Quais as vantagens do Inbound Marketing para a sua clínica?

O mercado de saúde brasileiro é visto como um dos mais promissores e acirrados do mundo. Dados da Federação dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde, Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas e Demais Estabelecimentos do Serviços de Saúde do Estado de São Paulo (FEHOESP) apontam um crescimento de 5,1% do setor em dezembro de 2017, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Por conta disso, é fundamental que quem pretende empreender no setor invista em estratégias de divulgação para o seu estabelecimento, como o inbound marketing.

Quer aprender mais sobre essa técnica e as vantagens que ela proporciona aos negócios do setor de saúde? Então continue lendo e confira alguns desses benefícios:

1 – Maior possibilidade de segmentação

Boa parte dos profissionais da área da saúde trabalham com especialidades e subespecialidades. Um bom exemplo disso é a medicina, que é formada por campos como:

  • Cardiologia;
  • Ginecologia e obstetrícia;
  • Oftalmologia;
  • Ortopedia.

Por conta disso, de nada adianta o paciente se consultar com um especialista, sendo que o seu problema deveria ser tratado por outro.

Para evitar que isso aconteça, recomenda-se investir no marketing digital. Como ele permite um alto grau de segmentação, o profissional receberá apenas pacientes que realmente poderá tratar. É algo muito mais eficiente do que simplesmente colocar um porta folder acrílico na recepção do consultório detalhando a especialidade dos profissionais que ali atendem.

Da mesma maneira, caso o profissional tenha alguma subespecialidade, ele poderá atrair apenas quem está interessado naquele nicho. Assim, mesmo que o mercado em potencial seja menor, a taxa de conversão será maior.

Por exemplo: caso um nutricionista seja especializado em orientar pacientes que passaram por cirurgia de redução de estômago, não faz sentido que ele seja procurado pela família de um indivíduo que tenha uma alimentação enteral por conta de outro problema de saúde.

2 – Consolidação como referência no ramo

Assim como em qualquer outro estabelecimento, consultórios de médicos, nutricionistas, psicólogos e quaisquer outros especialistas da área da saúde devem ter uma aparência profissional.

Na prática, isso significa que costuma-se adotar medidas, como a contratação de uma empresa de manutenção predial, de modo a manter o espaço em bom estado. Por mais superficial que isso pareça, tal prática ajuda o estabelecimento a se consolidar no mercado.

Além disso, o uso do inbound marketing também pode ser útil. O motivo por trás disso é o fato de que ele é baseado na publicação de conteúdo, tanto em redes sociais quanto em blogs.

Por conta disso, trata-se de uma excelente oportunidade para se consolidar como especialista no seu ramo. Um nutricionista com um blog repleto de dicas de nutrição com embasamento científico, por exemplo, tende a ser visto com muito mais credibilidade do que aquele que não adota tal prática.

3 – Respeito ao Código de Ética Médica

Existem muitas técnicas que os profissionais da medicina podem usar para divulgar seu trabalho, desde o uso da letra caixa na fachada do consultório até anúncios em rádio e televisão. O problema é que, em alguns casos, a estratégia usada pode ferir o Código de Ética Médica: é vedado, por exemplo, prometer a cura, assim como divulgar técnicas que não sejam aprovadas pelos órgãos competentes.

Já no caso do inbound marketing, as chances de que as regras sejam infringidas são muito menores. Por exemplo: o código afirma que nada impede que o profissional use a mídia para informar a população a respeito de determinado problema de saúde. Como um blog corporativo faz exatamente esse trabalho, a divulgação não se torna antiética.

4 – Acompanhamento da jornada do paciente

Além da produção de conteúdo, há outro item tido como fundamental em qualquer estratégia de inbound marketing: a automação. Na prática, isso significa que os profissionais da área usam softwares para automatizar tarefas, como o envio de e-mails e a gestão da base de dados. Isso vale para todos os segmentos, desde um consultório médico até uma empresa que vende piso tátil PVC.

Além disso, tais plataformas também permitem que o responsável faça um acompanhamento em tempo real da trajetória do paciente, ou seja, dos posts de blog que ele leu e das páginas que visitou. Consequentemente, caso o paciente entre em contato para marcar uma consulta, a abordagem poderá ser muito mais eficiente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


crm para clínica

CRM para clínica: quais são as vantagens?

Você sabe quais são as vantagens de um CRM para clínica? O marketing médico é um dos serviços que mais tem se destacado entre as agências de marketing digital nos últimos anos, e isso se deve à ampla competitividade que as clínicas particulares vem enfrentando junto aos seus concorrentes. A saúde particular passou a ter uma procura maior no Brasil desde que os serviços públicos de atendimento à saúde se tornaram mais escassos, ao mesmo tempo que os negócios das clínicas populares começaram a conquistar mais pacientes por serem alternativas acessíveis.

Para se garantir no mercado da saúde particular, a sua clínica deve ter o melhor atendimento entre os seus concorrentes. Na hora da escolha do paciente para agendar uma consulta, o que difere uma clínica da outra é a qualidade do atendimento ao cliente. Para ajudar a sua clínica nesse aspecto, o objetivo principal de um CRM para clínicas é atender melhor o paciente de forma que ele fique satisfeito com o serviço e retorne à sua clínica para outras consultas – e ainda indique os serviços dos seus profissionais aos seus conhecidos.

Veja 5 dicas infalíveis para gerir sua clínica com foco nos seus pacientes.

Quais são as vantagens de ter um CRM na sua clínica?

As principais vantagens de um CRM para clínicas são:

  • A segmentação de pacientes por necessidades e especialidade.
  • A possibilidade de registrar o histórico de contatos com o paciente.
  • Fidelizar pacientes para que retornem à sua clínica.
  • Aumentar o faturamento da clínica, com o aumento dos atendimentos.
  • Automatização de processos e comunicação entre o médico e o paciente.

Se você ainda não conta com um CRM para clínica ao organizar os contatos dos seus pacientes, pode ser que você esteja perdendo a oportunidade de se relacionar melhor com os seus clientes, e isso significa que a sua clínica poderia estar faturando muito mais do que realmente está. Um CRM, que é a sigla em inglês para Gestão de Relacionamento com o Cliente é uma ferramenta muito usada por empresários que sabem da importância do contato com o cliente na hora de fechar um negócio.

Saiba como fidelizar seus pacientes com marketing de relacionamento.

Qual é a importância de um CRM para clínica?

A importância do CRM para clínicas é enorme, visto que todos os processos de um empreendimento da área da saúde são voltados para a satisfação e o bem estar dos pacientes. Garantir que o seu paciente esteja satisfeito com sua clínica durante o tempo do atendimento é o mínimo com que uma clínica deve se preocupar, mas se assegurar de que a experiência do paciente seja boa mesmo após o atendimento é a garantia de que aquela consulta resulte em um retorno, ou no melhor dos casos na indicação de outros pacientes.

Se você pudesse, por exemplo, atualizar os seus pacientes de uma determinada especialidade sobre as novidades da sua clínica a respeito dos tratamentos que oferece, ou se ainda mantivesse uma rotina de troca de mensagens com seu pacientes para avisá-los sobre a necessidade de um retorno, quantas consultas a mais sua clínica conseguiria no final do mês?

Entenda o que os médicos buscam em um software de gestão para clínicas.

Como ter uma CRM na sua clínica?

Quer saber o que é preciso para ter uma CRM para clínica? Cadastre-se para testar o Saúde Vianet e confira como nosso App de Marketing pode ajudar você a atingir resultados surpreendentes com seus pacientes.

Fonte: http://www.anpad.org.br/enanpad/2006/dwn/enanpad2006-adia-0782.pdf


Marketing para clínicas no seu software de gestão

Se você quer entender mais sobre marketing para clínicas, precisa saber que a tecnología é a chave para o negócio. Junto com o avanço da tecnologia, os meios tradicionais de comunicações também mudaram. Os smathphones facilitaram o acesso à informação, e com isso, meios como anúncios em rádio, mala direta e folders já não são mais efetivos.

