relatórios para clínicas - Software médico Saúde Vianet

Indicadores e relatórios: revolucione a gestão da sua clínica

Cada vez mais profissionais da área da saúde estão aderindo a práticas de gestão visando a melhoria e a efetividade na prestação de serviços médicos.  Mesmo sem muitos conhecimentos na área de administração, diversos médicos vêm buscando capacitação e ferramentas que possibilitem dar uma visão de negócios também ao consultório.

Um bom desempenho de uma clínica é essencial não apenas para proporcionar o bem-estar dos pacientes, mas principalmente para garantir que o consultório seja um negócio sustentável e que garanta serviços de excelente qualidade. Mas como ter esse parâmetro? Como avaliar de forma objetiva se a sua clínica conta com uma boa performance?

Relatórios financeiros

Boa parte dos profissionais de todas as áreas tem como principal fator de sucesso o retorno financeiro. Certamente o lucro é algo positivo no cenário de toda empresa, porém não é só ele que deve ser medido.

Por meio de um software é simples gerenciar despesas e receitas da sua clínica, dando uma visão clara sobre onde a maior parte dos recursos é consumida e o que pode ser reavaliado dentro de um cenário de economia, por exemplo. A Saúde Vianet é uma plataforma online completa que possibilita de forma rápida e fácil fazer o controle financeiro, desde o fluxo de caixa, até projeções para prazos específicos.

Por meio dela é possível contar com relatórios completos que possibilitam uma visualização completa acerca do consultório, contribuindo, entre outros fatores, para a tomada de decisões com relação a cortes, economias e eventualmente demissões.

Indicadores de resultados

Com a plataforma online para clínicas é possível saber em tempo real e de qualquer lugar como está o desempenho da clínica e também de seus profissionais. Mesmo com acesso remoto, o software possibilita que o médico tenha acesso a gráficos estatísticos, demonstrando desde o número de agendamentos no consultório, até faltas e pacientes atendidos em um determinado período de tempo.

Além de permitir que o médico conte com uma visão global sobre o seu negócio, o software permite mensurar o desempenho do consultório indicando, entre outros fatores, o número de procedimentos realizados na clínica, os agendamentos realizados por dia, mês ou ano e até o desempenho por profissional.

Os indicadores de resultados, além de oferecerem um panorama completo, possibilitam que o profissional tenha mais informações e consciência durante os inúmeros processos de tomada de decisões que envolvem a clínica.

Com uma visão clara sobre o seu negócio, as decisões e ações são mais assertivas, possibilitando que a clínica chegue aos seus objetivos e metas em menor quantidade de tempo.

Vários profissionais da área da saúde vêm recorrendo aos softwares médicos como forma de chegar ao sucesso, seja ampliando o número de atendimentos, seja impactando positivamente o faturamento.

Quer saber mais sobre como um software pode revolucionar o dia a dia da sua clínica?  Então continue acompanhando nosso blog e deixe um comentário abaixo para saber como a Saúde Vianet pode transformar o dia a dia de seu consultório e torná-lo muito mais produtivo e eficaz.


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Agenda médica inteligente

Faltas no consultório. Como reduzir, e até evitar!

Quando criamos o Saúde Vianet, reduzir o número de faltas era um dos grandes desafios, dentro do contexto de, por meio da tecnologia, ajudarmos aos profissionais de saúde a melhorar o relacionamento com seus pacientes. Isso foi em 2013, e hoje podemos dizer que fomos bem sucedidos com análise de cases em que a combinação Tecnologia + Processos resultou numa taxa de ocupação máxima da clínica.

Diante da constante necessidade de adaptação dos compromissos, pacientes faltam às consultas e as clínicas enfrentam grandes dificuldades para monitorar e gerenciar essas faltas. Mas o que muitos profissionais não sabem é que existem ferramentas e táticas bastante eficientes para lidar com esses imprevistos e ainda permitir um gerenciamento de alta qualidade para reduzir as faltas no consultório e aumentar o faturamento da clínica.

Os pacientes têm seus motivos para faltar ou desmarcar uma consulta e devem ser respeitados. Mas contar com uma ferramenta estratégica de apoio evita que uma consulta desmarcada nunca mais seja remarcada. Gerencie as faltas e remarcações de consultas com essas dicas incríveis para melhorar o índice de presença da sua clínica.

1. Automatize sua secretária

Utilizando a ferramenta certa, você pode automatizar os serviços de uma secretária e ainda configurar o envio e recebimento de todas as mensagens, realizações de chamadas e determinar comandos que possibilitem respostas inteligentes para cada solicitação do paciente. Uma plataforma adequada, como o CRM da Saúde Vianet irá garantir que esses serviços sejam executados em dias e horários predeterminados com opções de agendamentos, lembretes, avisos de mudança na agenda e remarcações de consultas.

2. Tenha o apoio de uma boa ferramenta de software

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De forma totalmente automática, o software atuará como um controlador de agendas. Lembrará pacientes da consulta, antecipadamente, dará a eles a opção de avisar possíveis imprevistos que os impeçam de vir e também remarcar a consulta. Tudo isso com apenas uma tecla pressionada. É a tecnologia trabalhando a favor da redução de faltas no consultório e permitindo aumentar a receita da clínica.

