Gestão de Clínicas com foco no paciente: 5 dicas preciosas!

Fazer a boa gestão de um negócio não é uma tarefa fácil, com a gestão de clínicas não é diferente.

Na maioria das vezes, os gestores de clínicas e consultórios são os próprios médicos, que ou são os próprios donos do negócio, ou foram subindo de cargo até alcançarem o patamar da gestão.

O ponto é: geralmente não são administradores ou profissionais de fato especializados para tal cargo.

O que não significa que por isso sejam incapazes, muito pelo contrário, isso mostra o quanto esses gestores precisam se reinventar e dia após dia para manter o crescimento do negócio e o fazem com primor!

Por outro lado, avanços tecnológicos e midiáticos têm trazido à tona uma nova necessidade de representatividade e sensação de pertencimento do consumidor com os seus produtos e serviços.  

Nesse sentido, exige-se cada vez mais uma didática voltada ao ser humano. Ou seja, mais uma coisa sobre a qual o médico-gestor deve ter atenção se quiser manter a sua clínica em crescimento.

Portanto, uma gestão estratégica realmente eficiente deve sair à frente para, em um cenário tão saturado de profissionais e propagandas, ter mais atenção quanto ao foco dado ao paciente

Gestão de clínicas com humanismo.

Se não for ele o foco da gestão da sua clínica, quem será? Só assim uma verdadeira transformação na gestão será capaz de acontecer! 

São pequenas chaves necessárias para verdadeiramente sairmos do patamar cômodo e nos lançarmos em um ritmo acelerado de conquista de novos pacientes e fidelização dos mesmos.

Para consolidar essa relação entre o paciente e a sua clínica, entender o público alvo é uma necessidade primordial.

Analisar a ocorrência de pacientes por faixa etária, bairro, gênero e classe social, por exemplo, pode facilitar o seu entendimento sobre o universo daquele público e, com isso, você ter insights valiosos sobre abordagens, promoções, preços e tantos outros fatores importantes.

Além do mais, ao estabelecer uma gestão com foco no paciente, suas necessidades e motivações, torna-se mais palpável até mesmo a confiança entre paciente e médico, transferindo valor da gestão até mesmo para o momento do atendimento.

Como pudemos perceber até aqui, este conteúdo abordará algumas questões sobre a gestão de clínicas, sobretudo com foco no paciente. Portanto, se você quer ampliar o seu vocabulário sobre o tema, vem com a gente!

Quais as atribuições do profissional que faz a gestão da clínica?

A gestão de clínicas tem como objetivo mapear, controlar e analisar diversos fatores em busca dos melhores resultados possíveis para o negócio e para as pessoas que dependem dele: colaboradores e pacientes.

Portanto, o gestor de uma clínica é a pessoa encarregada por tomar as decisões estratégicas que envolvem todo o negócio, sempre pensando na melhor saída em cada situação, seja o melhor caminho para o crescimento, ou até mesmo a melhor solução para algum problema.

Responsabilidade de quem atua na gestão de clínicas.

Alguma das funções desse profissional são:

  • Analisar os indicadores do negócio para acompanhar o status de tudo.
  • Traçar metas a longo, médio e curto prazo.
  • Fazer e colocar em prática um planejamento estratégico consolidado.
  • Estabelecer objetivos para os diferentes setores da organização.
  • Organizar a logística para o atendimento médico.
  • Prever possíveis gargalos a fim de otimizar processos.
  • Estabelecer parcerias de negócio.
  • Analisar a melhor forma de reduzir os custos e otimizar os investimentos.
  • Aumentar o faturamento.

Com isso, percebemos o que fazer a gestão de uma clínica é uma atividade que requer um profissional em constante movimento de aprendizado e acompanhamento das novidades da sua área e da concorrência. 

Nesse sentido, entra justamente a questão de reinventarmos a maneira com a qual tratamos os pacientes até aqui. 

Eles estão cada vez mais exigentes no nível da entrega de valor que esperam em uma clínica: do atendimento ao espaço físico, da prestatividade à agilidade dos processos.

Quais são os erros mais recorrentes quando o assunto é gestão de clínicas?

Existem alguns pontos que são mais fáceis de identificar enquanto recorrentes ao observarmos não só a gestão de clínicas e consultórios, mas a gestão dos negócios como um todo. 

Confira e não faça igual:

Não investir no treinamento dos colaboradores

Profissionais capacitados tendem a trabalhar mais satisfeitos e motivados, o que se reflete no modo com o qual as suas tarefas são executadas na rotina do trabalho.

Engana-se quem pensa que é só o atendimento que deve ter atenção. Das áreas mais técnicas às atividades mais operacionais, das maiores inovações, como a telemedicina, aos processos mais tradicionais… toda a sua equipe merece a devida atenção. 

Além do mais, feedbacks com pontos de melhoria e pontos destaque e até mesmo o estabelecimento de metas com recompensas são ações que costumam ser muito bem vindas. 

Afinal, todo profissional merece atenção e zelo com o esforço do trabalho que presta.

Confira abaixo alguns indicadores para se ter em mente na hora de pensar no treinamento do seu pessoal:

 

Não definir indicadores e metas

A gestão de uma clínica médica requer a decisão sobre quais serão os indicadores que serão observados para analisar o desempenho de diversos fatores do negócio. 

É através desses indicadores que se pode estabelecer as metas e os objetivos à longo, médio ou curto prazo dentro de uma gestão de clínica, etapa fundamental para o negócio. 

Afinal, é acompanhando tais metas que se pode ter uma real noção do andamento das coisas em relação às expectativas e aos investimentos.

Nesse sentido, é importante frisar que para o estabelecimento dos objetivos se faz necessário um diagnóstico preciso da situação atual. 

Quanto mais o profissional souber sobre os padrões que ocorrem nos diversos setores, como custos, necessidades, falhas, índices que precisam ser melhorados e mesmo coisas que já têm dado certo, melhor será a sua base para a tomada de metas realmente alcançáveis e que façam sentido.

Afinal, é preciso ter bom senso. Não dá para traçar a conquista de 10 mil novos pacientes em um ano se a sua clínica não atende nem 10% disso atualmente.

Gestão de indicadores em clínicas.

Agora que falamos dos erros mais comuns, queremos levantar a bola novamente para a importância em focar no cliente em todas as etapas de todos os processos. 

Nem que seja por um segundo, imagine o quanto aquilo poderá afetar o seu paciente e se coloque no lugar dele.

Pensando em ampliar os seus horizontes nesse sentido, confira o que preparamos para você e para a sua gestão:

5 dicas preciosas para ter uma gestão de clínicas com foco no paciente

1. Estabelecer uma conexão com as pessoas.

Manter o foco nos pacientes é o primeiro passo, estabelecer uma conexão com a pessoa é um nível além do primeiro contato. Pode parecer óbvio, mas nem sempre é um objetivo dos profissionais da área.

Procure ouvir o paciente e o contexto no qual o mesmo está envolvido. Seja ele familiar, social ou até mesmo profissional. A saúde do paciente é um reflexo de sua vida. E instrua o seu corpo clínico a ter a mesma sensibilidade.

Ou seja, entender o paciente e sua vivência permite tanto ajudá-lo e estabelecer a confiança necessária entre médico-paciente, um ponto chave na gestão de clínicas e consultórios com foco nos pacientes.

2. Invista no seu consultório.

O consultório é o primeiro contato que o paciente tem com o médico. Assim, é importante que ele seja limpo, organizado e reconfortante. Não significa que você precisa contratar um super arquiteto renomado… não, não é isso!

O que queremos aqui é te convidar a se colocar no lugar dos pacientes que chegam até a sua clínica ou consultório: qual seria a sensação que você teria em primeiro momento, caso fosse um ambiente completamente novo para você?

A sala de espera é o ambiente onde o paciente aguarda para ser atendido. Muitas vezes ele está com preocupações na cabeça ou até mesmo sentindo algum incômodo, portanto utilize poltronas ou estofados confortáveis, mantenha as revistas atualizadas e a televisão ligada em um volume bem baixinho, para distrações em caso de atrasos

Tudo para gerar conforto aos pacientes e seus acompanhantes. A gestão da sua clínica pode ser atenciosa com os mínimos detalhes, são eles que fazem toda a diferença.

3. Tenha uma equipe bem preparada.

Uma clínica médica é acima de tudo uma empresa, e como qualquer outra, a equipe é o coração da organização.

Portanto, a escolha da equipe presente na clínica é imprescindível para estabelecer uma melhor relação médico-paciente.

Lembre-se que a recepção é o primeiro contato que o paciente tem com você, ou seja, a atuação desse setor é crucial, pois a primeira impressão para o público vem do seu contato com a recepção. 

Portanto, o treinamento e o preparo da equipe é muito importante. É um fator importante para estar sempre atento em uma gestão de clínicas.

Mas lembre-se: um profissional que atende bem é um profissional que está satisfeito com o seu trabalho, portanto, não adianta investir em treinamentos e capacitações se o seu colaborador está ganhando pouco, se está sobrecarregado ou se frequentemente é tratado com grosserias.

Avaliar esses fatores para pensar em soluções também faz parte de uma gestão de clínicas com foco no paciente.

4. Procure ser paciente.

Ter paciência é uma característica importante e deve ser inerente ao profissional da saúde que atua na gestão de clínicas, bem como todo o Corpo Clínico presente no consultório. 

