SMS Marketing para consultórios e clínicas

SMS Marketing é a escolha preferida como estratégia de consultórios e clínicas.

O SMS online se tornou uma ferramenta muito importante como meio de comunicação com pacientes. Para quem acreditava que seria coisa do passado, nos últimos anos esse vem sendo um dos meios mais escolhidos pelos gestores de consultórios e clínicas. De acordo com estudos sobre a estratégia de SMS Marketing, 98% dos destinatários leem os SMS que recebem, sendo 90% deles lidos dentro de até 3 minutos. Esse, por sinal, seria o principal motivo pelo qual os gestores têm optado por não eliminar este método de suas estratégias.

Apesar de existir hoje tantos aparatos tecnológicos, que permitem outras formas de comunicação, desde que se estabeleceu no mercado, com a popularização dos aparelhos de telefone celular, o envio de SMS em massa nunca perdeu o seu lugar de destaque. Sobretudo agora, que há conscientização de que investir na comunicação com os pacientes para mantê-los sempre por perto é de suma importância, para quem deseja fidelização.

O ponto positivo para quem opta por usar esta estratégia é que ao enviar SMS online a sua comunicação atinge qualquer modelo de telefone celular. Isto porque a tecnologia de SMS está disponível em todos os aparelhos, mesmo os modelos mais antigos, em que não há aplicativos.

Vale ressaltar, que este fator é um dos primordiais quando se leva em consideração o público de gerações anteriores que ainda prefere os modelos mais simples aos smartphones, por ser mais fácil o manuseio.

Então por que a estratégia de comunicação SMS Marketing é indicada para consultórios e clínicas?

  1. marketing de prospecção segmentada por cidades, bairros e outros critérios que você escolher;
  2. marketing de fidelização segmentada por especialidades, planos de saúde, procedimento realizado, bairros e outros critérios disponíveis no sistema;
  3. promover eventos patrocinados ou promovidos pela sua clínica;
  4. informar sobre campanhas de vacinação, prevenção de câncer de mama, câncer de pele, etc; 
  5. enviar avisos institucionais da sua clínica;
  6. comunicação transacional sobre pendências financeiras dos pacientes;
  7. comunicação relacional sobre os tratamentos em andamento;
  8. agendar lembretes automáticos de vencimentos mensais de boletos e carnês;
  9. é possível enviar links sobre novos conteúdos como artigos e vídeos publicados em seu site, blog ou redes sociais;
  10. e além de tudo isso enviar ofertas, cupons de desconto e promoções.

Outra vantagem de usar essa ferramenta é que não precisa demandar tanto tempo para montar essa e realizar a tarefa. Em torno de 10 minutos é possível executar todas as etapas necessárias para criar uma campanha completa. É só criar a mensagem que deseja; inserir um link redirecionando para a página que quiser (se precisar); selecionar o grupo de destinatários e disparar sua campanha de SMS online para dezenas, centenas ou milhares de contatos, a depender do seu objetivo.

Painel inteligente

Depois de enviar uma campanha de SMS Marketing é preciso contar com um painel que disponibilize as informações relevantes de maneira rápida, para que você possa, sem perder muito tempo, tirar as conclusões mais precisas a partir do que aconteceu em cada campanha.

Um bom painel precisa te mostrar:

  • as confirmações de entrega, para uma avaliação da qualidade da sua lista de telefones cadastrados;
  • confirmações de abertura dos SMS para um gerenciamento em tempo real de como está sendo e da interação dos seus pacientes com a suas mensagens.

Além disso, principalmente para ações que tenham como objetivo direto estimular os pacientes a agendarem novos atendimentos,  é importante que o seu aplicativo de marketing gere relatórios completos e inteligentes que te permitam aferir os novos agendamentos gerados por conta da campanha, para medir a eficácia real dela e mensurar as receitas geradas com a nova campanha

Dessa forma, é possível ter um bom aparato gerencial para tomar as melhores decisões sobre quais ajustes podem ser feitos nos aspectos das campanhas para torná-las cada vez mais efetivas.

Lista de contatos segmentada

Outro ponto importante para quem usa o SMS Marketing é a segmentação para que suas campanhas sejam mais assertivas e poderosas. Ou seja, é bem melhor poder separar mensagens por tipo de público e poder agrupar os pacientes com características em comum que os tornam mais dispostos a receber e interagir de maneira positiva com uma determinada mensagem.

Vale destacar, que com essa ferramenta é possível criar segmentos para alcance específico de determinados bairros, regiões, especialidades, planos de saúde, faixas etárias ou outros grupos do seu interesse. As possibilidades são infinitas.

Por este motivo, é de suma importância que a sua equipe de recepção colete as informações e mantenha os cadastros dos pacientes o mais completos possível.  E depois de montar sua campanha e com o seu público-alvo bem definido é o momento ideal para mandar seus lembretes de atendimento, qualquer tipo de aviso, ofertas e cupons de desconto, etc. E depois é só acompanhar o processo.

 

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Marketing de Relacionamento para clínicas

Saiba são quais as vantagens de usar o Marketing de Relacionamento para clínicas.

Para você que está pensando em ampliar os seus negócios ou até mesmo começando a estruturar sua clínica, por exemplo, é importante conhecer quais são as possibilidades do marketing de relacionamento na área da saúde.

Com o marketing de relacionamento, os médicos e outros profissionais da saúde conseguem divulgar seus serviços com muita eficácia criando um ambiente mais próximo com seus possíveis consumidores e aqueles que já conhecem seus serviços.

No entanto, é importante estar atento que existem limitações legais para a divulgação de conteúdo e esse ponto significa que não adianta criar o melhor plano de marketing de relacionamento para a sua clínica se ela violar os limites definidos pelo Conselho Federal de Medicina.

Por isso, fique atento ao que pode ou não ser feito antes de pensar em qualquer iniciativa de marketing. Caso contrário, talvez seja necessário refazer parte do trabalho e perder tempo precioso que poderia ser usado de maneira mais produtiva.

Apesar de existirem limitações que são definidas pelo CFM, as opções de plano de marketing de relacionamento são inúmeras. É por isso que tantas clínicas e consultórios contam com serviços de marketing médico personalizados.

Confira quais os benefícios do marketing de relacionamento

Agora que você já sabe um pouco sobre a importância do marketing de relacionamento para o funcionamento do seu empreendimento, apresentamos quatro passos relevantes para serem seguidos, confira quais são.

  • Acesso à informação de qualidade no seu plano de marketing.

Por causa do aumento do uso das redes sociais com a finalidade de divulgação dos serviços e produtos dos empreendimentos, as estratégias de conteúdo estão cada vez mais populares entre os médicos em seus perfis. Assuntos como dicas de saúde, publicações motivacionais e novidades sobre os tratamentos médicos, são algumas das pautas que costumam ter bastante repercussão por serem de interesse da maioria dos pacientes.

Vale ressaltar, que esse crescimento de conteúdo informacional na área da saúde tem contribuído também para uma melhoria na saúde da população, pois isso possibilita alertar os seguidores a respeito dos riscos que podem estar expostos e, também, garante que eles tomem conhecimento de exames e tratamentos que antes eram desconhecidos pela massa.

É claro, que nem tudo é para ser compartilhado ou publicado nas redes sociais. Por isso, é preciso estar atento aos conteúdos do estilo antes e depois, que expõem o progresso de tratamentos de pacientes em casos isolados e isso pode gerar uma propaganda enganosa a respeito do procedimento médico.

