Tecnologia na medicina: não é de hoje que os avanços nos trazem benefícios imensuráveis

Tecnologia na medicina: não é de hoje que os avanços nos trazem benefícios imensuráveis

Para entendermos a importância da tecnologia na medicina, vamos primeiro revisitar o conceito de tecnologia:

Informação: O que é tecnologia?Habilidades e métodos utilizados na produção de bens ou serviços, geralmente são frutos de estudos, percepções, análises, problematizações e busca por melhorias em processos e técnicas. 

Portanto, por mais que você pense em robôs futuristas quando ouve falar em tecnologia, lembre-se que ela vai muito além disso, se fazendo presente desde as coisas mais simples do seu dia-a-dia, como a fechadura da porta ou o colchão da cama. 

Imagem de médica ilustrando o uso da tecnologia na medicina.

Por ser uma área tão importante ao longo da história, os avanços tecnológicos na medicina sempre foram pautados na urgência por melhorias, do mais elementares aos mais complexos: novos tratamentos, exames mais eficientes, medicamentos, vacinas e tantos outros avanços.

Tecnologia e medicina têm tudo a ver, por isso preparamos esse conteúdo que te fará viajar no tempo através da história, com um olhar sobre os dias de hoje e também sobre o seu futuro. 

Nos acompanhe até o final deste conteúdo e embarque conosco nessa trilha de conhecimento. Esperamos que seja útil para você!

Revisitando a história da tecnologia na medicina

A tecnologia na medicina é responsável pelo constante aprimoramento de técnicas, ferramentas e metodologias que visam tratamentos mais eficazes através de processos cada vez mais eficientes. 

Da antiguidade até a história mais recente da medicina, é possível traçar um caminho com importantes tecnologias que transformaram a área e a conduziram ao que é hoje. 

Foram descobertas que trouxeram inovação, otimizando os processos necessários e possibilitando o avanço da ciência sobre o corpo humano, o que na área da saúde é sinônimo de salvar vidas!

Confira alguns dos principais marcos:

  • Mumificação no Antigo Egito: a técnica empregada nos faraós consistiu nos primeiros registros da busca pelo conhecimento sobre a anatomia humana, dela surgiram os primeiros estudos sobre o funcionamento do corpo humano em vida.

A mumificação é o primeiro registro do uso da tecnologia na medicina em toda a história.

  • Anatomia humana: entre os anos 129 e 199 d.C., Galeno foi responsável pela primeira descrição da anatomia humana, a partir da sua vivência como cirurgião de gladiadores. Ele foi o primeiro a definir o coração como uma bomba de sangue. Seus estudos e suas técnicas foram usados por muitos séculos.

Imagem com parte dos estudos de Galeno, um importante marco na aplicação da tecnologia na medicina.

  • Assepsia dos procedimentos: na Idade Média, o barbeiro era responsável por realizar os procedimentos médicos indispensáveis, cirurgias eram extremamente exclusivas. Ao passo que em 1545, o barbeiro francês Ambroise Paré sugeriu a assepsia das ferramentas e da área do corpo a ser intervinda, o que salvou milhares de vidas, ainda mais quando levamos em conta que os antibióticos ainda não existiam.
  • Vacina: em 1796, médico inglês Edward Jenner fez estudos aprofundados sobre pessoas em contato com gados que contraíram o vírus da varíola, daí surgiu a primeira vacina do mundo, que logo ganhou o mundo, chegando ao Brasil em 1804. Este foi um marco importantíssimo na história da tecnologia da medicina.
  • Anestesia: em 1800, o químico britânico Humphry Davy foi o responsável pela descoberta do primeiro anestésico, o que possibilitou a realização de cirurgias mais complexas. O óxido nitroso, também chamado de “gás hilariante”, é usado até os dias de hoje.

Imagem de barbeiros da idade média relizando uma cirurgia, foi descoberta assim a anestesia, um importante passo da tecnologia na medicina.

  • Raio-X: o físico alemão Wilhelm Roentgen estudou reações que brilhavam no escuro, e deu a elas o nome de Raios-X, por serem radiações desconhecidas. Destes estudos surgiu a primeira radiografia da história, em 1895. Foi também o primeiro procedimento a enxergar por dentro do corpo humano sem precisar de um corte.