3. Utilize as ferramentas de lembretes inteligentes

Lembrar o paciente sobre uma consulta marcada, no dia anterior, ajuda a reduzir, consideravelmente, o índice de faltas nas consultas. Então, aproveite essa informação para configurar a sua secretária digital com o intuito de se beneficiar dessa vantagem. Conseguindo confirmações no dia anterior, a clínica poderá otimizar o tempo e talvez encaixar pacientes no horário de outro que não confirmar a presença.

Envie um SMS e um e-mail de confirmação sempre que o paciente agendar uma consulta. É importante que a mensagem contenha informações de contato com a clínica como números de telefones e e-mail para ele ter a opção de entrar em contato se quiser comunicar uma possível falta ou remarcação de consulta.

Avise o paciente no dia anterior à consulta enviando novamente um SMS e um e-mail, mas, dessa vez, solicitando uma confirmação. Caso o paciente não tenha crédito no celular ou acesso a internet para responder, ele receberá uma ligação automática, após um período considerado limite para a resposta, com a opção de confirmar ou cancelar a consulta apenas pressionando a tecla correspondente no seu aparelho de telefone.

Mesmo se o paciente não responder com todas essas tentativas, a plataforma enviará um e-mail e um SMS informando sobre a falta e, de forma cordial, dará a opção de remarcação da consulta em outra data e horário. Ele receberá um link para acessar a agenda da clínica pela internet e localizar a melhor data e horário para reagendar a consulta.

Utilizando essas técnicas, você irá contribuir para reduzir faltas no consultório e ainda torná-lo um investimento atrativo.

Gostou das dicas? Deixe o seu comentário e compartilhe a sua experiência com a gente! Aproveite e Conheça todas as facilidades que o Saúde Vianet, o nosso software para clínicas oferece!

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evitar desperdício nas clínicas

Como evitar desperdício nas clínicas?

Evitar desperdício nas clínicas deve ser uma meta sempre em mente ao se desenhar um bom planejamento de despesas, para que os administradores não sejam surpreendidos negativamente. Por isso, manter uma clínica com grande produtividade e bom faturamento é desafio para todo empreendedor da Saúde.

A economia em saúde é um aliado para trazer benefícios e aumentar a rentabilidade da empresa, e visa analisá-la sob a ótica empresarial, buscando gerar resultados positivos. Evitar desperdícios de recursos nas clínicas, por exemplo, é sinônimo de uma gestão bem feita, o que permitirá um atendimento de melhor qualidade.

Porém, é comum associar a ótica da economia em saúde à ideia de que vidas estão sendo limitadas a números.

Para desmistificar esse pensamento, veremos que, com o suporte tecnológico, os profissionais de saúde têm mais tempo para se dedicar à sua principal função, o cuidado com o paciente.

Como evitar desperdício nas clínicas

Olho vivo, essa é a resposta. Com o módulo financeiro do Software de Gestão para Clínicas e Consultórios é possível fazer uma boa gestão, de forma prática, sem que o empreendedor precise necessariamente ter um conhecimento profundo sobre administração.

Basta que se eleja uma pessoa para registrar o controle financeiro, como um sócio ou uma secretária bem preparada,  e que mantenha o sistema sempre atualizado, para ter um panorama concreto do andamento de seu empreendimento.

Este  módulo inclui as despesas variáveis, que funciona como o termômetro da clínica, ou seja, se houve gastos além do previsto, deduz-se que a receita deverá ter sido superior para suprir esta defasagem. Se ocorreu um gasto não previsto, deve-se ter metas para que a empresa se recupere. As despesas variáveis nada mais são do que o controle de estoque de material da clínica, como por exemplo, a compra de equipamentos, materiais gráficos, de consumo, entre outros.

Como reduzir os gastos nas clínicas mantendo a qualidade e o atendimento humanizado

Assim como qualquer outro empreendimento, é possível reduzir os gastos de forma a promover a otimização de recursos e o aumento da produtividade em uma clínica. Alguns fatores facilitam esse processo, como por exemplo, a capacitação de profissionais e a integração da equipe.

Capacitar os profissionais de saúde sob uma ótica gerencial reduz significativamente o desperdício de recursos entre outros insumos que oneram a gestão em saúde, e permite que eles se sintam mais preparados para o dia-a-dia de atendimentos.

O profissional responsável pelo controle de estoque deve ter o conhecimento do material adquirido, e de sua qualidade. Também deve estar preparado para realizar boas compras, sempre atento às oscilações de mercado, para não comprar produtos por um valor superior ao que ele vale, e à necessidade de aquisição naquele momento.

Outras observações que devem ser feitas são quanto à disponibilidade dos recursos financeiros para a aquisição, e a forma de efetuar os pagamentos, se à vista ou parcelado, para não trazer desvantagens para o fluxo de caixa.

O controle de estoque também é um importante aliado para avaliar a quantidade e a validade deste material. Outra maneira para evitar o desperdício é nomear um responsável que verifique, periodicamente, se esse estoque está de acordo com a situação real do estabelecimento.

Com um pouco de organização e o planejamento em dia, que são peças fundamentais para ter uma gestão eficiente e evitar desperdício de recursos – e, consequentemente, de gastos desnecessários – é possível manter o padrão e diminuir os custos da clínica sem prejudicar os pacientes.