Por causa dos cuidados com as postagens, é importante ressaltar que existem limites. Vale a pena destacá-los aqui! Pensou em fazer marketing de relacionamento, então essas são algumas informações obrigatórias em qualquer anúncio de marketing médico na área da saúde:

  • Nome do profissional;
  • Especialidade e/ou área de atuação, quando registrada no Conselho Regional de Medicina;
  • Número da inscrição no Conselho Regional de Medicina;
  • Número de registro de qualificação de especialista (RQE).

 

  • Por meio do marketing de relacionamento você pode informar o seu público a importância de procurar profissionais da saúde

Como dito no item anterior, com o marketing de relacionamento é possível informar e alertar os seus seguidores sobre qualquer assunto, inclusive as fakes news. Neste caso, o uso da internet acaba quebrando vários galhos no dia a dia e, claro, a facilidade de ter o Google como nossa enciclopédia possibilita termos acesso a conteúdos mais completos. Entretanto, em alguns casos isso pode ser um problema.

Não procurar uma fonte confiável, como um profissional, para sanar dúvidas é um problema que acontece comumente em nossa sociedade seja em qualquer área. Na saúde, principalmente, existem muitas informações falsas ou especulações. Esse conteúdo é compartilhado nas redes sociais e confirmar a fonte da informação na hora de fazer uma pesquisa não costuma ser um hábito da maioria dos usuários. 

Por este motivo, é interessante que os criadores de conteúdo aconselhem os leitores/ seguidores a procurarem um profissional da saúde para entender melhor o que os sintomas que motivaram a pesquisa podem significar.

  • Atrair pacientes para sua clínica 

Quando o assunto é marketing de relacionamento, muitos profissionais da área da saúde estão direcionando seu plano de marketing digital para o uso das redes sociais por um único motivo: Visibilidade! Sim, é nas redes sociais, como Instagram e Facebook, onde está o público e já diz o ditado: “quem não é visto, não quisto”.

Considerando que o espaço digital hoje é bem concorrido, onde também estão presentes outros especialistas que produzem conteúdo informacional, é necessário se fazer presente neste espaço e apresentar seu diferencial e qualidade. Partindo desse ponto, quem tem visibilidade e passa credibilidade consequentemente tem mais agendamentos. No entanto, não esqueça que esse não é um trabalho que acontece do dia para a noite, mas sim um trabalho bem pensado e executado. 

Vale destacar, que para quem quer fazer um marketing digital bem feito, a fim de gerar um relacionamento melhor com seu público, as redes sociais como o instagram e o facebook possibilitam que as contas veiculem campanhas de atração que possuem taxas de visualização altíssima, com milhares de impressões todos os dias.

  • Fidelizar o paciente com marketing de relacionamento.

Outro ponto importante a ser considerado, é que a forma mais garantida da sua clínica ter um alto volume de atendimento continua sendo o marketing de relacionamento. Tratar bem seu paciente faz com que ele se sinta bem cuidado e confiante sobre o tratamento médico que está recebendo. Vale lembrar, que um atendimento bem feito sempre pode gerar indicações espontâneas para a sua clínica. 

Partindo do ponto de um ótimo relacionamento presencial, a tecnologia nesse sentido entra para auxiliar para que possa manter um relacionamento duradouro com seus pacientes, por meio de campanhas marketing personalizadas de e-mail e mensagens automáticas de remarcação de consulta e retorno.

Tendo em mente esses 4 tópicos antes de criar a campanha de marketing médico para a sua clínica, é hora de pensar estrategicamente em como atrair e se relacionar com os seus pacientes.

Softwares de gestão como o SaúdeVianet estão revolucionando a forma como os profissionais da saúde dialogam com seus pacientes. Por meio do sistema é possível disparar campanhas de e-mail personalizadas com conteúdo informativo.

 

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Conheça quais são os benefícios de usar o Marketing Médico.


Conheça quais são os benefícios de usar o Marketing Médico

 

Você sabe o que é Marketing Médico? O Marketing Médico é um conjunto de ações com objetivo de estruturar melhor a relação entre paciente e clínica. Essas ações podem ser realizadas pelo gestor ou pela equipe responsável e incluem várias etapas, como captação, atendimento e pós-atendimento.

Em outras palavras, o Marketing Médico tem o objetivo de apresentar você (consultório ou clínica) ao seu público alvo e, por meio disso, oferecer ferramentas que resultem em fidelização desse público ao seu empreendimento, focando também em um melhor relacionamento com pacientes mais antigos da sua clínica ou consultório.

Por isso, para executar um Marketing Médico responsável, eficaz e assertivo não basta apenas fazer divulgação com postagens no Instagram, por exemplo. Para o gestor, é importante saber que a era digital tem transformado a forma de consumo da população no meio digital. As pessoas não querem saber apenas o que você tem para oferecer, elas querem ter uma experiência completa e de excelência, com o melhor do atendimento dentro e fora dos consultórios.

Com o Marketing Médico também é possível direcionar toda sua comunicação a quem de fato pode consumir seu serviço, ou seja, você pode segmentar uma campanha apenas para um determinado público, utilizando um sistema como o Saúde Vianet.

Imagine que você é diretor ou sócio de uma Clínica de Odontologia que tem como missão ser referência regional em odontologia e fidelizar os pacientes.

 

E aí, o que você poderia fazer para alcançar esse objetivo?

Existem muitas possibilidades no Marketing Médico, como contratar uma agência com foco no marketing médico, para elaborar e executar um plano estratégico alinhado com a meta estabelecida; qualificar a identidade visual e ter uma melhor atuação em plataformas digitais, como sites, e-mails, redes sociais e SMS’s; trazer engajamento para uma campanha que promova a temática saúde, entre outras opções.

O conceito do Marketing Médico é amplo e, como dito anteriormente, vai muito além da simples divulgação. É como se todos os aspectos que envolvem a sua marca, como identidade visual, infraestrutura, site, conteúdo, equipe, comunicação e afins, fizessem parte de um grande quebra-cabeça, em que as peças precisam se encaixar perfeitamente para atingir o objetivo final.

 

Por que é importante investir em um Marketing Médico?

A importância de se investir em um sistema de gestão digital é que existe uma tendência de que as pessoas estejam se conectando quase 24 horas por dia. Para ser mais exato, são mais de 100 milhões de usuários no Brasil, além disso, mais de 70% das pessoas procuram e confiam nas informações que estão presentes no Google e somos o país em que os usuários passam mais tempo nas redes sociais.

Por isso, é importante entender que na era digital o que não é visto, não é consumido, nem procurado. A maior vantagem de usar a internet é que, por maior que seja o alcance dela, é possível segmentar.

Vamos conhecer os benefícios do marketing médico

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O que devo saber antes de obter um bom sistema de gestão de clínicas?


Gestão de indicadores em clínicas.

Softwares odontológicos, como a otimização ajuda nos tratamentos

Softwares odontológicos, como a otimização ajuda nos tratamentos

A tecnologia permite o aparecimento de variadas ferramentas que otimizam o tempo e garantem um gerenciamento de negócios mais eficiente e seguro. No setor da saúde bucal, os softwares odontológicos são a novidade.

