Marketing médico poderoso e sem gurus: estratégias que estão ao seu alcance.

Marketing médico poderoso e sem gurus: estratégias que estão ao seu alcance.

Estamos na segunda década dos anos 2000, você também sente que o tempo passa rápido? A questão aqui é que à medida que isso acontece, os cenários vão mudando e a gente sempre precisa se adaptar.  A atual Pandemia do Coronavírus não nos deixa dúvidas do quão verdadeiro é este chavão, que chegou acelerando de sobremodo a forma de atuação dos profissionais de saúde e sua relação com os pacientes. 

O tema deste conteúdo é o marketing médico, porque as mudanças também têm que ocorrer com o nosso jeito de encarar os negócios, tendo em vista que os hábitos de consumo estão se transformando diante dos nossos olhos. 

Hoje a gente veio te convidar a enxergar o seu paciente com um outro ponto de vista: encare-o enquanto consumidor! Não se trata de seguir fórmulas prontas, ou de investir pesadas quantias em redes sociais, se tornar o mago do instagram, não é nada disso. 

Nossa conversa vai ao encontro de estudos recentes que mostram que o consumidor atual tem demandado uma relação de mais autenticidade e atenção, e para tal, a gente precisa ter uma comunicação personalizada e direcionada.  Nesse sentido o convite é para que conheça poderosas ferramentas que funcionam e são de fácil mensuração ou quantificação do resultado frente ao valor investido. 

Atendimento de excelência é uma das etapas do marketing médico. Na imagem, um médico e um paciente se cumprimentando.

Seja você um(a) médico(a) com consultório próprio ou esteja você à frente de clínicas dos mais diversos tipos, das odontológicas, passando pelas de especialidades gerais até as estéticas, saiba que:

Ícone representando o cuidado com o paciente através da gestão do marketing médico.

Gestão e Marketing Médico, quando caminham lado a lado, são capazes de transformar a realidade dos negócios, aumentando a carteira de pacientes (consumidores!) através do relacionamento humanizado!

 

Portanto, diante do cenário cada vez competitivo em que estamos, com a grande quantidade de clínicas e consultórios, concorrência é cada vez mais estimulada, e quem procura estratégias para se destacar sai à frente! 

Sem mais delongas…

O que é marketing médico?

O marketing médico é o conjunto de estratégias pensadas e executadas com o objetivo de mostrar valor sobre o seu serviço para o seu público, ou seja, seus pacientes. Ele pode ser pensado em três etapas fundamentais:

  • Atração de novos clientes
  • Recepção e atendimento
  • Ações de pós-atendimento visando um alto nível de satisfação

Não podemos esquecer que esta é uma área muito mais sensível e que, mesmo encarando o paciente como um consumidor, devemos ter o cuidado de jamais comunicarmos de maneira promocional ou exaustiva…

MARKETING NA SAÚDE = CUIDAR DO OUTRO COM ATENÇÃO

Entretanto, podemos e devemos enxergar isso com um olhar cada vez mais estratégico e até mesmo empreendedor, uma vez que o aumento do faturamento é, quase sempre, o objetivo final (e não há mal nenhum nisso!).

Médica fazendo pose de forte, ilustrando um sucesso na estratégia de marketing médico.

Portanto, utilize o marketing médico (também conhecido como CRM médico) de forma a posicionar o seu negócio, apresentando-o para as pessoas da maneira como você gostaria de ser conhecido, atingindo as pessoas certas com a mensagem certa, criando valor na percepção das pessoas.

Para isso, é fundamental que você responda uma pergunta: qual o seu público-alvo? Ou seja, qual o perfil das pessoas que você deseja atingir? 

Uma vez que você delimitar isso, poderá se questionar coisas como:

  • Qual será o tom da minha comunicação no marketing médico?
    Por exemplo: posso partir para algo mais jovem e dinâmico, ou devo manter um tom sério e tradicional?
  • Quais são as dúvidas dessa pessoa em relação ao meu serviço/negócio/estabelecimento?
    Por exemplo: especialidades oferecidas, capacitações, horário de funcionamento, tipos de exames e seus objetivos, importância do checkup e por aí vai…
  • Quais outras características desse público eu posso explorar com o marketing médico?
    Nem sempre você precisa comunicar algo relacionado ao seu serviço, você também pode dar, por exemplo, dicas de bem estar, alimentação, entretenimento etc., tudo dependerá do seu perfil de público.

Diferentes ilustrações de personas do marketing médico.

Então, quando você conseguir responder ao questionamento sobre qual é o seu público alvo, significa que você poderá também ser mais estratégico, uma vez que um planejamento de ações pensado para alguém é muito mais assertivo que algo genérico.

Se quiser ir ainda mais além, assista ao vídeo abaixo sobre a criação de personas no marketing:

 

Portanto, a importância do marketing médico é:

Estabelecer uma relação de credibilidade e valor entre os médicos ou clínicas e o seu público, através de estratégias que posicionem o negócio na mente do consumidor, passando a imagem e os valores desejados para um público específico.

Qual o melhor método do marketing médico para quem quer ter mais pacientes?

Se algum dia você procurou pelas alternativas tradicionais de propaganda, como anúncios em revistas, jornais, televisão e outdoors, já sabe o quanto é caro e inconsistente investir nestes meios. 

É claro que não podemos ser genéricos, afinal dá muito certo para grandes varejistas e alguns outros determinados segmentos. Entretanto, a saúde é algo que requer algo mais humanizado e diferenciado, não acha?

Além do mais, este tipo de investimento tradicional não nos traz certeza quanto ao custo x benefício, uma vez que é quase impossível metrificar os resultados e o real impacto daquilo na consciência das pessoas.

Por outro lado, qual peso você dá a algo quando alguém lhe indica? Muito, não é? Afinal, nada com mais credibilidade do que a opinião de alguém, sobretudo quando você conhece e confia no julgamento desta pessoa.

Nesse sentido, o marketing médico de relacionamento entra como uma importante ferramenta para não apenas fidelizar e conquistar ainda mais os seus atuais pacientes, mas também de verdadeiramente torná-los o que chamamos de “promotores de marca”.

Mulher simulando estar ouvindo um segredo, ilustrando a relação de confiança criada com o marketing médico.
Close up portrait of a young curious girl trying to hear rumors isolated over white background

Ou seja, as pessoas se sentem tão amparadas e bem cuidadas pela sua marca (e a sua marca, leia-se o seu nome enquanto profissional ou a sua clínica/o seu consultório), que passam a recomendá-lo espontaneamente para amigos, conhecidos e familiares. 

Portanto, saiba mais sobre este que, para nós, é um dos mais potentes e eficientes métodos para aumentar a fidelização da sua atual clientela e também para conquistar novos clientes, sobretudo na mão de pessoas estratégicas e com o mindset voltado para o crescimento do negócio.

Marketing médico de relacionamento: certeiro e eficiente.

As ações do marketing médico de relacionamento são pensadas de modo a criar uma relação de amizade e até mesmo intimidade, conversando com o seu paciente (consumidor, se lembra?) de modo a deixá-lo interessado pela sua comunicação.

Mulher feliz ao receber um sms direcionado para ela através do marketing médico.

Se ele estiver interessado pelo que você tem dito a ele, significa que ele gostará quando receber um e-mail ou um SMS seu (ao contrário de tantos que recebemos e sequer visualizamos, não é?), e se isso acontecer, significa também que você conseguiu conquistar o seu espaço na mente e no coração desse paciente.

Nesse sentido, para criar esse interesse é necessário aquilo que já mencionamos: saber com quem está falando, para saber o que falar. Não tem erro!

Benefícios do marketing médico de relacionamento

Através de suas diferentes possibilidades, os benefícios dessas estratégias de marketing médico são inúmeros. Pegamos o nosso sistema médico, que é super completo (e está com teste grátis!), como base e vamos listar abaixo alguns dos benefícios que consideramos mais importantes, acompanhe conosco e surpreenda-se:

Marketing médico trás boa reputação na rede.Fidelize os clientes e seja prioridade para eles: com a comunicação mais direcionada e pensada especificamente para determinado público, os pacientes têm uma sensação de pertencimento e tendem a priorizar o médico/consultório ou a clínica em uma necessidade futura.