É necessário lembrar que o paciente já está sobre pressão e muitos sentem-se extremamente ansiosos apenas pelo fato de terem uma consulta agendada.

Por isso é de extrema importância trabalhar a sua capacidade empática e ser paciente afim de ter um atendimento eficaz e focado no paciente.

5. Utilize as novidades da tecnologia a seu favor.

Já falamos antes sobre a importância de saber utilizar a tecnologia a nosso favor. Quanto a relação médico-paciente, um bom software de gestão clínicas tende a otimizar os processos e estreitar as relações.

Recursos como o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) são uma ferramenta que pode cumprir essa tarefa, mas os benefícios com a utilização de um sistema assim vão muito além dessa questão. 

Médicos gestores vêem a sua rotina completamente otimizada e transformada para melhor com o advento dos softwares médicos de gestão, afinal, eles foram pensados especificamente para este nicho e como tal, solucionam grandes necessidades comuns da área:

Agenda médica, marketing médico, faturamento com convênios (TISS), emissão de boletos e muito mais!

Este conteúdo te fez refletir verdadeiramente?

Essas foram cinco dicas infalíveis para otimizar o seu contato com o paciente através da gestão de clínicas. Seguindo essas etapas, você consegue tanto desenvolver seu atendimento quanto satisfazer seu público nesse ramo tão competitivo.

Entretanto, gostaríamos de te convidar a pensar com mais calma sobre tudo o que trouxemos aqui relacionado ao foco da sua gestão ser voltado ao paciente, além de apenas usufruir das nossas super dicas, combinado?

Responda para si mesmo: até onde você considera o paciente na hora de tomar as suas decisões? Independente da sua resposta, saiba que não é o suficiente. Acredite na gente. 

É hora de repensar muita coisa a respeito do seu negócio, porque por mais tradicional e consolidada que seja a sua área de atuação, a concorrência está sempre à solta.

Não deixe para repensar os seus passos quando estiver no meio de uma crise, dê hoje um passo à frente de tudo isso e prepare a estratégia do seu negócio de acordo com o seu bem maior: o seu público.

Esperamos que tenha gostado da discussão de hoje. Até a próxima!


Marketing médico poderoso e sem gurus: estratégias que estão ao seu alcance.

Marketing médico poderoso e sem gurus: estratégias que estão ao seu alcance.

Estamos na segunda década dos anos 2000, você também sente que o tempo passa rápido? A questão aqui é que à medida que isso acontece, os cenários vão mudando e a gente sempre precisa se adaptar.  A atual Pandemia do Coronavírus não nos deixa dúvidas do quão verdadeiro é este chavão, que chegou acelerando de sobremodo a forma de atuação dos profissionais de saúde e sua relação com os pacientes. 

O tema deste conteúdo é o marketing médico, porque as mudanças também têm que ocorrer com o nosso jeito de encarar os negócios, tendo em vista que os hábitos de consumo estão se transformando diante dos nossos olhos. 

Hoje a gente veio te convidar a enxergar o seu paciente com um outro ponto de vista: encare-o enquanto consumidor! Não se trata de seguir fórmulas prontas, ou de investir pesadas quantias em redes sociais, se tornar o mago do instagram, não é nada disso. 

Nossa conversa vai ao encontro de estudos recentes que mostram que o consumidor atual tem demandado uma relação de mais autenticidade e atenção, e para tal, a gente precisa ter uma comunicação personalizada e direcionada.  Nesse sentido o convite é para que conheça poderosas ferramentas que funcionam e são de fácil mensuração ou quantificação do resultado frente ao valor investido. 

Atendimento de excelência é uma das etapas do marketing médico. Na imagem, um médico e um paciente se cumprimentando.

Seja você um(a) médico(a) com consultório próprio ou esteja você à frente de clínicas dos mais diversos tipos, das odontológicas, passando pelas de especialidades gerais até as estéticas, saiba que:

Ícone representando o cuidado com o paciente através da gestão do marketing médico.

Gestão e Marketing Médico, quando caminham lado a lado, são capazes de transformar a realidade dos negócios, aumentando a carteira de pacientes (consumidores!) através do relacionamento humanizado!

 

Portanto, diante do cenário cada vez competitivo em que estamos, com a grande quantidade de clínicas e consultórios, concorrência é cada vez mais estimulada, e quem procura estratégias para se destacar sai à frente! 

Sem mais delongas…

O que é marketing médico?

O marketing médico é o conjunto de estratégias pensadas e executadas com o objetivo de mostrar valor sobre o seu serviço para o seu público, ou seja, seus pacientes. Ele pode ser pensado em três etapas fundamentais:

  • Atração de novos clientes
  • Recepção e atendimento
  • Ações de pós-atendimento visando um alto nível de satisfação

Não podemos esquecer que esta é uma área muito mais sensível e que, mesmo encarando o paciente como um consumidor, devemos ter o cuidado de jamais comunicarmos de maneira promocional ou exaustiva…

MARKETING NA SAÚDE = CUIDAR DO OUTRO COM ATENÇÃO

Entretanto, podemos e devemos enxergar isso com um olhar cada vez mais estratégico e até mesmo empreendedor, uma vez que o aumento do faturamento é, quase sempre, o objetivo final (e não há mal nenhum nisso!).

Médica fazendo pose de forte, ilustrando um sucesso na estratégia de marketing médico.

Portanto, utilize o marketing médico (também conhecido como CRM médico) de forma a posicionar o seu negócio, apresentando-o para as pessoas da maneira como você gostaria de ser conhecido, atingindo as pessoas certas com a mensagem certa, criando valor na percepção das pessoas.

Para isso, é fundamental que você responda uma pergunta: qual o seu público-alvo? Ou seja, qual o perfil das pessoas que você deseja atingir? 

Uma vez que você delimitar isso, poderá se questionar coisas como:

  • Qual será o tom da minha comunicação no marketing médico?
    Por exemplo: posso partir para algo mais jovem e dinâmico, ou devo manter um tom sério e tradicional?
  • Quais são as dúvidas dessa pessoa em relação ao meu serviço/negócio/estabelecimento?
    Por exemplo: especialidades oferecidas, capacitações, horário de funcionamento, tipos de exames e seus objetivos, importância do checkup e por aí vai…
  • Quais outras características desse público eu posso explorar com o marketing médico?
    Nem sempre você precisa comunicar algo relacionado ao seu serviço, você também pode dar, por exemplo, dicas de bem estar, alimentação, entretenimento etc., tudo dependerá do seu perfil de público.

Diferentes ilustrações de personas do marketing médico.

Então, quando você conseguir responder ao questionamento sobre qual é o seu público alvo, significa que você poderá também ser mais estratégico, uma vez que um planejamento de ações pensado para alguém é muito mais assertivo que algo genérico.

Se quiser ir ainda mais além, assista ao vídeo abaixo sobre a criação de personas no marketing:

 

Portanto, a importância do marketing médico é:

Estabelecer uma relação de credibilidade e valor entre os médicos ou clínicas e o seu público, através de estratégias que posicionem o negócio na mente do consumidor, passando a imagem e os valores desejados para um público específico.

Qual o melhor método do marketing médico para quem quer ter mais pacientes?

Se algum dia você procurou pelas alternativas tradicionais de propaganda, como anúncios em revistas, jornais, televisão e outdoors, já sabe o quanto é caro e inconsistente investir nestes meios. 

É claro que não podemos ser genéricos, afinal dá muito certo para grandes varejistas e alguns outros determinados segmentos. Entretanto, a saúde é algo que requer algo mais humanizado e diferenciado, não acha?

Além do mais, este tipo de investimento tradicional não nos traz certeza quanto ao custo x benefício, uma vez que é quase impossível metrificar os resultados e o real impacto daquilo na consciência das pessoas.

Por outro lado, qual peso você dá a algo quando alguém lhe indica? Muito, não é? Afinal, nada com mais credibilidade do que a opinião de alguém, sobretudo quando você conhece e confia no julgamento desta pessoa.

Nesse sentido, o marketing médico de relacionamento entra como uma importante ferramenta para não apenas fidelizar e conquistar ainda mais os seus atuais pacientes, mas também de verdadeiramente torná-los o que chamamos de “promotores de marca”.

Mulher simulando estar ouvindo um segredo, ilustrando a relação de confiança criada com o marketing médico.
Close up portrait of a young curious girl trying to hear rumors isolated over white background

Ou seja, as pessoas se sentem tão amparadas e bem cuidadas pela sua marca (e a sua marca, leia-se o seu nome enquanto profissional ou a sua clínica/o seu consultório), que passam a recomendá-lo espontaneamente para amigos, conhecidos e familiares. 

Portanto, saiba mais sobre este que, para nós, é um dos mais potentes e eficientes métodos para aumentar a fidelização da sua atual clientela e também para conquistar novos clientes, sobretudo na mão de pessoas estratégicas e com o mindset voltado para o crescimento do negócio.

Marketing médico de relacionamento: certeiro e eficiente.

As ações do marketing médico de relacionamento são pensadas de modo a criar uma relação de amizade e até mesmo intimidade, conversando com o seu paciente (consumidor, se lembra?) de modo a deixá-lo interessado pela sua comunicação.

