site da sua clínica.

No dia da consulta, o agendamento online pelo software com alinhamento de horários e procedimentos evita conflitos entre preparos dos profissionais, reduzindo possíveis atrasos, diminuindo o tempo de espera e agilizando a consulta.

Veja por que o agendamento online pode ser um forte aliado para as finanças da sua clínica.

Reduzir tempo de espera com o prontuário eletrônico:

Com um software de atendimento pensado para a área da saúde a sua clínica ganha tempo com o registro único do paciente. Com o prontuário eletrônico integrado à sua agenda, você evita o retrabalho na identificação dos dados do paciente na sala de espera e a sua equipe pode organizar os procedimentos necessário de forma antecipada.

Com o prontuário eletrônico do SaúdeVianet você tem todas as informações do seu paciente disponíveis direto da sua agenda de atendimento. Além disso, no software você tem acesso ao histórico de atendimentos do paciente, exibido em uma linha do tempo que mostra a progressão do tratamento com agendamentos, receitas, laudos e exames anteriores.

No prontuário eletrônico do SaúdeVianet você tem fácil acesso às seguintes informações;

  • Dados do paciente;
  • Fichas clínicas;
  • Emissão de receitas, atestados e solicitação de exames;
  • Histórico de atendimento;
  • Documentos e laudos;
  • Arquivos e imagens.

Veja como funciona o prontuário eletrônico do paciente na prática.

Agilizar a sala de espera com a fila de antecipação:

Muitas vezes, os atendimentos não duram exatamente o tempo previsto. Se você pudesse adiantar os atendimentos posteriores da sua agenda assim que você ganhasse um tempinho nas consultas, com certeza seu dia se tornaria mais produtivo e sua sala de espera mais dinâmica.

Com o SaúdeVianet você pode fazer isso com o recurso de lista de antecipação dos pacientes que estão na sua sala de espera. Se uma consulta for mais rápida que o previsto, você ganha tempo para antecipar suas próximas consultas. Assim que um paciente chega na sua clínica a sua recepção pode colocá-lo na lista de antecipação, e quando a consulta terminar ele será chamado, reduzindo seu tempo de espera.

Fonte: http://negocios.inovapar.com.br/


 

 

Viu como é fácil reduzir o tempo de espera e evitar reclamação na sua clínica? Com a tecnologia da informação aliada aos seus atendimentos você pode garantir um serviço mais dinâmico aos seus pacientes e evitar assim futuras reclamações na sala de espera.

Quer saber como ter esses recursos funcionando na sua clínica? Cadastre-se grátis no software de gestão SaúdeVianet e teste na prática os recursos que vão otimizar o seu atendimento.
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Tecnologia na saúde: Sua clínica está atualizada?

Tecnologia na saúde: Sua clínica está atualizada?

A tecnologia na saúde pode facilitar o dia-a-dia da sua clínica. Não importa quantos pacientes você tenha, na hora de organizar as informações que são geradas na sua clínica você precisa prestar atenção em vários processo, do agendamento à cobrança, do começo ao final da experiência do paciente.

O grande número de recursos para lidar com todas essas informações e os padrões nos quais elas são apresentadas vem evoluindo com o tempo, como a digitalização do prontuário do paciente por exemplo, justamente pela importância de cada um desses tópicos referentes a tecnologia na saúde.

Veja como o prontuário eletrônico pode ser uma poderosa ferramenta competitiva para sua clínica.

 

Quais são as novidades da tecnologia na saúde?

A grande novidade na tecnologia da saúde está na otimização dos processos clínicos por meios digitais. A revolução tecnologia atingiu em cheio a área médica trazendo não apenas recursos eficientes nos tratamento e prevenção de doenças, mas também na forma como o profissional da saúde lida com seus pacientes.

Apesar do uso de guia, impressão de exames e prontuário médico ainda ser prática recorrente, diversas clínicas, hospitais e laboratórios já adotam recursos de tecnologia na saúde que digitalizam esses processos. Contudo, essas soluções precisam de adaptação para que diferentes entidades consigam intercambiar informações.