Veja dicas para gerir equipes e encantar seus pacientes.

Sendo assim, como atrair e aumentar o número de pacientes de sua clínica? A solução, é a adaptação do marketing para clínicas para a era digital. Através de um software de gestão, é possível aprimorar o marketing de saúde, e assim, aumentar o número de pacientes de sua clínica.

Veja como um software de gestão pode ajudar no marketing para clínicas.

1. Fidelização estratégica

Com um aplicativo de saúde, é possível pensar de maneira estratégica a fidelização dos pacientes. Um dos principais focos do marketing de relacionamento é a construção e fidelização dos clientes. Com isso, o aplicativo de saúde permite a interação com o paciente, através da criação de grupos específicos a partir de dados do sistema de gestão. A partir disso, é possível direcionar as estratégias do marketing para clínicas para os públicos específicos, fidelizando assim o paciente.

2. Direcionamento de Mensagens

Com a fidelização estratégica definida, é possível direcionar as mensagens, também de maneira estratégica. Ou seja, uma vez que os grupos de pacientes estão segmentados, o marketing para clínicas pode ser direcionado de maneira assertiva. Dessa forma, o paciente recebe apenas as mensagens que lhe são interessantes. Evitando assim, que o paciente se desinteresse pela clínica ou até mesmo que as mensagens tenham efeito oposto do esperado, como por exemplo acabar por afastar o paciente.

3. Aumento de Agendamentos

O aplicativo de saúde permite a automatização das mensagens, com isso, o paciente vai estar sempre por dentro das informações que são necessárias para prosseguir com o seu tratamento. Assim, ele não irá esquecer de marcar ou agendar uma consulta ou um exame. O que por fim, acaba por otimizar a sua clínica e evitar a evasão de clientes.

4. Estreitar a Comunicação com o Paciente

Como já citado, o marketing de relacionamento prevê a segmentação e fidelização dos clientes, nesse caso, os pacientes da clínica. Além das vantagens citadas nos itens anteriores, o uso de um app de saúde permite estreitar a comunicação com o paciente e se fazer presente em momentos específicos. Isso, atrelado ao envio automático de mensagens possibilita que a clínica se mantenha em contato com o paciente e inclusive, demonstrar o quão importante o paciente é. Seja por uma mensagem de Dia das Mães, ou uma campanha específica.

5. Integração com o Marketing

O app de saúde permite total integração com a área de marketing. Com isso, é possível manter as estratégias integradas ao aplicativo. Assim, você pode enviar mensagens ligadas ao marketing, agenda, prontuário ou até mesmo o financeiro. Com isso, o paciente fica informado de tudo o que acontece na clínica e das possíveis estratégias de marketing digital. Desta forma, o paciente se torna o foco do marketing para clínicas, baseado na construção e manutenção do relacionamento.

O aplicativo SaúdeVianet, oferece essas e outras funções a fim de auxiliar na gestão do marketing para clínicas. Faça um teste grátis com duração de 15 dias e teste você mesmo as facilidades que a tecnologia atrelada a saúde podem te proporcionar.

 


Como fidelizar pacientes com marketing de relacionamento

Como fidelizar pacientes com marketing de relacionamento.

Na era da informação, estabelecer uma comunicação efetiva com o seu público é essencial. A fim de disseminar a marca, criar um canal de comunicação com os seus clientes e se posicionar no mercado, o marketing de relacionamento é uma estratégia assertiva para fidelizar pacientes.

O marketing de relacionamento é um conjunto de estratégias a fim de propagar a marca, fidelizar o público e tudo com foco na excelência dos relacionamentos humanos.

Veja 5 dicas para melhorar o marketing da sua clínica. 

O marketing de relacionamento para clínicas é a junção de algumas estratégias a fim de prospectar, fidelizar pacientes e posicionar a marca  da sua clínica no mercado. Não se trata apenas de uma campanha de marketing ou de comunicação. A intenção da estratégia empregada pelo marketing de relacionamento é tornar o cliente, no caso, o paciente, um porta voz da marca. Pela boa experiência que o paciente teve ao se envolver com a sua clínica, ele vai propagar e recomendar a sua marca.

Qual o intuito do Marketing de Relacionamento?

O marketing de relacionamento, como já citado, não é apenas uma ferramenta para a venda. O que ele pretende, é estabelecer uma mão de via dupla entre empresa e cliente. Visando inclusive que o paciente se torne um fã da clínica e não apenas mais um cliente.

Além disso, o marketing de relacionamento prevê estreitar os relacionamentos entre pacientes e clínica. O objetivo é criar uma relação contínua entre as partes. Com isso, a estratégia do marketing de relacionamento é uma ferramenta a ser construída e estabelecia a longo prazo. O foco é sempre o relacionamento e fidelizar pacientes.

Com o foco do marketing sendo no relacionamento, o paciente tem maior clareza sobre o que acontece na clínica, e seu atendimento muitas vezes é personalizado. O contato entre as partes torna-se então mútuo. O paciente passa a ter maior consciência sobre o trabalho da clinica, respostas mais rápidas e a clínica passa a ter um feedback assertivo dos clientes.

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Como implementar o Marketing de Relacionamento?

Já mostramos que os resultados do marketing de relacionamento traz vários benefícios para os envolvidos. Mas como implementar, de fato, as estratégias em sua clínica?

A primeira etapa para aplicar o marketing de relacionamento é conhecer o seu público. Pode parecer óbvio, mas não é possível estabelecer um marketing com foco no relacionamento com o público sem que este seja definido. Posteriormente, será possível estabelecer personas para os melhores perfis de pacientes, possibilitando assim, que as estratégias criadas para atingir os públicos sejam implementadas.

Veja como implementar o marketing de relacionamento na sua clínica em 4 passos. 

SaúdeVianet e o Marketing de Relacionamento.

O software SaúdeVianet permite que sua clínica mantenha as suas estratégias focadas no paciente, ou seja, a partir do marketing de relacionamento. O software atua na gestão da clínica, além de permitir estreitar o relacionamento e fidelizar pacientes.

Através do aplicativo de marketing do SaúdeVianet, é possível potencializar o relacionamento, criando mensagens personalizadas e automatizar o envio de SMS e e-mails. As mensagens podem ser segmentadas de acordo com o paciente, que só recebe aquela que lhe interessa.

Com os parâmetros do software, o aplicativo também já te proporciona estabelecer a segmentação de público de acordo com a sua base de pacientes.

O aplicativo SaúdeVianet oferece essas e outras funções a fim de auxiliar na gestão e no marketing da sua clínica médica. Faça um teste grátis com duração de 15 dias e conheça você mesmo as facilidades que a tecnologia atrelada a saúde podem te proporcionar.

Fonte: Revista Facima digital – Marketing de relacionamento com o cliente. 


 

O que achou da ideia de ter o marketing de relacionamento na sua clínica? Você já usa essa ferramenta? Comenta aqui o que você acha sobre essa estratégia para atrair e fidelizar pacientes da sua clinica.


Marketing de relacionamento para clínicas em 4 passos.

Marketing de relacionamento para clínicas em 4 passos

Você está começando a estruturar a sua clínica, ou já tem tempo no mercado e quer ampliar os seus negócios? Seja qual for o momento do seu empreendimento, você precisa conhecer bem as possibilidades do marketing de relacionamento na área da saúde.

Médicos e outros profissionais da saúde conseguem divulgar seus serviços com muita eficácia, mas não se pode esquecer das limitações legais para isso. Não adianta nada criar o melhor plano de marketing de relacionamento para a sua clínica, se ela violar os limites definidos pelo Conselho Federal de Medicina.

Veja os benefícios do marketing médico para sua clínica. 

Por isso, fique atento ao que pode ou não ser feito antes de pensar em qualquer iniciativa de marketing. Caso contrário, talvez seja necessário refazer parte do trabalho e perder tempo precioso que poderia ser usado de maneira mais produtiva. Mesmo com limitação, as opções de plano de marketing de relacionamento são inúmeras. É por isso que tantas clínicas e consultórios contam com serviços de marketing médico personalizado.