Mulher feliz ao receber um sms direcionado para ela através do marketing médico.

Se ele estiver interessado pelo que você tem dito a ele, significa que ele gostará quando receber um e-mail ou um SMS seu (ao contrário de tantos que recebemos e sequer visualizamos, não é?), e se isso acontecer, significa também que você conseguiu conquistar o seu espaço na mente e no coração desse paciente.

Nesse sentido, para criar esse interesse é necessário aquilo que já mencionamos: saber com quem está falando, para saber o que falar. Não tem erro!

Benefícios do marketing médico de relacionamento

Através de suas diferentes possibilidades, os benefícios dessas estratégias de marketing médico são inúmeros. Pegamos o nosso sistema médico, que é super completo (e está com teste grátis!), como base e vamos listar abaixo alguns dos benefícios que consideramos mais importantes, acompanhe conosco e surpreenda-se:

Marketing médico trás boa reputação na rede.Fidelize os clientes e seja prioridade para eles: com a comunicação mais direcionada e pensada especificamente para determinado público, os pacientes têm uma sensação de pertencimento e tendem a priorizar o médico/consultório ou a clínica em uma necessidade futura.

Automação com o marketing méAgrupe os seus clientes de acordo com seus critérios: crie grupos específicos de clientes com base em diferentes critérios disponíveis no sistema, como: sexo, data de nascimento, procedimento realizado na última consulta e muito mais! Isso garante uma mensagem direcionada e assertiva.

Evio de emails marketings automatizados com o marketing médico,Automatize envios para estes grupos específicos: monte um planejamento de envios (e-mails e SMS) de acordo com os grupos de pacientes e não perca tempo com trabalhos manuais desnecessários. Poupe tempo para o que realmente importa: pensar estrategicamente!

Dashboards e análises com o marketing médico.Analise o desempenho das ações para traçar estratégias cada vez mais assertivas: observe em relatórios e indicadores, por exemplo, qual foi o seu e-mail que mais teve aberturas e cliques, assim você saberá o que está dando certo para poder replicar! Vamos muito além. Cruzamos as informações das campanhas (email e telefone)  com os agendamentos resultantes e mostramos qual foi o seu retorno financeiro imediato, no espaço de 1 dia, semana e mês. 

Visualize dados das campanhas através de relatórios do marketing médico,

Prancheta.Faça disparos em massa e economize tempo: nunca mais perca tempo ligando de paciente em paciente quando um imprevisto ocorrer. Com o envio de mensagens em massa, você avisa a todos de uma só vez e ainda mantendo a pessoalidade com o uso de variáveis personalizadas. Marketing médico também é sinônimo de praticidade! 

Público-alvo.Tenha mais consultas marcadas e menos faltas: programe mensagens para lembrar o paciente da consulta marcada ou até mesmo de marcar uma nova consulta. O cliente que recebe a mensagem certa, no tempo certo, tende inclusive a ser mais pontual!

Automações com o marketing.Possibilidade de integração total para ações ainda mais estratégicas: o nosso sistema permite integração total ao prontuário eletrônico do paciente, ao controle financeiro e à agenda médica, assim você pode agrupar pacientes de acordo com características como: marcações na próxima semana, pacientes que realizaram determinado procedimento ou até mesmo pacientes que estão inadimplentes.

Crie públicos personalizados através do marketing médico.

Dicas para o marketing médico de relacionamento ser inovador e diferenciado 

É aqui que a estratégia entra em campo!

Estratégias de marketing médico.

Envie e-mails e SMS para os seus pacientes e construa um relacionamento duradouro através do marketing médico

Não basta enviar e-mails para lembrar das consultas, um marketing médico de relacionamento se faz com um diálogo constante e sobre diversos temas, confira as nossas dicas sobre e-mails que podem fazer sentido para o seu público:

  • Mensagens em datas comemorativas: vá além do mero “feliz dia da mulher!”, que tal trazer curiosidades sobre as datas comemorativas ou qualquer outra informação relacionada que surpreenda e fuja do óbvio?

Emails marketing em datas especiais para os pacientes.

  • Faça conteúdos institucionais e deixe o seu paciente mais íntimo: que tal compartilhar imagens de um evento interno de treinamento, ou até mesmo contar um pouco sobre você e seus funcionários? Esse tipo de conteúdo aproxima as pessoas e causa a sensação de pertencimento.
  • Faça pesquisas de satisfação, isso também é marketing médico: crie um modelo de pesquisa de satisfação no qual o seu paciente poderá avaliar diversos fatores, desde a recepção, passando pela estrutura física, até mesmo a qualidade do seu atendimento. Essas pesquisas são fundamentais para entender a percepção de valor do cliente, identificar possíveis melhorias e buscar um aperfeiçoamento constante. É importante também deixar um espaço em aberto para que ele possa opinar livremente sobre o que quiser, às vezes disso surgem boas sugestões! 
  • Personalize o seu e-mail com banners no topo e uma assinatura diagramada: isso dará um tom mais profissional e atrativo, as pessoas adoram! Indicamos o Canva para a criação das artes gráficas, lá você encontrará vários modelos já prontos, além de ser gratuito! Confira os exemplos abaixo:

Assinatuda de email marketing de médico.

Assinatura de e-mail.

Email marketing como exemplo para médicos.

E-mail marketing com banner personalizado no topo. Fonte: Resultados Digitais.

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Os pilares do nosso software médico são o fato dele ser absolutamente completo e integrado, além de fácil de usar. Levamos isso muito à sério, porque temos como missão o uso da tecnologia na saúde de forma simplificada para usuários através do desenvolvimento de soluções inovadoras para todos os envolvidos no processo: médicos, pacientes, clínicas, convênios etc.

Queremos tornar a tecnologia na medicina acessível a um número maior de usuários, a fim de levar os seus benefícios ao maior número de pessoas que for possível. Temos compromisso com a entrega de valor aos nossos clientes, por isso investimos em um suporte que além de qualificado, é humano e disponível.

Temos tanta certeza da eficiência do nosso sistema, que oferecemos um período de teste grátis sem a solicitação de dados de pagamento. Transparência para você experimentar e só permanecer se estiver satisfeito com os resultados! Coloque o marketing médico em prática agora mesmo!

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Tecnologia na medicina: não é de hoje que os avanços nos trazem benefícios imensuráveis

Tecnologia na medicina: não é de hoje que os avanços nos trazem benefícios imensuráveis

Para entendermos a importância da tecnologia na medicina, vamos primeiro revisitar o conceito de tecnologia:

Informação: O que é tecnologia?Habilidades e métodos utilizados na produção de bens ou serviços, geralmente são frutos de estudos, percepções, análises, problematizações e busca por melhorias em processos e técnicas. 

Portanto, por mais que você pense em robôs futuristas quando ouve falar em tecnologia, lembre-se que ela vai muito além disso, se fazendo presente desde as coisas mais simples do seu dia-a-dia, como a fechadura da porta ou o colchão da cama. 

Imagem de médica ilustrando o uso da tecnologia na medicina.

Por ser uma área tão importante ao longo da história, os avanços tecnológicos na medicina sempre foram pautados na urgência por melhorias, do mais elementares aos mais complexos: novos tratamentos, exames mais eficientes, medicamentos, vacinas e tantos outros avanços.

Tecnologia e medicina têm tudo a ver, por isso preparamos esse conteúdo que te fará viajar no tempo através da história, com um olhar sobre os dias de hoje e também sobre o seu futuro. 

Nos acompanhe até o final deste conteúdo e embarque conosco nessa trilha de conhecimento. Esperamos que seja útil para você!

Revisitando a história da tecnologia na medicina

A tecnologia na medicina é responsável pelo constante aprimoramento de técnicas, ferramentas e metodologias que visam tratamentos mais eficazes através de processos cada vez mais eficientes. 

Da antiguidade até a história mais recente da medicina, é possível traçar um caminho com importantes tecnologias que transformaram a área e a conduziram ao que é hoje. 

Foram descobertas que trouxeram inovação, otimizando os processos necessários e possibilitando o avanço da ciência sobre o corpo humano, o que na área da saúde é sinônimo de salvar vidas!

Confira alguns dos principais marcos:

  • Mumificação no Antigo Egito: a técnica empregada nos faraós consistiu nos primeiros registros da busca pelo conhecimento sobre a anatomia humana, dela surgiram os primeiros estudos sobre o funcionamento do corpo humano em vida.

A mumificação é o primeiro registro do uso da tecnologia na medicina em toda a história.

  • Anatomia humana: entre os anos 129 e 199 d.C., Galeno foi responsável pela primeira descrição da anatomia humana, a partir da sua vivência como cirurgião de gladiadores. Ele foi o primeiro a definir o coração como uma bomba de sangue. Seus estudos e suas técnicas foram usados por muitos séculos.

Imagem com parte dos estudos de Galeno, um importante marco na aplicação da tecnologia na medicina.