Apesar de muitas ferramentas estarem nas clínicas há um bom tempo, como a internet, configuração em nuvem e outras funcionalidades, estes sistemas permitiram que os dentistas marcassem procedimentos como clareamento consultorio de maneira ainda mais rápida e otimizada – aliando esses aportes.

No presente artigo abordaremos sobre a importância do uso de softwares odontológicos nas clínicas, quais são os mais utilizados pelos dentistas e como o uso deles no cotidiano pode impactar no número de clientes.

A importância dos softwares odontológicos

Integração, otimização, rapidez e qualidade no atendimento são imprescindíveis para que as clínicas odontológicas garantam um maior número de pacientes para os seus serviços, seja para fazer clareamento dental com moldeira ou para a colocação de aparelhos ortodônticos.

Uma forma de conseguir isso é sabendo lidar melhor com seu consultório, os serviços e materiais disponíveis e conhecer o público. Portanto, centralizar as informações é necessário, e para isso são usados o que chamamos de softwares odontológicos.

Esses sistemas permitem que as clínicas sejam melhor gerenciadas, além de garantir que a rotina do dentista seja mais qualificada e mais produtiva.

Abaixo falaremos sobre pontos que esses sistemas oferecem e que demonstram sua importância.

1.    Permite maior controle financeiro

Dependendo da cobertura de software que for contratada, há funcionalidades administrativas bastante úteis no dia a dia de um consultório, entre as quais podemos citar:

  • Controle financeiro;
  • Cadastros;
  • Prontuários;
  • Relatórios.

O controle financeiro é o principal benefício, já que por meio dele é possível identificar os inadimplentes, valores pagos e em caixa, os gastos, os lucros, dentre outros aspectos, o que possibilita a criação de novas estratégias.

2.    Análise de dados para tomada de decisões

Por centralizar a maior parte das informações necessárias para o funcionamento da clínica e os seus procedimentos, o dentista e sua equipe administrativa possuem todos os dados necessários para que ações estratégicas e até de captação sejam tomadas da melhor maneira.

Assim, os dentistas podem trabalhar em melhorias, fazer correções e até mesmo agregar novos serviços para que o escopo de clientes aumente, como uma maior adesão a procedimentos estéticos como a colocação de lente de contato dental.

Com a organização das agendas e do financeiro, por exemplo, a clínica se consolida e se torna referência para o público. Portanto, indiretamente, a melhoria da gestão atinge a quantidade de orçamento e serviços feitos.

No tópico abaixo abordaremos sobre como escolher o melhor software odontológico.

Como escolher o melhor sistema odontológico

São muitos os sistemas de computador para consultórios odontológicos presentes no mercado, sendo que cada um é adequado à necessidade de um dentista e clínica.

Hoje em dia, grande parte desses sistemas permitem o acesso por dispositivos móveis, como tablet, computador ou smartphones. Inclusive, com tanta opção de produto no mercado, pode se tornar difícil escolher um.

Por isso que neste tópico abordaremos sobre como fazer a escolha do melhor sistema para a clínica, de modo que possa atender do agendamento de consultas e procedimentos de colocação de aparelho dental transparente até operações mais complexas e administrativas.

1.    Busque um sistema online

Por conta da facilidade, é possível ter um sistema totalmente online que não precisa ser instalado nas máquinas da sua clínica, bastando ter acesso à internet e facilitando todo o gerenciamento.

Isso permite que a clínica seja mais dinâmica e a rotina mais ágil.

Além disso, os softwares online possuem backup automático, evitando a perda de dados e reduzindo a necessidade de arquivos (tanto físicos quanto o alto armazenamento digital).

2.    Busque softwares exclusivos

Um ponto para a escolha adequada é optar por um software desenvolvido para o ambiente clínico, sob medida.

Isso é importante por evitar que sistemas relacionados sejam comprados e que podem não atender as expectativas e especificidades do local.

Softwares mais usados

No presente tópico abordaremos dois dos softwares mais usados nas clínicas odontológicas.

1.    Simples dental

O valor desta ferramenta é acessível e não há limite para a quantidade de profissionais e clientes que podem ser cadastrados.

O software também garante o envio de até 100 SMS por mês, podendo aumentar com pacotes extras que podem ser agregados ao plano.

Ele ainda permite o controle financeiro, de estoque, emissão de orçamento, receituário, atestado, emissão de notas e uso vinculado à maquininha de cartão de crédito.

2.    Controle odonto

Sua implantação é gratuita e possui variadas coberturas. Os pacotes de SMS devem ser comprados à parte e permitem diversas funcionalidades semelhantes ao Simples Dental, como o controle financeiro e de estoque, além da emissão de receitas.

Deste modo, vimos que a implementação da tecnologia é fundamental para clínicas que querem se destacar no mercado e agregar valor à experiência do paciente, conquistando novas carteiras.

3.    Saúdevianet

O sistema possui 15 dias gratuitos e garantia de 30 dias de uso, permitindo a gestão completa da clínica, com destaque para o módulo de marketing, onde você poderá programar mensagens automáticas de lembrete para retorno do paciente de forma totalmente customizada.

Recursos como lembretes e campanhas de marketing são ideais para clínicas odontológicas que possuem pacientes com retornos frequentes para acompanhamento de sua saúde bucal, como é o caso da ortodontia.

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.


Marketing médico poderoso e sem gurus: estratégias que estão ao seu alcance.

Estratégias para Marketing Médico que estão ao seu alcance

Estamos na segunda década dos anos 2000, você também sente que o tempo passa rápido? A questão aqui é que à medida que isso acontece, os cenários vão mudando e a gente sempre precisa se adaptar.  A atual Pandemia do Coronavírus não nos deixa dúvidas do quão verdadeiro é este chavão, que chegou acelerando de sobremodo a forma de atuação dos profissionais de saúde e sua relação com os pacientes. 

O tema deste conteúdo é o marketing médico, porque as mudanças também têm que ocorrer com o nosso jeito de encarar os negócios, tendo em vista que os hábitos de consumo estão se transformando diante dos nossos olhos. 

Hoje a gente veio te convidar a enxergar o seu paciente com um outro ponto de vista: encare-o enquanto consumidor! Não se trata de seguir fórmulas prontas, ou de investir pesadas quantias em redes sociais, se tornar o mago do instagram, não é nada disso. 

Nossa conversa vai ao encontro de estudos recentes que mostram que o consumidor atual tem demandado uma relação de mais autenticidade e atenção, e para tal, a gente precisa ter uma comunicação personalizada e direcionada.  Nesse sentido o convite é para que conheça poderosas ferramentas que funcionam e são de fácil mensuração ou quantificação do resultado frente ao valor investido. 

Atendimento de excelência é uma das etapas do marketing médico. Na imagem, um médico e um paciente se cumprimentando.

Seja você um(a) médico(a) com consultório próprio ou esteja você à frente de clínicas dos mais diversos tipos, das odontológicas, passando pelas de especialidades gerais até as estéticas, saiba que:

Ícone representando o cuidado com o paciente através da gestão do marketing médico.

Gestão e Marketing Médico, quando caminham lado a lado, são capazes de transformar a realidade dos negócios, aumentando a carteira de pacientes (consumidores!) através do relacionamento humanizado!

 

Portanto, diante do cenário cada vez competitivo em que estamos, com a grande quantidade de clínicas e consultórios, concorrência é cada vez mais estimulada, e quem procura estratégias para se destacar sai à frente! 