Ficou com alguma dúvida sobre evitar desperdícios no consultório? Comente aqui e compartilhe conosco suas experiências e questionamentos!

Aproveite e conheça como o Saúde Vianet pode ajudar a organizar o financeiro e todas as outras áreas da sua clínica.

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Agenda recepção clinica ou consultório

Como aumentar o faturamento apenas com a organização da recepção

Aumentar o faturamento da clínica: comece com uma melhor organização

Quando chegamos a uma clínica, a primeira avaliação que fazemos do local é se a recepção é organizada e tranquila. Ninguém gosta de desperdiçar tempo em filas aguardando a sua senha ser chamada e muitos acabam desistindo do atendimento por conta da desorganização, e não pela espera em si. Isso contribui para aumentar o faturamento da clínica. Existem alguns métodos que você pode colocar em prática para estimular a redução do tempo de espera e deixar o paciente confortável enquanto aguarda. Ainda não conhece? Venha descobrir!

1. Separe o atendimento inicial da sala de espera

Vivemos em um mundo cada vez mais acelerado e o tempo é um recurso que as pessoas não podem se dar ao luxo de perder. Ao disponibilizar uma sala de espera em um ambiente não visível para quem chega, você passa, involuntariamente, a impressão de que a clínica está vazia e que o paciente será atendido rapidamente. Disponibilize a retirada de senha logo na entrada e prepare a equipe para não deixar acumular filas. Realize uma primeira chamada para cadastramento de dados (somente o necessário) e encaminhe o paciente para a sala de espera logo em seguida. Um atendimento dividido por etapas, também pode contribuir para passar a impressão de rapidez. É importante cuidar para que o seu software de gestão proporcione uma boa visualização das etapas, de modo que possam ser acompanhadas numa tela de fácil interpretação por toda a equipe.

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2. Proporcione um ambiente de espera agradável

Tanto a recepção quanto a sala de espera devem possuir uma estrutura que deixe o paciente confortável. Quanto mais espaçoso for o local, maior será a sensação de estar vazio e isso atrai pacientes. Se o seu local não for amplo, instale espelhos em paredes e conseguirá esse efeito. Disponibilize cadeiras mais confortáveis e em quantidades suficientes para que ninguém aguarde em pé, mesmo em horários de pico. Prepare a equipe de atendimento para surpreender os pacientes oferecendo água, café, mostrando como chegar ao banheiro, sempre com cordialidade e educação.

3. Crie distrações para o tempo passar ainda mais rápido

Um ambiente climatizado com banheiro, café e água à disposição ajuda o paciente a esperar o atendimento de forma mais confortável, mas outra dica importante é a distração. Quando as pessoas estão distraídas o tempo passa sem que percebam, e de repente são chamadas para a consulta. Vá além das distrações convencionais, como TV e revistas, e ofereça uma conexão com a internet via Wi-Fi liberada para os pacientes. As pessoas estão cada vez mais conectadas através de smartphones e tablets e a clínica pode dar a elas a oportunidade de resolverem suas tarefas diárias online enquanto esperam ser chamadas.

4. Conte com um sistema de gestão inteligente

Todos os processos, desde a retirada de senha, passando pelo cadastro do paciente, até a saída da clínica devem ser controlados e monitorados por um sistema de gestão eficiente. Um software de gestão específico para clínicas tem o poder de otimizar os processos, agilizar o atendimento, reduzir falhas humanas, realizar diagnósticos mais precisos e aumentar o potencial de atendimento diário da clínica, assim como o seu faturamento. Dessa forma, você está a um passo de fidelizar o seu paciente e, consequentemente, de aumentar o faturamento da clínica.

Surpreenda seu público com essas dicas de organização da recepção. Com a redução do tempo de espera, e uma equipe preparada, você pode oferecer um bom atendimento para fidelizar os pacientes.

E você, como melhora a organização para aumentar o faturamento da clínica? Conta para a gente!

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Como um software pode aumentar o faturamento de sua clínica

Como um software pode aprimorar o atendimento da sua clínica

Software para atendimento: mais do que uma central de registros

Ser especializado numa determinada área ou procedimento ou mesmo um bom nome no mercado, não são mais suficientes para garantir uma agenda cheia. Muitos médicos e administradores da área da saúde sabem a importância de um bom atendimento dentro de um consultório, porém poucos conhecem como funcionam as ferramentas que podem aprimorar e contribuir para a melhoria da qualidade dos seus serviços nesse quesito específico. Um bom software para atendimento tem sido uma das ferramentas mais buscadas para esta finalidade.

Construir um atendimento de excelência é um dos pontos de diferenciação que tem chamado muita atenção entre os especialistas em gestão de clínicas e consultórios.

Nesse post, apresentamos de que forma um bom software pode ser a solução para o dia a dia da sua clínica, contribuindo para organizar e beneficiar seu contato com o paciente, proporcionando-lhes maior bem-estar e passando uma maior sensação de segurança e credibilidade.

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Pontualidade e histórico clínico organizado

Imagine que você é o paciente. Depois de uma hora de atraso, você entra em uma sala e percebe que o médico faz as mesmas perguntas que havia feito na última consulta.