  • Assepsia dos procedimentos: na Idade Média, o barbeiro era responsável por realizar os procedimentos médicos indispensáveis, cirurgias eram extremamente exclusivas. Ao passo que em 1545, o barbeiro francês Ambroise Paré sugeriu a assepsia das ferramentas e da área do corpo a ser intervinda, o que salvou milhares de vidas, ainda mais quando levamos em conta que os antibióticos ainda não existiam.
  • Vacina: em 1796, médico inglês Edward Jenner fez estudos aprofundados sobre pessoas em contato com gados que contraíram o vírus da varíola, daí surgiu a primeira vacina do mundo, que logo ganhou o mundo, chegando ao Brasil em 1804. Este foi um marco importantíssimo na história da tecnologia da medicina.
  • Anestesia: em 1800, o químico britânico Humphry Davy foi o responsável pela descoberta do primeiro anestésico, o que possibilitou a realização de cirurgias mais complexas. O óxido nitroso, também chamado de “gás hilariante”, é usado até os dias de hoje.

Imagem de barbeiros da idade média relizando uma cirurgia, foi descoberta assim a anestesia, um importante passo da tecnologia na medicina.

  • Raio-X: o físico alemão Wilhelm Roentgen estudou reações que brilhavam no escuro, e deu a elas o nome de Raios-X, por serem radiações desconhecidas. Destes estudos surgiu a primeira radiografia da história, em 1895. Foi também o primeiro procedimento a enxergar por dentro do corpo humano sem precisar de um corte.

Primeiro raio-x da história, um importante marco na história da tecnologia na medicina.

  • Antibiótico: em 1928, Alexander Fleming descobriu a penicilina a partir do mofo. Este foi o primeiro antibiótico da história, um importante marco no tratamento de infecções, que até então poderiam ser mortais por mais simples que fossem.
  • Tomógrafo: estudos feitos pelo físico sul-africano Allan Cormack e pelo engenheiro inglês Godfrey Hounsfield foram responsáveis por, através de múltiplas imagens de Raio-X sobrepostas nos ângulos corretos em um computador, produzirem a primeira imagem interna do corpo humano em 3 dimensões. Assim surgiu o primeiro tomógrafo.

E então, fazendo um breve apanhado, percebemos que a influência da tecnologia na medicina possibilitou uma verdadeiras revoluções sobre a saúde em cada época citada

Cada descoberta foi responsável pela quebra de paradigmas importantes, possibilitando um novo olhar sobre tratamentos, metodologias e instrumentos, o que foi se reinventando até os moldes atuais.

Desse modo, fica evidente que tecnologia e medicina sempre caminharam juntas nos avanços em prol da vida, das técnicas mais simples, como a assepsia, até os instrumentos mais elaborados, como o tomógrafo… já imaginou um mundo sem essas descobertas?

Os benefícios da tecnologia na medicina

Diante do olhar sobre os avanços tecnológicos na área da saúde, é impossível não pensarmos nos benefícios proporcionados por cada uma das descobertas. 

Foi graças a cada passo dado que a humanidade conseguiu prolongar a sua expectativa de vida cada vez mais, e o melhor, com qualidade de vida, também!

Para te dar um panorama mais claro sobre os benefícios que a tecnologia trouxe à medicina, elencamos uma lista com alguns pontos importantes:

  • Diagnósticos cada vez mais ágeis, assertivos e práticos. 
  • Atendimento cada vez mais humano, personalizado e guiado por dados.
  • Mais conforto para médicos e pacientes através de metodologias mais rápidas e ferramentas cada vez melhores.
  • Maior índice de prevenção de doenças.
  • Procedimentos cada vez menos invasivos e com recuperações cada vez mais rápidas.
  • Universalização de dados na busca pela cura de doenças.
  • Avanços em atividades administrativas e gerenciais, otimizando todo o processo de atendimento médico.
  • Possibilidade de atendimento e tratamento mesmo à distância.

Como pudemos perceber, o uso da tecnologia na medicina proporciona benefícios de valores incalculáveis.

Ao olharmos para o futuro, temos uma perspectiva animadora quando levamos em conta que as tecnologias estão cada vez mais técnicas e avançadas, o que na mão dos profissionais cada vez mais capacitados que temos, é a fórmula perfeita para novas descobertas importantíssimas!

Pontos de atenção sobre a tecnologia na medicina atual

Para fechar com chave de ouro, elencamos dois destaques do cenário atual sobre os quais vale a pena falar e compartilhar, por serem soluções acessíveis à todos, que verdadeiramente democratizam a área de saúde.

São avanços que tendem a ser cada vez mais utilizados, sobretudo pelas novas gerações que já vão nascer inseridas em um cenário de transformação inerente. 

A medicina muitas vezes se caracteriza por ser uma área tradicional, mas como pudemos ver, a tecnologia e ela sempre caminharam lado a lado.

Por maior resistência que alguns avanços possam ter tido no início, uma vez que os benefícios do seu uso são constatados e validados, se torna questão de tempo até que aquilo seja disseminado e adotado por médicos dos quatro cantos do planeta.

A globalização tem trazido isso à tona, uma vez que possibilita a troca de informação em tempo real como nunca a humanidade havia visto. 

Portanto, ao passo que novas tecnologias tendem a ser cada vez mais descobertas, elas também tendem a ser cada vez mais rapidamente disseminadas. 

Dito isso, confira as duas tecnologias na medicina atual que trouxemos para você se manter de olho (ou começar a pôr em prática para ontem!).

Telemedicina

A telemedicina presta, à distância e de maneira virtual, o atendimento pré-clínico, assistencial, de consulta; o monitoramento e até mesmo o diagnóstico de pacientes, através de tecnologias que possibilitem uma videochamada.
A telemedicina é um dos mais importantes avanços da tenologia na medicina dos tempos atuais.

Ela funciona através da internet, com o uso de computadores, smartphones ou tablets, que precisam estar integrados a algum software médico específico que proporcione a conversa ao vivo por meio de vídeo. 

Clique aqui e confira um conteúdo completo sobre Telemedicina!

Softwares Médicos

Um software médico é um sistema de gestão que centraliza informações e funcionalidades a fim de promover mais eficiência na rotina dos atendimentos médicos. 

Ele oferece ferramentas que trazem transformação digital no atendimento, na gestão financeira, no relacionamento com pacientes, em facilitações com convênios etc.

É um avanço muito importante, sobretudo para quem encara a medicina também com o olhar empreendedor, visando um crescimento sólido, estratégico e embasado da própria carreira, do consultório, da própria clínica etc.

Clique aqui e entenda os benefícios de um Software Médico NA PRÁTICA!

Conheça a Saúde Vianet

Somos uma empresa que tem como missão promover o uso da tecnologia de forma simplificada para usuários da área de saúde, através do desenvolvimento de soluções inovadoras que facilitem a rotina de médicos, gestores e pacientes.

Visite o nosso site e acompanhe as nossas redes sociais, estamos frequentemente compartilhando conteúdos relevantes para você no Instagram e no Facebook, como dicas e atualizações da área.

Se quiser entrar em contato com o nosso time comercial para tirar qualquer tipo de dúvida, será um grande prazer iniciar esse relacionamento 💙


Saiba por que um software médico é tão importante para negócios que querem crescer

Saiba por que um software médico é tão importante para negócios que querem crescer

A área da saúde, apesar de ser bastante tradicional em alguns aspectos, vêm dando passos largos no aproveitamento dos avanços tecnológicos em função do aprimoramento das mais diversas questões, é aí que o software médico tem entrado em cena!

Nesse sentido, são várias frentes que têm se aproveitado dos benefícios da adoção de práticas inovadoras, desde a facilitação no acesso a ferramentas cada vez mais precisas para diagnósticos, até o uso de sistemas especiais para médicos e clínicas, que traz mais eficiência a diversas atividades da rotina.

Percebemos que muitos médicos e gestores de clínicas ainda não têm a visão do quanto a implementação de um sistema médico pode ser próspera para o seu negócio, por isso elaboramos este conteúdo.

Nos acompanhe até o final para ter uma visão ampla, direta e explicativa sobre todos os principais aspectos que envolvem o tema. Boa leitura!

O que é um software médico?

Um software médico é uma plataforma que centraliza informações e funcionalidades a fim de promover mais eficiência na rotina dos atendimentos médicos. Ele oferece ferramentas que trazem transformação digital no atendimento, na gestão financeira, no relacionamento com pacientes etc.

Software médico é uma plataforma que integra diversas ferramentas facilitadoras

 

Softwares médicos auxiliam também na coleta, no armazenamento e até mesmo na análise de dados clínicos. Desse modo, há um grande ganho de produtividade quando se deixa de gastar tempo em atividades manuais desnecessárias, assim é possível investir mais energia em atividades estratégicas.

Para Clínicas

Os softwares médicos promovem uma verdadeira revolução quanto a centralização de processos em clínicas, permitindo uma visão objetiva e em tempo real sobre agendamentos, dados dos pacientes, disponibilidade do corpo clínico através das diversas especialidades, etc.

Confira oito características de um bom sistema de gestão de clínicas!

Para médicos e médicas

Existe também a versão do software médico para a organização de médicos executivos, que atuam como donos do seu próprio negócio. 

Para estes profissionais, um sistema assim é um verdadeiro divisor de águas, sendo um fator de diferenciação entre médicos bem sucedidos que têm uma visão empreendedora e os mais tradicionais que ainda são resistentes a esses avanços. 

Geralmente estes últimos tendem a ser superados pela concorrência!

Na prática, por que ter um software médico?

Prometemos que traríamos de maneira ampla, direta e explicativa os principais aspectos que mostram como a implementação de um software para médicos pode trazer benefícios e prosperidade ao seu negócio. 