Automação com o marketing méAgrupe os seus clientes de acordo com seus critérios: crie grupos específicos de clientes com base em diferentes critérios disponíveis no sistema, como: sexo, data de nascimento, procedimento realizado na última consulta e muito mais! Isso garante uma mensagem direcionada e assertiva.

Evio de emails marketings automatizados com o marketing médico,Automatize envios para estes grupos específicos: monte um planejamento de envios (e-mails e SMS) de acordo com os grupos de pacientes e não perca tempo com trabalhos manuais desnecessários. Poupe tempo para o que realmente importa: pensar estrategicamente!

Dashboards e análises com o marketing médico.Analise o desempenho das ações para traçar estratégias cada vez mais assertivas: observe em relatórios e indicadores, por exemplo, qual foi o seu e-mail que mais teve aberturas e cliques, assim você saberá o que está dando certo para poder replicar! Vamos muito além. Cruzamos as informações das campanhas (email e telefone)  com os agendamentos resultantes e mostramos qual foi o seu retorno financeiro imediato, no espaço de 1 dia, semana e mês. 

Visualize dados das campanhas através de relatórios do marketing médico,

Prancheta.Faça disparos em massa e economize tempo: nunca mais perca tempo ligando de paciente em paciente quando um imprevisto ocorrer. Com o envio de mensagens em massa, você avisa a todos de uma só vez e ainda mantendo a pessoalidade com o uso de variáveis personalizadas. Marketing médico também é sinônimo de praticidade! 

Público-alvo.Tenha mais consultas marcadas e menos faltas: programe mensagens para lembrar o paciente da consulta marcada ou até mesmo de marcar uma nova consulta. O cliente que recebe a mensagem certa, no tempo certo, tende inclusive a ser mais pontual!

Automações com o marketing.Possibilidade de integração total para ações ainda mais estratégicas: o nosso sistema permite integração total ao prontuário eletrônico do paciente, ao controle financeiro e à agenda médica, assim você pode agrupar pacientes de acordo com características como: marcações na próxima semana, pacientes que realizaram determinado procedimento ou até mesmo pacientes que estão inadimplentes.

Crie públicos personalizados através do marketing médico.

Dicas para o marketing médico de relacionamento ser inovador e diferenciado 

É aqui que a estratégia entra em campo!

Estratégias de marketing médico.

Envie e-mails e SMS para os seus pacientes e construa um relacionamento duradouro através do marketing médico

Não basta enviar e-mails para lembrar das consultas, um marketing médico de relacionamento se faz com um diálogo constante e sobre diversos temas, confira as nossas dicas sobre e-mails que podem fazer sentido para o seu público:

  • Mensagens em datas comemorativas: vá além do mero “feliz dia da mulher!”, que tal trazer curiosidades sobre as datas comemorativas ou qualquer outra informação relacionada que surpreenda e fuja do óbvio?

Emails marketing em datas especiais para os pacientes.

  • Faça conteúdos institucionais e deixe o seu paciente mais íntimo: que tal compartilhar imagens de um evento interno de treinamento, ou até mesmo contar um pouco sobre você e seus funcionários? Esse tipo de conteúdo aproxima as pessoas e causa a sensação de pertencimento.
  • Faça pesquisas de satisfação, isso também é marketing médico: crie um modelo de pesquisa de satisfação no qual o seu paciente poderá avaliar diversos fatores, desde a recepção, passando pela estrutura física, até mesmo a qualidade do seu atendimento. Essas pesquisas são fundamentais para entender a percepção de valor do cliente, identificar possíveis melhorias e buscar um aperfeiçoamento constante. É importante também deixar um espaço em aberto para que ele possa opinar livremente sobre o que quiser, às vezes disso surgem boas sugestões! 
  • Personalize o seu e-mail com banners no topo e uma assinatura diagramada: isso dará um tom mais profissional e atrativo, as pessoas adoram! Indicamos o Canva para a criação das artes gráficas, lá você encontrará vários modelos já prontos, além de ser gratuito! Confira os exemplos abaixo:

Assinatuda de email marketing de médico.

Assinatura de e-mail.

Email marketing como exemplo para médicos.

E-mail marketing com banner personalizado no topo. Fonte: Resultados Digitais.

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Os pilares do nosso software médico são o fato dele ser absolutamente completo e integrado, além de fácil de usar. Levamos isso muito à sério, porque temos como missão o uso da tecnologia na saúde de forma simplificada para usuários através do desenvolvimento de soluções inovadoras para todos os envolvidos no processo: médicos, pacientes, clínicas, convênios etc.

Queremos tornar a tecnologia na medicina acessível a um número maior de usuários, a fim de levar os seus benefícios ao maior número de pessoas que for possível. Temos compromisso com a entrega de valor aos nossos clientes, por isso investimos em um suporte que além de qualificado, é humano e disponível.

Temos tanta certeza da eficiência do nosso sistema, que oferecemos um período de teste grátis sem a solicitação de dados de pagamento. Transparência para você experimentar e só permanecer se estiver satisfeito com os resultados! Coloque o marketing médico em prática agora mesmo!

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Saiba por que um software médico é tão importante para negócios que querem crescer

Saiba por que um software médico é tão importante para negócios que querem crescer

A área da saúde, apesar de ser bastante tradicional em alguns aspectos, vêm dando passos largos no aproveitamento dos avanços tecnológicos em função do aprimoramento das mais diversas questões, é aí que o software médico tem entrado em cena!

Nesse sentido, são várias frentes que têm se aproveitado dos benefícios da adoção de práticas inovadoras, desde a facilitação no acesso a ferramentas cada vez mais precisas para diagnósticos, até o uso de sistemas especiais para médicos e clínicas, que traz mais eficiência a diversas atividades da rotina.

Percebemos que muitos médicos e gestores de clínicas ainda não têm a visão do quanto a implementação de um sistema médico pode ser próspera para o seu negócio, por isso elaboramos este conteúdo.

Nos acompanhe até o final para ter uma visão ampla, direta e explicativa sobre todos os principais aspectos que envolvem o tema. Boa leitura!

O que é um software médico?

Um software médico é uma plataforma que centraliza informações e funcionalidades a fim de promover mais eficiência na rotina dos atendimentos médicos. Ele oferece ferramentas que trazem transformação digital no atendimento, na gestão financeira, no relacionamento com pacientes etc.

Software médico é uma plataforma que integra diversas ferramentas facilitadoras

 

Softwares médicos auxiliam também na coleta, no armazenamento e até mesmo na análise de dados clínicos. Desse modo, há um grande ganho de produtividade quando se deixa de gastar tempo em atividades manuais desnecessárias, assim é possível investir mais energia em atividades estratégicas.

Para Clínicas

Os softwares médicos promovem uma verdadeira revolução quanto a centralização de processos em clínicas, permitindo uma visão objetiva e em tempo real sobre agendamentos, dados dos pacientes, disponibilidade do corpo clínico através das diversas especialidades, etc.

Confira oito características de um bom sistema de gestão de clínicas!

Para médicos e médicas

Existe também a versão do software médico para a organização de médicos executivos, que atuam como donos do seu próprio negócio. 

Para estes profissionais, um sistema assim é um verdadeiro divisor de águas, sendo um fator de diferenciação entre médicos bem sucedidos que têm uma visão empreendedora e os mais tradicionais que ainda são resistentes a esses avanços. 

Geralmente estes últimos tendem a ser superados pela concorrência!

Na prática, por que ter um software médico?

Prometemos que traríamos de maneira ampla, direta e explicativa os principais aspectos que mostram como a implementação de um software para médicos pode trazer benefícios e prosperidade ao seu negócio. 