Dito isso, existem 4 passos importantes para seguir quando se trabalha com marketing de relacionamento na área da saúde:

Oferecer acesso à informação de qualidade no seu plano de marketing.

Com o grande uso das redes sociais, as estratégias de conteúdo são as mais populares entre os médicos em seus perfis. Dicas de saúde, publicações motivacionais e atualizações sobre tratamentos médicos costumam ter bastante repercussão por serem pautas de interesse de qualquer paciente.

Essa onda de conteúdo informacional na saúde tem contribuído também para uma melhoria na saúde da população, alertando os leitores sobre os riscos que podem estar expostos e garantindo que tomem conhecimento de exames e tratamentos que antes eram desconhecidos pela massa.

Deve-se ficar atento, entretanto, à conteúdos do estilo antes e depois, que mostra o desenvolvimento de tratamentos de pacientes em casos isolados, podendo gerar uma propaganda enganosa a respeito do procedimento médico.

Lembra dos limites? Vale a pena ressaltá-los aqui! Esses são algumas informações obrigatórias em qualquer anúncio de marketing médico:

  • Nome do profissional;
  • Especialidade e/ou área de atuação, quando registrada no Conselho Regional de Medicina;
  • Número da inscrição no Conselho Regional de Medicina;
  • Número de registro de qualificação de especialista (RQE).

Conscientizar o público sobre a importância de procurar profissionais da saúde através do marketing médico.

O uso da internet acaba quebrando vários galhos no nosso dia a dia. A facilidade de ter o Google como nossa enciclopédia permite que tenhamos acesso aos mais ricos e completos conteúdos, mas em alguns casos isso pode ser um problema.

Na saúde, principalmente, muita informação falsa ou especulação é compartilhada nas redes sociais, e confirmar a fonte da informação na hora de fazer uma pesquisa não costuma ser um hábito da maioria dos usuários. Se você pesquisar, por exemplo “garganta inflamada” no google, os resultados de imagem podem te fazer pensar que você está à beira da morte (não aconselho fazer essa pesquisa, alias).

Com isso, surge a necessidade de que os criadores de conteúdo sempre aconselhem os leitores que procurem um profissional da saúde para entender melhor o que os sintomas que motivaram a pesquisa podem significar.

Conquistar mais pacientes para sua clínica.

Muitos especialistas estão escolhendo voltar seu plano de marketing digital para as redes sociais por um único motivo: Visibilidade! Já dizia o ditado:“Quem não é visto, não é quisto”, e no marketing médico isso não poderia ser mais verdade.

Com tanta concorrência, tanto conteúdo partindo de outros médico e perfis unicamente informativos, quem tem visibilidade consequentemente tem mais agendamentos. As redes sociais como o instagram e o facebook permitem que as contas veiculem campanhas de atração que tem taxas de visualização altíssima, com milhares de impressões todos os dias.

Cabe aí à qualidade do seu conteúdo de garantir a conversão ideal para que os pacientes não fiquem só nos likes e comentários, e partam para a ação e agendem seus atendimentos.

Veja 9 ideias para gerir equipes e conquistar seus pacientes. 

Fidelizar quem já se consulta com você com marketing de relacionamento.

A tecnologia de fato tem revolucionado o plano marketing na área da saúde, mas a forma mais garantida da sua clínica ter um alto volume de atendimento continua sendo o marketing de relacionamento.

Tratar bem seu paciente faz com que ele se sinta bem cuidado e confiante sobre o tratamento médico que está recebendo, sem contar que a um bom atendimento sempre pode gerar indicações para a sua clínica. Se um paciente gosta do resultado que tem no tratamento, ele faz questão de indicar os seus serviços para quem conhece.

A tecnologia nesse sentido pode te ajudar também a manter um relacionamento duradouro com seus pacientes, através de campanhas personalizadas de e-mail e mensagens automáticas de remarcação de consulta e retorno.

Tendo em mente esses 4 tópicos antes de criar a campanha de marketing médico para a sua clínica, é hora de pensar estrategicamente em como atrair e se relacionar com os seus pacientes.

Softwares de gestão como o SaúdeVianet estão revolucionando a forma como os profissionais da saúde dialogam com seus pacientes. Por meio do sistema é possível disparar campanhas de e-mail personalizadas com conteúdo informativo.

Confira 5 dicas para fidelizar seus pacientes.

Além disso, é possível automatizar pelo software o envio de mensagens de lembres e remarcações de consulta, garantindo assim a retenção e fidelidade dos seus pacientes.

Não acaba por aí as vantagens do SaúdeVianet para o marketing médico da sua clínica. Em parceria com a agência de marketing Estratagema digital, os usuários do sistema podem contar com campanhas exclusivas de qualidade estratégica para conseguir mais atendimentos.

O que achou desses 4 passos para trabalhar com plano de marketing de relacionamento na área da saúde? Faltou alguma coisa? Você faz algo que não está na nossa lista? Conta pra gente nos comentários.


5 Dicas para Fidelizar Pacientes - S.Vianet

5 dicas para fidelizar pacientes

Criar estratégias para fidelizar pacientes pode ser o caminho mais eficiente para se alcançar o sucesso e os resultados desejados.

Isto ocorre porque, normalmente,, o paciente que procura uma consulta de uma determinada especialidade médica irá se deparar com milhares de opções de profissionais. Por isso, tornar-se a melhor escolha nesse universo de possibilidades é cada vez mais necessário.

Sabemos que o paciente necessita, cada vez mais, de experiências que vão além da simples consulta médica.

Eles querem chegar em um consultório ou clínica e ter um excelente atendimento, encontrar um ambiente agradável e não precisar esperar horas para ser atendido. E é por isso que a fidelização dos pacientes é tão importante quanto saber diagnosticar ou prevenir uma enfermidade.

A qualidade do atendimento, o conforto do ambiente, o tempo de espera e outros fatores são percebidos pelo seu paciente nos níveis consciente e inconsciente.

Desse modo, você terá fidelizado o seu paciente quando causar nele uma sensação, ou seja, quando o seu atendimento como um todo produzir uma impressão emocional e psicológica positiva que vai além do crivo racional.

Além disso, os pacientes fiéis tendem a continuar o tratamento e indicar o trabalho para amigos e conhecidos, por se sentirem seguros e confiantes em relação ao profissional.

Conheça 5 dicas para fidelizar pacientes

Todo o esforço no sentido de fidelizar pacientes é, no final, bastante compensador. É preciso lembrar que, em geral, o paciente procura o médico quando já está doente ou com dor e, por isso, está mais sensível a tudo o que acontece. Neste momento, é preciso ter em mente que ele precisa (e quer) ser bem acolhido.

Estratégias simples podem ajudar muito nesse processo. A seguir, conheça 5 dicas para fidelizar pacientes que irão ajudar você a ser destaque e referência na sua área de atuação.

  • Valorize o visual do seu espaço de trabalho

    A sala de espera é o primeiro contato que o paciente tem com os seus serviços. Por isso, valorize cada detalhe e preocupe-se em fazer com que ele se sinta confortável. O primeiro passo é cuidar para que o ambiente não passe uma sensação de frieza.Mantenha disponível jornais e revistas, deixe a TV ligada em um conteúdo agradável (preferencialmente uma TV Corporativa) e tenha muito critério ao escolher a música que irá tocar no ambiente, disponibilize Wi-Fi e ofereça água, chá, café e biscoitos.Caso seja possível, personalize o ambiente de acordo com o tipo de público que você costuma receber.

    Para um obstetra, uma ótima ideia seria disponibilizar informativos sobre gestação e parto, além de fotos de nascimentos (com autorização prévia), por exemplo. Este tipo de estratégia denota ao seu paciente que você se preocupa com o bem-estar dele.