Sendo assim, confira abaixo 7 motivos para considerar a adoção de um sistema assim o mais rápido possível:

  • Gestão centralizada que traz resultados em diversos âmbitos

Uma gestão verdadeiramente eficiente pressupõe o controle sobre diversas áreas, do financeiro ao contábil, do atendimento à fidelização de clientes e por aí vai…

Um software médico permite a centralização dos mais diversos tipos de informações em painéis distintos, de dados cadastrais até o fluxo de caixa, inclusive permitindo análises sobre os dados, como a do capital de giro do negócio.

Informações dispostas em uma plataforma única permitem, por exemplo, a visualização dos compromissos dos diferentes profissionais de uma clínica em tempo real. É possível também o acompanhamento de toda a jornada do paciente, possibilitando um atendimento mais assertivo e personalizado.

Com um software médico a gestão financeira do seu negócio fica muito mais descomplicada e transparente!

Em termos de gestão, ferramentas como essa garantem condições ideais para negócios que querem ir além, profissionalizando o serviço de ponta a ponta, assim abrindo espaço para um crescimento sólido e constante.

  • Uso fácil e intuitivo: software médico não é um bicho de sete cabeças!

Os softwares médicos têm o objetivo de trazer mais produtividade e facilitação na rotina médica e clínica, sendo assim, seu uso é desenhado de forma fluida e intuitiva, afinal sabe-se que quem vai utilizá-los são médicos, gestores e atendentes, e não gerentes de tecnologia. 

Isso é algo que pode parecer óbvio, mas vale a pena ser frisado, porque percebemos que muitos têm o receio de não conseguirem se adaptar a ferramenta. Acredite, com dias de uso você já terá rompido essa barreira que parece ser assustadora, mas não é!

Não basta ser completo, entendemos que também é preciso ser adaptável a sua realidade e fácil de usar!

A maioria dos sistemas médicos estão hospedados na nuvem, ou seja, todos os dados estão salvos na internet, o que significa que você não precisará instalar dispositivos ou dispor de profissionais para a manutenção do software. Isso fica por conta da plataforma que você escolherá!

O armazenamento na nuvem é uma das grandes vantagens com a utilização do software médico
O armazenamento na nuvem é uma das grandes vantagens com a utilização do software médico
  • Prontuário eletrônico: benefícios que vão muito além do que se pensa.

O prontuário médico eletrônico traz uma imensa facilitação quanto ao acesso às informações de pacientes que se consultaram com você ou na sua clínica. São registradas informações como os dados pessoais, a evolução no decorrer das consultas, anamneses e toda a história do paciente.

Isso facilita muito o atendimento que acontece de maneira continuada, uma vez que elimina a possibilidade da perda de dados, diagnósticos e exames. Assim o médico consegue analisar o histórico do que ocorreu e também quando. 

Além desse benefício, é muito importante também frisarmos a questão social por trás dessa digitalização de informações, uma vez que essa coleta segura de dados permite uma visão mais precisa sobre a área da saúde como um todo, possibilitando inclusive uma pesquisa científica com base em dados cada vez mais assertivos tanto no olhar quantitativo, quanto no qualitativo.

Saiba mais sobre o Prontuário eletrônico do paciente (PEP) na prática!

  • Facilitação para o TISS

A Troca de Informações na Saúde Suplementar, ou TISS, passou a ser obrigatória para a troca de dados por meio digital entre os planos e convênios médicos, se tornando um importante passo para fortalecer o Registro Eletrônico de Saúde, o que diz respeito à questão social mencionada acima.

Com a utilização de um software médico, o preenchimento de guias de convênios e o gerenciamento de faturamentos e glosas são feitos de forma ágil e otimizada, e também é possível gerar arquivos XML com um clique na tela!

  • Facilidade no agendamento e no relacionamento com pacientes: praticidade todos os lados!

Essa é o primeiro benefício que vem na cabeça de quem lista os benefícios com a utilização de um software médico, afinal essa é uma atividade que demanda organização, logística e precisão. 

Com um sistema voltado à isso, além de toda a visão das marcações passadas, presentes e futuras, é possível também que pacientes marquem consultas de maneira autônoma, dispensando a necessidade dele entrar em contato com um atendente ou com o próprio médico.

Software médico traz facilidade em diversas atividades da rotina de um médico!

Além do ganho em produtividade e eficiência nos processos de marcação e desmarcação, funcionalidades como lembretes via e-mail e SMS para confirmação da consulta com os pacientes também estão dentre as mais requisitadas no cenário atual. 

É possível, inclusive, ir além e pensar em estratégias para verdadeiramente nutrir pacientes com informações relevantes para ele, como o envio de emails com conteúdos ou até mesmo felicitações no dia do aniversário deles. 

São fatores importantes para quem tem uma gestão que se preocupa também com o marketing médico voltado a fidelização dos clientes!

Assista o vídeo abaixo para ampliar os horizontes sobre o tema:

Confira dicas para ter uma sala de espera sem reclamações.

  1. Facilitação na oferta do teleatendimento

O atendimento remoto é um assunto que está em alta desde o agravamento da pandemia do coronavírus, temos um artigo super completo sobre a telemedicina (clique) que aborda o tema e nele você pode entender por que ela já merecia toda essa evidência mesmo antes da crise atual. 

Nesse sentido, um software médico entra como uma plataforma facilitadora para que você comece a realizar atendimentos à distância de maneira imediata. A telemedicina chegou para ficar e se tornou questão de tempo para que isso seja consolidado na área da saúde. Não fique para trás!

  1. Liberação de espaço físico e economia de materiais desnecessários (além do viés sustentável!)

O armazenamento de dados de maneira eletrônica faz com que o armazenamento físico dos dados de uma maneira geral se torne totalmente dispensável, grande benefício quando levamos em conta que o Conselho Federal de Medicina obriga a retenção de prontuários por, no mínimo, 10 anos.

Nesse sentido, há economia tanto na liberação do espaço físico que antes era ocupado com um amontoado de arquivos, quanto na necessidade de compra e utilização de papéis, impressoras, cartuchos, pastas, etc.

Seu bolso agradece e o planeta também!

Diante de tudo isso, qual o melhor software médico?

Existem funcionalidades fundamentais que devem ser observadas para que você tenha certeza da melhor performance possível na sua rotina, como a garantia na segurança dos dados e também a disponibilidade de um suporte qualificado e solícito.

Ainda assim, fatores como a integração total de recursos, o armazenamento online, a possibilidade de prescrição digital e a facilidade do uso, apesar de também serem óbvios, não são oferecidos por todas as opções disponíveis no mercado brasileiro.

O importante é pensar na sua rotina, nos processos prioritários que você deseja otimizar e nas possibilidades de funcionalidades que cada empresa possui. Quanto à isso, nos adiantamos para dizer que com a Saúde Vianet você pode contar sem medo de errar.

Conheça o software médico da Saúde Vianet

Os pilares do nosso software médico são o fato dele ser absolutamente completo e integrado, além de fácil de usar. Levamos isso muito à sério, porque temos como missão o uso da tecnologia de forma simplificada para usuários da área de saúde através do desenvolvimento de soluções inovadoras.

Queremos tornar a tecnologia acessível a um número maior de usuários, a fim de levar os seus benefícios ao maior número de pessoas que for possível. Temos compromisso com a entrega de valor aos nossos clientes, por isso investimos em um suporte que além de qualificado, é humano e disponível.

Temos tanta certeza da eficiência do nosso sistema, que oferecemos um período de teste grátis sem a solicitação de dados de pagamento. Transparência para você experimentar e só permanecer se estiver satisfeito com os resultados!

Visite o nosso site e entre em contato com o nosso time para tirar qualquer tipo de dúvida que possa vir a ter. Será um grande prazer iniciar esse relacionamento 💙

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Guia para gestão de clínicas e consultórios

Gerir uma clínica pode ser uma tarefa mais difícil do que gerir um hospital, já que grandes organizações de saúde muitas vezes contam com uma maior estrutura gerencial e com maior refinamento nas soluções de gestão para clínicas. Entretanto, um dos grandes segredos de sucesso para a área particular da saúde é saber encontrar as oportunidades em cada desafio. 

Nesse E-book nós vamos ensinar quais são os maiores desafios de gestão para clínicas e quais oportunidades podem ser encontradas em cada um deles para tornar a sua clínica uma clínica campeã. 

Atendimento ao cliente

Os tempos mudaram, a tecnologia também, e os clientes sabem disso, principalmente quando são pacientes e necessitam de uma aproximação maior. Um atendimento falho pode ser a razão de problemas no relacionamento, como faltas, cancelamentos e reclamações.

Lembre-se que encarar a sua clínica como um negócio, a ponto de pensar em estratégias eficientes de relacionamento com o paciente, é primordial para o seu sucesso. Mas, além de tudo, você também deve mostrar que cada pessoa que recebe atendimento é única, e que a sua clínica irá se preocupar com ela desde o momento de enviar lembretes de consultas até o acompanhamento completo do tratamento e do retorno. Um bom modo de atender às expectativas de seus clientes é seguindo essas 5 dicas para um bom atendimento em nosso blog. 