Sendo assim, confira abaixo 7 motivos para considerar a adoção de um sistema assim o mais rápido possível:

  • Gestão centralizada que traz resultados em diversos âmbitos

Uma gestão verdadeiramente eficiente pressupõe o controle sobre diversas áreas, do financeiro ao contábil, do atendimento à fidelização de clientes e por aí vai…

Um software médico permite a centralização dos mais diversos tipos de informações em painéis distintos, de dados cadastrais até o fluxo de caixa, inclusive permitindo análises sobre os dados, como a do capital de giro do negócio.

Informações dispostas em uma plataforma única permitem, por exemplo, a visualização dos compromissos dos diferentes profissionais de uma clínica em tempo real. É possível também o acompanhamento de toda a jornada do paciente, possibilitando um atendimento mais assertivo e personalizado.

Com um software médico a gestão financeira do seu negócio fica muito mais descomplicada e transparente!

Em termos de gestão, ferramentas como essa garantem condições ideais para negócios que querem ir além, profissionalizando o serviço de ponta a ponta, assim abrindo espaço para um crescimento sólido e constante.

  • Uso fácil e intuitivo: software médico não é um bicho de sete cabeças!

Os softwares médicos têm o objetivo de trazer mais produtividade e facilitação na rotina médica e clínica, sendo assim, seu uso é desenhado de forma fluida e intuitiva, afinal sabe-se que quem vai utilizá-los são médicos, gestores e atendentes, e não gerentes de tecnologia. 

Isso é algo que pode parecer óbvio, mas vale a pena ser frisado, porque percebemos que muitos têm o receio de não conseguirem se adaptar a ferramenta. Acredite, com dias de uso você já terá rompido essa barreira que parece ser assustadora, mas não é!

Não basta ser completo, entendemos que também é preciso ser adaptável a sua realidade e fácil de usar!

A maioria dos sistemas médicos estão hospedados na nuvem, ou seja, todos os dados estão salvos na internet, o que significa que você não precisará instalar dispositivos ou dispor de profissionais para a manutenção do software. Isso fica por conta da plataforma que você escolherá!

O armazenamento na nuvem é uma das grandes vantagens com a utilização do software médico
O armazenamento na nuvem é uma das grandes vantagens com a utilização do software médico
  • Prontuário eletrônico: benefícios que vão muito além do que se pensa.

O prontuário médico eletrônico traz uma imensa facilitação quanto ao acesso às informações de pacientes que se consultaram com você ou na sua clínica. São registradas informações como os dados pessoais, a evolução no decorrer das consultas, anamneses e toda a história do paciente.

Isso facilita muito o atendimento que acontece de maneira continuada, uma vez que elimina a possibilidade da perda de dados, diagnósticos e exames. Assim o médico consegue analisar o histórico do que ocorreu e também quando. 

Além desse benefício, é muito importante também frisarmos a questão social por trás dessa digitalização de informações, uma vez que essa coleta segura de dados permite uma visão mais precisa sobre a área da saúde como um todo, possibilitando inclusive uma pesquisa científica com base em dados cada vez mais assertivos tanto no olhar quantitativo, quanto no qualitativo.

Saiba mais sobre o Prontuário eletrônico do paciente (PEP) na prática!

  • Facilitação para o TISS

A Troca de Informações na Saúde Suplementar, ou TISS, passou a ser obrigatória para a troca de dados por meio digital entre os planos e convênios médicos, se tornando um importante passo para fortalecer o Registro Eletrônico de Saúde, o que diz respeito à questão social mencionada acima.

Com a utilização de um software médico, o preenchimento de guias de convênios e o gerenciamento de faturamentos e glosas são feitos de forma ágil e otimizada, e também é possível gerar arquivos XML com um clique na tela!

  • Facilidade no agendamento e no relacionamento com pacientes: praticidade todos os lados!

Essa é o primeiro benefício que vem na cabeça de quem lista os benefícios com a utilização de um software médico, afinal essa é uma atividade que demanda organização, logística e precisão. 

Com um sistema voltado à isso, além de toda a visão das marcações passadas, presentes e futuras, é possível também que pacientes marquem consultas de maneira autônoma, dispensando a necessidade dele entrar em contato com um atendente ou com o próprio médico.

Software médico traz facilidade em diversas atividades da rotina de um médico!

Além do ganho em produtividade e eficiência nos processos de marcação e desmarcação, funcionalidades como lembretes via e-mail e SMS para confirmação da consulta com os pacientes também estão dentre as mais requisitadas no cenário atual. 

É possível, inclusive, ir além e pensar em estratégias para verdadeiramente nutrir pacientes com informações relevantes para ele, como o envio de emails com conteúdos ou até mesmo felicitações no dia do aniversário deles. 

São fatores importantes para quem tem uma gestão que se preocupa também com o marketing médico voltado a fidelização dos clientes!

Assista o vídeo abaixo para ampliar os horizontes sobre o tema:

Confira dicas para ter uma sala de espera sem reclamações.

  1. Facilitação na oferta do teleatendimento

O atendimento remoto é um assunto que está em alta desde o agravamento da pandemia do coronavírus, temos um artigo super completo sobre a telemedicina (clique) que aborda o tema e nele você pode entender por que ela já merecia toda essa evidência mesmo antes da crise atual. 

Nesse sentido, um software médico entra como uma plataforma facilitadora para que você comece a realizar atendimentos à distância de maneira imediata. A telemedicina chegou para ficar e se tornou questão de tempo para que isso seja consolidado na área da saúde. Não fique para trás!

  1. Liberação de espaço físico e economia de materiais desnecessários (além do viés sustentável!)

O armazenamento de dados de maneira eletrônica faz com que o armazenamento físico dos dados de uma maneira geral se torne totalmente dispensável, grande benefício quando levamos em conta que o Conselho Federal de Medicina obriga a retenção de prontuários por, no mínimo, 10 anos.

Nesse sentido, há economia tanto na liberação do espaço físico que antes era ocupado com um amontoado de arquivos, quanto na necessidade de compra e utilização de papéis, impressoras, cartuchos, pastas, etc.

Seu bolso agradece e o planeta também!

Diante de tudo isso, qual o melhor software médico?

Existem funcionalidades fundamentais que devem ser observadas para que você tenha certeza da melhor performance possível na sua rotina, como a garantia na segurança dos dados e também a disponibilidade de um suporte qualificado e solícito.

Ainda assim, fatores como a integração total de recursos, o armazenamento online, a possibilidade de prescrição digital e a facilidade do uso, apesar de também serem óbvios, não são oferecidos por todas as opções disponíveis no mercado brasileiro.

O importante é pensar na sua rotina, nos processos prioritários que você deseja otimizar e nas possibilidades de funcionalidades que cada empresa possui. Quanto à isso, nos adiantamos para dizer que com a Saúde Vianet você pode contar sem medo de errar.

Conheça o software médico da Saúde Vianet

Os pilares do nosso software médico são o fato dele ser absolutamente completo e integrado, além de fácil de usar. Levamos isso muito à sério, porque temos como missão o uso da tecnologia de forma simplificada para usuários da área de saúde através do desenvolvimento de soluções inovadoras.

Queremos tornar a tecnologia acessível a um número maior de usuários, a fim de levar os seus benefícios ao maior número de pessoas que for possível. Temos compromisso com a entrega de valor aos nossos clientes, por isso investimos em um suporte que além de qualificado, é humano e disponível.

Temos tanta certeza da eficiência do nosso sistema, que oferecemos um período de teste grátis sem a solicitação de dados de pagamento. Transparência para você experimentar e só permanecer se estiver satisfeito com os resultados!

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Quais as vantagens do Inbound Marketing para a sua clínica?

O mercado de saúde brasileiro é visto como um dos mais promissores e acirrados do mundo. Dados da Federação dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde, Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas e Demais Estabelecimentos do Serviços de Saúde do Estado de São Paulo (FEHOESP) apontam um crescimento de 5,1% do setor em dezembro de 2017, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Por conta disso, é fundamental que quem pretende empreender no setor invista em estratégias de divulgação para o seu estabelecimento, como o inbound marketing.