Esse tipo de conduta, além de gerar um enorme desconforto, é uma das principais razões pelas quais a agenda de um consultório atrasa. Por não contar com um histórico clínico bem registrado e organizado, muitos médicos acabam se perdendo na sua própria rotina e prejudicando o andamento do consultório.

Ter as informações organizadas por meio de um histórico clínico informatizado permite que o médico otimize o tempo das suas consultas, identificando todas as informações necessárias para avaliar e tratar cada paciente, mesmo quando estiver fora do consultório.

Por meio de um software de fácil manuseio, é possível não apenas organizar as informações relativas a cada paciente, como facilitar o dia a dia proporcionando um atendimento personalizado e beneficiando a confiança e o vínculo entre médico e paciente.

Auto-Agendamento online, consultas e retorno

Um atendimento falho pode ser a principal razão de problemas de relacionamento como faltas, cancelamentos e, consequentemente, reclamações.

Para evitar esse tipo de situação, um dos recursos oferecidos pelo software é o envio automatizado de mensagens informando sobre as consultas de retorno ou mesmo sugerindo a sua necessidade.

Outro benefício do software é o auto-agendamento online. Em caso de falta, o paciente recebe automaticamente um link permitindo um novo agendamento, com as mesmas características do qual não pode comparecer.

O médico conta também com ferramentas que permitem a integração de cada prontuário com regras de comunicação, que possibilitam uma melhor adesão do paciente com o seu tratamento.

Integração entre os diversos profissionais da clínica

Além de permitir uma boa comunicação entre médico e paciente, os softwares possibilitam um alinhamento e melhor integração entre os profissionais que atuam na clínica, facilitando a comunicação interna e melhorando o relacionamento interpessoal.

Com um cadastro do paciente informatizado e integrado com a agenda dos médicos, é possível ter acesso rápido e organizar o dia de forma eficiente e prática. Por ter uma interface online, o software para atendimento também permite que o paciente agende sua consulta sem perder tempo ao telefone.

A comunicação junto aos planos de saúde, por meio desse sistema, também pode ser simplificada, evitando assim a perda de tempo para a verificação de condições que afetam o andamento da consulta e do consultório.

Com esse tipo de ferramenta, os pacientes certamente se sentem bem recebidos e sabem que contarão com um atendimento individualizado. E, ao contrário do que pensam muitos médicos e administradores, os softwares hoje contam com condições que se adaptam mesmo a clínicas de médio e pequeno porte, possibilitando que mesmo com estruturas pequenas o atendimento seja da melhor qualidade.

Gostou desse post? Então deixe nos comentários abaixo suas dúvidas sobre a melhoria do atendimento da sua clínica ou mesmo compartilhe conosco sua experiência.

Queremos ajudá-lo a aprimorar o dia a dia de seu consultório, com o melhor custo benefício! Conheça o Saúde Vianet!

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Desafios e Soluções de gestão

Os 3 principais desafios e soluções de gestão para clínica

Gerir uma clínica pode ser uma tarefa mais difícil do que gerir um hospital, já que grandes organizações de saúde muitas vezes contam com uma maior estrutura gerencial, com maior refinamento nas soluções de gestão para clínicas.

Entretanto, um dos grandes segredos de sucesso para a área particular da saúde é saber encontrar as oportunidades em cada desafio. É por isso que hoje vamos apresentar quais são os maiores e mostrar as oportunidades que podem ser encontradas em cada um deles.

1. Atendimento ao cliente

Os tempos mudaram, a tecnologia também, e os clientes sabem disso, principalmente quando são pacientes e necessitam de uma aproximação maior. Um atendimento falho pode ser a razão de problemas no relacionamento, como faltas, cancelamentos e reclamações.

Lembre-se que encarar a sua clínica como um negócio, a ponto de pensar em estratégias eficientes de relacionamento com o paciente, é primordial.

Mas,  além de tudo, você também deve mostrar que cada pessoa que recebe atendimento é única, e que a sua clínica se preocupará com ela desde o momento de enviar lembretes de consultas até o acompanhamento completo do tratamento e do retorno.

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2. Monitoramento de pacientes

Se não há preocupação mínima em captar e recuperar os clientes da melhor forma, a sua marca não será forte, e não importa a qualidade dos profissionais, pois mesmo em ambientes de saúde, quem também encanta o público é o atendimento fora do consultório.

Sistemas de relacionamento com o cliente são a grande tendência para a área médica, e os empreendimentos que não se preocuparem com isso correrão o risco de ficar para trás, afinal, relacionamento é tudo, principalmente quando falamos em saúde.

3. Arquivamento de dados

Sua clínica ainda utiliza opções ultrapassadas para arquivamento de dados? Como você saberá quais clientes adquiriu ou quantas faltas e perdas teve no mês? Como você consegue identificar quem tem o potencial para ser recuperado? Como você faz para ter um histórico completo, acessível e aumentar a produtividade e a capacidade de atender mais e melhor?

Dados na área de saúde são as informações mais preciosas do negócio, e qualquer falha ou forma ultrapassada de arquivamento pode resultar em atrasos, confusões e insatisfação do cliente.