Sem mais delongas…

O que é marketing médico?

O marketing médico é o conjunto de estratégias pensadas e executadas com o objetivo de mostrar valor sobre o seu serviço para o seu público, ou seja, seus pacientes. Ele pode ser pensado em três etapas fundamentais:

  • Atração de novos clientes
  • Recepção e atendimento
  • Ações de pós-atendimento visando um alto nível de satisfação

Não podemos esquecer que esta é uma área muito mais sensível e que, mesmo encarando o paciente como um consumidor, devemos ter o cuidado de jamais comunicarmos de maneira promocional ou exaustiva…

MARKETING NA SAÚDE = CUIDAR DO OUTRO COM ATENÇÃO

Entretanto, podemos e devemos enxergar isso com um olhar cada vez mais estratégico e até mesmo empreendedor, uma vez que o aumento do faturamento é, quase sempre, o objetivo final (e não há mal nenhum nisso!).

Médica fazendo pose de forte, ilustrando um sucesso na estratégia de marketing médico.

Portanto, utilize o marketing médico (também conhecido como CRM médico) de forma a posicionar o seu negócio, apresentando-o para as pessoas da maneira como você gostaria de ser conhecido, atingindo as pessoas certas com a mensagem certa, criando valor na percepção das pessoas.

Para isso, é fundamental que você responda uma pergunta: qual o seu público-alvo? Ou seja, qual o perfil das pessoas que você deseja atingir? 

Uma vez que você delimitar isso, poderá se questionar coisas como:

  • Qual será o tom da minha comunicação no marketing médico?
    Por exemplo: posso partir para algo mais jovem e dinâmico, ou devo manter um tom sério e tradicional?
  • Quais são as dúvidas dessa pessoa em relação ao meu serviço/negócio/estabelecimento?
    Por exemplo: especialidades oferecidas, capacitações, horário de funcionamento, tipos de exames e seus objetivos, importância do checkup e por aí vai…
  • Quais outras características desse público eu posso explorar com o marketing médico?
    Nem sempre você precisa comunicar algo relacionado ao seu serviço, você também pode dar, por exemplo, dicas de bem estar, alimentação, entretenimento etc., tudo dependerá do seu perfil de público.

Diferentes ilustrações de personas do marketing médico.

Então, quando você conseguir responder ao questionamento sobre qual é o seu público alvo, significa que você poderá também ser mais estratégico, uma vez que um planejamento de ações pensado para alguém é muito mais assertivo que algo genérico.

Se quiser ir ainda mais além, assista ao vídeo abaixo sobre a criação de personas no marketing:

 

Portanto, a importância do marketing médico é:

Estabelecer uma relação de credibilidade e valor entre os médicos ou clínicas e o seu público, através de estratégias que posicionem o negócio na mente do consumidor, passando a imagem e os valores desejados para um público específico.

Qual o melhor método do marketing médico para quem quer ter mais pacientes?

Se algum dia você procurou pelas alternativas tradicionais de propaganda, como anúncios em revistas, jornais, televisão e outdoors, já sabe o quanto é caro e inconsistente investir nestes meios. 

É claro que não podemos ser genéricos, afinal dá muito certo para grandes varejistas e alguns outros determinados segmentos. Entretanto, a saúde é algo que requer algo mais humanizado e diferenciado, não acha?

Além do mais, este tipo de investimento tradicional não nos traz certeza quanto ao custo x benefício, uma vez que é quase impossível metrificar os resultados e o real impacto daquilo na consciência das pessoas.

Por outro lado, qual peso você dá a algo quando alguém lhe indica? Muito, não é? Afinal, nada com mais credibilidade do que a opinião de alguém, sobretudo quando você conhece e confia no julgamento desta pessoa.

Nesse sentido, o marketing médico de relacionamento entra como uma importante ferramenta para não apenas fidelizar e conquistar ainda mais os seus atuais pacientes, mas também de verdadeiramente torná-los o que chamamos de “promotores de marca”.

Mulher simulando estar ouvindo um segredo, ilustrando a relação de confiança criada com o marketing médico.
Close up portrait of a young curious girl trying to hear rumors isolated over white background

Ou seja, as pessoas se sentem tão amparadas e bem cuidadas pela sua marca (e a sua marca, leia-se o seu nome enquanto profissional ou a sua clínica/o seu consultório), que passam a recomendá-lo espontaneamente para amigos, conhecidos e familiares. 

Portanto, saiba mais sobre este que, para nós, é um dos mais potentes e eficientes métodos para aumentar a fidelização da sua atual clientela e também para conquistar novos clientes, sobretudo na mão de pessoas estratégicas e com o mindset voltado para o crescimento do negócio.

Marketing médico de relacionamento: certeiro e eficiente.

As ações do marketing médico de relacionamento são pensadas de modo a criar uma relação de amizade e até mesmo intimidade, conversando com o seu paciente (consumidor, se lembra?) de modo a deixá-lo interessado pela sua comunicação.

Mulher feliz ao receber um sms direcionado para ela através do marketing médico.

Se ele estiver interessado pelo que você tem dito a ele, significa que ele gostará quando receber um e-mail ou um SMS seu (ao contrário de tantos que recebemos e sequer visualizamos, não é?), e se isso acontecer, significa também que você conseguiu conquistar o seu espaço na mente e no coração desse paciente.

Nesse sentido, para criar esse interesse é necessário aquilo que já mencionamos: saber com quem está falando, para saber o que falar. Não tem erro!

Benefícios do marketing médico de relacionamento

Através de suas diferentes possibilidades, os benefícios dessas estratégias de marketing médico são inúmeros. Pegamos o nosso sistema médico, que é super completo (e está com teste grátis!), como base e vamos listar abaixo alguns dos benefícios que consideramos mais importantes, acompanhe conosco e surpreenda-se:

Marketing médico trás boa reputação na rede.Fidelize os clientes e seja prioridade para eles: com a comunicação mais direcionada e pensada especificamente para determinado público, os pacientes têm uma sensação de pertencimento e tendem a priorizar o médico/consultório ou a clínica em uma necessidade futura.

Automação com o marketing méAgrupe os seus clientes de acordo com seus critérios: crie grupos específicos de clientes com base em diferentes critérios disponíveis no sistema, como: sexo, data de nascimento, procedimento realizado na última consulta e muito mais! Isso garante uma mensagem direcionada e assertiva.

Evio de emails marketings automatizados com o marketing médico,Automatize envios para estes grupos específicos: monte um planejamento de envios (e-mails e SMS) de acordo com os grupos de pacientes e não perca tempo com trabalhos manuais desnecessários. Poupe tempo para o que realmente importa: pensar estrategicamente!

Dashboards e análises com o marketing médico.Analise o desempenho das ações para traçar estratégias cada vez mais assertivas: observe em relatórios e indicadores, por exemplo, qual foi o seu e-mail que mais teve aberturas e cliques, assim você saberá o que está dando certo para poder replicar! Vamos muito além. Cruzamos as informações das campanhas (email e telefone)  com os agendamentos resultantes e mostramos qual foi o seu retorno financeiro imediato, no espaço de 1 dia, semana e mês. 