Monitoramento de pacientes

Se não há preocupação mínima em captar e recuperar os clientes da melhor forma possível, a sua marca não será forte, e não importa a qualidade dos profissionais, pois mesmo em ambientes de saúde, quem também encanta o público é o atendimento fora do consultório. 

Sistemas de relacionamento com o cliente são a grande tendência para a área médica, e os empreendimentos que não se preocuparem com isso correrão o risco de ficar para trás, afinal, relacionamento é tudo, principalmente quando falamos em saúde. Você pode conferir 6 dicas infalíveis para gerenciar a agenda de seus pacientes no nosso blog. 

Arquivamento de dados

Sua clínica ainda utiliza opções ultrapassadas para arquivamento de dados? Como você saberá quais clientes adquiriu ou quantas faltas e perdas teve no mês? Como você consegue identificar quem tem o potencial para ser recuperado? Como você faz para ter um histórico completo, acessível e aumentar a produtividade e a capacidade de atender mais e melhor? Dados na área de saúde são as informações mais preciosas do negócio, e qualquer falha ou forma ultrapassada de arquivamento pode resultar em atrasos, confusões e insatisfação do cliente. 

Contar com um sistema simplificado, de acesso rápido e personalização de acordo com a sua realidade deixará o controle dos dados em suas mãos, e se “informação é poder”, nem precisamos dizer o aumento de eficiência que essa mudança de postura causará, não é mesmo? Conhecer bem todos os seus pacientes, investir em soluções tecnológicas simples, mas ao mesmo tempo inovadoras, e entender que é fundamental contar com processos direcionados especialmente à rotina médica são algumas das oportunidades e soluções de gestão para clínicas para vencer os maiores desafios neste segmento, e se destacar como uma clínica de sucesso. Para avaliar de forma objetiva a performance da seu consultório, confira em nosso blog como Indicadores e relatórios podem revolucionar a gestão de sua clínica

 

Gestão do corpo clínico

A gestão do corpo clínico tem recebido cada vez mais atenção de administradores e estudiosos de organizações de Saúde. Com a alta concorrência, assim como em outros mercados, é comum ver empreendedores da área com grandes dificuldade de encontrar pontos de diferenciação em relação aos seus competidores. Muitos buscam essa diferenciação por meio de soluções mais “óbvias”, como investimentos em melhorias das instalações, em equipamentos mais modernos, ou contratação/qualificação da equipe de atendimento. Essa linha de raciocínio é comum, pois estes são os recursos com os quais os pacientes entram em contato direto. Então, se o paciente se impressiona com toda a estrutura, é natural que haja o aumento da credibilidade e a consequente fidelização.

Mas nem sempre é tão simples assim. E quando não há capital suficiente para investir? Ou ainda, e quando as instalações, equipamentos e pessoal já satisfazem muito bem as necessidades dos pacientes?

Para começar, é necessária uma mudança básica na forma de entender a própria clínica. Atualmente, ter apenas habilidades técnicas não são mais suficientes para ser bom um profissional de saúde. É preciso contar com habilidades e competências que levem à sustentabilidade e a viabilidade do consultório enquanto um negócio. Entenda como a gestão do corpo clínico pode ser um fator de diferenciação em nosso blog.

 

Alinhamento e boa comunicação

Para se dar bem no mercado da saúde, busque sempre incentivar e promover o alinhamento e a boa comunicação entre os diversos profissionais que participam do dia a dia do consultório. Embora médicos, secretários e recepcionistas contem com formações distintas, é necessário que haja uma ponte de conexão, possibilitando que todas as ações praticadas dentro de um consultório visem a produtividade, o bem-estar e também o faturamento. É preciso que haja um intercâmbio harmônico entre todas as informações que circulam entre as equipes técnica e administrativa. Assim, o dia a dia tende a ser mais produtivo e eficaz, gerando reflexos positivos no atendimento dos pacientes. No nosso blog você encontra 9 ideias para gerir equipe e encantar seus pacientes.

 

Padronização de procedimentos

Um dos principais pontos que permite que o trabalho de uma clínica flua de forma positiva é a padronização dos procedimentos. Quando um profissional tem clareza sobre como executar suas atividades e sabe da importância de suas funções, tende a ser mais produtivo e mais feliz com seu próprio trabalho. Por isso é importante que os procedimentos, desde a forma como um paciente deve ser atendido até o preenchimento de fichas contendo o histórico clínico, sejam uniformes e de conhecimento de todos os profissionais da clínica. 

Uma das formas de promover esse tipo de integração, em especial para áreas que possuem conhecimentos distintos, é a informatização. A implementação de softwares para a gestão de consultórios é extremamente positiva na medida em que permite criar uma linguagem comum entre o corpo clínico e a equipe administrativa. Desde a informatização dos prontuários e históricos clínicos, até a sistematização das agendas, há uma dinamização do trabalho, deixando-o mais objetivo. Com isso, os dados circulam de forma rápida e eficiente, facilitando o trabalho de todos. Por fim, é importante que toda estratégia adotada pela clínica em termos de procedimentos faça sentido para todos os profissionais que ali trabalham, pois cada membro precisa estar integrado com o propósito e a finalidade do negócio. Entenda por que é tão importante ter um software para sua clínica.

 

Sintetização de dados

Com a adoção de um software, o gestor pode contar com inúmeros mecanismos para facilitar seu dia a dia. Um desses mecanismos, por exemplo, é o controle automático das agendas por diversas categorias. Por profissional, por dia ou até por localidade. O mais interessante é a gama de relatórios e indicadores gerados pela alimentação diária desses sistemas. É possível contar com relatórios dinâmicos que permitem a visualização do desempenho dos profissionais em relação a tempo de atendimento e de espera na recepção, por exemplo. Qualquer anomalia nos processos estabelecidos pode ser facilmente detectada com a simples interpretação desses relatórios e, com isso, levar à medida adequada de ajuste da equipe para melhorar em determinado aspecto. Outra facilidade é contar com um sistema de organização e arquivamento de dados dos pacientes. Por esse sistema, desde informações como contatos ou endereço podem ser obtidas, até dados relevantes da consulta e pagamentos efetuados. A sistematização de dados permite que cada paciente conte com informações distintas armazenadas de forma integrada, sendo úteis tanto na hora da consulta, quanto para o envio de uma correspondência ou o acerto de uma consulta. Veja em nosso blog 8 características de um bom software de gestão de clínicas

 

Software para atendimento

Ser especializado numa determinada área ou procedimento ou mesmo um bom nome no mercado não são mais suficientes para garantir uma agenda cheia. Muitos médicos e administradores da área da saúde sabem a importância de um bom atendimento dentro de um consultório, porém poucos conhecem como funcionam as ferramentas que podem aprimorar e contribuir para a melhoria da qualidade dos seus serviços nesse quesito específico. 

Um bom software para atendimento tem sido uma das ferramentas mais buscadas para esta finalidade. Construir um atendimento de excelência é um dos pontos de diferenciação que tem chamado muita atenção entre os especialistas em gestão de clínicas e consultórios. É importante saber de que forma um bom software pode ser a solução para o dia a dia da sua clínica, contribuindo para organizar e beneficiar seu contato com o paciente, proporcionando-lhes maior bem-estar e passando uma maior sensação de segurança e credibilidade. Confira em nosso blog 5 dicas para fidelizar pacientes

 

Pontualidade e histórico clínico atualizado

Imagine que você é o paciente. Depois de uma hora de atraso, você entra em uma sala e percebe que o médico faz as mesmas perguntas que havia feito na última consulta. Esse tipo de conduta, além de gerar um enorme desconforto, é uma das principais razões pelas quais a agenda de um consultório atrasa. Por não contar com um histórico clínico bem registrado e organizado, muitos médicos acabam se perdendo na sua própria rotina e prejudicando o andamento do consultório. 

Ter as informações organizadas por meio de um histórico clínico informatizado permite que o médico otimize o tempo das suas consultas, identificando todas as informações necessárias para avaliar e tratar cada paciente, mesmo quando estiver fora do consultório. Por meio de um software de fácil manuseio, é possível não apenas organizar as informações relativas a cada paciente, como facilitar o dia a dia proporcionando um atendimento personalizado e beneficiando a confiança e o vínculo entre médico e paciente. Confira como funciona um prontuário eletrônico do paciente (PEP) na prática

 

Auto-agendamento online, consultas e retorno

Como dito no começo desse E-book, um atendimento falho pode ser a principal razão de problemas de relacionamento entre profissionais da saúde e pacientes. Para evitar esse tipo de situação, um dos recursos oferecidos pelo software é o envio automatizado de mensagens informando sobre as consultas de retorno ou mesmo sugerindo a sua necessidade. Outro benefício do software é o auto-agendamento online. Em caso de falta, o paciente recebe automaticamente um link permitindo um novo agendamento, com as mesmas características do qual não pode comparecer. O médico conta também com ferramentas que permitem a integração de cada prontuário com regras de comunicação, que possibilitam uma melhor adesão do paciente com o seu tratamento. Veja como o auto-agendamento online pode ser o melhor aliado das finanças de sua clínica

 

Integração entre os diversos profissionais da clínica. 