Contar com um sistema simplificado, de acesso rápido e personalização de acordo com a sua realidade deixará o controle dos dados em suas mãos, e se “informação é poder”, nem precisamos dizer o aumento de eficiência que essa mudança de postura causará, não é mesmo?

Conhecer bem todos os seus pacientes, investir em soluções tecnológicas simples, mas ao mesmo tempo inovadoras, e entender que é fundamental contar com processos direcionados especialmente à rotina médica são algumas das oportunidades e soluções de gestão para clínicas para vencer os 3 maiores desafios neste segmento, como também outros que possam surgir pela frente.

Soluções de Gestão para Clínicas

E você? Que outras soluções de gestão tem aplicado na sua clínica e que tem dado resultado? Deixe seu comentário! Aproveite e conheça todas as soluções que o Saúde Vianet traz em sua plataforma completa de gestão!

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controlar finanças da clínica

Como controlar finanças da clínica? - Saúde Vianet

Controlar finanças da clínica e manter tudo na ponta do lápis é imprescindível para garantir a sobrevivência nos cinco primeiros anos de atividade. Realizar previsões das suas finanças em curto e longo prazo   contribui bastante para um bom planejamento financeiro. E isso não é uma tarefa assim tão elementar, principalmente por exigir uma demanda de tempo e de pessoal qualificado especificamente para a função.

E no setor da saúde não é diferente: clínicas mantêm uma rotina diária de atendimento, marcações de exames e consultas, fluxo intenso de pacientes e muitas vezes esquecem de encontrar uma brecha nos horários apertados para as ações administrativas e de gestão.

Mantenha tudo registrado

Este item é necessário e imprescindível no processo de controle e gestão das finanças. Todas as transações devem ser rigorosamente registradas. Os serviços oferecidos em clínicas são instáveis, principalmente por não saber ao certo quantos atendimentos diários serão realizados, desistências que ocorrem no decorrer do dia, esquecimento do paciente ou por imprevistos. Por isso é indispensável registrar todos os gastos, mesmo que pareçam irrelevantes, e receitas do dia a dia.

Não importa se você comprou um lápis ou um grande estoque de materiais médicos. São pequenas despesas que, somadas, fazem toda a diferença no orçamento e fechamento de caixa no final.

Fluxo de caixa, seu grande aliado para controlar finanças da clínica

A fórmula do sucesso é simples: a receita deve superar as despesas. Porém, muitos empreendedores acabam não utilizando importantes ferramentas na hora de administrar suas finanças e acabam tendo enormes dores de cabeça.

Clínicas trabalham com uma infinidade de tipos de atendimentos, sejam com pacientes particulares ou conveniados, ou até mesmo outros profissionais das mais variadas especialidades que integram um mesmo consultório. Cada atividade diferente em um mesmo local de trabalho gera características singulares quanto a fornecedores, preços, custos e tipos de clientela a serem praticados.

Utilizar o fluxo de caixa é a melhor maneira de gerir as finanças e ter conhecimento de todas as saídas e entradas de valor no caixa. É sem dúvida a ferramenta mais importante para avaliar a rentabilidade financeira da clínica ou ainda, descobrir algum tipo de prejuízo que está sendo mascarado pelo lucro em outro tipo de serviço.

O processo de registro pode ser realizado em planilhas, ou em softwares online já disponibilizados no mercado. O importante é que seja realizado, e ao lançar mão desta estratégia, a clínica poderá visualizar o diagnóstico global da situação financeira do negócio, além de poder planejar em um período de longo prazo as despesas e receitas que entram.

Serviços de contabilidade empresarial

Esse é um grande erro que muitos profissionais (ainda que donos de clínicas, e ainda assim, empreendedores) cometem: querer abraçar o mundo. A rotina do dia a dia muitas vezes não permite que os maiores interessados estejam exclusivamente à frente da contabilidade do negócio. A melhor escolha é procurar um serviço especializado na área de contabilidade empresarial que atue no ramo de serviços ligados a saúde.

Não significa que você deixará de tomar as rédeas do gerenciamento das finanças do seu negócio, mas estará livre para desempenhar as questões restritas às tarefas profissionais cotidianas, deixando que profissionais desempenhem, com a devida experiência nas particularidades do seu negócio, o planejamento e a gestão fiscal da clínica.

Planejamento com fundo de reservas

O planejamento é imprescindível, e neste caso, a melhor forma de se precaver de situações inesperadas é possuir um fundo de reservas. É preciso estar atento a eventuais casos possam ocorrer e saber que a melhor forma de evitar a retirada de quantias de forma inesperada do caixa é ter um fundo de reserva, seja para pagamento de indenizações, férias de funcionários, reformas de urgência, demissões e 13º.

E você, como faz para controlar finanças da clínica? Conte pra gente sua experiência pelos comentários.

Aproveite e conheça o Controle Financeiro do Saúde Vianet, veja como o controle das suas finanças pode ser mais fácil do que você imagina!


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Software CRM para clinicas

CRM para Clínicas - Como perder menos pacientes usando tecnologia

CRM para Clínica não é luxo, é necessidade!