Primeiro raio-x da história, um importante marco na história da tecnologia na medicina.

  • Antibiótico: em 1928, Alexander Fleming descobriu a penicilina a partir do mofo. Este foi o primeiro antibiótico da história, um importante marco no tratamento de infecções, que até então poderiam ser mortais por mais simples que fossem.
  • Tomógrafo: estudos feitos pelo físico sul-africano Allan Cormack e pelo engenheiro inglês Godfrey Hounsfield foram responsáveis por, através de múltiplas imagens de Raio-X sobrepostas nos ângulos corretos em um computador, produzirem a primeira imagem interna do corpo humano em 3 dimensões. Assim surgiu o primeiro tomógrafo.

E então, fazendo um breve apanhado, percebemos que a influência da tecnologia na medicina possibilitou uma verdadeiras revoluções sobre a saúde em cada época citada

Cada descoberta foi responsável pela quebra de paradigmas importantes, possibilitando um novo olhar sobre tratamentos, metodologias e instrumentos, o que foi se reinventando até os moldes atuais.

Desse modo, fica evidente que tecnologia e medicina sempre caminharam juntas nos avanços em prol da vida, das técnicas mais simples, como a assepsia, até os instrumentos mais elaborados, como o tomógrafo… já imaginou um mundo sem essas descobertas?

Os benefícios da tecnologia na medicina

Diante do olhar sobre os avanços tecnológicos na área da saúde, é impossível não pensarmos nos benefícios proporcionados por cada uma das descobertas. 

Foi graças a cada passo dado que a humanidade conseguiu prolongar a sua expectativa de vida cada vez mais, e o melhor, com qualidade de vida, também!

Para te dar um panorama mais claro sobre os benefícios que a tecnologia trouxe à medicina, elencamos uma lista com alguns pontos importantes:

  • Diagnósticos cada vez mais ágeis, assertivos e práticos. 
  • Atendimento cada vez mais humano, personalizado e guiado por dados.
  • Mais conforto para médicos e pacientes através de metodologias mais rápidas e ferramentas cada vez melhores.
  • Maior índice de prevenção de doenças.
  • Procedimentos cada vez menos invasivos e com recuperações cada vez mais rápidas.
  • Universalização de dados na busca pela cura de doenças.
  • Avanços em atividades administrativas e gerenciais, otimizando todo o processo de atendimento médico.
  • Possibilidade de atendimento e tratamento mesmo à distância.

Como pudemos perceber, o uso da tecnologia na medicina proporciona benefícios de valores incalculáveis.

Ao olharmos para o futuro, temos uma perspectiva animadora quando levamos em conta que as tecnologias estão cada vez mais técnicas e avançadas, o que na mão dos profissionais cada vez mais capacitados que temos, é a fórmula perfeita para novas descobertas importantíssimas!

Pontos de atenção sobre a tecnologia na medicina atual

Para fechar com chave de ouro, elencamos dois destaques do cenário atual sobre os quais vale a pena falar e compartilhar, por serem soluções acessíveis à todos, que verdadeiramente democratizam a área de saúde.

São avanços que tendem a ser cada vez mais utilizados, sobretudo pelas novas gerações que já vão nascer inseridas em um cenário de transformação inerente. 

A medicina muitas vezes se caracteriza por ser uma área tradicional, mas como pudemos ver, a tecnologia e ela sempre caminharam lado a lado.

Por maior resistência que alguns avanços possam ter tido no início, uma vez que os benefícios do seu uso são constatados e validados, se torna questão de tempo até que aquilo seja disseminado e adotado por médicos dos quatro cantos do planeta.

A globalização tem trazido isso à tona, uma vez que possibilita a troca de informação em tempo real como nunca a humanidade havia visto. 

Portanto, ao passo que novas tecnologias tendem a ser cada vez mais descobertas, elas também tendem a ser cada vez mais rapidamente disseminadas. 

Dito isso, confira as duas tecnologias na medicina atual que trouxemos para você se manter de olho (ou começar a pôr em prática para ontem!).