Quer aprender mais sobre essa técnica e as vantagens que ela proporciona aos negócios do setor de saúde? Então continue lendo e confira alguns desses benefícios:

1 – Maior possibilidade de segmentação

Boa parte dos profissionais da área da saúde trabalham com especialidades e subespecialidades. Um bom exemplo disso é a medicina, que é formada por campos como:

  • Cardiologia;
  • Ginecologia e obstetrícia;
  • Oftalmologia;
  • Ortopedia.

Por conta disso, de nada adianta o paciente se consultar com um especialista, sendo que o seu problema deveria ser tratado por outro.

Para evitar que isso aconteça, recomenda-se investir no marketing digital. Como ele permite um alto grau de segmentação, o profissional receberá apenas pacientes que realmente poderá tratar. É algo muito mais eficiente do que simplesmente colocar um porta folder acrílico na recepção do consultório detalhando a especialidade dos profissionais que ali atendem.

Da mesma maneira, caso o profissional tenha alguma subespecialidade, ele poderá atrair apenas quem está interessado naquele nicho. Assim, mesmo que o mercado em potencial seja menor, a taxa de conversão será maior.

Por exemplo: caso um nutricionista seja especializado em orientar pacientes que passaram por cirurgia de redução de estômago, não faz sentido que ele seja procurado pela família de um indivíduo que tenha uma alimentação enteral por conta de outro problema de saúde.

2 – Consolidação como referência no ramo

Assim como em qualquer outro estabelecimento, consultórios de médicos, nutricionistas, psicólogos e quaisquer outros especialistas da área da saúde devem ter uma aparência profissional.

Na prática, isso significa que costuma-se adotar medidas, como a contratação de uma empresa de manutenção predial, de modo a manter o espaço em bom estado. Por mais superficial que isso pareça, tal prática ajuda o estabelecimento a se consolidar no mercado.

Além disso, o uso do inbound marketing também pode ser útil. O motivo por trás disso é o fato de que ele é baseado na publicação de conteúdo, tanto em redes sociais quanto em blogs.

Por conta disso, trata-se de uma excelente oportunidade para se consolidar como especialista no seu ramo. Um nutricionista com um blog repleto de dicas de nutrição com embasamento científico, por exemplo, tende a ser visto com muito mais credibilidade do que aquele que não adota tal prática.

3 – Respeito ao Código de Ética Médica

Existem muitas técnicas que os profissionais da medicina podem usar para divulgar seu trabalho, desde o uso da letra caixa na fachada do consultório até anúncios em rádio e televisão. O problema é que, em alguns casos, a estratégia usada pode ferir o Código de Ética Médica: é vedado, por exemplo, prometer a cura, assim como divulgar técnicas que não sejam aprovadas pelos órgãos competentes.

Já no caso do inbound marketing, as chances de que as regras sejam infringidas são muito menores. Por exemplo: o código afirma que nada impede que o profissional use a mídia para informar a população a respeito de determinado problema de saúde. Como um blog corporativo faz exatamente esse trabalho, a divulgação não se torna antiética.

4 – Acompanhamento da jornada do paciente

Além da produção de conteúdo, há outro item tido como fundamental em qualquer estratégia de inbound marketing: a automação. Na prática, isso significa que os profissionais da área usam softwares para automatizar tarefas, como o envio de e-mails e a gestão da base de dados. Isso vale para todos os segmentos, desde um consultório médico até uma empresa que vende piso tátil PVC.

Além disso, tais plataformas também permitem que o responsável faça um acompanhamento em tempo real da trajetória do paciente, ou seja, dos posts de blog que ele leu e das páginas que visitou. Consequentemente, caso o paciente entre em contato para marcar uma consulta, a abordagem poderá ser muito mais eficiente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


crm para clínica

CRM para clínica: quais são as vantagens?

Você sabe quais são as vantagens de um CRM para clínica? O marketing médico é um dos serviços que mais tem se destacado entre as agências de marketing digital nos últimos anos, e isso se deve à ampla competitividade que as clínicas particulares vem enfrentando junto aos seus concorrentes. A saúde particular passou a ter uma procura maior no Brasil desde que os serviços públicos de atendimento à saúde se tornaram mais escassos, ao mesmo tempo que os negócios das clínicas populares começaram a conquistar mais pacientes por serem alternativas acessíveis.

Para se garantir no mercado da saúde particular, a sua clínica deve ter o melhor atendimento entre os seus concorrentes. Na hora da escolha do paciente para agendar uma consulta, o que difere uma clínica da outra é a qualidade do atendimento ao cliente. Para ajudar a sua clínica nesse aspecto, o objetivo principal de um CRM para clínicas é atender melhor o paciente de forma que ele fique satisfeito com o serviço e retorne à sua clínica para outras consultas – e ainda indique os serviços dos seus profissionais aos seus conhecidos, muito bom para fidelizar o alto volume de pacientes que vêm via planos odontológicos e médicos de uma maneira geral.

Veja 5 dicas infalíveis para gerir sua clínica com foco nos seus pacientes.

Quais são as vantagens de ter um CRM na sua clínica?

As principais vantagens de um CRM para clínicas são:

  • A segmentação de pacientes por necessidades e especialidade.
  • A possibilidade de registrar o histórico de contatos com o paciente.
  • Fidelizar pacientes para que retornem à sua clínica.
  • Aumentar o faturamento da clínica, com o aumento dos atendimentos.
  • Automatização de processos e comunicação entre o médico e o paciente.

Se você ainda não conta com um CRM para clínica ao organizar os contatos dos seus pacientes, pode ser que você esteja perdendo a oportunidade de se relacionar melhor com os seus clientes, e isso significa que a sua clínica poderia estar faturando muito mais do que realmente está. Um CRM, que é a sigla em inglês para Gestão de Relacionamento com o Cliente é uma ferramenta muito usada por empresários que sabem da importância do contato com o cliente na hora de fechar um negócio.

Saiba como fidelizar seus pacientes com marketing de relacionamento.

Qual é a importância de um CRM para clínica?

A importância do CRM para clínicas é enorme, visto que todos os processos de um empreendimento da área da saúde são voltados para a satisfação e o bem estar dos pacientes. Garantir que o seu paciente esteja satisfeito com sua clínica durante o tempo do atendimento é o mínimo com que uma clínica deve se preocupar, mas se assegurar de que a experiência do paciente seja boa mesmo após o atendimento é a garantia de que aquela consulta resulte em um retorno, ou no melhor dos casos na indicação de outros pacientes.

Se você pudesse, por exemplo, atualizar os seus pacientes de uma determinada especialidade sobre as novidades da sua clínica a respeito dos tratamentos que oferece, ou se ainda mantivesse uma rotina de troca de mensagens com seu pacientes para avisá-los sobre a necessidade de um retorno, quantas consultas a mais sua clínica conseguiria no final do mês?

Entenda o que os médicos buscam em um software de gestão para clínicas.

Como ter uma CRM na sua clínica?

Quer saber o que é preciso para ter uma CRM para clínica? Cadastre-se para testar o Saúde Vianet e confira como nosso App de Marketing pode ajudar você a atingir resultados surpreendentes com seus pacientes.

Fonte: http://www.anpad.org.br/enanpad/2006/dwn/enanpad2006-adia-0782.pdf


Marketing para clínicas no seu software de gestão

Se você quer entender mais sobre marketing para clínicas, precisa saber que a tecnología é a chave para o negócio. Junto com o avanço da tecnologia, os meios tradicionais de comunicações também mudaram. Os smathphones facilitaram o acesso à informação, e com isso, meios como anúncios em rádio, mala direta e folders já não são mais efetivos.

Veja dicas para gerir equipes e encantar seus pacientes.