O que acontece quando não se tem um CRM para Clínicas ou consultórios? A motivação para escrita desse artigo surgiu a partir do relato de um amigo. Ele marcou uma consulta e, no dia seguinte, simplesmente esqueceu para qual clínica havia feito. Fez algumas ligações tentando identificar a clinica e, como não recebeu ligação de confirmação, ficou sem atendimento e a clinica com horário vago. Há quem possa questionar pela visão da clínica: “- Por isso, marco mais pacientes no mesmo horário!”. A proposta aqui é que podemos fazer muito melhor do que isso. É a proposta da Solução do Saúde Vianet

Nesse contexto, o objetivo deste artigo é explicar como é possível atingir uma meta de até 95% de taxa de ocupação dos horários de sua Clínica ou Consultório, utilizando recursos de alta tecnologia que um Software para Clinica ou Consultório pode oferecer, sem exigir de você conhecimentos avançados de Marketing ou Gestão. Estamos falando de um CRM para clínicas (sistema de relacionamento com cliente) muito comum nas grandes empresas. Os dados foram obtidos da análise de mais de 200 instituições que utilizam o Saúde Vianet como ferramenta para relacionamento com os pacientes e gestão do consultório.

Perdemos pacientes por esquecimento, por não atender o telefone, por não ser achado na internet… por não possibilitar alternativas

Você que tem um Consultório ou Clinica talvez nem saiba mensurar quantos pacientes-clientes perde ao final de um mês. Mas, em termos de média nacional, falamos de cerca de 30% do total planejado. Dentre outras coisas, um bom Software ou neste caso um CRM para Clínicas ou Consultórios, te ajudará a visualizar e tomar conhecimento dessas perdas.

Gráfico 01: Case Real – Atingindo taxa de ocupação de 95%.

CRM para clínica: aumente a taxa de ocupação

O gráfico acima demonstra o crescimento constante da taxa de ocupação da clínica de cerca de 70% para os atuais 95%, após o ínício do uso do CRM para clínicas. Em dezembro, a queda no índice é explicada pelas férias de fim de ano e deve ser desprezada, pois é quando os profissionais estão em recesso.

CRM para clínicas - Saúde Vianet
CRM para clínicas – Saúde Vianet

Para manter elevada a taxa de ocupação de uma clínica ou consultório existem duas maneiras:

01. Investir na captação de novos pacientes-clientes.

02. Evitar a perda de pacientes-clientes já conquistados.

Chamamos o foco exclusivo na opção 01 de modo difícil enquanto a opção 02 de modo sensato. Paradoxalmente, é comum encontrar dentistas investindo no modo difícil. Captar novos pacientes exige mais esforço que administrar/fidelizar os que já foram conquistados e por isso a denominação. Por outro lado, falta conhecimento sobre quais estratégias e ações usar para fidelização do paciente-cliente. Elas são muitas, algumas triviais, mas em todas, é difícil mensurar o resultado. Entretanto, como estamos falando do CRM para clínicas, ou seja, de uma ferramenta de tecnologia, a proposta aqui é que o resultado seja facilmente mensurado e, ainda melhor: automaticamente.

Diagnóstico: quanto você perde ou deixa de ganhar?

Em nossos estudos, constatamos que a taxa média de abstenções geralmente oscila entre 20% e 30% no decorrer do ano e, em alguns casos, chega até a 40%. Isso é o que a clínica PERDE ou em outra forma de falar, DEIXA DE GANHAR.

De fato, são poucas instituições que possuem um processo definido para estabelecimento da comunicação com o paciente-cliente, transferindo a responsabilidade para as secretárias/assistentes, que passam a assumir um papel altamente estratégico no negócio. No entanto, o fazem sem a devida atenção e/ou ao menos sem fazer uso de ferramentas necessárias para gestão e monitoramento. Chamamos elas de “super-secretárias”.

Casos clássicos:

CRM para clínica: melhore a qualidade do trabalho da sua secretária

1. A marcação e a super-secretária

Devido ao elevado índice de abstenções, algumas instituições recorrem ao overbooking (para os dentistas que já possuem um público formado).

Isso pode diminuir o problema da ociosidade da instituição, porém gerar outro pior: fila, espera e insatisfação pelo paciente-cliente. Para que não falte, o padrão é a confirmação por telefone no dia anterior.

Para o paciente que faltou, normalmente, espera-se que a recepcionista consiga falar com ele no dia seguinte e remarque o agendamento. Tarefas relativamente simples, na correria do dia-a-dia, são muitas vezes relegadas.

Ademais, não se tem garantia nem que a secretária vá entrar em contato com o paciente-cliente e nem que este atenda a ligação.

Indo um pouco além, o paciente pode até atender a ligação, mas eventualmente não ter disponibilidade de informar naquele momento se estará disponível na data de remarque, exigindo um novo contato.

Paciente-cliente não gosta de ligar e encontrar telefone ocupado, o que acarreta, em muitos casos, na inexistência de um novo contato.

 2. Desmarcação de consulta

O paciente solicita a desmarcação da consulta e diz que entrará em contato para remarcar.

Qual controle você tem sobre isso? Aquele que os relatórios lhe dão?Relatórios normalmente oferecem a lista de faltas e a lista de desmarcações. Quanto tempo leva para conferir os faltosos que já remarcaram a consulta?

Se sua clinica for pequena e você conhece pessoalmente os pacientes, menos mal. Contudo, isso pode tomar um precioso tempo e, novamente, repassa a responsabilidade a “super-secretária”.