Telemedicina

A telemedicina presta, à distância e de maneira virtual, o atendimento pré-clínico, assistencial, de consulta; o monitoramento e até mesmo o diagnóstico de pacientes, através de tecnologias que possibilitem uma videochamada.
A telemedicina é um dos mais importantes avanços da tenologia na medicina dos tempos atuais.

Ela funciona através da internet, com o uso de computadores, smartphones ou tablets, que precisam estar integrados a algum software médico específico que proporcione a conversa ao vivo por meio de vídeo. 

Clique aqui e confira um conteúdo completo sobre Telemedicina!

Softwares Médicos

Um software médico é um sistema de gestão que centraliza informações e funcionalidades a fim de promover mais eficiência na rotina dos atendimentos médicos. 

Ele oferece ferramentas que trazem transformação digital no atendimento, na gestão financeira, no relacionamento com pacientes, em facilitações com convênios etc.

É um avanço muito importante, sobretudo para quem encara a medicina também com o olhar empreendedor, visando um crescimento sólido, estratégico e embasado da própria carreira, do consultório, da própria clínica etc.

Clique aqui e entenda os benefícios de um Software Médico NA PRÁTICA!

Conheça a Saúde Vianet

Somos uma empresa que tem como missão promover o uso da tecnologia de forma simplificada para usuários da área de saúde, através do desenvolvimento de soluções inovadoras que facilitem a rotina de médicos, gestores e pacientes.

Visite o nosso site e acompanhe as nossas redes sociais, estamos frequentemente compartilhando conteúdos relevantes para você no Instagram e no Facebook, como dicas e atualizações da área.

Se quiser entrar em contato com o nosso time comercial para tirar qualquer tipo de dúvida, será um grande prazer iniciar esse relacionamento 💙


Agendamento online svianet

Auto Agendamento Online: o aliado forte das finanças da clínica

O Auto Agendamento Online é uma ferramenta que está sendo cada vez mais utilizada pelas clínicas, uma vez que ela consiste em disponibilizar um canal a mais para que os pacientes possam agendar seus atendimentos.

Nós já sabemos que, quanto mais canais de contato existem entre a clínica e o paciente, mais forte é esta relação. Por isso, é importante disponibilizar tantos canais de contato quanto forem possíveis de ser administrados com qualidade pela sua equipe.

Essa importância é ainda maior quando se trata de uma ferramenta cujo objetivo é aumentar o número de agendamentos.

E por que este tratamento especial quando se fala em aumentar os agendamentos?

RESULTADOS REAIS DO AGENDAMENTO FACILITADO

Simples: estudos realizados em resultados reais de dezenas de clínicas apontam um dado comum a todos os exemplos analisados: há uma relação direta entre o número de agendamentos e o faturamento mensal.

No exemplo abaixo, podemos ver o resultado de 1 ano de operação de uma das clínicas analisadas.

Perceba como os agendamentos atendidos (em laranja), ou seja, os que efetivamente geram receitas, acompanham o movimento do total de agendamentos realizados (em azul).

AgendamentosXatendimentos

O impacto direto no faturamento pode ser observado quando se relaciona o faturamento mensal (em laranja) ao número de agendamentos realizados (em azul).

Na vertical, os valores à esquerda representam o faturamento mensal e os da direita, o total de agendamentos).

AgendamentosXFaturamentoÉ necessário, portanto, eliminar ao máximo os obstáculos para que os agendamentos aconteçam.

E é exatamente aí que entra o Auto Agendamento Online: ele é uma ferramenta que limpa o caminho entre o paciente e a clínica no momento do agendamento pois:

  • Está disponível 24h por dia, independente do horário de funcionamento da clínica;
  • Não interrompe o trabalho da equipe de recepção para atender um telefonema de marcação de atendimento

Então, agora que já mostramos o quanto a sua clínica pode ganhar em termos de faturamento e produtividade, vamos entender melhor em que consiste esta ferramenta.

A ferramenta de Auto Agendamento Online é parte do Saúde Vianet e é acessada por um link específico.

>> Veja aqui como configurar a sua agenda online e obter o link de acesso a ela

Então, se você já usa o nosso Software, tudo o que você tem que fazer é colocar no seu site um botão com este link para que seus pacientes acessem a disponibilidade dos profissionais de Saúde da sua clínica/consultório e escolham a data do agendamento.