  • Promova uma experiência de atendimento excelente

    Esta estratégia é fundamental. De nada adianta investir em personalização e boa aparência se o paciente não for bem recebido quando entrar em contato com a sua clínica. Tenha sempre em mente que não existe hora certa para o bom atendimento ser praticado.Isso deve ser uma regra básica da sua clínica, desde a marcação da consulta até a hora que o paciente estiver dentro do consultório. Ele precisa sentir-se especial desde o primeiro contato.

  • Evite deixar o paciente esperando por muito tempo

    Sempre que tem consulta, o paciente já sabe que, provavelmente, vai ter que ficar esperando. Isso é péssimo para a reputação de qualquer profissional. Por isso, seja você a pessoa que faz diferente.Organize as consultas com um tempo razoável entre uma e outra, já contando possíveis atrasos. Isso evita, por exemplo, que uma demora na primeira consulta do dia afete todas as demais.Mesmo que os atrasos sejam inevitáveis, faça com que eles sejam uma exceção e não uma regra. É sempre melhor ter um paciente bem atendido do que dois cansados de espera.

  • Ofereça atendimento de qualidade fora do consultório

    Não esqueça do seu paciente depois que ele for embora do seu consultório.Fidelizar pacientes é estar disponível para responder as dúvidas que ele pode ter após a consulta, é encaminhar e-mails com novidades e informações úteis, é manter um site bonito e atualizado na internet e nas redes sociais e é enviar um cartão de aniversário, por exemplo.

    Estas atitudes simples fazem toda a diferença. O importante é mostrar que você o valoriza.

  • Invista em uma ferramenta de gestão para a sua clínica

    Os softwares de gestão eletrônica são uma maneira comprovadamente eficiente de organizar o seu consultório ou clínica.É o tipo de solução que se reverte em economia de tempo, por simplificar as rotinas administrativas, e em aumento de faturamento, por ajudar na captação e manutenção de pacientes.Os programas de gestão mais completos integram:
  • agenda de consultas e prontuários eletrônicos;
  • informações precisas dos seus pacientes;
  • acessibilidade e baixo custo de manutenção;
  • segurança das informações contidas neles;
  • qualidade na gestão de estoques e de relacionamento com os fornecedores;
  • relacionamento médico/paciente personalizado e humanizado;
  • manuseio fácil e amigável;
  • maior controle financeiro.

Além disso, os softwares eletrônicos de gestão reduzem os custos por meio da automatização do serviço. Um negócio automatizado e mais organizado certamente tem seu desempenho otimizado em até 30%.

Em resumo, tratamentos e procedimentos bem gerenciados levam a custos mais enxutos, a uma maior rentabilidade para a clínica/consultório, à redução de desperdícios e de gastos desnecessários, à economia de tempo dos profissionais de saúde e da equipe administrativa e, o mais importante: aos pacientes atendidos com eficiência e mais satisfeitos, o que, certamente, irá levar mais pacientes a procurarem pelo seu serviço.

Cada detalhe importa no processo de fidelizar pacientes. Qualquer descuido, já no primeiro atendimento, vira motivo para ele não voltar mais. Afinal, opções de serviço medianas existem aos montes no mercado. Por isso, faça bem o básico e depois busque se diferenciar dos demais concorrentes. O seu negócio e os seus pacientes agradecem!

 

CRM para clínicas - Saúde Vianet


SOBRE A AUTORA

Bruna Rezende, é economista formada, com especialização em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, e Mestranda em Administração em gestão na saúde pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Empresária com mais de 10 anos de experiência em marketing, fundadora e CEO da E-saúde, agência de marketing especializada na saúde, com vasta experiência com o segmento de saúde e de ações de marketing no setor.


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Investir em ideias para gerir equipe resulta em um maior encantamento dos pacientes, aumentando o fluxo de consultas e, consequentemente, em um maior retorno financeiro.

Com este foco em mente, todas  as empresas de saúde precisam realizar uma gestão eficiente da sua equipe para conseguir alcançar excelência operacional e proporcionar mais motivação aos seus colaboradores.

Nesse contexto, é fundamental implementar ações, orientadas por estratégias de gestão, que aumentem e qualifiquem a produtividade e ofereçam um ambiente mais dinâmico e receptivo, tanto para colaboradores quanto para pacientes.

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Uma gestão de equipe qualificada requer do seu gestor uma busca incessante de pontos de diferenciação em relação aos seus concorrentes.

Muitos estabelecimentos pecam ao buscar esta diferenciação nas soluções mais óbvias (que, na realidade, são pré-requisitos de qualquer estabelecimento que se preze!), como investimentos em melhorias das instalações, em equipamentos mais modernos, ou qualificação da equipe de atendimento.

Essa linha de raciocínio é importante, também. Mas o gestor precisa ir além dela, proporcionando aos pacientes um encantamento que ultrapasse toda essa estrutura e que os leve a perceber maior credibilidade e, consequentemente, gere mais fidelização ao estabelecimento.

Confira, abaixo, 9 ideias fundamentais para gerir equipes e encantar pacientes, seja qual for a sua área de atuação em saúde, seja qual for o tamanho do seu empreendimento:

#1 Forme um time qualificado

Para conseguir comandar de forma mais eficiente a sua equipe, o gestor deve investir pesado no processo de recrutamento e garantir que os funcionários atendam aos requisitos exigidos, e estejam de acordo com a cultura organizacional.
Além disso, para formar uma boa equipe, o gestor deve alinhar profissionais com características e habilidades distintas, porém, complementares. Isso permite a formação de uma equipe mais forte e capaz de suprir as necessidades da empresa.

#2 Aprimore a comunicação entre os funcionários

A boa comunicação é primordial em qualquer área da saúde. Estabelecer uma forma simples e eficaz de comunicação entre o gestor e a equipe, e entre os membros da equipe entre si, traz grandes benefícios em relação à otimização do tempo e de recursos financeiros.

Por isso, escolha o melhor meio de comunicação possível para utilizar com toda a sua equipe. Teste as atuais opções disponíveis, como os aplicativos de mensagens instantâneas, e escolha a que melhor supre as necessidades do estabelecimento.

CRM para clínicas - Saúde Vianet

#3 Elabore uma cultura organizacional

A cultura organizacional caracteriza-se pelo conjunto das normas que norteiam a ação dos colaboradores dentro do ambiente de trabalho. O gestor deve investir no fortalecimento dessa cultura e garantir que a sua equipe esteja alinhada com a missão, visão e valores, a fim de incentivar o crescimento da organização.

#4 Estabeleça metas

Arquitetar metas ajuda na mensuração do desempenho de cada componente da equipe e permite que o gestor identifique qual é o setor da empresa que necessita de mais investimento e/ou mais atenção, em um determinado momento.

Estabelecer objetivos também induz uma maior motivação na equipe, que passa a entender melhor a sua função dentro da organização e qual sua importância para o desenvolvimento da empresa.

#5 Mantenha a equipe unida

O gestor deve proporcionar a união da equipe para conseguir manter um clima organizacional harmonioso. Quando a empresa investe no bom relacionamento entre os seus colaboradores, ela consegue retê-los e mantê-los motivados.

Essa integração pode ser feita de várias maneiras e o gestor deve se adaptar ao perfil dos colaboradores para conseguir encontrar o método mais eficiente para unir a equipeMapeie os processos internos

#6 Mapeie os processos internos

Todos os estabelecimentos de saúde têm seus processos internos que os fazem funcionar diariamente, desde o atendimento ao paciente na recepção até o arquivamento do seu prontuário.

Para aumentar a produtividade, é importante que o gestor mapeie todos os processos, verificando quanto tempo cada um leva para ser realizado e quais profissionais estão envolvidos.

Com esse mapeamento em mãos, é possível reconhecer falhas e implementar medidas para corrigi-las, otimizando as atividades. Além disso, o gestor também poderá descartar processos que não dão resultados e/ou ocupam muito tempo da equipe sem um retorno efetivo.

#7 Invista em tecnologia

Toda empresa de saúde precisa investir em tecnologia para proporcionar um melhor atendimento aos seus pacientes e fornecer mais recursos para a sua equipe aumentar a produtividade.

