O mercado de saúde brasileiro é visto como um dos mais promissores e acirrados do mundo. Dados da Federação dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde, Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas e Demais Estabelecimentos do Serviços de Saúde do Estado de São Paulo (FEHOESP) apontam um crescimento de 5,1% do setor em dezembro de 2017, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Por conta disso, é fundamental que quem pretende empreender no setor invista em estratégias de divulgação para o seu estabelecimento, como o inbound marketing.

Quer aprender mais sobre essa técnica e as vantagens que ela proporciona aos negócios do setor de saúde? Então continue lendo e confira alguns desses benefícios:

1 – Maior possibilidade de segmentação

Boa parte dos profissionais da área da saúde trabalham com especialidades e subespecialidades. Um bom exemplo disso é a medicina, que é formada por campos como:

  • Cardiologia;
  • Ginecologia e obstetrícia;
  • Oftalmologia;
  • Ortopedia.

Por conta disso, de nada adianta o paciente se consultar com um especialista, sendo que o seu problema deveria ser tratado por outro.

Para evitar que isso aconteça, recomenda-se investir no marketing digital. Como ele permite um alto grau de segmentação, o profissional receberá apenas pacientes que realmente poderá tratar. É algo muito mais eficiente do que simplesmente colocar um porta folder acrílico na recepção do consultório detalhando a especialidade dos profissionais que ali atendem.

Da mesma maneira, caso o profissional tenha alguma subespecialidade, ele poderá atrair apenas quem está interessado naquele nicho. Assim, mesmo que o mercado em potencial seja menor, a taxa de conversão será maior.

Por exemplo: caso um nutricionista seja especializado em orientar pacientes que passaram por cirurgia de redução de estômago, não faz sentido que ele seja procurado pela família de um indivíduo que tenha uma alimentação enteral por conta de outro problema de saúde.

2 – Consolidação como referência no ramo

Assim como em qualquer outro estabelecimento, consultórios de médicos, nutricionistas, psicólogos e quaisquer outros especialistas da área da saúde devem ter uma aparência profissional.

Na prática, isso significa que costuma-se adotar medidas, como a contratação de uma empresa de manutenção predial, de modo a manter o espaço em bom estado. Por mais superficial que isso pareça, tal prática ajuda o estabelecimento a se consolidar no mercado.

Além disso, o uso do inbound marketing também pode ser útil. O motivo por trás disso é o fato de que ele é baseado na publicação de conteúdo, tanto em redes sociais quanto em blogs.

Por conta disso, trata-se de uma excelente oportunidade para se consolidar como especialista no seu ramo. Um nutricionista com um blog repleto de dicas de nutrição com embasamento científico, por exemplo, tende a ser visto com muito mais credibilidade do que aquele que não adota tal prática.

3 – Respeito ao Código de Ética Médica

Existem muitas técnicas que os profissionais da medicina podem usar para divulgar seu trabalho, desde o uso da letra caixa na fachada do consultório até anúncios em rádio e televisão. O problema é que, em alguns casos, a estratégia usada pode ferir o Código de Ética Médica: é vedado, por exemplo, prometer a cura, assim como divulgar técnicas que não sejam aprovadas pelos órgãos competentes.

Já no caso do inbound marketing, as chances de que as regras sejam infringidas são muito menores. Por exemplo: o código afirma que nada impede que o profissional use a mídia para informar a população a respeito de determinado problema de saúde. Como um blog corporativo faz exatamente esse trabalho, a divulgação não se torna antiética.

4 – Acompanhamento da jornada do paciente

Além da produção de conteúdo, há outro item tido como fundamental em qualquer estratégia de inbound marketing: a automação. Na prática, isso significa que os profissionais da área usam softwares para automatizar tarefas, como o envio de e-mails e a gestão da base de dados. Isso vale para todos os segmentos, desde um consultório médico até uma empresa que vende piso tátil PVC.

Além disso, tais plataformas também permitem que o responsável faça um acompanhamento em tempo real da trajetória do paciente, ou seja, dos posts de blog que ele leu e das páginas que visitou. Consequentemente, caso o paciente entre em contato para marcar uma consulta, a abordagem poderá ser muito mais eficiente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.