Outro fator de dificuldade é que a visão clássica dos relatórios gera muito dado, porém pouca informação que, de fato, resulte em uma ação válida.

Em todos os sistemas que analisamos não vimos um exemplo que informasse os faltosos que ainda não remarcaram a consulta nos últimos 15 dias. Básico e muito eficiente.

3. Retorno depois de 3 ou 6 meses após finalização do tratamento

Essa tarefa é praticamente deixada a cargo do paciente.

Este pode até voltar sozinho, contudo, com pelo menos dois meses de diferença do tempo certo e/ou ocasionalmente, quando ele encontrar seu “amigo dentista” no Facebook e assim se lembrar.

Para os que usam algum sistema, a super-secretária pode ser avisada (apesar de raro) e ligar tentando o contato.

Mais uma vez: quem garante a realização da ligação, quem garante que o paciente irá atender a ligação e quem garante que terá sua agenda fácil naquele horário?.

Sua primeira ação é escolher usar um sistema “Fácil” e com funcionalidades que de fato você e sua super-secretária irão usar.

Leia a avaliação da Aplicativos de Saúde site especializado em avaliar sistemas de saúde o que diz um dentista arrependido de sua escolha inicial.

Um sistema realmente fácil, simples e amigável é difícil encontrar no mercado e por isso a solução aqui explicada se expande.

Comunicação no tempo certo pode garantir resultados nem imaginados anteriormente e com menor esforço. Um CRM para clínicas/consultórios pode ser a resposta

Algumas tarefas de comunicação podem ser automatizadas conferindo valor agregado na visão do paciente com relação ao profissional ou instituição.

Lembrete inteligente para faltas e desmarcações: A solução do Saúde Vianet

Um dos grandes motivos de falta, é simplesmente o esquecimento natural. O lembrete no dia anterior reduz até 30% o índice de faltas – índice este que ainda pode ser melhorado.

A ideia é que o paciente torne-se ativo no processo de confirmação, mas sem depender exclusivamente de nossa “super-secretária”.

Com a confirmação realizada até o período da manhã do dia anterior, a instituição tem tempo para remanejar pacientes que desejariam, por exemplo, a antecipação de horário.

O lembrete inteligente consiste no uso de multicanais obedecendo um processo de comunicação estruturado e bastante eficaz:

1. No momento do agendamento, principalmente quando for paciente novo, é enviado um e-mail e SMS ao paciente com o nome e o telefone da instituição. Pode parecer desperdício enviar um SMS no momento do agendamento, contudo numa consulta para 7 dias depois o paciente pode querer entrar em contato com a instituição e o modo mais rápido é respondendo este SMS ou tendo fácil o telefone para contato. Isso ajudaria meu amigo do início do artigo.

2. No dia anterior, às 8:00 da manhã, seu paciente recebe um e-mail e SMS para confirmar ou cancelar a consulta. Se até as 11:00 não tiver respondido essa mensagem, ou por não utilizar e-mail ou mesmo por não ter saldo no celular, pode ser contactado por uma ligação automática, que se repete a cada 30min até que seja atendida, solicitando a confirmação ou cancelamento com o toque de uma tecla do telefone.

CRM para clínica: você perto do seu paciente

3. Se ainda assim ele faltar a consulta, pelo menos não será por falta de atenção da instituição e de nossa “super-secretária”. Uma mensagem (e-mail e SMS) no dia seguinte o deixará ciente da falta do compromisso e solicitará, de forma amigável, a remarcação da consulta enviando um link com opções de horário para marcação on-line da mesma. O processo não pode parar por aí. Se em 7 dias não houver a remarcação da consulta o sistema o notificará novamente bem como no 14º dia. A partir daí, o gestor deve consultar, por meio de um relatório, esses pacientes que faltaram e não remarcaram a consulta em até 15 dias após a data marcada, podendo analisar caso a caso.

4. O paciente que desmarcou a consulta é o pior caso para os gestores, pois não se sabe qual o melhor dia para que este remarque. Por essa razão, o envio do link para agenda on-line da instituição, juntamente com as mensagens de lembrete no sétimo e décimo quarto dia após o evento solicitando a remarcação, é um mecanismo muito eficiente.

CRM para clínicas: construa sua régua de relacionamento para manter uma comunicação além consultório

É a linguagem utilizada pelo time de marketing para dizer quantas vezes no ano e em que momento você se comunica com seu cliente. Então, se você é um dentista preocupado com o marketing e relacionamento de sua instituição e exporta o cadastro para que possa por exemplo fazer um mailing de ano novo, sentimos em lhe dizer que está recorrendo ao modo difícil. O software de sua clínica, que já possui sua base de dados, deve permitir o envio de campanhas de e-mail e SMS com base em regras pré-definidas ou agendadas com muita antecedência.

Usos mais comuns de um CRM para clínicas: Ilustrando com casos clássicos

1. Retorno de pacientes com 3 ou 6 meses sem agendamento:

crie uma regra para disparar um mail e SMS automático com base no tempo desde o último atendimento. Dentro da mensagem, é possível passar um link para Auto Agendamento Web de uma consulta de avaliação.