Os meios tecnológicos permitem que cada colaborador realize o seu trabalho com mais qualidade e de maneira menos desgastante, fazendo, também, com que a sua satisfação e motivação com a empresa aumentem. É importante procurar as tecnologias utilizadas pelas líderes de mercado para poder entrar em um nível qualificado de competição e, de quebra, valorizar a sua marca.

#8 Invista em um sistema de gestão eletrônica

Dispor apenas de um telefone para agendar ou confirmar consultas dos pacientes é, atualmente, uma característica exclusiva dos estabelecimentos de saúde que não procuram (e não querem!) se modernizar.

É claro que o agendamento de consultas pelo telefone é importante, mas esse processo, comprovadamente, consome bastante tempo da equipe.

É significativamente mais produtivo para o estabelecimento como um todo quando o foco do contato telefônico é substituído de forma equilibrada pelo investimento em softwares eletrônicos.

Eles podem, inclusive, além de lembrar o paciente das suas consultas, mandar mensagens em datas especiais, promovendo a fidelização dos pacientes.

Com isso, a telefonia passa a ser um apoio à automação do relacionamento, economizando tempo da equipe e dando mais qualidade ao atendimento do paciente.

Lembra do ponto de diferenciação? Pois os sistemas eletrônicos de gestão ajudam as clínicas a se diferenciar ao manter um contato personalizado com seus pacientes, além de disponibilizarem opções para a automatização de outros processos necessários para o bom funcionamento da equipe e da empresa.

#9 Comunique-se com os seus pacientes

A internet já faz parte dos hábitos de consumo e decisão das pessoas. Por isso, hoje, muitas das estratégias de marketing estão diretamente relacionadas a ela. As que tem ganhado maior destaque são as relacionadas ao inbound marketing.

Isso quer dizer que, se antes as pessoas eram vistas apenas como receptoras de mídia, agora são quem determinam o que querem consumir, quando e como. Para aproveitar essa oportunidade é que as estratégias de inbound marketing precisam ser bem traçadas, com o objetivo de informar e criar relacionamento com o público.

O inbound marketing tem muito o que agregar para fazer o serviço médico prosperar. Só que essa certeza só surge com o conhecimento. E você pode obter esse conhecimento neste e-book! Nele, você irá conhecer as estratégias de inbound marketing e como ele trabalha a seu favor, entender como funcionam e compreender seus objetivos.

 

Como você pôde ler, incorporar a tecnologia nos processos internos é indispensável para se gerir equipe e aumentar a produtividade na clínica. A informatização e automatização dessas atividades garante maior agilidade e melhor desempenho das tarefas diárias do estabelecimento.

CRM para clínicas - Saúde Vianet


SOBRE A AUTORA

Bruna Rezende, é economista formada, com especialização em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, e Mestranda em Administração em gestão na saúde pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Empresária com mais de 10 anos de experiência em marketing, fundadora e CEO da E-saúde, agência de marketing especializada na saúde, com vasta experiência com o segmento de saúde e de ações de marketing no setor.


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Prontuário Eletrônico + Relacionamento = Ferramenta competitiva

O prontuário eletrônico é o ambiente digital que tem a função de armazenar e centralizar todas as informações clínicas e administrativas ligadas ao histórico de saúde de um paciente.

Então, se você está à frente de uma clínica ou consultório que ainda não utiliza um prontuário eletrônico, certamente testemunhará tempos muito difíceis, uma vez que o prontuário de papel não será capaz de cumprir essa tarefa tão bem quanto as ferramentas digitais e seu negócio sofrerá um impacto direto deste fator.

Uma clínica ou consultório que permanece com o prontuário de papel terá a abreviação do seu tempo no mercado determinada por um fator mercadológico: os seus concorrentes, com o prontuário eletrônico incorporado de maneira natural aos seus processos, será muito mais eficiente em termos de ATENDIMENTO, RELACIONAMENTO e MARKETING do que você.

Pode parecer uma visão fatalista, mas é só ligar os pontos explicados abaixo.

O PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO PACIENTE AGREGA VALOR AO ATENDIMENTO

O prontuário eletrônico é o documento por meio do qual o médico reúne todos os dados relevantes sobre o paciente, de forma sistematizada pelo software.

Esta sistematização permite que esses dados possam ser usados no futuro para prestar um atendimento melhor e mais preciso, que será percebido pelo paciente em forma de profissionalismo e confiança.

Por sua vez, a falta desta sistematização não apenas acarreta num atendimento mais lento e trabalhoso, como pode significar a perda do bem mais valioso de uma clínica: o próprio paciente.

Eu mesmo vivi uma situação que exemplifica bem o que estou dizendo.

Certa vez, recebi uma prescrição médica em papel que, por descuido acabei perdendo.

Ao ligar para médica, ela não tinha uma “cópia dessa prescrição” – era uma receita bem grande para ser copiada em dois lugares.

É necessário dizer qual impressão me causou?

Pois bem…a chance de eu agendar uma nova consulta foi aniquilada naquele exato momento.

Este contexto já teve, inclusive, considerável repercussão na mídia, mostrando casos ainda mais graves do que este, como os que podem ser vistos neste artigo.

Um paciente como eu, marcado por uma experiência prévia negativa é muito tranquilamente acolhido por qualquer clínica que mostre profissionalismo e eficiência nesse quesito.

PRONTUÁRIO ELETRÔNICO: UMA ABORDAGEM INOVADORA

O prontuário eletrônico, por si só, já auxilia centenas de clínicas a melhorarem seus processos e a se destacarem da concorrência.

O prontuário do SVianet, por sua vez, vai muito além dos prontuários disponíveis hoje no mercado.

Transformamos o prontuário eletrônico numa ferramenta que vai além da verificação do histórico de conduta médica e pode, também, ser utilizado na  estratégia de comunicação do profissional de saúde, sendo seu aliado no apoio ao tratamento do paciente.

Ou seja, as informações geradas pelo prontuário serão utilizadas para finalidades de Relacionamento e Marketing.

E COMO TORNAR O PRONTUÁRIO ELETRÔNICO ESTRATÉGICO NA COMUNICAÇÃO?

Vejamos o seguinte exemplo: se foi registrada uma cirurgia num certo paciente há dois dias atrás, posso criar uma regra AUTOMATIZADA que envie ao paciente um SMS perguntando como ele se sente.

O paciente pode responder esse SMS e, mediante a resposta, a clínica adotar uma ação sobre isso: ligar para ele, enviar um email, marcar um novo agendamento, etc.

Assim, proporcionamos o ENGAJAMENTO DO PACIENTE

Utilizamos dados do prontuário para criar regras de relacionamento que são ativadas no MOMENTO CERTO (momento chave).

Esse momento chave pode ser utilizado para indicar o momento do paciente retornar para uma avaliação, lembrar de medicamento, ou uma orientação específica através da análise de dados no prontuário do paciente.

Exemplo: quando um médico (cardiologista) inclui uma determinada medicação, ele orienta o paciente a realizar um novo agendamento 3 meses depois trazendo novos exames a fim de avaliar o resultado da conduta atual.

O sistema pode enviar uma mensagem ao paciente lembrando da realização dos exames e enviando um link para agendamento da consulta de retorno para avaliação.

Também, é possível utilizar a integração do prontuário com o app de relacionamento, segmentando os pacientes com base no valor de uma variável.

Um exemplo disso, seria programar uma mensagem apenas para os pacientes em que a variável Diagnóstico tenha sido preenchida com o valor Tuberculose.

Isso torna a comunicação da sua clínica com o seu paciente totalmente personalizada e automática

MOTIVOS PARA ADOTAR O PRONTUÁRIO ELETRÔNICO

O que já foi abordado até o momento já é suficientemente forte para justificar a adoção do prontuário eletrônico.

Entretanto, há mais um fator bem pertinente a ser enfatizado: evitar a má caligrafia, que é um dos principais problemas de um prontuário escrito.

Médicos são famosos por prontuários rasurados em decorrência disso.Como consequência são comuns os casos de receitas não compreendidas pelo farmacêutico.