Além de permitir uma boa comunicação entre médico e paciente, os softwares possibilitam um alinhamento e melhor integração entre os profissionais que atuam na clínica, facilitando a comunicação interna e melhorando o relacionamento interpessoal. Com um cadastro do paciente informatizado e integrado com a agenda dos médicos, é possível ter acesso rápido e organizar o dia de forma eficiente e prática. Por ter uma interface online, o software para atendimento também permite que o paciente agende sua consulta sem perder tempo ao telefone. A comunicação junto aos planos de saúde, por meio desse sistema, também pode ser simplificada, evitando assim a perda de tempo para a verificação de condições que afetam o andamento da consulta e do consultório. Com esse tipo de ferramenta, os pacientes certamente se sentem bem recebidos e sabem que contarão com um atendimento individualizado. E, ao contrário do que pensam muitos médicos e administradores, os softwares hoje contam com condições que se adaptam mesmo a clínicas de médio e pequeno porte, possibilitando que mesmo com estruturas pequenas o atendimento seja da melhor qualidade.

 

Conclusão

Como você viu, para se destacar no mercado da saúde é preciso facilitar os processos de sua clínica e do atendimento aos pacientes, assim como aprimorar seu corpo clínico e ter um bom software de gestão de clínicas. Graças à tecnologia, gerenciar os processo do atendimento já não é mais um problema hoje, e investir em soluções modernas representa um ganho para seu consultório. Com a Saúde Vianet você tem acesso à soluções inovadoras que vão simplificar e tornar acessível o uso dessas soluções para sua clínica. Solicite agora uma demonstração e fale com um de nossos consultores para saber como você pode ter acesso ao software médico mais completo, com tudo que você precisa para tornar a sua clínica uma clínica campeã.


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Como ter uma gestão eficiente da sua clínica?

A gestão de uma clínica é uma tarefa que depende de vários processos, e essa função demanda uma grande responsabilidade da parte dos gestores. A preocupação em evitar erros, diminuir desperdícios, não oferecer riscos aos pacientes e ainda garantir que os profissionais que trabalham com você não fiquem sobrecarregados toma grande parte da agenda do gestor de uma clínica.

A dedicação à esses pontos pode garantir o aprimoramento dos processos da sua clínica. Entretanto, quando não há um bom planejamento, ou quando o gestor não conta com uma visão geral do funcionamento da clínica o trabalho de gestão se torna improdutivo.

Para te ajudar a solucionar problemas de produtividade, nós do Saúde Vianet preparamos algumas dicas de gestão eficiente da sua clínica, do agendamento até o final da experiência do seu paciente – que no melhor dos casos, significa a fidelização.

Veja a seguir as dicas de como ter uma gestão eficiente da sua clínica:

1 – Garanta a facilidade na hora do agendamento com o Auto agendamento online.

Um bom atendimento começa na facilidade do agendamento. Com o auto agendamento online do Saúde Vianet você agiliza o agendamento das suas consultas e oferece mais comodidade aos seus pacientes.

Esse recurso permite disponibilizar um link com acesso a agenda dos profissionais da sua clínica. Os agendamentos solicitados pelos pacientes ficam sujeitos à aprovação antes de ocuparem um horário na agenda, garantindo o controle total do processo.

2 – Confirme consultas com antecedência.

Pacientes faltantes podem prejudicar o andamento das consultas. Por isso, procure sempre confirmá-las com um ou dois dias de antecedência, por meio de lembretes via WhatsApp, SMS ou por ligação telefônica.

Esta ação ajuda a diminuir as faltas por esquecimento e a organizar outros pacientes que podem vir a ser atendidos para preencher a lacuna dos ausentes.

3 – Unifique compromissos entre os profissionais da sua clínica.

Um grande erro que pode ocorrer em clínicas médicas é cada profissional cuidar da sua própria agenda, sem ter noção do andamento dos compromissos de seus colegas. Essa atitude pode fazer com que haja uma perda de controle, sobrecarga de profissionais e subutilização de outros, gerando a perda de controle e dificuldades em gerenciar a agenda de pacientes.

Para evitar esta situação, é preciso que todas as agendas sejam unificadas, possibilitando um melhor controle e distribuição das consultas.

4 – Diminua os riscos para seus pacientes.

Quando se fala em gestão eficiente da sua clínica, a prioridade sempre deve ser o paciente. A gestão da informação dos dados dos seus pacientes é importante para garantir tanto sua privacidade quanto a adequação dos procedimentos de seu tratamento.

Nesse caso, o prontuário do paciente auxilia na melhoria das recomendações de infecção hospitalar, corrigindo eventuais problemas e indicando a terapia mais adequada para seu tratamento.

5 – Diminua os custos do seu consultório médico.

A organização de custos é importante para o aumento do faturamento da sua clínica, e o prontuário do paciente possibilita desde a redução do desperdício de medicamentos que seriam prescritos de forma redundante, até a diminuição do uso de materiais de escritório, como papel, impressão e pastas.

Dessa forma, a implementação do prontuário do paciente no seu consultório médico reduz significativamente os custos da sua clínica por atendimento, aumentando seu lucro.

6 – Evite glosas e problemas de cobrança.

Glosas são recusas no pagamento das cobranças de consultas efetuadas por convênios de saúde. A maior parte das glosas acontece por erros comuns na fase pré-analítica, no agendamento e atendimento ao paciente.

Com o prontuário do paciente, as informações sobre os procedimentos cobertos (ou não) por um determinado plano de saúde são vistas de forma automática e em tempo real. A solicitação para exames, por exemplo, não fica parada na área de autorização e é possível saber todas as regras de coberturas dos convênios/planos e, assim, identificar qualquer possível desvio.

7 – Tenha um bom CRM para sua clínica.

A importância do CRM para clínicas é enorme, visto que todos os processos de um empreendimento da área da saúde são voltados para a satisfação e o bem estar dos pacientes.

Garantir que o seu paciente esteja satisfeito com sua clínica durante o tempo do atendimento é o mínimo com que uma clínica deve se preocupar, mas se assegurar de que a experiência do paciente seja boa mesmo após o atendimento é a garantia de que aquela consulta resulte em um retorno, ou no melhor dos casos na indicação de outros pacientes.

8 – Saiba como emitir nota fiscal eletrônica na sua clínica.

Com o módulo financeiro do Saúde Vianet você pode gerar boletos para os seus pacientes a baixo custo e acompanhar seus respectivos status de pagamento dentro da própria plataforma.

O Super Boleto Saúde Vianet aplica um valor fixo por boleto, cobrado apenas quando o pagamento é realizado pelo seu paciente. Basta configurar o sistema para gerar seus boletos de maneira fácil e prática, minimizando a necessidade de diversos sistemas para gerenciar suas informações financeiras.

9 – Acompanhe os relatórios financeiros da sua clínica.

Boa parte dos profissionais de todas as áreas tem como principal fator de sucesso o retorno financeiro. Certamente o lucro é algo positivo no cenário de toda empresa, porém não é só ele que deve ser medido.

Por meio de um software é simples gerenciar despesas e receitas da sua clínica, dando uma visão clara sobre onde a maior parte dos recursos é consumida e o que pode ser reavaliado dentro de um cenário de economia, por exemplo.

10 – Conte com um sistema de gestão de atendimento.

Não adianta ter todas essas funcionalidades que citamos acima se você não tem uma boa gestão de atendimento ao cliente.

Sabemos que muitas vezes o médico também é o responsável por atender, agendar e confirmar as consultas dos seus pacientes, ou então, possui uma secretária fixa para essa função, o que muitas vezes gera um alto custo e o atendimento nem sempre fica personalizado para atender seus pacientes.

E vale lembrar, que mesmo que você seja um ótimo profissional, se o seu cliente não for bem recepcionado no seu primeiro contato, ele pode desistir da consulta antes mesmo de te conhecer. Com isso, o impacto financeiro em sua clínica pode ser grande.

Por isso, prezar sempre por um bom atendimento, desde a marcação se uma consulta, é fundamental para o sucesso e diferencial da sua clínica.

E para quem deseja reduzir custos e ainda ter um atendimento personalizado e realizado por especialista, pode contar com o serviço de secretária virtual.

Alguns clientes do Saúde Vianet estão tendo sucesso nas marcações e acompanhamento de suas consultas graças aos serviços da JobHome.

A JobHome traz para o mercado de Call Center o melhor conceito de Home Office, com profissionais qualificados que aliados a tecnologia, produzem muito mais e muito mais motivados. Aumentando assim, a qualidade do seu atendimento e a satisfação de seus clientes!

 

Serviço de secretária virtual da Job home


prontuario-do-paciente

Prontuário do paciente pode ajudar na gestão do seu consultório médico.

O Prontuário do paciente é uma ferramenta bastante utilizada nos consultórios médicos. Sua função, como o próprio nome já diz, é guardar informações que devem estar à mão, prontas a qualquer momento. A ideia do prontuário médico é salvar o histórico médico do paciente em ordem cronológica, refletindo exatamente o curso do tratamento e indicando as possíveis causas da doença.

A resolução CFM 1638/ 2002 define o prontuário do paciente como “documento único constituído de um conjunto de informações, sinais e imagens registradas, geradas a partir de fatos, acontecimentos e situações sobre a saúde do paciente e a assistência a ele prestada, de caráter legal, sigiloso e científico, que possibilita a comunicação entre membros da equipe multiprofissional e a continuidade da assistência prestada ao indivíduo“.

Veja como o prontuário eletrônico auxilia na segurança dos dados da sua clínica.