Sendo assim, como atrair e aumentar o número de pacientes de sua clínica? A solução, é a adaptação do marketing para clínicas para a era digital. Através de um software de gestão, é possível aprimorar o marketing de saúde, e assim, aumentar o número de pacientes de sua clínica.

Veja como um software de gestão pode ajudar no marketing para clínicas.

1. Fidelização estratégica

Com um aplicativo de saúde, é possível pensar de maneira estratégica a fidelização dos pacientes. Um dos principais focos do marketing de relacionamento é a construção e fidelização dos clientes. Com isso, o aplicativo de saúde permite a interação com o paciente, através da criação de grupos específicos a partir de dados do sistema de gestão. A partir disso, é possível direcionar as estratégias do marketing para clínicas para os públicos específicos, fidelizando assim o paciente.

2. Direcionamento de Mensagens

Com a fidelização estratégica definida, é possível direcionar as mensagens, também de maneira estratégica. Ou seja, uma vez que os grupos de pacientes estão segmentados, o marketing para clínicas pode ser direcionado de maneira assertiva. Dessa forma, o paciente recebe apenas as mensagens que lhe são interessantes. Evitando assim, que o paciente se desinteresse pela clínica ou até mesmo que as mensagens tenham efeito oposto do esperado, como por exemplo acabar por afastar o paciente.

3. Aumento de Agendamentos

O aplicativo de saúde permite a automatização das mensagens, com isso, o paciente vai estar sempre por dentro das informações que são necessárias para prosseguir com o seu tratamento. Assim, ele não irá esquecer de marcar ou agendar uma consulta ou um exame. O que por fim, acaba por otimizar a sua clínica e evitar a evasão de clientes.

4. Estreitar a Comunicação com o Paciente

Como já citado, o marketing de relacionamento prevê a segmentação e fidelização dos clientes, nesse caso, os pacientes da clínica. Além das vantagens citadas nos itens anteriores, o uso de um app de saúde permite estreitar a comunicação com o paciente e se fazer presente em momentos específicos. Isso, atrelado ao envio automático de mensagens possibilita que a clínica se mantenha em contato com o paciente e inclusive, demonstrar o quão importante o paciente é. Seja por uma mensagem de Dia das Mães, ou uma campanha específica.

5. Integração com o Marketing

O app de saúde permite total integração com a área de marketing. Com isso, é possível manter as estratégias integradas ao aplicativo. Assim, você pode enviar mensagens ligadas ao marketing, agenda, prontuário ou até mesmo o financeiro. Com isso, o paciente fica informado de tudo o que acontece na clínica e das possíveis estratégias de marketing digital. Desta forma, o paciente se torna o foco do marketing para clínicas, baseado na construção e manutenção do relacionamento.

O aplicativo SaúdeVianet, oferece essas e outras funções a fim de auxiliar na gestão do marketing para clínicas. Faça um teste grátis com duração de 15 dias e teste você mesmo as facilidades que a tecnologia atrelada a saúde podem te proporcionar.

 


Como fidelizar pacientes com marketing de relacionamento

Como fidelizar pacientes com marketing de relacionamento.

Na era da informação, estabelecer uma comunicação efetiva com o seu público é essencial. A fim de disseminar a marca, criar um canal de comunicação com os seus clientes e se posicionar no mercado, o marketing de relacionamento é uma estratégia assertiva para fidelizar pacientes.

O marketing de relacionamento é um conjunto de estratégias a fim de propagar a marca, fidelizar o público e tudo com foco na excelência dos relacionamentos humanos.

Veja 5 dicas para melhorar o marketing da sua clínica. 

O marketing de relacionamento para clínicas é a junção de algumas estratégias a fim de prospectar, fidelizar pacientes e posicionar a marca  da sua clínica no mercado. Não se trata apenas de uma campanha de marketing ou de comunicação. A intenção da estratégia empregada pelo marketing de relacionamento é tornar o cliente, no caso, o paciente, um porta voz da marca. Pela boa experiência que o paciente teve ao se envolver com a sua clínica, ele vai propagar e recomendar a sua marca.

Qual o intuito do Marketing de Relacionamento?

O marketing de relacionamento, como já citado, não é apenas uma ferramenta para a venda. O que ele pretende, é estabelecer uma mão de via dupla entre empresa e cliente. Visando inclusive que o paciente se torne um fã da clínica e não apenas mais um cliente.

Além disso, o marketing de relacionamento prevê estreitar os relacionamentos entre pacientes e clínica. O objetivo é criar uma relação contínua entre as partes. Com isso, a estratégia do marketing de relacionamento é uma ferramenta a ser construída e estabelecia a longo prazo. O foco é sempre o relacionamento e fidelizar pacientes.

Com o foco do marketing sendo no relacionamento, o paciente tem maior clareza sobre o que acontece na clínica, e seu atendimento muitas vezes é personalizado. O contato entre as partes torna-se então mútuo. O paciente passa a ter maior consciência sobre o trabalho da clinica, respostas mais rápidas e a clínica passa a ter um feedback assertivo dos clientes.

Veja 9 ideias para encantar os seus pacientes. 

Como implementar o Marketing de Relacionamento?

Já mostramos que os resultados do marketing de relacionamento traz vários benefícios para os envolvidos. Mas como implementar, de fato, as estratégias em sua clínica?

A primeira etapa para aplicar o marketing de relacionamento é conhecer o seu público. Pode parecer óbvio, mas não é possível estabelecer um marketing com foco no relacionamento com o público sem que este seja definido. Posteriormente, será possível estabelecer personas para os melhores perfis de pacientes, possibilitando assim, que as estratégias criadas para atingir os públicos sejam implementadas.

Veja como implementar o marketing de relacionamento na sua clínica em 4 passos. 

SaúdeVianet e o Marketing de Relacionamento.

O software SaúdeVianet permite que sua clínica mantenha as suas estratégias focadas no paciente, ou seja, a partir do marketing de relacionamento. O software atua na gestão da clínica, além de permitir estreitar o relacionamento e fidelizar pacientes.

Através do aplicativo de marketing do SaúdeVianet, é possível potencializar o relacionamento, criando mensagens personalizadas e automatizar o envio de SMS e e-mails. As mensagens podem ser segmentadas de acordo com o paciente, que só recebe aquela que lhe interessa.

Com os parâmetros do software, o aplicativo também já te proporciona estabelecer a segmentação de público de acordo com a sua base de pacientes.

O aplicativo SaúdeVianet oferece essas e outras funções a fim de auxiliar na gestão e no marketing da sua clínica médica. Faça um teste grátis com duração de 15 dias e conheça você mesmo as facilidades que a tecnologia atrelada a saúde podem te proporcionar.

Fonte: Revista Facima digital – Marketing de relacionamento com o cliente. 


 

O que achou da ideia de ter o marketing de relacionamento na sua clínica? Você já usa essa ferramenta? Comenta aqui o que você acha sobre essa estratégia para atrair e fidelizar pacientes da sua clinica.


Marketing de relacionamento para clínicas em 4 passos.

Marketing de relacionamento para clínicas em 4 passos

Você está começando a estruturar a sua clínica, ou já tem tempo no mercado e quer ampliar os seus negócios? Seja qual for o momento do seu empreendimento, você precisa conhecer bem as possibilidades do marketing de relacionamento na área da saúde.

Médicos e outros profissionais da saúde conseguem divulgar seus serviços com muita eficácia, mas não se pode esquecer das limitações legais para isso. Não adianta nada criar o melhor plano de marketing de relacionamento para a sua clínica, se ela violar os limites definidos pelo Conselho Federal de Medicina.

Veja os benefícios do marketing médico para sua clínica. 

Por isso, fique atento ao que pode ou não ser feito antes de pensar em qualquer iniciativa de marketing. Caso contrário, talvez seja necessário refazer parte do trabalho e perder tempo precioso que poderia ser usado de maneira mais produtiva. Mesmo com limitação, as opções de plano de marketing de relacionamento são inúmeras. É por isso que tantas clínicas e consultórios contam com serviços de marketing médico personalizado.