Visualize dados das campanhas através de relatórios do marketing médico,

Prancheta.Faça disparos em massa e economize tempo: nunca mais perca tempo ligando de paciente em paciente quando um imprevisto ocorrer. Com o envio de mensagens em massa, você avisa a todos de uma só vez e ainda mantendo a pessoalidade com o uso de variáveis personalizadas. Marketing médico também é sinônimo de praticidade! 

Público-alvo.Tenha mais consultas marcadas e menos faltas: programe mensagens para lembrar o paciente da consulta marcada ou até mesmo de marcar uma nova consulta. O cliente que recebe a mensagem certa, no tempo certo, tende inclusive a ser mais pontual!

Automações com o marketing.Possibilidade de integração total para ações ainda mais estratégicas: o nosso sistema permite integração total ao prontuário eletrônico do paciente, ao controle financeiro e à agenda médica, assim você pode agrupar pacientes de acordo com características como: marcações na próxima semana, pacientes que realizaram determinado procedimento ou até mesmo pacientes que estão inadimplentes.

Crie públicos personalizados através do marketing médico.

Dicas para o marketing médico de relacionamento ser inovador e diferenciado 

É aqui que a estratégia entra em campo!

Estratégias de marketing médico.

Envie e-mails e SMS para os seus pacientes e construa um relacionamento duradouro através do marketing médico

Não basta enviar e-mails para lembrar das consultas, um marketing médico de relacionamento se faz com um diálogo constante e sobre diversos temas, confira as nossas dicas sobre e-mails que podem fazer sentido para o seu público:

  • Mensagens em datas comemorativas: vá além do mero “feliz dia da mulher!”, que tal trazer curiosidades sobre as datas comemorativas ou qualquer outra informação relacionada que surpreenda e fuja do óbvio?

Emails marketing em datas especiais para os pacientes.

  • Faça conteúdos institucionais e deixe o seu paciente mais íntimo: que tal compartilhar imagens de um evento interno de treinamento, ou até mesmo contar um pouco sobre você e seus funcionários? Esse tipo de conteúdo aproxima as pessoas e causa a sensação de pertencimento.
  • Faça pesquisas de satisfação, isso também é marketing médico: crie um modelo de pesquisa de satisfação no qual o seu paciente poderá avaliar diversos fatores, desde a recepção, passando pela estrutura física, até mesmo a qualidade do seu atendimento. Essas pesquisas são fundamentais para entender a percepção de valor do cliente, identificar possíveis melhorias e buscar um aperfeiçoamento constante. É importante também deixar um espaço em aberto para que ele possa opinar livremente sobre o que quiser, às vezes disso surgem boas sugestões! 
  • Personalize o seu e-mail com banners no topo e uma assinatura diagramada: isso dará um tom mais profissional e atrativo, as pessoas adoram! Indicamos o Canva para a criação das artes gráficas, lá você encontrará vários modelos já prontos, além de ser gratuito! Confira os exemplos abaixo:

Assinatuda de email marketing de médico.

Assinatura de e-mail.

Email marketing como exemplo para médicos.

E-mail marketing com banner personalizado no topo. Fonte: Resultados Digitais.

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Os pilares do nosso software médico são o fato dele ser absolutamente completo e integrado, além de fácil de usar. Levamos isso muito à sério, porque temos como missão o uso da tecnologia na saúde de forma simplificada para usuários através do desenvolvimento de soluções inovadoras para todos os envolvidos no processo: médicos, pacientes, clínicas, convênios etc.

Queremos tornar a tecnologia na medicina acessível a um número maior de usuários, a fim de levar os seus benefícios ao maior número de pessoas que for possível. Temos compromisso com a entrega de valor aos nossos clientes, por isso investimos em um suporte que além de qualificado, é humano e disponível.

Temos tanta certeza da eficiência do nosso sistema, que oferecemos um período de teste grátis sem a solicitação de dados de pagamento. Transparência para você experimentar e só permanecer se estiver satisfeito com os resultados! Coloque o marketing médico em prática agora mesmo!

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Saiba por que um software médico é tão importante para negócios que querem crescer

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A área da saúde, apesar de ser bastante tradicional em alguns aspectos, vêm dando passos largos no aproveitamento dos avanços tecnológicos em função do aprimoramento das mais diversas questões, é aí que o software médico tem entrado em cena!

Nesse sentido, são várias frentes que têm se aproveitado dos benefícios da adoção de práticas inovadoras, desde a facilitação no acesso a ferramentas cada vez mais precisas para diagnósticos, até o uso de sistemas especiais para médicos e clínicas, que traz mais eficiência a diversas atividades da rotina.

Percebemos que muitos médicos e gestores de clínicas ainda não têm a visão do quanto a implementação de um sistema médico pode ser próspera para o seu negócio, por isso elaboramos este conteúdo.

Nos acompanhe até o final para ter uma visão ampla, direta e explicativa sobre todos os principais aspectos que envolvem o tema. Boa leitura!

O que é um software médico?

Um software médico é uma plataforma que centraliza informações e funcionalidades a fim de promover mais eficiência na rotina dos atendimentos médicos. Ele oferece ferramentas que trazem transformação digital no atendimento, na gestão financeira, no relacionamento com pacientes etc.

Software médico é uma plataforma que integra diversas ferramentas facilitadoras

 

Softwares médicos auxiliam também na coleta, no armazenamento e até mesmo na análise de dados clínicos. Desse modo, há um grande ganho de produtividade quando se deixa de gastar tempo em atividades manuais desnecessárias, assim é possível investir mais energia em atividades estratégicas.

Para Clínicas

Os softwares médicos promovem uma verdadeira revolução quanto a centralização de processos em clínicas, permitindo uma visão objetiva e em tempo real sobre agendamentos, dados dos pacientes, disponibilidade do corpo clínico através das diversas especialidades, etc.

Confira oito características de um bom sistema de gestão de clínicas!

Para médicos e médicas

Existe também a versão do software médico para a organização de médicos executivos, que atuam como donos do seu próprio negócio. 

Para estes profissionais, um sistema assim é um verdadeiro divisor de águas, sendo um fator de diferenciação entre médicos bem sucedidos que têm uma visão empreendedora e os mais tradicionais que ainda são resistentes a esses avanços. 

Geralmente estes últimos tendem a ser superados pela concorrência!

Na prática, por que ter um software médico?

Prometemos que traríamos de maneira ampla, direta e explicativa os principais aspectos que mostram como a implementação de um software para médicos pode trazer benefícios e prosperidade ao seu negócio. 

Sendo assim, confira abaixo 7 motivos para considerar a adoção de um sistema assim o mais rápido possível:

  • Gestão centralizada que traz resultados em diversos âmbitos

Uma gestão verdadeiramente eficiente pressupõe o controle sobre diversas áreas, do financeiro ao contábil, do atendimento à fidelização de clientes e por aí vai…

Um software médico permite a centralização dos mais diversos tipos de informações em painéis distintos, de dados cadastrais até o fluxo de caixa, inclusive permitindo análises sobre os dados, como a do capital de giro do negócio.

Informações dispostas em uma plataforma única permitem, por exemplo, a visualização dos compromissos dos diferentes profissionais de uma clínica em tempo real. É possível também o acompanhamento de toda a jornada do paciente, possibilitando um atendimento mais assertivo e personalizado.

Com um software médico a gestão financeira do seu negócio fica muito mais descomplicada e transparente!