2. Aniversário do paciente

Os pacientes que recebem o SMS de aniversário, curiosamente, respondem para agradecer a lembrança e se sentem valorizados.

3. Aniversário de 1 ano do primeiro atendimento pelo profissional ou clínica:

A reação a essa mensagem pode surpreender você e manter seu nome na cabeça do paciente.

4. Datas comemorativas

Como Natal, Ano Novo, Páscoa e Carnaval: esse é o caso clássico.

Qual sua motivação? Vai continuar ou desistir?

Você pode conhecer melhor o nosso CRM para clínicas, experimente por 15 dias todos os recursos se cadastrando neste link. Simples e rápido.

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Glossário:

*Taxa de ocupação: Relação entre o número de horários ocupados e o número de horários disponíveis. Visualmente podemos dizer que se refere ao quão cheio está a agenda preenchida.

Por: Rafael Ortega (CEO do Saúde Vianet); Thales Cardoso (CEO Dental Marketing Meeting)
 
CRM para clínicas - Saúde Vianet
 

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5 Dicas para um bom atendimento. Gestão e marketing em saúde.

Marketing em saúde: posicionamento nos mínimos detalhes

O Marketing em saúde precisa ser norteado por um principio básico: para uma boa gestão de uma clínica ou consultório, é o entendimento pelo profissional de saúde (geralmente o dono ou gestor) de que, da porta para fora, o paciente deve ser visto como um cliente em busca de um serviço e, portanto, tratado como tal. Por isso, selecionamos algumas dicas importantes a serem levadas em consideração.

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Pré-atendimento

O agendamento deve ser feito via telefone, email, ou sistemas para gerenciamento de clinicas. Ter em mente a importância desta etapa, pois é onde se inicia o faturamento. Um telefone ocupado ou ligação perdida, pode significar um cliente para concorrência. Evite linhas ocupadas usando sistemas que automatizam a confirmação de consultas, liberando o tempo da secretária além de propiciar economia nas ligações.

Sala de espera

Cuide bem de sua sala de espera, ela será a primeira impressão que seu paciente terá sobre sua empresa. Revistas atualizadas, som ambiente adequado, ambiente físico bem conservado, iluminação condizente, um lavado limpo (sempre) e até o uso de cheiros e essências específicas (técnicas de neuro-marketing) são importantes para uma boa primeira impressão e percepção de valor. Mantenha atenção aos detalhes. O cliente pode não falar, mas certamente isso ficará registrado no julgamento de valor do atendimento como um todo, podendo significar mais indicações.

Secretária

Deve assumir a postura de facilitadora. É uma pessoa vital na estrutura de uma clínica ou consultório, portanto, tem que ser uma pessoa ágil, dinâmica, que resolva os problemas. É muito importante, também, que ela entenda que a atividade dela é um dos cartões de visita da clínica. Por isso, a cordialidade e leveza no tratamento com o paciente devem sempre fazer parte do relacionamento com o mesmo.

Dentro de sua possibilidade financeira tenha uma secretária que seja a recepcionista e outra funcionária para lhe ajudar na parte clínica. Em odontologia, mais especificamente, essas funções por muito tempo foram executadas pela mesma pessoa, porém hoje o mais interessante é você profissionalizar sua gestão, dividindo as funções desses setores distintos (Recepção e Atendimento clínico).

Profissionalize-se

Mantenha uma postura profissional perante seu paciente e funcionários, o que no fim das contas trará benefícios gerais ao atendimento de sua clínica. Encontre formas de valorizar o seu time e cobrar profissionalismo na mesma medida. Entenda que ainda hoje o ser humano é o seu maior recurso e motiva-lo contribui para transforma-lo em parceiro. Isso ajuda consequentemente na melhoria dos resultados no médio e longo prazo. Ademais, entenda que a substituição de um funcionário é cara, e existe um custo “invisível” muito alto, por isso, deve ser encarada como última medida.

Uma equipe que se renova muito frequentemente pode ser nociva ao negócio, por carecer de entrosamento entre os membros. Entretanto, uma equipe experiente ante os processos da clínica e unida para resolver os problemas, também é uma ótima estratégia de Marketing em saúde, pois expressa o posicionamento do seu negócio no mercado.

Cuide antes e depois de seu paciente

O tratamento começa bem antes de seu paciente chegar na sua clínica e termina muito depois, e todo o processo é parte integrante do marketing em saúde. Fique atento aos detalhes, por menores que sejam. Entenda que seu paciente-cliente está em uma situação fora de sua rotina e isso não deve ser uma experiência desagradável para ele.

Assim, por exemplo, evite prolongar o tempo de espera na fila do consultório. Por outro lado, organize-se e transpareça organização e respeito ao paciente. Através do Saúde Vianet, devido aos recursos de relacionamento com o paciente embutidos, você provoca esses sentimentos mais facilmente, aumentando a percepção de valor do atendimento e, consequentemente, também do profissional. Por fim, através de uma pesquisa de satisfação, que pode ser realizada de diversas maneiras, estabeleça indicadores e acompanhe o feedback para busca do aperfeiçoamento contínuo.

Como fica claro nas dicas acima, o Marketing em saúde é o responsável por atrair novos pacientes e, principalmente, cativar os que já conhecem o seu trabalho.

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