Dito isso, existem 4 passos importantes para seguir quando se trabalha com marketing de relacionamento na área da saúde:

Oferecer acesso à informação de qualidade no seu plano de marketing.

Com o grande uso das redes sociais, as estratégias de conteúdo são as mais populares entre os médicos em seus perfis. Dicas de saúde, publicações motivacionais e atualizações sobre tratamentos médicos costumam ter bastante repercussão por serem pautas de interesse de qualquer paciente.

Essa onda de conteúdo informacional na saúde tem contribuído também para uma melhoria na saúde da população, alertando os leitores sobre os riscos que podem estar expostos e garantindo que tomem conhecimento de exames e tratamentos que antes eram desconhecidos pela massa.

Deve-se ficar atento, entretanto, à conteúdos do estilo antes e depois, que mostra o desenvolvimento de tratamentos de pacientes em casos isolados, podendo gerar uma propaganda enganosa a respeito do procedimento médico.

Lembra dos limites? Vale a pena ressaltá-los aqui! Esses são algumas informações obrigatórias em qualquer anúncio de marketing médico:

  • Nome do profissional;
  • Especialidade e/ou área de atuação, quando registrada no Conselho Regional de Medicina;
  • Número da inscrição no Conselho Regional de Medicina;
  • Número de registro de qualificação de especialista (RQE).

Conscientizar o público sobre a importância de procurar profissionais da saúde através do marketing médico.

O uso da internet acaba quebrando vários galhos no nosso dia a dia. A facilidade de ter o Google como nossa enciclopédia permite que tenhamos acesso aos mais ricos e completos conteúdos, mas em alguns casos isso pode ser um problema.

Na saúde, principalmente, muita informação falsa ou especulação é compartilhada nas redes sociais, e confirmar a fonte da informação na hora de fazer uma pesquisa não costuma ser um hábito da maioria dos usuários. Se você pesquisar, por exemplo “garganta inflamada” no google, os resultados de imagem podem te fazer pensar que você está à beira da morte (não aconselho fazer essa pesquisa, alias).

Com isso, surge a necessidade de que os criadores de conteúdo sempre aconselhem os leitores que procurem um profissional da saúde para entender melhor o que os sintomas que motivaram a pesquisa podem significar.

Conquistar mais pacientes para sua clínica.

Muitos especialistas estão escolhendo voltar seu plano de marketing digital para as redes sociais por um único motivo: Visibilidade! Já dizia o ditado:“Quem não é visto, não é quisto”, e no marketing médico isso não poderia ser mais verdade.

Com tanta concorrência, tanto conteúdo partindo de outros médico e perfis unicamente informativos, quem tem visibilidade consequentemente tem mais agendamentos. As redes sociais como o instagram e o facebook permitem que as contas veiculem campanhas de atração que tem taxas de visualização altíssima, com milhares de impressões todos os dias.

Cabe aí à qualidade do seu conteúdo de garantir a conversão ideal para que os pacientes não fiquem só nos likes e comentários, e partam para a ação e agendem seus atendimentos.

Veja 9 ideias para gerir equipes e conquistar seus pacientes. 

Fidelizar quem já se consulta com você com marketing de relacionamento.

A tecnologia de fato tem revolucionado o plano marketing na área da saúde, mas a forma mais garantida da sua clínica ter um alto volume de atendimento continua sendo o marketing de relacionamento.

Tratar bem seu paciente faz com que ele se sinta bem cuidado e confiante sobre o tratamento médico que está recebendo, sem contar que a um bom atendimento sempre pode gerar indicações para a sua clínica. Se um paciente gosta do resultado que tem no tratamento, ele faz questão de indicar os seus serviços para quem conhece.

A tecnologia nesse sentido pode te ajudar também a manter um relacionamento duradouro com seus pacientes, através de campanhas personalizadas de e-mail e mensagens automáticas de remarcação de consulta e retorno.

Tendo em mente esses 4 tópicos antes de criar a campanha de marketing médico para a sua clínica, é hora de pensar estrategicamente em como atrair e se relacionar com os seus pacientes.

Softwares de gestão como o SaúdeVianet estão revolucionando a forma como os profissionais da saúde dialogam com seus pacientes. Por meio do sistema é possível disparar campanhas de e-mail personalizadas com conteúdo informativo.

Confira 5 dicas para fidelizar seus pacientes.

Além disso, é possível automatizar pelo software o envio de mensagens de lembres e remarcações de consulta, garantindo assim a retenção e fidelidade dos seus pacientes.

Não acaba por aí as vantagens do SaúdeVianet para o marketing médico da sua clínica. Em parceria com a agência de marketing Estratagema digital, os usuários do sistema podem contar com campanhas exclusivas de qualidade estratégica para conseguir mais atendimentos.

O que achou desses 4 passos para trabalhar com plano de marketing de relacionamento na área da saúde? Faltou alguma coisa? Você faz algo que não está na nossa lista? Conta pra gente nos comentários.


5 Dicas para Fidelizar Pacientes - S.Vianet

5 dicas para fidelizar pacientes

Criar estratégias para fidelizar pacientes pode ser o caminho mais eficiente para se alcançar o sucesso e os resultados desejados.

Isto ocorre porque, normalmente,, o paciente que procura uma consulta de uma determinada especialidade médica irá se deparar com milhares de opções de profissionais. Por isso, tornar-se a melhor escolha nesse universo de possibilidades é cada vez mais necessário.

Sabemos que o paciente necessita, cada vez mais, de experiências que vão além da simples consulta médica.

Eles querem chegar em um consultório ou clínica e ter um excelente atendimento, encontrar um ambiente agradável e não precisar esperar horas para ser atendido. E é por isso que a fidelização dos pacientes é tão importante quanto saber diagnosticar ou prevenir uma enfermidade.

A qualidade do atendimento, o conforto do ambiente, o tempo de espera e outros fatores são percebidos pelo seu paciente nos níveis consciente e inconsciente.

Desse modo, você terá fidelizado o seu paciente quando causar nele uma sensação, ou seja, quando o seu atendimento como um todo produzir uma impressão emocional e psicológica positiva que vai além do crivo racional.

Além disso, os pacientes fiéis tendem a continuar o tratamento e indicar o trabalho para amigos e conhecidos, por se sentirem seguros e confiantes em relação ao profissional.

Conheça 5 dicas para fidelizar pacientes

Todo o esforço no sentido de fidelizar pacientes é, no final, bastante compensador. É preciso lembrar que, em geral, o paciente procura o médico quando já está doente ou com dor e, por isso, está mais sensível a tudo o que acontece. Neste momento, é preciso ter em mente que ele precisa (e quer) ser bem acolhido.

Estratégias simples podem ajudar muito nesse processo. A seguir, conheça 5 dicas para fidelizar pacientes que irão ajudar você a ser destaque e referência na sua área de atuação.

  • Valorize o visual do seu espaço de trabalho

    A sala de espera é o primeiro contato que o paciente tem com os seus serviços. Por isso, valorize cada detalhe e preocupe-se em fazer com que ele se sinta confortável. O primeiro passo é cuidar para que o ambiente não passe uma sensação de frieza.Mantenha disponível jornais e revistas, deixe a TV ligada em um conteúdo agradável (preferencialmente uma TV Corporativa) e tenha muito critério ao escolher a música que irá tocar no ambiente, disponibilize Wi-Fi e ofereça água, chá, café e biscoitos.Caso seja possível, personalize o ambiente de acordo com o tipo de público que você costuma receber.

    Para um obstetra, uma ótima ideia seria disponibilizar informativos sobre gestação e parto, além de fotos de nascimentos (com autorização prévia), por exemplo. Este tipo de estratégia denota ao seu paciente que você se preocupa com o bem-estar dele.