Ou seja, estamos diante de um problema que passou a ser culturalmente tolerado pela sociedade em geral.

Entretanto, não deixa de ser muito grave.

A má caligrafia, muitas vezes, compromete a compreensão das informações e, consequentemente, a prescrição correta de tratamentos e medicamentos.

A verdade, porém, é que essa característica, tão criticada na classe, é o resultado das condições de exercício própria profissão.

Durante uma anamnese, o médico possui muito pouco tempo para anotar muitas informações sobre o paciente e, por isso, o aspecto estético acaba ficando em segundo plano.

Em vista deste contexto, desenvolvemos soluções estratégicas que aceleram a digitação.

Para agilizar a escrita médica, o prontuário eletrônico do Saúde Vianet permite criar modelos de documentos que podem conter uma série de variáveis internas ao longo de um texto aberto.

Essas variáveis são previamente determinadas e podem ser substituídas por diferentes tipos de dados.

Pode ser uma variável de conteúdo fixo, que busca a informação desejada no cadastro do paciente (p.ex. o nome de um paciente ou a data de nascimento).

Uma variável de conteúdo dinâmico pode ser substituída por informações que estão em constante atualização (p.ex. data da última consulta).

Também é possível atribuir um valor à variável no momento do preenchimento do documento (p.ex. variáveis para peso, altura, etc.).

E, apesar de o documento ser em texto corrido, essas variáveis podem ser computadas em fórmulas, como  volume do ovário, que pode ser a multiplicação de outras variáveis.

NA PRÁTICA, O QUE ISSO SIGNIFICA?

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Primeiramente, que a digitação de uma receita, laudo médico, histórico de atendimento ou qualquer outro tipo de documento pode ser muito mais rápida.

Além disso, é possível extrair informação com um desempenho muito superior do que a simples localização em um documento de texto aberto.

Ou seja, as informações preenchidas em forma de variável ficam armazenadas em nosso bancos de dados e podem ser lidas em poderosos relatórios que podem, inclusive, cruzá-las para permitir uma análise mais aprofundada.

O prontuário eletrônico também agiliza no agendamento da primeira consulta, no qual um link é enviado para o paciente preencher qualquer documento que seja conveniente (anamnese ou pré-cadastro, por exemplo), tornando o processo mais ágil e profissional.

Veja no link abaixo outras informações mais aprofundadas sobre o tema, fornecidas pelo Conselho Federal de Medicina:

Cartilha prontuário eletrônico: https://portal.cfm.org.br/crmdigital/Cartilha_SBIS_CFM_Prontuario_Eletronico_fev_2012.pdf

RESOLUÇÃO CFM Nº 1.821/07: http://www.portalmedico.org.br/resolucoes/cfm/2007/1821_2007.htm

MAS, E POR QUE ALGUNS AINDA NÃO USAM O PRONTUÁRIO ELETRÔNICO?

Há diferentes motivos relatados pelos donos de clínicas para não usarem o prontuário eletrônico do paciente (PEP).

Entretanto, a esmagadora maioria desses motivos, na verdade, são meros pretextos para tentar justificar a resistência às mudanças.

O desconforto em investir um tempo mínimo para implementar os novos processos acaba ofuscando todos os benefícios que o sistema traz consigo.

Entretanto, dentre as razões apresentadas para não adotar a informatização do atendimento, alguns deles são mais elaborados e, de fato, merecem atenção, pois levantam questões pertinentes a serem analisadas.

Uma delas é o receio de que os dados dos pacientes possam ser acessados de forma ilegal ou, até mesmo, comercializados.

É uma preocupação pertinente, mas que já foi resolvida de maneira muito simples.

Renato Françoso Filho, do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) e diretor de Comunicação da Associação Paulista de Medicina (APM), ao se referir ao prontuário eletrônico unificado adotado pelo Governo de São Paulo em 2013, ressaltou a necessidade de se ter um controle do histórico de acesso às informações produzidas no prontuário.

Ele enfatizou este ponto considerando a possibilidade de que tais informações dados cheguem a convênios de saúde ou a seguros de vida, pois, nesses casos, não se poderia excluir um paciente por conta das doenças que ele tivesse e nem mesmo avaliar a rentabilidade de assegurá-lo ou não com base nessas informações.

Já o presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), Cid Carvalhaes, na mesma ocasião, ressaltou a importância de se registrar quem teve acesso às informações e de que o próprio paciente pudesse acompanhar o prontuário.

“O próprio sistema tem de identificar e gravar quem acessou os dados, garantindo um controle de quem deve ler esse material.”

Os dois ressaltaram que o projeto, que se revelou um grande case de sucesso do prontuário eletrônico na rede pública, só seria eficaz se a tecnologia adotada pelo governo conseguisse gerenciar com agilidade as informações registradas.

E essa é uma das grandes vantagens do prontuário eletrônico do Svianet: as informações geradas são gravadas juntamente com um histórico de acesso, para que possam ser identificados os usuários que acessaram e/ou alteraram alguma informação do documento.

Além disso, informações ricas para uma gestão ágil podem ser exibidas de maneira visualmente simples, rápida e objetiva em nossa tela de indicadores ou em forma de relatórios, ambos personalizáveis.

A questão da validade jurídica do documento gerado pelo prontuário eletrônico também te gerado receio no meio.

Entretanto, vamos explorar o tema mais detalhadamente em outro artigo.

E VOCÊ? USA O PRONTUÁRIO ELETRÔNICO EM SUA CLÍNICA?

Quais são suas principais dúvidas a respeito do assunto? Deixe seu comentário!

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Agendamento online svianet

Auto Agendamento Online: o aliado forte das finanças da clínica

O Auto Agendamento Online é uma ferramenta que está sendo cada vez mais utilizada pelas clínicas, uma vez que ela consiste em disponibilizar um canal a mais para que os pacientes possam agendar seus atendimentos.

Nós já sabemos que, quanto mais canais de contato existem entre a clínica e o paciente, mais forte é esta relação. Por isso, é importante disponibilizar tantos canais de contato quanto forem possíveis de ser administrados com qualidade pela sua equipe.

Essa importância é ainda maior quando se trata de uma ferramenta cujo objetivo é aumentar o número de agendamentos.

E por que este tratamento especial quando se fala em aumentar os agendamentos?

RESULTADOS REAIS DO AGENDAMENTO FACILITADO

Simples: estudos realizados em resultados reais de dezenas de clínicas apontam um dado comum a todos os exemplos analisados: há uma relação direta entre o número de agendamentos e o faturamento mensal.

No exemplo abaixo, podemos ver o resultado de 1 ano de operação de uma das clínicas analisadas.

Perceba como os agendamentos atendidos (em laranja), ou seja, os que efetivamente geram receitas, acompanham o movimento do total de agendamentos realizados (em azul).

AgendamentosXatendimentos

O impacto direto no faturamento pode ser observado quando se relaciona o faturamento mensal (em laranja) ao número de agendamentos realizados (em azul).

Na vertical, os valores à esquerda representam o faturamento mensal e os da direita, o total de agendamentos).

AgendamentosXFaturamentoÉ necessário, portanto, eliminar ao máximo os obstáculos para que os agendamentos aconteçam.

E é exatamente aí que entra o Auto Agendamento Online: ele é uma ferramenta que limpa o caminho entre o paciente e a clínica no momento do agendamento pois:

  • Está disponível 24h por dia, independente do horário de funcionamento da clínica;
  • Não interrompe o trabalho da equipe de recepção para atender um telefonema de marcação de atendimento

Então, agora que já mostramos o quanto a sua clínica pode ganhar em termos de faturamento e produtividade, vamos entender melhor em que consiste esta ferramenta.

A ferramenta de Auto Agendamento Online é parte do Saúde Vianet e é acessada por um link específico.

>> Veja aqui como configurar a sua agenda online e obter o link de acesso a ela

Então, se você já usa o nosso Software, tudo o que você tem que fazer é colocar no seu site um botão com este link para que seus pacientes acessem a disponibilidade dos profissionais de Saúde da sua clínica/consultório e escolham a data do agendamento.