Em termos de gestão, ferramentas como essa garantem condições ideais para negócios que querem ir além, profissionalizando o serviço de ponta a ponta, assim abrindo espaço para um crescimento sólido e constante.

  • Uso fácil e intuitivo: software médico não é um bicho de sete cabeças!

Os softwares médicos têm o objetivo de trazer mais produtividade e facilitação na rotina médica e clínica, sendo assim, seu uso é desenhado de forma fluida e intuitiva, afinal sabe-se que quem vai utilizá-los são médicos, gestores e atendentes, e não gerentes de tecnologia. 

Isso é algo que pode parecer óbvio, mas vale a pena ser frisado, porque percebemos que muitos têm o receio de não conseguirem se adaptar a ferramenta. Acredite, com dias de uso você já terá rompido essa barreira que parece ser assustadora, mas não é!

Não basta ser completo, entendemos que também é preciso ser adaptável a sua realidade e fácil de usar!

A maioria dos sistemas médicos estão hospedados na nuvem, ou seja, todos os dados estão salvos na internet, o que significa que você não precisará instalar dispositivos ou dispor de profissionais para a manutenção do software. Isso fica por conta da plataforma que você escolherá!

O armazenamento na nuvem é uma das grandes vantagens com a utilização do software médico
O armazenamento na nuvem é uma das grandes vantagens com a utilização do software médico
  • Prontuário eletrônico: benefícios que vão muito além do que se pensa.

O prontuário médico eletrônico traz uma imensa facilitação quanto ao acesso às informações de pacientes que se consultaram com você ou na sua clínica. São registradas informações como os dados pessoais, a evolução no decorrer das consultas, anamneses e toda a história do paciente.

Isso facilita muito o atendimento que acontece de maneira continuada, uma vez que elimina a possibilidade da perda de dados, diagnósticos e exames. Assim o médico consegue analisar o histórico do que ocorreu e também quando. 

Além desse benefício, é muito importante também frisarmos a questão social por trás dessa digitalização de informações, uma vez que essa coleta segura de dados permite uma visão mais precisa sobre a área da saúde como um todo, possibilitando inclusive uma pesquisa científica com base em dados cada vez mais assertivos tanto no olhar quantitativo, quanto no qualitativo.

Saiba mais sobre o Prontuário eletrônico do paciente (PEP) na prática!

  • Facilitação para o TISS

A Troca de Informações na Saúde Suplementar, ou TISS, passou a ser obrigatória para a troca de dados por meio digital entre os planos e convênios médicos, se tornando um importante passo para fortalecer o Registro Eletrônico de Saúde, o que diz respeito à questão social mencionada acima.

Com a utilização de um software médico, o preenchimento de guias de convênios e o gerenciamento de faturamentos e glosas são feitos de forma ágil e otimizada, e também é possível gerar arquivos XML com um clique na tela!

  • Facilidade no agendamento e no relacionamento com pacientes: praticidade todos os lados!

Essa é o primeiro benefício que vem na cabeça de quem lista os benefícios com a utilização de um software médico, afinal essa é uma atividade que demanda organização, logística e precisão. 

Com um sistema voltado à isso, além de toda a visão das marcações passadas, presentes e futuras, é possível também que pacientes marquem consultas de maneira autônoma, dispensando a necessidade dele entrar em contato com um atendente ou com o próprio médico.

Software médico traz facilidade em diversas atividades da rotina de um médico!

Além do ganho em produtividade e eficiência nos processos de marcação e desmarcação, funcionalidades como lembretes via e-mail e SMS para confirmação da consulta com os pacientes também estão dentre as mais requisitadas no cenário atual. 

É possível, inclusive, ir além e pensar em estratégias para verdadeiramente nutrir pacientes com informações relevantes para ele, como o envio de emails com conteúdos ou até mesmo felicitações no dia do aniversário deles. 

São fatores importantes para quem tem uma gestão que se preocupa também com o marketing médico voltado a fidelização dos clientes!

Assista o vídeo abaixo para ampliar os horizontes sobre o tema:

Confira dicas para ter uma sala de espera sem reclamações.

  1. Facilitação na oferta do teleatendimento

O atendimento remoto é um assunto que está em alta desde o agravamento da pandemia do coronavírus, temos um artigo super completo sobre a telemedicina (clique) que aborda o tema e nele você pode entender por que ela já merecia toda essa evidência mesmo antes da crise atual. 

Nesse sentido, um software médico entra como uma plataforma facilitadora para que você comece a realizar atendimentos à distância de maneira imediata. A telemedicina chegou para ficar e se tornou questão de tempo para que isso seja consolidado na área da saúde. Não fique para trás!

  1. Liberação de espaço físico e economia de materiais desnecessários (além do viés sustentável!)

O armazenamento de dados de maneira eletrônica faz com que o armazenamento físico dos dados de uma maneira geral se torne totalmente dispensável, grande benefício quando levamos em conta que o Conselho Federal de Medicina obriga a retenção de prontuários por, no mínimo, 10 anos.

Nesse sentido, há economia tanto na liberação do espaço físico que antes era ocupado com um amontoado de arquivos, quanto na necessidade de compra e utilização de papéis, impressoras, cartuchos, pastas, etc.

Seu bolso agradece e o planeta também!

Diante de tudo isso, qual o melhor software médico?

Existem funcionalidades fundamentais que devem ser observadas para que você tenha certeza da melhor performance possível na sua rotina, como a garantia na segurança dos dados e também a disponibilidade de um suporte qualificado e solícito.

Ainda assim, fatores como a integração total de recursos, o armazenamento online, a possibilidade de prescrição digital e a facilidade do uso, apesar de também serem óbvios, não são oferecidos por todas as opções disponíveis no mercado brasileiro.

O importante é pensar na sua rotina, nos processos prioritários que você deseja otimizar e nas possibilidades de funcionalidades que cada empresa possui. Quanto à isso, nos adiantamos para dizer que com a Saúde Vianet você pode contar sem medo de errar.

Conheça o software médico da Saúde Vianet

Os pilares do nosso software médico são o fato dele ser absolutamente completo e integrado, além de fácil de usar. Levamos isso muito à sério, porque temos como missão o uso da tecnologia de forma simplificada para usuários da área de saúde através do desenvolvimento de soluções inovadoras.

Queremos tornar a tecnologia acessível a um número maior de usuários, a fim de levar os seus benefícios ao maior número de pessoas que for possível. Temos compromisso com a entrega de valor aos nossos clientes, por isso investimos em um suporte que além de qualificado, é humano e disponível.

Temos tanta certeza da eficiência do nosso sistema, que oferecemos um período de teste grátis sem a solicitação de dados de pagamento. Transparência para você experimentar e só permanecer se estiver satisfeito com os resultados!

Visite o nosso site e entre em contato com o nosso time para tirar qualquer tipo de dúvida que possa vir a ter. Será um grande prazer iniciar esse relacionamento 💙

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Quais as vantagens do Inbound Marketing para a sua clínica?

O mercado de saúde brasileiro é visto como um dos mais promissores e acirrados do mundo. Dados da Federação dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde, Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas e Demais Estabelecimentos do Serviços de Saúde do Estado de São Paulo (FEHOESP) apontam um crescimento de 5,1% do setor em dezembro de 2017, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Por conta disso, é fundamental que quem pretende empreender no setor invista em estratégias de divulgação para o seu estabelecimento, como o inbound marketing.