  • Promova uma experiência de atendimento excelente

    Esta estratégia é fundamental. De nada adianta investir em personalização e boa aparência se o paciente não for bem recebido quando entrar em contato com a sua clínica. Tenha sempre em mente que não existe hora certa para o bom atendimento ser praticado.Isso deve ser uma regra básica da sua clínica, desde a marcação da consulta até a hora que o paciente estiver dentro do consultório. Ele precisa sentir-se especial desde o primeiro contato.

  • Evite deixar o paciente esperando por muito tempo

    Sempre que tem consulta, o paciente já sabe que, provavelmente, vai ter que ficar esperando. Isso é péssimo para a reputação de qualquer profissional. Por isso, seja você a pessoa que faz diferente.Organize as consultas com um tempo razoável entre uma e outra, já contando possíveis atrasos. Isso evita, por exemplo, que uma demora na primeira consulta do dia afete todas as demais.Mesmo que os atrasos sejam inevitáveis, faça com que eles sejam uma exceção e não uma regra. É sempre melhor ter um paciente bem atendido do que dois cansados de espera.

  • Ofereça atendimento de qualidade fora do consultório

    Não esqueça do seu paciente depois que ele for embora do seu consultório.Fidelizar pacientes é estar disponível para responder as dúvidas que ele pode ter após a consulta, é encaminhar e-mails com novidades e informações úteis, é manter um site bonito e atualizado na internet e nas redes sociais e é enviar um cartão de aniversário, por exemplo.

    Estas atitudes simples fazem toda a diferença. O importante é mostrar que você o valoriza.

  • Invista em uma ferramenta de gestão para a sua clínica

    Os softwares de gestão eletrônica são uma maneira comprovadamente eficiente de organizar o seu consultório ou clínica.É o tipo de solução que se reverte em economia de tempo, por simplificar as rotinas administrativas, e em aumento de faturamento, por ajudar na captação e manutenção de pacientes.Os programas de gestão mais completos integram:
  • agenda de consultas e prontuários eletrônicos;
  • informações precisas dos seus pacientes;
  • acessibilidade e baixo custo de manutenção;
  • segurança das informações contidas neles;
  • qualidade na gestão de estoques e de relacionamento com os fornecedores;
  • relacionamento médico/paciente personalizado e humanizado;
  • manuseio fácil e amigável;
  • maior controle financeiro.

Além disso, os softwares eletrônicos de gestão reduzem os custos por meio da automatização do serviço. Um negócio automatizado e mais organizado certamente tem seu desempenho otimizado em até 30%.

Em resumo, tratamentos e procedimentos bem gerenciados levam a custos mais enxutos, a uma maior rentabilidade para a clínica/consultório, à redução de desperdícios e de gastos desnecessários, à economia de tempo dos profissionais de saúde e da equipe administrativa e, o mais importante: aos pacientes atendidos com eficiência e mais satisfeitos, o que, certamente, irá levar mais pacientes a procurarem pelo seu serviço.

Cada detalhe importa no processo de fidelizar pacientes. Qualquer descuido, já no primeiro atendimento, vira motivo para ele não voltar mais. Afinal, opções de serviço medianas existem aos montes no mercado. Por isso, faça bem o básico e depois busque se diferenciar dos demais concorrentes. O seu negócio e os seus pacientes agradecem!

 

CRM para clínicas - Saúde Vianet


SOBRE A AUTORA

Bruna Rezende, é economista formada, com especialização em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, e Mestranda em Administração em gestão na saúde pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Empresária com mais de 10 anos de experiência em marketing, fundadora e CEO da E-saúde, agência de marketing especializada na saúde, com vasta experiência com o segmento de saúde e de ações de marketing no setor.


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Ideias para gerir equipe

9 ideias para gerir equipe e encantar seus pacientes

Investir em ideias para gerir equipe resulta em um maior encantamento dos pacientes, aumentando o fluxo de consultas e, consequentemente, em um maior retorno financeiro.

Com este foco em mente, todas  as empresas de saúde precisam realizar uma gestão eficiente da sua equipe para conseguir alcançar excelência operacional e proporcionar mais motivação aos seus colaboradores.

Nesse contexto, é fundamental implementar ações, orientadas por estratégias de gestão, que aumentem e qualifiquem a produtividade e ofereçam um ambiente mais dinâmico e receptivo, tanto para colaboradores quanto para pacientes.

Explore 9 ideias para gerir equipe e encantar seus pacientes

Uma gestão de equipe qualificada requer do seu gestor uma busca incessante de pontos de diferenciação em relação aos seus concorrentes.

Muitos estabelecimentos pecam ao buscar esta diferenciação nas soluções mais óbvias (que, na realidade, são pré-requisitos de qualquer estabelecimento que se preze!), como investimentos em melhorias das instalações, em equipamentos mais modernos, ou qualificação da equipe de atendimento.

Essa linha de raciocínio é importante, também. Mas o gestor precisa ir além dela, proporcionando aos pacientes um encantamento que ultrapasse toda essa estrutura e que os leve a perceber maior credibilidade e, consequentemente, gere mais fidelização ao estabelecimento.

Confira, abaixo, 9 ideias fundamentais para gerir equipes e encantar pacientes, seja qual for a sua área de atuação em saúde, seja qual for o tamanho do seu empreendimento:

#1 Forme um time qualificado

Para conseguir comandar de forma mais eficiente a sua equipe, o gestor deve investir pesado no processo de recrutamento e garantir que os funcionários atendam aos requisitos exigidos, e estejam de acordo com a cultura organizacional.
Além disso, para formar uma boa equipe, o gestor deve alinhar profissionais com características e habilidades distintas, porém, complementares. Isso permite a formação de uma equipe mais forte e capaz de suprir as necessidades da empresa.

#2 Aprimore a comunicação entre os funcionários

A boa comunicação é primordial em qualquer área da saúde. Estabelecer uma forma simples e eficaz de comunicação entre o gestor e a equipe, e entre os membros da equipe entre si, traz grandes benefícios em relação à otimização do tempo e de recursos financeiros.

Por isso, escolha o melhor meio de comunicação possível para utilizar com toda a sua equipe. Teste as atuais opções disponíveis, como os aplicativos de mensagens instantâneas, e escolha a que melhor supre as necessidades do estabelecimento.

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#3 Elabore uma cultura organizacional

A cultura organizacional caracteriza-se pelo conjunto das normas que norteiam a ação dos colaboradores dentro do ambiente de trabalho. O gestor deve investir no fortalecimento dessa cultura e garantir que a sua equipe esteja alinhada com a missão, visão e valores, a fim de incentivar o crescimento da organização.

#4 Estabeleça metas

Arquitetar metas ajuda na mensuração do desempenho de cada componente da equipe e permite que o gestor identifique qual é o setor da empresa que necessita de mais investimento e/ou mais atenção, em um determinado momento.

Estabelecer objetivos também induz uma maior motivação na equipe, que passa a entender melhor a sua função dentro da organização e qual sua importância para o desenvolvimento da empresa.

#5 Mantenha a equipe unida

O gestor deve proporcionar a união da equipe para conseguir manter um clima organizacional harmonioso. Quando a empresa investe no bom relacionamento entre os seus colaboradores, ela consegue retê-los e mantê-los motivados.

Essa integração pode ser feita de várias maneiras e o gestor deve se adaptar ao perfil dos colaboradores para conseguir encontrar o método mais eficiente para unir a equipeMapeie os processos internos

#6 Mapeie os processos internos

Todos os estabelecimentos de saúde têm seus processos internos que os fazem funcionar diariamente, desde o atendimento ao paciente na recepção até o arquivamento do seu prontuário.

Para aumentar a produtividade, é importante que o gestor mapeie todos os processos, verificando quanto tempo cada um leva para ser realizado e quais profissionais estão envolvidos.

Com esse mapeamento em mãos, é possível reconhecer falhas e implementar medidas para corrigi-las, otimizando as atividades. Além disso, o gestor também poderá descartar processos que não dão resultados e/ou ocupam muito tempo da equipe sem um retorno efetivo.