COMO FUNCIONA O AUTO AGENDAMENTO ONLINE SVIANET

Na tela de Auto Agendamento da sua clínica, o paciente tem a lista dos profissionais, os dias mais próximos com disponibilidade de horário ou qualquer outro dia à sua escolha.

Auto-agendamento online tela principal

Ao selecionar o dia, o paciente vê quais são os horários disponíveis e escolhe o que for mais conveniente.

Logo abaixo, no campo de observações, ele pode dar informações adicionais, informando, por exemplo, se é uma revisão ou consulta de primeira vez.

Auto-agendamento online - selecionar horário

 

Ao clicar em agendar, o paciente deve se identificar. Caso já seja cadastrado para usar o Auto Agendamento, basta que ele insira seu email ou CPF e a sua senha.

Se ainda não for cadastrado, basta clicar na aba “Não sou cadastrado” e preencher um curto formulário, como na imagem abaixo.

Auto-agendamento online cadastro paciente

 

Antes que ele confirme o cadastro, exibimos um resumo das informações do agendamento.

Auto-agendamento online resumo

 

Para confirmar o cadastro, enviamos um SMS com o código de confirmação para o celular cadastrado.

Auto-agendamento online confirmacao

 

Assim que ele inserir o código e confirmar, uma mensagem de sucesso do processo é exibida.

Auto-agendamento online tela sucesso

 

Pronto! Agora a solicitação de agendamento dele já estará visível na sua agenda. Ela aparece como um agendamento no status Marcado (cinza), porém com listras diagonais mais escuras, para que você possa identificar os agendamentos oriundos do auto agendamento online.

Então, é só clicar na notificação que aparece com o número de agendamentos online pendentes para confirmá-lo.

Auto-agendamento online solicitacao pendente

Com este recurso em ação, é só divulgar bastante este prático canal de agendamento para que seus pacientes usem este recurso com mais frequência.

Para esclarecer qualquer dúvida sobre como o nosso Auto Agendamento funciona, fique à vontade para entrar em contato.

Se ainda não usa o Saúde Vianet, teste grátis por 15 dias!

Software para clínicas populares: empresário revela qual o melhor


POSTS RELACIONADOS


Imposto de renda para clínicas

Imposto de Renda para clínicas: saiba tudo sobre o assunto

Imposto de Renda para clínicas é sempre um assunto bastante comentado na área de saúde no período do ano em que a Receita Federal designa para que sejam feitas as declarações. Este ano, começou em 07 de Março e vai até 30 de Abril.

Muito da tensão sobre o assunto se dá por conta da aura um tanto nebulosa em torno das regras tributárias para cada tipo de negócio. Além disso, os profissionais da contabilidade costumam tratar do tema numa linguagem técnica, tornando a discussão mais hermética e distante para quem não é da área.

Com isso, quem faz questão de estar em dias com as suas obrigações, está sempre buscando se informar, para evitar qualquer tipo de dor de cabeça.Por isso, preparamos alguns links que podem te ajudar a entender melhor os tópicos mais importantes sobre o assunto. São links com informações que esclarecem tanto as dúvidas mais básicas e de uma maneira geral (inclusive para pessoa física), quanto em níveis mais aprofundados e específicos da área de saúde:

Dicas para declarar imposto de renda para clínicas em 2019:

Para garantir que tudo saia corretamente na declaração da sua clínica, é importante que o seu software de gestão para clínicas esteja preparado para emitir alguns documentos importantes, como por exemplo, os que identificam os pacientes que realizaram pagamentos à sua clínica.

As informações dos pagamentos recebidos por pessoas jurídicas prestadoras de serviços de saúde e operadoras de planos privados de assistência à saúde deverão ser encaminhadas à fiscalização por meio da Declaração de Serviços Médicos (DEMED).

O Saúde Vianet, por exemplo, fornece este relatório essencial para a declaração do IR, que informa o valor detalhado que cada paciente pagou no ano-base a ser declarado. Com isso, em alguns cliques você reúne os dados necessários para a sua declaração de maneira precisa, segura e confiável.

Esses links ajudaram? Se gostaria de saber mais sobre algum assunto específico, fala com a gente, para compartilharmos conteúdos cada vez mais úteis!