Mas além de constituir um verdadeiro dossiê, que tanto serve para a análise da evolução da doença, como para fins estatísticos, o prontuário do paciente pode trazer algumas vantagens para a gestão do seu consultório médico.

Diminuição de riscos para seus pacientes.

O prontuário do paciente auxilia na melhoria das recomendações de infecção hospitalar, corrigindo eventuais problemas e indicando a terapia mais adequada para o processo de infecção. Quando o prontuário médico é bem implementado, as informações são disponibilizadas automaticamente na tela do seu software de gestão, indicando pacientes suspeitos de infecção. Assim, o especialista pode interagir com o sistema, fazendo uma auditoria da prescrição e sugerindo ao médico assistente os medicamentos
mais adequados.

Diminuição de custos no seu consultório médico.

A organização de custos é importante para o aumento do faturamento da sua clínica, e o prontuário do paciente possibilita desde a redução do desperdício de medicamentos que seriam prescritos de forma redundante, até a diminuição do uso de materiais de escritório, como papel, impressão e pastas. Dessa forma, a implementação do prontuário do paciente no seu consultório médico reduz significativamente os custos da sua clínica por atendimento, aumentando seu lucro.

Veja como o prontuário do paciente pode ser usado como ferramenta competitiva.

Mais produtividade e trabalho conjunto com o prontuário do paciente.

Como o objetivo final do uso do prontuário eletrônico é a centralização das informações, os profissionais do seu consultório médico perdem menos tempo na busca de informações do paciente. Com o histórico de atendimento e todas as fichas clínicas reunidas em um só lugar, o atendimento passa a ser mais produtivo e a equipe tem mais facilidade em partilhar informações sobre os pacientes.

Redução de glosas.

Glosas são recusas no pagamento das cobranças de consultas efetuadas por convênios de saúde. A maior parte das glosas acontece por erros comuns na fase pré-analítica, no agendamento e atendimento ao paciente. Com o prontuário do paciente, as informações sobre os procedimentos cobertos (ou não) por um determinado plano de saúde são vistas de forma automática e em tempo real. A solicitação para exames, por exemplo, não fica parada na área de autorização e é possível saber todas as regras de coberturas dos convênios/planos e, assim, identificar qualquer possível desvio.

Veja o infográfico sobre faturamentos de convênios e entenda a importância do TISS para sua clínica.

 


 

 

Fonte: PRONTUÁRIO DO PACIENTE “tempo de guarda” Vanderlei Soares Moya


crm para clínica

CRM para clínica: quais são as vantagens?

Você sabe quais são as vantagens de um CRM para clínica? O marketing médico é um dos serviços que mais tem se destacado entre as agências de marketing digital nos últimos anos, e isso se deve à ampla competitividade que as clínicas particulares vem enfrentando junto aos seus concorrentes. A saúde particular passou a ter uma procura maior no Brasil desde que os serviços públicos de atendimento à saúde se tornaram mais escassos, ao mesmo tempo que os negócios das clínicas populares começaram a conquistar mais pacientes por serem alternativas acessíveis.

Para se garantir no mercado da saúde particular, a sua clínica deve ter o melhor atendimento entre os seus concorrentes. Na hora da escolha do paciente para agendar uma consulta, o que difere uma clínica da outra é a qualidade do atendimento ao cliente. Para ajudar a sua clínica nesse aspecto, o objetivo principal de um CRM para clínicas é atender melhor o paciente de forma que ele fique satisfeito com o serviço e retorne à sua clínica para outras consultas – e ainda indique os serviços dos seus profissionais aos seus conhecidos, muito bom para fidelizar o alto volume de pacientes que vêm via planos odontológicos e médicos de uma maneira geral.

Veja 5 dicas infalíveis para gerir sua clínica com foco nos seus pacientes.

Quais são as vantagens de ter um CRM na sua clínica?

As principais vantagens de um CRM para clínicas são:

  • A segmentação de pacientes por necessidades e especialidade.
  • A possibilidade de registrar o histórico de contatos com o paciente.
  • Fidelizar pacientes para que retornem à sua clínica.
  • Aumentar o faturamento da clínica, com o aumento dos atendimentos.
  • Automatização de processos e comunicação entre o médico e o paciente.

Se você ainda não conta com um CRM para clínica ao organizar os contatos dos seus pacientes, pode ser que você esteja perdendo a oportunidade de se relacionar melhor com os seus clientes, e isso significa que a sua clínica poderia estar faturando muito mais do que realmente está. Um CRM, que é a sigla em inglês para Gestão de Relacionamento com o Cliente é uma ferramenta muito usada por empresários que sabem da importância do contato com o cliente na hora de fechar um negócio.

Saiba como fidelizar seus pacientes com marketing de relacionamento.

Qual é a importância de um CRM para clínica?

A importância do CRM para clínicas é enorme, visto que todos os processos de um empreendimento da área da saúde são voltados para a satisfação e o bem estar dos pacientes. Garantir que o seu paciente esteja satisfeito com sua clínica durante o tempo do atendimento é o mínimo com que uma clínica deve se preocupar, mas se assegurar de que a experiência do paciente seja boa mesmo após o atendimento é a garantia de que aquela consulta resulte em um retorno, ou no melhor dos casos na indicação de outros pacientes.

Se você pudesse, por exemplo, atualizar os seus pacientes de uma determinada especialidade sobre as novidades da sua clínica a respeito dos tratamentos que oferece, ou se ainda mantivesse uma rotina de troca de mensagens com seu pacientes para avisá-los sobre a necessidade de um retorno, quantas consultas a mais sua clínica conseguiria no final do mês?

Entenda o que os médicos buscam em um software de gestão para clínicas.

Como ter uma CRM na sua clínica?

Quer saber o que é preciso para ter uma CRM para clínica? Cadastre-se para testar o Saúde Vianet e confira como nosso App de Marketing pode ajudar você a atingir resultados surpreendentes com seus pacientes.

Fonte: http://www.anpad.org.br/enanpad/2006/dwn/enanpad2006-adia-0782.pdf


Prontuário eletrônico: Como o PEP auxilia na segurança dos dados da sua clínica.

Com a crescente inserção tecnológica atrelada à saúde, os dados do paciente se tornam, além uma propriedade do próprio paciente, algo a ser assegurado pela clínica que os possui. Além disso, a estrutura necessária para tal, deve ser a cargo da clínica, que tem a responsabilidade de preservar as informações do paciente.

Os processos que antes eram em sua maioria manuais, tendem a ser automatizados. Para que a clínica possa dar a garantia de que esses processos mantenham a integridade do paciente, o PEP, Prontuário Eletrônico do Paciente é uma excelente solução.

Veja 4 dicas de como PEP pode auxiliar a segurança dos dados do seu paciente.

1 – Segurança das Informações.

As informações armazenadas em papel estão se tornando cada vez mais obsoletas. Portanto, o simples ato de utilizar o Prontuário Eletrônico já um passo para assegurar os dados dos pacientes. Ter o histórico clínico dos pacientes armazenados nos backups digitais possibilita a preservação e a integridade dos dados. Caso algo aconteça com os dados físicos, as informações necessárias para o tratamento dos pacientes não será perdida.

2 – Segurança do Paciente.

O PEP é uma ferramenta que trabalha atrelada a inteligência clínica. Assim, ele auxilia na personalização do atendimento ao paciente. Ou seja, ele assegura que os processos e tratamentos a serem executados, garantindo a integridade física do paciente. Tendo os dados integrados em um Prontuário Eletrônico, o processo da consulta médica é otimizado. O médico tem ao alcance de poucos toques, todas as informações necessárias para avançar com os procedimentos e diagnósticos.

3 – Confidencialidade.

Assim como a segurança dos dados, os mesmos são confidenciais, apenas os usuários e os médicos terão acesso ao prontuário do paciente. O PEP possibilita o resguardo das informações divulgadas pelo paciente ao médico.

4 – Manter registros por tempo indeterminado.

O PEP permite que os dados e informações dos pacientes sejam mantidos por um tempo indeterminado. Diferente dos prontuários usuais em papel. Que seja por desgaste ou até mesmo espaço para armazenamento acabam por ter a sua vida útil encurtada. Ao contrário dos registros eletrônicos, que podem ser mantidos por um período indefinido.

Além das 4 características citadas acima, o Prontuário Médico Saúde Vianet permite acessar todos os dados dos seus pacientes de qualquer lugar. Além da agilidade e armazenamento não apenas de dados cadastrais, mas também arquivos de texto, exames e fotos.

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O que é o TISS - e por que ele é indispensável para sua clínica?

Se você trabalha com saúde particular no Brasil, certamente já se questionou sobre o que é o TISS. Independente do significado da sigla, sabemos que o TISS está relacionado aos planos de saúde, e por isso o termo tem ficado cada vez mais popular.

Por causa da insatisfação de boa parte dos usuários do SUS no Brasil, as operadoras de serviços médico-assistenciais tem ganhado mercado, e a inovação do modelo de negócio das clínicas populares tem possibilitado maior acessibilidade à saúde particular. 

Veja no infográfico a seguir o que é o TISS – e por que ele é indispensável para a sua clínica:

o que é o TISS - e por que ele é indispensável para a sua clínica.
o que é o TISS – e por que ele é indispensável para a sua clínica.

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