 

Prontuário eletrônico como diferencial para sua clínica.

A interoperabilidade representa uma promessa de facilitação, trazendo mais eficiência operacional, financeira e de cuidado com o paciente, e nesse cenário de revolução da tecnologia na saúde a clínica que não se adapta às novas tendências da tecnologia fica para trás na preferência dos pacientes e perde espaço para a concorrência.

Para a interoperabilidade sair do discurso e ir para a prática é preciso que as instituições incorporem protocolos e padrões vendor-neutral – aqueles que não possuem ligação com uma marca específica – para que todos os sistemas se conversem automaticamente, sem a necessidade de intervenção humana.

Você sabe se a sua clínica segue todos os protocolos necessário para a viabilização da interoperabilidade? Será que existe algum recurso que facilite os processos da sua clínica que você ainda não lançou mão?

Veja como o Agendamento online pode ser um grande aliado das finanças da sua clínica.

 

Sua clínica está equipada com o melhor da tecnologia na saúde?

Dentre os recursos de inovação da tecnologia na saúde estão:

  • Prontuário eletrônico;
  • TISS: faturamento de convênio;
  • Auto-agendamento online.

Mas além desses recursos existem outras ferramentas que podem te ajudar a integrar os processos da sua clínica de maneira prática.

Pensando em otimizar a integração tecnológica da sua clínica, o SaúdeVianet preparou uma check-list para você acompanhar a atualização dos recursos do seu consultório, do prontuário eletrônico até o faturamento, e identificar quais os padrões de interoperabilidade estão faltando e ainda se colocar à frente de seus concorrentes no que diz respeito à inovação e tecnologia na saúde.

Saiba quais são os benefícios de um software de gestão para sua clínica. 

 

Quer deixar sua clínica atualiza? Acesse agora o nosso check-list de integração tecnológica e veja quais são os recursos da tecnologia na saúde que você pode usar na sua clínica para aprimorar seus atendimentos.

 

Confira o check-list de integração tecnologia para clínicas:

Quero atualizar a minha clínica


Fonte: https://saudebusiness.com/noticias/interoperabilidade-o-desafio-dos-sistemas-de-e-saude/


Gestão do corpo clínico: 4 dicas infalíveis.

A gestão de uma clínica médica necessita de muita atenção da parte dos gestores. O ambiente engloba inúmeras áreas de atuação, entre eles médicos, enfermeiros, nutricionistas – que formam o corpo clínico -, além de profissionais de outras áreas.

Um dos maiores desafios dos gestores da área da saúde é gerenciar os profissionais que compõe seu corpo clínico. O volume de atividades, pacientes e desafios enfrentados aumenta constantemente. A sucessão de acontecimentos dentro de uma clínica está a todo momento elevando a pressão no ambiente organizacional. Com isso, gerir de forma a manter a organização e ao mesmo tempo motivar e engajar o corpo clínico torna-se uma tarefa importante.
Saiba agora, 4 dicas infalíveis para melhorar a gestão do seu corpo clínico:

 

Gestão do corpo clínico: 4 dicas infalíveis.

1- Implantação da Governança Corporativa e Gestão por Processos.

Ajuda na resolução de problemas e no desenvolvimento a longo prazo de ações ligadas à área administrativa e a gestão. Para isso, é importante a formação e implementação de um Conselho que contenha os membros gestores da clínica, não apenas os ligados ao Corpo Clínico como também a todas as áreas que envolvem a administração.

Criar um espaço onde os gestores possam argumentar, discutir e criar estratégias. Bem como uma área na qual tanto o corpo clínico, como os funcionários de outras áreas possam expressar e trocar ideias com propósitos resolutivos. A troca de ideias e experiências auxilia a diminuir o peso que o gestor clínico é encarregado e possibilita a troca de visões sobre determinada questão.

Saiba como a gestão do corpo clínico pode ser um fator de diferenciação.

 

Gestão do corpo clínico: 4 dicas infalíveis.