#7 Invista em tecnologia

Toda empresa de saúde precisa investir em tecnologia para proporcionar um melhor atendimento aos seus pacientes e fornecer mais recursos para a sua equipe aumentar a produtividade.

Os meios tecnológicos permitem que cada colaborador realize o seu trabalho com mais qualidade e de maneira menos desgastante, fazendo, também, com que a sua satisfação e motivação com a empresa aumentem. É importante procurar as tecnologias utilizadas pelas líderes de mercado para poder entrar em um nível qualificado de competição e, de quebra, valorizar a sua marca.

#8 Invista em um sistema de gestão eletrônica

Dispor apenas de um telefone para agendar ou confirmar consultas dos pacientes é, atualmente, uma característica exclusiva dos estabelecimentos de saúde que não procuram (e não querem!) se modernizar.

É claro que o agendamento de consultas pelo telefone é importante, mas esse processo, comprovadamente, consome bastante tempo da equipe.

É significativamente mais produtivo para o estabelecimento como um todo quando o foco do contato telefônico é substituído de forma equilibrada pelo investimento em softwares eletrônicos.

Eles podem, inclusive, além de lembrar o paciente das suas consultas, mandar mensagens em datas especiais, promovendo a fidelização dos pacientes.

Com isso, a telefonia passa a ser um apoio à automação do relacionamento, economizando tempo da equipe e dando mais qualidade ao atendimento do pacientes, são também aliados na retenção de pacientes de plano dental, convênios médicos etc.

Lembra do ponto de diferenciação? Pois os sistemas eletrônicos de gestão ajudam as clínicas a se diferenciar ao manter um contato personalizado com seus pacientes, além de disponibilizarem opções para a automatização de outros processos necessários para o bom funcionamento da equipe e da empresa.

#9 Comunique-se com os seus pacientes

A internet já faz parte dos hábitos de consumo e decisão das pessoas. Por isso, hoje, muitas das estratégias de marketing estão diretamente relacionadas a ela. As que tem ganhado maior destaque são as relacionadas ao inbound marketing.

Isso quer dizer que, se antes as pessoas eram vistas apenas como receptoras de mídia, agora são quem determinam o que querem consumir, quando e como. Para aproveitar essa oportunidade é que as estratégias de inbound marketing precisam ser bem traçadas, com o objetivo de informar e criar relacionamento com o público.

O inbound marketing tem muito o que agregar para fazer o serviço médico prosperar. Só que essa certeza só surge com o conhecimento. E você pode obter esse conhecimento neste e-book! Nele, você irá conhecer as estratégias de inbound marketing e como ele trabalha a seu favor, entender como funcionam e compreender seus objetivos.

 

Como você pôde ler, incorporar a tecnologia nos processos internos é indispensável para se gerir equipe e aumentar a produtividade na clínica. A informatização e automatização dessas atividades garante maior agilidade e melhor desempenho das tarefas diárias do estabelecimento.

CRM para clínicas - Saúde Vianet


SOBRE A AUTORA

Bruna Rezende, é economista formada, com especialização em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, e Mestranda em Administração em gestão na saúde pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Empresária com mais de 10 anos de experiência em marketing, fundadora e CEO da E-saúde, agência de marketing especializada na saúde, com vasta experiência com o segmento de saúde e de ações de marketing no setor.


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Agendamento online svianet

Auto Agendamento Online: o aliado forte das finanças da clínica

O Auto Agendamento Online é uma ferramenta que está sendo cada vez mais utilizada pelas clínicas, uma vez que ela consiste em disponibilizar um canal a mais para que os pacientes possam agendar seus atendimentos.

Nós já sabemos que, quanto mais canais de contato existem entre a clínica e o paciente, mais forte é esta relação. Por isso, é importante disponibilizar tantos canais de contato quanto forem possíveis de ser administrados com qualidade pela sua equipe.

Essa importância é ainda maior quando se trata de uma ferramenta cujo objetivo é aumentar o número de agendamentos.

E por que este tratamento especial quando se fala em aumentar os agendamentos?

RESULTADOS REAIS DO AGENDAMENTO FACILITADO

Simples: estudos realizados em resultados reais de dezenas de clínicas apontam um dado comum a todos os exemplos analisados: há uma relação direta entre o número de agendamentos e o faturamento mensal.

No exemplo abaixo, podemos ver o resultado de 1 ano de operação de uma das clínicas analisadas.

Perceba como os agendamentos atendidos (em laranja), ou seja, os que efetivamente geram receitas, acompanham o movimento do total de agendamentos realizados (em azul).

AgendamentosXatendimentos

O impacto direto no faturamento pode ser observado quando se relaciona o faturamento mensal (em laranja) ao número de agendamentos realizados (em azul).

Na vertical, os valores à esquerda representam o faturamento mensal e os da direita, o total de agendamentos).

AgendamentosXFaturamentoÉ necessário, portanto, eliminar ao máximo os obstáculos para que os agendamentos aconteçam.

E é exatamente aí que entra o Auto Agendamento Online: ele é uma ferramenta que limpa o caminho entre o paciente e a clínica no momento do agendamento pois:

  • Está disponível 24h por dia, independente do horário de funcionamento da clínica;
  • Não interrompe o trabalho da equipe de recepção para atender um telefonema de marcação de atendimento

Então, agora que já mostramos o quanto a sua clínica pode ganhar em termos de faturamento e produtividade, vamos entender melhor em que consiste esta ferramenta.

A ferramenta de Auto Agendamento Online é parte do Saúde Vianet e é acessada por um link específico.

>> Veja aqui como configurar a sua agenda online e obter o link de acesso a ela

Então, se você já usa o nosso Software, tudo o que você tem que fazer é colocar no seu site um botão com este link para que seus pacientes acessem a disponibilidade dos profissionais de Saúde da sua clínica/consultório e escolham a data do agendamento.

COMO FUNCIONA O AUTO AGENDAMENTO ONLINE SVIANET

Na tela de Auto Agendamento da sua clínica, o paciente tem a lista dos profissionais, os dias mais próximos com disponibilidade de horário ou qualquer outro dia à sua escolha.

Auto-agendamento online tela principal

Ao selecionar o dia, o paciente vê quais são os horários disponíveis e escolhe o que for mais conveniente.

Logo abaixo, no campo de observações, ele pode dar informações adicionais, informando, por exemplo, se é uma revisão ou consulta de primeira vez.

Auto-agendamento online - selecionar horário

 

Ao clicar em agendar, o paciente deve se identificar. Caso já seja cadastrado para usar o Auto Agendamento, basta que ele insira seu email ou CPF e a sua senha.

Se ainda não for cadastrado, basta clicar na aba “Não sou cadastrado” e preencher um curto formulário, como na imagem abaixo.

Auto-agendamento online cadastro paciente

 

Antes que ele confirme o cadastro, exibimos um resumo das informações do agendamento.

Auto-agendamento online resumo

 

Para confirmar o cadastro, enviamos um SMS com o código de confirmação para o celular cadastrado.

Auto-agendamento online confirmacao

 

Assim que ele inserir o código e confirmar, uma mensagem de sucesso do processo é exibida.

Auto-agendamento online tela sucesso

 

Pronto! Agora a solicitação de agendamento dele já estará visível na sua agenda. Ela aparece como um agendamento no status Marcado (cinza), porém com listras diagonais mais escuras, para que você possa identificar os agendamentos oriundos do auto agendamento online.

Então, é só clicar na notificação que aparece com o número de agendamentos online pendentes para confirmá-lo.

Auto-agendamento online solicitacao pendente

Com este recurso em ação, é só divulgar bastante este prático canal de agendamento para que seus pacientes usem este recurso com mais frequência.

Para esclarecer qualquer dúvida sobre como o nosso Auto Agendamento funciona, fique à vontade para entrar em contato.

Se ainda não usa o Saúde Vianet, teste grátis por 15 dias!

Software para clínicas populares: empresário revela qual o melhor


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