O envio de SMS online para os pacientes é uma ferramenta de comunicação que vem sendo cada vez mais utilizada por gestores de clínicas. Isto ocorre, principalmente, por influência dos diversos estudos sobre a estratégia de SMS Marketing, que mostram que 98% dos destinatários leem os SMS que recebem, sendo 90% deles lidos dentro de até 3 minutosAlém disso, os resultados consistentes espalham a boa fama da estratégia.

Pois é…uma primeira impressão diante desses dados é de que parece um contrassenso da tendência tecnológica, fortemente marcada pela popularização dos aplicativos de mensagens na era dos smartphones e outros dispositivos móveis.

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Mas, desde que se estabeleceu no mercado, com a popularização dos aparelhos de telefone celular, o envio de SMS em massa nunca perdeu a sua majestade. E agora, com a conscientização de que é preciso investir na comunicação com os pacientes para mantê-los sempre por perto, tem sido uma aposta frequente entre os gestores de clínicas e vem gerando resultados cada vez mais consistentes.

Mas, analisando não apenas a tecnologia em si, mas todo o contexto em que ela está imersa, percebemos que o ótimo desempenho das campanhas de SMS Marketing faz bastante sentido.

Uma grande vantagem desta estratégia, por exemplo, é que ao enviar SMS online, a sua comunicação atinge qualquer modelo de telefone celular. Isto porque a tecnologia de SMS está disponível em TODOS os aparelhos, mesmo os modelos mais antigos, que sequer rodam aplicativos.

Não há necessidade de fazer download de aplicativos específicos para receber as mensagens da sua clínica ou de ter intimidade com o uso de um smartphone.

Esté é um tópico relevante quando se trata de públicos com pessoas de gerações anteriores ao boom deste tipo de dispositivos móveis com touchscreen e ainda preferem os modelos mais simples aos smartphones.

Por isso, a estratégia de SMS Marketing é perfeita para:

  • Marketing de prospecção segmentada por cidades, bairros e outros critérios que você escolher
  • Marketing de fidelização segmentada por especialidades, planos de saúde, procedimento realizado, bairros e outros critérios disponíveis no sistema
  • Promover eventos patrocinados ou promovidos pela sua clínca
  • Informar sobre campanhas de vacinação, prevenção de câncer de mama, câncer de pele, etc. 
  • Enviar avisos institucionais da sua Clínica
  • Comunicação transacional sobre pendências financeiras dos pacientes
  • Comunicação relacional sobre os tratamentos em andamento
  • Agendar lembretes automáticos de vencimentos mensais de boletos e carnês
  • Enviar links sobre novos conteúdos como artigos e vídeos publicados em seu site, blog ou redes sociais.
  • E além de tudo isso enviar ofertas, cupons de desconto e promoções

E você só precisa de alguns minutos. Para ser mais preciso, menos de 10. Nesse tempo você consegue executar todas as etapas necessárias para criar uma campanha completa: você cria a sua mensagem, insere um link redirecionando para a página que quiser (se necessário), seleciona o grupo de destinatários e dispara sua campanha de SMS online para dezenas, centenas ou milhares de contatos, a depender do seu objetivo.

Lista de contatos bem segmentada

O seu cadastro é a sua ferramenta mais poderosa. É com ela que você vai segmentar, ou seja, agrupar os pacientes com características em comum que os tornam mais propensos a receber e interagir de maneira positiva com uma determinada mensagem.

Você pode criar segmentos para alcance específico de determinados bairros, regiões, especialidades, planos de saúde, faixas etárias ou outros grupos do seu interesse. As possibilidades são infinitas.

Por isso, é MUITO IMPORTANTE que a sua equipe de recepção mantenha os cadastros dos pacientes o mais completos possível. 

Com o seu público-alvo bem definido, escolha o momento certo para mandar seus lembretes, avisos, ofertas e cupons de desconto, etc.

Painel inteligente

Você precisa ter uma ferramenta que te permita mensurar os resultados das suas campanhas. Após enviar uma campanha de SMS Marketing você precisa ter um painel com informações rápidas e relevantes, para que você possa, sem perder muito tempo, tirar as conclusões mais precisas a partir do que aconteceu em cada campanha.

Um bom painel precisa te mostrar:

  • As confirmações de entrega, para uma avaliação da qualidade da sua lista de telefones cadastrados
  • As confirmações de abertura dos SMS para um gerenciamento em tempo real de como está sendo e da interação dos seus pacientes com a suas mensagens;

Além disso, principalmente para ações que tenham como objetivo direto estimular os pacientes a agendarem novos atendimentos,  é importante que o seu aplicativo de marketing gere relatórios completos e inteligentes que te permitam:

  • Aferir os novos agendamentos gerados por conta da campanha, para medir a eficácia real dela;
  • Mensurar as receitas geradas com a nova campanha

Com isso, você terá um bom aparato gerencial para tomar as melhores decisões sobre as quais ajustes podem ser feitos nos aspectos das campanhas para torná-las cada vez mais efetivas.

Envio de SMS online a um clique

Já no nível operacional, o seu aplicativo de marketing precisa permitir que você:

  • Crie e arquive modelos para usos em diversos disparos, para públicos e ocasiões diferentes.
  • Utilize a tecnologia de SMS curto para solicitar e receber respostas de seus pacientes quando necessário.

Gostaria de testar, qual o jeito mais fácil?

Você pode ter auxílio de um especialista em comunicação com pacientes, que poderá criar alguns modelos de SMS e deixá-los disponíveis no Aplicativo de Marketing do Saúde Vianet, de acordo com a sua especialidade. Além de auxiliar na criação das mensagens, você já pode deixar agendado o envio de algumas campanhas de SMS online por semana, conforme disponibilidade de créditos na sua conta.

Para saber mais, é só chamar no chat ao lado ou deixe um comentário aí embaixo.

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