Quer aprender mais sobre essa técnica e as vantagens que ela proporciona aos negócios do setor de saúde? Então continue lendo e confira alguns desses benefícios:

1 – Maior possibilidade de segmentação

Boa parte dos profissionais da área da saúde trabalham com especialidades e subespecialidades. Um bom exemplo disso é a medicina, que é formada por campos como:

  • Cardiologia;
  • Ginecologia e obstetrícia;
  • Oftalmologia;
  • Ortopedia.

Por conta disso, de nada adianta o paciente se consultar com um especialista, sendo que o seu problema deveria ser tratado por outro.

Para evitar que isso aconteça, recomenda-se investir no marketing digital. Como ele permite um alto grau de segmentação, o profissional receberá apenas pacientes que realmente poderá tratar. É algo muito mais eficiente do que simplesmente colocar um porta folder acrílico na recepção do consultório detalhando a especialidade dos profissionais que ali atendem.

Da mesma maneira, caso o profissional tenha alguma subespecialidade, ele poderá atrair apenas quem está interessado naquele nicho. Assim, mesmo que o mercado em potencial seja menor, a taxa de conversão será maior.

Por exemplo: caso um nutricionista seja especializado em orientar pacientes que passaram por cirurgia de redução de estômago, não faz sentido que ele seja procurado pela família de um indivíduo que tenha uma alimentação enteral por conta de outro problema de saúde.

2 – Consolidação como referência no ramo

Assim como em qualquer outro estabelecimento, consultórios de médicos, nutricionistas, psicólogos e quaisquer outros especialistas da área da saúde devem ter uma aparência profissional.

Na prática, isso significa que costuma-se adotar medidas, como a contratação de uma empresa de manutenção predial, de modo a manter o espaço em bom estado. Por mais superficial que isso pareça, tal prática ajuda o estabelecimento a se consolidar no mercado.

Além disso, o uso do inbound marketing também pode ser útil. O motivo por trás disso é o fato de que ele é baseado na publicação de conteúdo, tanto em redes sociais quanto em blogs.

Por conta disso, trata-se de uma excelente oportunidade para se consolidar como especialista no seu ramo. Um nutricionista com um blog repleto de dicas de nutrição com embasamento científico, por exemplo, tende a ser visto com muito mais credibilidade do que aquele que não adota tal prática.

3 – Respeito ao Código de Ética Médica

Existem muitas técnicas que os profissionais da medicina podem usar para divulgar seu trabalho, desde o uso da letra caixa na fachada do consultório até anúncios em rádio e televisão. O problema é que, em alguns casos, a estratégia usada pode ferir o Código de Ética Médica: é vedado, por exemplo, prometer a cura, assim como divulgar técnicas que não sejam aprovadas pelos órgãos competentes.

Já no caso do inbound marketing, as chances de que as regras sejam infringidas são muito menores. Por exemplo: o código afirma que nada impede que o profissional use a mídia para informar a população a respeito de determinado problema de saúde. Como um blog corporativo faz exatamente esse trabalho, a divulgação não se torna antiética.

4 – Acompanhamento da jornada do paciente

Além da produção de conteúdo, há outro item tido como fundamental em qualquer estratégia de inbound marketing: a automação. Na prática, isso significa que os profissionais da área usam softwares para automatizar tarefas, como o envio de e-mails e a gestão da base de dados. Isso vale para todos os segmentos, desde um consultório médico até uma empresa que vende piso tátil PVC.

Além disso, tais plataformas também permitem que o responsável faça um acompanhamento em tempo real da trajetória do paciente, ou seja, dos posts de blog que ele leu e das páginas que visitou. Consequentemente, caso o paciente entre em contato para marcar uma consulta, a abordagem poderá ser muito mais eficiente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


crm para clínica

CRM para clínica: quais são as vantagens?

Você sabe quais são as vantagens de um CRM para clínica? O marketing médico é um dos serviços que mais tem se destacado entre as agências de marketing digital nos últimos anos, e isso se deve à ampla competitividade que as clínicas particulares vem enfrentando junto aos seus concorrentes. A saúde particular passou a ter uma procura maior no Brasil desde que os serviços públicos de atendimento à saúde se tornaram mais escassos, ao mesmo tempo que os negócios das clínicas populares começaram a conquistar mais pacientes por serem alternativas acessíveis.

Para se garantir no mercado da saúde particular, a sua clínica deve ter o melhor atendimento entre os seus concorrentes. Na hora da escolha do paciente para agendar uma consulta, o que difere uma clínica da outra é a qualidade do atendimento ao cliente. Para ajudar a sua clínica nesse aspecto, o objetivo principal de um CRM para clínicas é atender melhor o paciente de forma que ele fique satisfeito com o serviço e retorne à sua clínica para outras consultas – e ainda indique os serviços dos seus profissionais aos seus conhecidos, muito bom para fidelizar o alto volume de pacientes que vêm via planos odontológicos e médicos de uma maneira geral.

Veja 5 dicas infalíveis para gerir sua clínica com foco nos seus pacientes.

Quais são as vantagens de ter um CRM na sua clínica?

As principais vantagens de um CRM para clínicas são:

  • A segmentação de pacientes por necessidades e especialidade.
  • A possibilidade de registrar o histórico de contatos com o paciente.
  • Fidelizar pacientes para que retornem à sua clínica.
  • Aumentar o faturamento da clínica, com o aumento dos atendimentos.
  • Automatização de processos e comunicação entre o médico e o paciente.

Se você ainda não conta com um CRM para clínica ao organizar os contatos dos seus pacientes, pode ser que você esteja perdendo a oportunidade de se relacionar melhor com os seus clientes, e isso significa que a sua clínica poderia estar faturando muito mais do que realmente está. Um CRM, que é a sigla em inglês para Gestão de Relacionamento com o Cliente é uma ferramenta muito usada por empresários que sabem da importância do contato com o cliente na hora de fechar um negócio.

Saiba como fidelizar seus pacientes com marketing de relacionamento.

Qual é a importância de um CRM para clínica?

A importância do CRM para clínicas é enorme, visto que todos os processos de um empreendimento da área da saúde são voltados para a satisfação e o bem estar dos pacientes. Garantir que o seu paciente esteja satisfeito com sua clínica durante o tempo do atendimento é o mínimo com que uma clínica deve se preocupar, mas se assegurar de que a experiência do paciente seja boa mesmo após o atendimento é a garantia de que aquela consulta resulte em um retorno, ou no melhor dos casos na indicação de outros pacientes.

Se você pudesse, por exemplo, atualizar os seus pacientes de uma determinada especialidade sobre as novidades da sua clínica a respeito dos tratamentos que oferece, ou se ainda mantivesse uma rotina de troca de mensagens com seu pacientes para avisá-los sobre a necessidade de um retorno, quantas consultas a mais sua clínica conseguiria no final do mês?

Entenda o que os médicos buscam em um software de gestão para clínicas.

Como ter uma CRM na sua clínica?

Quer saber o que é preciso para ter uma CRM para clínica? Cadastre-se para testar o Saúde Vianet e confira como nosso App de Marketing pode ajudar você a atingir resultados surpreendentes com seus pacientes.