COMO FUNCIONA O AUTO AGENDAMENTO ONLINE SVIANET

Na tela de Auto Agendamento da sua clínica, o paciente tem a lista dos profissionais, os dias mais próximos com disponibilidade de horário ou qualquer outro dia à sua escolha.

Auto-agendamento online tela principal

Ao selecionar o dia, o paciente vê quais são os horários disponíveis e escolhe o que for mais conveniente.

Logo abaixo, no campo de observações, ele pode dar informações adicionais, informando, por exemplo, se é uma revisão ou consulta de primeira vez.

Auto-agendamento online - selecionar horário

 

Ao clicar em agendar, o paciente deve se identificar. Caso já seja cadastrado para usar o Auto Agendamento, basta que ele insira seu email ou CPF e a sua senha.

Se ainda não for cadastrado, basta clicar na aba “Não sou cadastrado” e preencher um curto formulário, como na imagem abaixo.

Auto-agendamento online cadastro paciente

 

Antes que ele confirme o cadastro, exibimos um resumo das informações do agendamento.

Auto-agendamento online resumo

 

Para confirmar o cadastro, enviamos um SMS com o código de confirmação para o celular cadastrado.

Auto-agendamento online confirmacao

 

Assim que ele inserir o código e confirmar, uma mensagem de sucesso do processo é exibida.

Auto-agendamento online tela sucesso

 

Pronto! Agora a solicitação de agendamento dele já estará visível na sua agenda. Ela aparece como um agendamento no status Marcado (cinza), porém com listras diagonais mais escuras, para que você possa identificar os agendamentos oriundos do auto agendamento online.

Então, é só clicar na notificação que aparece com o número de agendamentos online pendentes para confirmá-lo.

Auto-agendamento online solicitacao pendente

Com este recurso em ação, é só divulgar bastante este prático canal de agendamento para que seus pacientes usem este recurso com mais frequência.

Para esclarecer qualquer dúvida sobre como o nosso Auto Agendamento funciona, fique à vontade para entrar em contato.

Se ainda não usa o Saúde Vianet, teste grátis por 15 dias!

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Benefícios de um software de gestão para clínicas

Entenda porque é tão importante ter um software para sua clínica

Uma ferramenta para negócios e relacionamento com pacientes

O foco dos médicos e enfermeiros em uma clínica ou consultório deve ser a saúde e o bem estar do paciente, oferecendo um atendimento personalizado, humanizado, diagnósticos precisos e tratamentos efetivos.

No entanto, muitas vezes esses profissionais têm o seu tempo comprometido com tarefas relacionadas à administração do estabelecimento.

Desse modo, quando profissionais de saúde compartilham seu tempo disponível entre atividades relacionadas ao atendimento dos pacientes e atividades administrativas, aumentam drasticamente as probabilidades de erros.

Tais falhas são comumente notadas tanto em procedimentos administrativos e quanto na gestão dos recursos, gerando muitos desperdícios que, obviamente, não são contabilizados, ou ainda pior, nem são percebidos.

Médicos, dentistas, fisioterapeutas e outros profissionais liberais, donos de suas clínicas ou consultórios, de fato não foram preparados para isso lidar com os desafios da gestão, administração e marketing, tão necessários a seu negócio.

Infográfico Grátis datas comemorativas Saúde Vianet

Você é dono de clínica e não usa um software para gerí-la?

Nas clínicas e consultórios que visito pelo Brasil a fora, era – e ainda é – muito comum encontrar desajustes relacionados ao total desencontro de informação. E se a informação em questão for de ordem financeira, a casa passa a ser “organizada” com o samba caótico da contabilidade.

Eis então alguns exemplos clássicos, mais comuns do que se pode imaginar: gastos pessoais misturados aos da clínica; controle de contas a pagar e a receber (falamos mais como controlar as finanças nesse artigo); dificuldade em encontrar prontuários – como digo em alguns consultórios, a “balada das fichas clínicas”; confirmação de consulta e o elevado absenteísmo, controle do faturamento com operadoras de saúde e muito mais pode ser enumerado.

Os empreendedores desse segmento tem conhecimento dos problemas elencados, porém possuem grande dificuldade em dedicar um tempo finito para lidar com a questão de maneira eficiente.

No entanto, a crise econômica atual, tem sido um grande catalisador para busca da eficiência operacional

Simplesmente, não há mais espaço para desperdícios.  Todos problemas citados podem ser reduzidos e até eliminados com a adoção de ferramentas corretas aliados a processos bem definidos. Veja a entrevista de um empresário do segmento falando desse tópico.

Foi para eliminar esse gap na gestão de clínicas e consultórios que criamos o Saúde Vianet – uma plataforma integrada de serviços para área de saúde.

É um conjunto de aplicativos projetados especificamente para este setor. Dedicamos inteligência e esforço para estarmos sempre um passo à frente de nosso tempo, de forma que ajudamos você a ser um empreendedor mais consciente de seu negócio.

“Os empreendedores desse segmento tem conhecimento dos problemas elencados, porém possuem grande dificuldade em dedicar um tempo finito para lidar com a questão de maneira eficiente”

Assim, como empreendedor da área e observador dos fenômenos a ela inerentes, digo que podemos entender este contexto como uma situação limite, na qual é cada vez mais urgente a necessidade de uma gestão mais precisa das informações administrativas.

E, dentro deste contexto, um fenômeno que venho observando – e que merece bastante atenção e cuidado – é o surgimento de uma legião de “Messias da Gestão em Saúde”, ou seja, “salvadores” que prometem revolucionar, como mágica, o quadro desorganizado do empresário deste segmento.

Investir tempo, atenção e dinheiro em propostas com esta abordagem só não será totalmente em vão porque vai te alimentar de esperanças. É duro, mas é isso mesmo!!

Desse modo, antes de buscar cursos com chamadas explosivas, faça o básico e avance um passo de cada vez

Se você percebe que a sua clínica ou consultório ainda está no século passado, não espere mais para atualizar tudo, a hora é agora!

Mas tenha em mente que se trata de um processo que você pode contar conosco nessa jornada.

Somos uma empresa jovem e parceira e vamos te auxiliar em todas as etapas necessárias à transição do uso de fichas clínicas no papel, planilhas de Excel ou mesmo agenda do Google, para uma solução também simples, porém, muito mais poderosa.

É este o seu caso? Seu consultório está no século passado?

Se sim, qual o principal motivo para ainda não ter adotado soluções digitais?

Tudo bem, sabemos que mudar, dar um passo adiante, é sempre um desafio em qualquer área.

Logo, podemos dizer que o fator cultura é um motivo que parece bastante plausível para esta resistência, pois trata-se da tendência inconsciente em fazer as coisas como sempre foram feitas, no piloto automático.

Mas, uma cultura empresarial que nunca é revista contribui para manter o estado das coisas exatamente como elas estão e, consequentemente, para a estagnação do negócio frente à concorrência. 

Então, se a cultura, embora seja um motivo real, não é um motivo plausível, podemos arriscar outro: a validade jurídica do prontuário eletrônico.

Este é um dos argumentos que mais escuto para justificar a adoção PARCIAL de um software para clínica, ou seja, mantendo a gestão das informações dos pacientes em papel.

Posso afirmar que essa alegação carece de solidez por uma série de argumentos que, por si só, dariam origem a um outro artigo.

Antes de mostrar alguns fatos, faço questão de pontuar que é um tanto perigoso comprometer a estrutura gerencial de várias áreas de um negócio por conta de um ponto específico.

Ou seja, não se pode perder a oportunidade de reduzir o número de faltas com uma agenda inteligente, de melhorar o controle de recebimentos com um faturamento integrado à agenda ou de conhecer o fluxo de caixa da sua clínica pelo medo da adoção de uma ferramenta nova.