2 – Especialização dos gestores.

A intenção ao especializar os gestores é de capacitá-los para exercer uma função de diretoria ou chefia, bem como gestão de pessoas. Cursar uma especialização na área de gestão, frequentar palestras e congressos pode auxiliar a conduzir tanto o corpo clínico como a organização em si.

Veja como a gestão do corpo clínico pode ser um fator de diferenciação.

 

Gestão do corpo clínico: 4 dicas infalíveis.

3 – Elaborar estratégia de formatação de protocolos e diretrizes médicas.

A partir da criação do Conselho e da Especialização dos Gestores, podemos elaborar estratégias e protocolos a serem instaurados e cumpridos. Desde que sejam criados e estruturados para o contexto no qual estão inseridos e com o olhar do gestor, ou seja, quem vai mensurar os dados. É importante que sejam implementados e todo o seu processo seja acompanhado, para isso é necessário a criação de indicativos para a análise e coleta dos dados. Cabe ao gestor mediar, implementar e analisar os protocolos e as diretrizes.

Veja como você pode revolucionar a gestão da sua clínica com nossos Relatório e Indicadores.

 

 

Gestão do corpo clínico: 4 dicas infalíveis.

4 – Investimento em tecnologia.

Por último, mas não menos importante, o investimento e a implementação da tecnologia é algo que pode facilitar a gestão e acompanha as três dicas anteriores. A tecnologia é imprescindível para otimizar os processos. Existem softwares que permitem a implantação das ferramentas citadas acima, como o Conselho ou a aplicação e formulários e protocolos ao corpo clínico.

Entenda porque é tão importante tem um software para sua clínica.

 

Além disso, a tecnologia aliada à área da gestão clínica permite inúmeras facilidades, algumas delas são:

  • Implementação do Prontuário Eletrônico de Pacientes (PEP), um instrumento adequado para o acesso e alcance das informações dos pacientes.
  • Cadastrar e gerenciar o Corpo Clínico, afim de catalogar e ter total conhecimento de quem o compõe. Assim, o gestor pode ser mais eficaz na implementação de ações e na gestão do Corpo Clínico como um todo.
  • Ao trabalhar com plataformas online, o tempo é otimizado, tanto para o paciente como para os médicos.

Confira como funciona o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) na prática. 

Além de trabalhar essas quatro dicas, apoiar e valorizar os seus colaboradores é de extrema importância. São eles que formam o seu Corpo Clínico, a sua Diretoria e o setor Administrativo. O ambiente clínico é um grande organismo e cada um dos colaboradores é uma célula necessária para o funcionamento do mesmo.

 

 


Como sua clínica pode contribuir com a preservação do meio ambiente.

A sustentabilidade tem tudo a ver com a área médica. Alguns hospitais, clínicas e centros de saúde estão investindo em ações que, além de contribuir com a saúde dos pacientes e reduzir gastos, podem ajudar o meio ambiente.

Cada vez mais as pessoas e instituições voltam seu olhar para a preservação do planeta, procurando gerir o seu negócio com a preocupação de tornar sua atividade sustentável. Uma prática que, além de colaborar com a preservação do meio ambiente, implica em melhorias sociais e envolve questões financeiras, podendo gerar economia para o seu bolso.

É importante que as instituições repensem as suas prioridades para amenizar o impacto que elas causam no meio ambiente.

Respeitar o meio ambiente deve ser uma tarefa desenvolvida por todos, desde as pessoas, instituições e empresas. Vivemos em uma época que a sustentabilidade ambiental nos meios de produção é uma essência para a sobrevivência humana, e isso não é diferente no setor de saúde.

Incorporar a sustentabilidade nas decisões sobre os processos de uma clínica, pode diminuir o consumo de recursos naturais, a demanda por matéria-prima e assim ajudar a preservar o meio ambiente.

Existem algumas práticas de gestão para sua clínica que podem ajudar na preservação do meio ambiente.

Por mais que essas questões possam parecer complicadas, quando adotadas com consciência, acabam sendo realizadas com tranquilidade no dia a dia.