Fonte: http://www.anpad.org.br/enanpad/2006/dwn/enanpad2006-adia-0782.pdf


Marketing para clínicas no seu software de gestão

Se você quer entender mais sobre marketing para clínicas, precisa saber que a tecnología é a chave para o negócio. Junto com o avanço da tecnologia, os meios tradicionais de comunicações também mudaram. Os smathphones facilitaram o acesso à informação, e com isso, meios como anúncios em rádio, mala direta e folders já não são mais efetivos.

Veja dicas para gerir equipes e encantar seus pacientes.

Sendo assim, como atrair e aumentar o número de pacientes de sua clínica? A solução, é a adaptação do marketing para clínicas para a era digital. Através de um software de gestão, é possível aprimorar o marketing de saúde, e assim, aumentar o número de pacientes de sua clínica.

Veja como um software de gestão pode ajudar no marketing para clínicas.

1. Fidelização estratégica

Com um aplicativo de saúde, é possível pensar de maneira estratégica a fidelização dos pacientes. Um dos principais focos do marketing de relacionamento é a construção e fidelização dos clientes. Com isso, o aplicativo de saúde permite a interação com o paciente, através da criação de grupos específicos a partir de dados do sistema de gestão. A partir disso, é possível direcionar as estratégias do marketing para clínicas para os públicos específicos, fidelizando assim o paciente.

2. Direcionamento de Mensagens

Com a fidelização estratégica definida, é possível direcionar as mensagens, também de maneira estratégica. Ou seja, uma vez que os grupos de pacientes estão segmentados, o marketing para clínicas pode ser direcionado de maneira assertiva. Dessa forma, o paciente recebe apenas as mensagens que lhe são interessantes. Evitando assim, que o paciente se desinteresse pela clínica ou até mesmo que as mensagens tenham efeito oposto do esperado, como por exemplo acabar por afastar o paciente.

3. Aumento de Agendamentos

O aplicativo de saúde permite a automatização das mensagens, com isso, o paciente vai estar sempre por dentro das informações que são necessárias para prosseguir com o seu tratamento. Assim, ele não irá esquecer de marcar ou agendar uma consulta ou um exame. O que por fim, acaba por otimizar a sua clínica e evitar a evasão de clientes.

4. Estreitar a Comunicação com o Paciente

Como já citado, o marketing de relacionamento prevê a segmentação e fidelização dos clientes, nesse caso, os pacientes da clínica. Além das vantagens citadas nos itens anteriores, o uso de um app de saúde permite estreitar a comunicação com o paciente e se fazer presente em momentos específicos. Isso, atrelado ao envio automático de mensagens possibilita que a clínica se mantenha em contato com o paciente e inclusive, demonstrar o quão importante o paciente é. Seja por uma mensagem de Dia das Mães, ou uma campanha específica.

5. Integração com o Marketing

O app de saúde permite total integração com a área de marketing. Com isso, é possível manter as estratégias integradas ao aplicativo. Assim, você pode enviar mensagens ligadas ao marketing, agenda, prontuário ou até mesmo o financeiro. Com isso, o paciente fica informado de tudo o que acontece na clínica e das possíveis estratégias de marketing digital. Desta forma, o paciente se torna o foco do marketing para clínicas, baseado na construção e manutenção do relacionamento.

O aplicativo SaúdeVianet, oferece essas e outras funções a fim de auxiliar na gestão do marketing para clínicas. Faça um teste grátis com duração de 15 dias e teste você mesmo as facilidades que a tecnologia atrelada a saúde podem te proporcionar.

 


Como fidelizar pacientes com marketing de relacionamento

Como fidelizar pacientes com marketing de relacionamento.

Na era da informação, estabelecer uma comunicação efetiva com o seu público é essencial. A fim de disseminar a marca, criar um canal de comunicação com os seus clientes e se posicionar no mercado, o marketing de relacionamento é uma estratégia assertiva para fidelizar pacientes.

O marketing de relacionamento é um conjunto de estratégias a fim de propagar a marca, fidelizar o público e tudo com foco na excelência dos relacionamentos humanos.

Veja 5 dicas para melhorar o marketing da sua clínica. 

O marketing de relacionamento para clínicas é a junção de algumas estratégias a fim de prospectar, fidelizar pacientes e posicionar a marca  da sua clínica no mercado. Não se trata apenas de uma campanha de marketing ou de comunicação. A intenção da estratégia empregada pelo marketing de relacionamento é tornar o cliente, no caso, o paciente, um porta voz da marca. Pela boa experiência que o paciente teve ao se envolver com a sua clínica, ele vai propagar e recomendar a sua marca.

Qual o intuito do Marketing de Relacionamento?

O marketing de relacionamento, como já citado, não é apenas uma ferramenta para a venda. O que ele pretende, é estabelecer uma mão de via dupla entre empresa e cliente. Visando inclusive que o paciente se torne um fã da clínica e não apenas mais um cliente.

Além disso, o marketing de relacionamento prevê estreitar os relacionamentos entre pacientes e clínica. O objetivo é criar uma relação contínua entre as partes. Com isso, a estratégia do marketing de relacionamento é uma ferramenta a ser construída e estabelecia a longo prazo. O foco é sempre o relacionamento e fidelizar pacientes.

Com o foco do marketing sendo no relacionamento, o paciente tem maior clareza sobre o que acontece na clínica, e seu atendimento muitas vezes é personalizado. O contato entre as partes torna-se então mútuo. O paciente passa a ter maior consciência sobre o trabalho da clinica, respostas mais rápidas e a clínica passa a ter um feedback assertivo dos clientes.

Veja 9 ideias para encantar os seus pacientes. 

Como implementar o Marketing de Relacionamento?

Já mostramos que os resultados do marketing de relacionamento traz vários benefícios para os envolvidos. Mas como implementar, de fato, as estratégias em sua clínica?

A primeira etapa para aplicar o marketing de relacionamento é conhecer o seu público. Pode parecer óbvio, mas não é possível estabelecer um marketing com foco no relacionamento com o público sem que este seja definido. Posteriormente, será possível estabelecer personas para os melhores perfis de pacientes, possibilitando assim, que as estratégias criadas para atingir os públicos sejam implementadas.

Veja como implementar o marketing de relacionamento na sua clínica em 4 passos. 

SaúdeVianet e o Marketing de Relacionamento.

O software SaúdeVianet permite que sua clínica mantenha as suas estratégias focadas no paciente, ou seja, a partir do marketing de relacionamento. O software atua na gestão da clínica, além de permitir estreitar o relacionamento e fidelizar pacientes.

Através do aplicativo de marketing do SaúdeVianet, é possível potencializar o relacionamento, criando mensagens personalizadas e automatizar o envio de SMS e e-mails. As mensagens podem ser segmentadas de acordo com o paciente, que só recebe aquela que lhe interessa.

Com os parâmetros do software, o aplicativo também já te proporciona estabelecer a segmentação de público de acordo com a sua base de pacientes.

O aplicativo SaúdeVianet oferece essas e outras funções a fim de auxiliar na gestão e no marketing da sua clínica médica. Faça um teste grátis com duração de 15 dias e conheça você mesmo as facilidades que a tecnologia atrelada a saúde podem te proporcionar.

Fonte: Revista Facima digital – Marketing de relacionamento com o cliente. 


 

O que achou da ideia de ter o marketing de relacionamento na sua clínica? Você já usa essa ferramenta? Comenta aqui o que você acha sobre essa estratégia para atrair e fidelizar pacientes da sua clinica.