Mas, apenas para ilustrar, coloco aqui apenas dois fatos simples: 1) a assinatura digital com certificação eletrônica equivale a uma assinatura física e 2) o Prontuário Eletrônico do Svianet está preparado para isso (alternativamente, você pode manter o modus operandi padrão para os pacientes “mais complicados”).

Imagine o quanto você perde ao não adotar a nossa tecnologia, que vincula dados do prontuário ao relacionamento com paciente, segmentando-os com base no valor de uma variável, ou seja, com base no que foi preenchido num determinado campo.

Um exemplo disso, seria programar uma mensagem apenas para os pacientes em que a variável Diagnóstico tenha sido preenchida com determinado valor X, podendo enviar uma sequência de mensagens altamente personalizadas.

O sistema ainda permite que você crie uma segmentação ainda mais específica, adicionando um filtro por idade, por exemplo. Desse modo, você pode enviar mensagens apenas para mulheres acima de 40 anos diagnosticadas com esta variável de valor X.

Uma avaliação rápida deste exemplo já é suficiente para a adoção de uma plataforma integrada de gestão, pois mostra uma solução em que é os resultados são mensuráveis e perceptíveis num curto prazo, uma vez que o paciente se entende mais acolhido, tende a confiar mais na instituição e agrega muito mais valor ao seu atendimento.

Se ter um prontuário ágil, juridicamente válido e integrado a uma ferramenta de comunicação não lhe parece algo muito próximo das suas necessidades, imagine algo mais corriqueiro.

Imagine a praticidade de ter, no seu bolso, acesso ao prontuário de seu paciente quando precisar. Agora pode parecer pouco palpável, mas da próxima vez que tiver que fazer uma consulta rápida e urgente à informação de qualquer paciente você vai se lembrar deste artigo.

Eu não poderia deixar de falar do gasto com papel, e o espaço físico necessário para armazenamento. Quantas vezes você já reescreveu a mesma informação sobre um paciente, simplesmente por não localizar sua ficha?

Com os exemplos acima fica fácil entender por que contratar um Software para gestão de clínicas e consultórios é tão indispensável hoje em dia. 

É o tipo de solução que se reverte em economia de tempo, por simplificar as rotinas administrativas, e em aumento de faturamento, por ajudar na captação e manutenção de pacientes.

Sabemos o quanto suado é seu dinheiro e fazemos que valha a pena para você.  

E o melhor é que você não precisará gastar uma fortuna nesta implementação. Fale com a gente e tire todas as suas dúvidas.

PRINCIPAIS  BENEFÍCIOS DO USO DE UM SOFTWARE PARA GESTÃO DA CLÍNICA 

Agenda eletrônica

Essa agenda de fato ajuda na redução da abstenção, podendo utilizar uma estratégia de múltiplos canais de comunicação com o paciente: email, SMS e torpedo de voz. Apenas com SMS sabemos que recuperamos em torno de 40% dos faltosos. Além disso, nossa agenda é perfeita para clínicas com mais de 5 profissionais.

Integrada a uma central de telefonia, pode registrar um histórico completo de toda a comunicação realizada com o paciente. A economia é sentida logo nos primeiros dias, com muito mais agilidade na localização de horários disponíveis.

A agenda do Svianet, confirma o atendimento, vincula a mensagens posteriores de relacionamento, coleta pesquisa de satisfação, mede a produtividade dos colaboradores e possibilita uma série de outros indicadores, como o tempo de espera ou atraso no atendimento. É uma pequena revolução!

Além disso, podemos publicar a agenda da clínica de forma online. Veja como exemplo a agenda da Clínica Facilitaem Salvador e da Clínica Dr. Sem Filasem Goiânia  

Eu digo que quem usa a agenda do Svianet trabalha mais feliz e se percebe mais produtivo.

Digo isto com segurança, pois é este o feedback que as secretárias tem nos passado é justamente de que “o uso de software para consultórios médicos é bem amigável, tornando as tarefas mais simples e tudo mais inteligente”.

Prontuários Eletrônicos

Empregando um sistema médico online, pode-se ter acesso a todas as informações dos pacientes a partir de qualquer lugar, não é preciso estar necessariamente na clínica.

Nossos clientes adoram a portabilidade e o acesso pelo celular, inclusive tirando fotos. Estas ferramentas criam um vínculo muito mais próximo de quem é cuidado pelo consultório, contribuindo para um atendimento personalizado, competente e mais humano. E com validade jurídica, sim senhor, pois podemos utilizar o sistema de assinatura digital.

Conectividade 

Com um sistema médico online, você pode ter acesso a todas as informações dos pacientes de onde você estiver. Prontuários, cadastros e agenda médica estão disponíveis em qualquer dispositivo conectado, como tablets e smartphones.

Atendimento personalizado e humanizado

Estas ferramentas permitem um contato muito mais próximo do paciente, colaborando para um atendimento personalizado e mais humano.

Conhecimento profundo dos pacientes

Um Prontuário Eletrônico tão bem elaborado como o do Saúde Vianet permite uma melhor gestão ao gerar estatísticas sobre os pacientes, possibilitando um melhor conhecimento dos mesmos com base em informações das consultas realizadas.

Acessível/Baixo custo de implantação

O custo de implantação é proporcionalmente baixo e acessível, considerando todas as vantagens em termos de ganho de tempo, melhorias no atendimento e, como consequência, um ganho de prestígio substancial da imagem da clínica perante seus públicos. O investimento de implantação acaba compensando os gastos com papéis, material de arquivo, insumos físicos e tempo da equipe.

Segurança das informações

Os dados abrigados por um software de gestão de clínicas são extremamente seguros. Há diferentes níveis de usuários com diferentes níveis de permissões para acessar dados de pacientes, informações administrativas e financeiras. Ainda que o software seja acessado via web, há alta tecnologia empregada para proteção dos dados, a fim de que nada seja vazado e acessado de forma indevida. Os softwares mais modernos utilizam o sistema de armazenamento de dados na nuvem, o que propicia a realização de backups constantes do conteúdo armazenado.

Gestão de estoques e do relacionamento com fornecedores

O gerenciamento de estoques, recursos humanos, negociações com fornecedores e outros aspectos importantes da administração e infraestrutura da clínica se torna muito mais prático de ser executado por meio das diversas funcionalidades do software. Ele fornece estatísticas inteligentes e muito importantes para a gestão da clínica.

Uso amigável

Muitos softwares possuem uma interface simples, com telas de fácil navegação, mas deixam a desejar no que diz respeito a como o processo foi desenhado. Para avaliar melhor, fique atento à quantidade de campos e de cliques necessários para alternar entre campos e páginas.

Controle financeiro

Vários softwares oferecem uma ferramenta para análise de ganhos e gastos: os valores oriundos de cada convênio, os valores de pacientes particulares, propiciando realizar todo o fluxo de caixa da clínica de maneira simples e organizada.

Além disso, geram recibos e permitem acesso a modelos de e-mails prontos. O sistema oferece a opção de relatórios completos de atendimentos, de produtos comprados, de gastos e recebimentos.

Muitos softwares disponibilizam planilhas de organização de contas a pagar, folha de pagamentos, compras do consultório e substituição de equipamentos. Fornecem gráficos automáticos com métricas.

Redução de custos

Eu sei que você deve estar se perguntando sobre os gastos que esse sistema de gestão acarretará ao seu orçamento.

É necessário, sim, um investimento para a implantação de um software desse tipo, mas o retorno vem através de aumento de produtividade, redução de tempo gasto na realização de atividades rotineiras, benefícios para os profissionais envolvidos no negócio e para os pacientes.

Um negócio automatizado e mais organizado certamente tem seu desempenho otimizado em até 30%.

Em resumo, tratamentos e procedimentos bem gerenciados levam a custos mais enxutos, a uma maior rentabilidade para a clínica, à redução de desperdícios e de gastos desnecessários, à economia de tempo dos profissionais de saúde e da equipe administrativa e, o mais importante: a pacientes atendidos com eficiência e mais satisfeitos, o que poderá levar mais e mais pacientes a procurarem pela clínica.

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