Atenção ao descarte correto dos resíduos.

O descarte de resíduos sólidos de materiais utilizados nos sistema de saúde já são regulamentados pela Anvisa e por legislações federais, portanto é necessário segui-los.

O PGRSS é um conjunto de procedimentos de gestão que visam o correto gerenciamento dos resíduos produzidos no estabelecimento. Tais procedimentos devem ser planejados e implementados a partir de bases científicas e técnicas, normativas e legais, a fim de minimizar a produção de resíduos e proporcionar a estes um encaminhamento seguro e de forma eficiente.

O objetivo é a proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente, obedecendo rigorosamente às legislações ANVISA RDC 306 e CONAMA 358.

Recolha as informações necessárias na Anvisa acerca das regras do seu negócio e procure regularizá-lo no órgão ambiental do seu município. Depois, prepare o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, pois todo serviço de saúde é obrigado por lei a planejar cada etapa dos procedimentos de geração, classificação e disposição final de seus resíduos de acordo com o tipo e o grau de risco.

Dessa forma, você fica resguardado e com a tranquilidade de que os resíduos produzidos no seu consultório tiveram o destino correto.

Além disso, torneiras e vasos sanitários automáticos, sistemas de captação de água da chuva e outras atitudes que colaboram com a economia de água agregam valor à imagem da clínica. Elas podem se destacar na comunidade.

Fazer a economia de papel.

Já parou para pensar em quanto papel você consome diariamente preenchendo os prontuários de seus pacientes?

Ao referir-se na economia de produtos, a redução do uso de papel nas rotinas hospitalares podem fazer uma grande diferença. O papel é, sem dúvida, o maior vilão das clínicas e consultórios, o que evidencia a necessidade de se utilizar um bom software de gestão.

Além de economizar e cuidar do meio ambiente, você ganhará agilidade na consulta, pois terá todas as informações armazenadas diretamente no computador, com a facilidade de ver todo o histórico dos pacientes nas próximas consultas, com o receituário, condutas e informações gerais do tratamento.

Entenda por que é tão importante ter um software para sua clínica.

Todos têm conhecimento que a produção massiva de papel afeta o meio ambiente pela alta retirada das árvores. Ao adotar esse sistema, a clínica está agindo com sustentabilidade.

Além disso, a sustentabilidade também pode ser financeira. Grandes empresas podem facilmente economizar muito utilizando menos papel. Hoje há os sistemas de gestão e agendamento online que podem ser extremamente úteis, inclusive mais que o papel.

Limpeza e Esterilização.

Optar por produtos de limpeza biodegradáveis é uma das medidas mais simples e que colaboram para diminuir o acúmulo de substâncias tóxicas na natureza.

Mas, engana-se quem pensa que essa é única vantagem desse tipo de produto. Os produtos biodegradáveis também costumam render mais (garantindo economia no fim do mês), limpar com mais eficiência (sem danificar superfícies) e têm menores chances de causar lesões e alergias na pele.

Se em sua clínica ou consultório houver equipamento de esterilização, lembre-se de que este deverá ser utilizado na capacidade máxima para evitar o desperdício.

Todas as clínicas que aderem às práticas ambientais estarão promovendo um diferencial na sociedade e podem ser amplamente reconhecidas por suas estratégias de sustentabilidade.

Mas para isso, é preciso que toda equipe esteja envolvida em desenvolver projetos de políticas de preservação ambiental. Nas grandes clínicas unir um pessoal que esteja a comando dessa responsabilidade social pode fazer uma grande diferença.

Pare e pense na rotina de sua clínica ou consultório, reúna os colaboradores e troque ideias para ver o que pode ser feito. A sustentabilidade está na ordem do dia e ao adotar determinadas práticas, além de zelar pelo bem-estar dos funcionários, sua clínica ou consultório estará colaborando com o meio onde está localizada, sendo bem vista e conceituada pela sociedade.


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Software para clínicas populares: empresário revela qual o melhor


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