Imposto de Renda para clínicas é sempre um assunto bastante comentado na área de saúde no período do ano em que a Receita Federal designa para que sejam feitas as declarações. Este ano, começou em 02 de Março e vai até 28 de Abril.

Muito da tensão sobre o assunto se dá por conta da aura um tanto nebulosa em torno das regras tributárias para cada tipo de negócio. Além disso, os profissionais da contabilidade costumam tratar do tema numa linguagem técnica, tornando a discussão mais hermética e distante para quem não é da área.

Com isso, quem faz questão de estar em dias com as suas obrigações, está sempre buscando se informar, para evitar qualquer tipo de dor de cabeça.

Por isso, preparamos alguns links que podem te ajudar a entender melhor os tópicos mais importantes sobre o assunto. São links com informações que esclarecem tanto as dúvidas mais básicas e de uma maneira geral (inclusive para pessoa física), quanto em níveis mais aprofundados e específicos da área de saúde:

  • 27 dicas para entender a declaração

    Nunca declarou IR antes? Já declarou, mas precisa de um “bê-á-bá” para entender os conceitos mais básicos sobre o assunto? O link acima é perfeito para isso

  • Documentos necessários para a declaração do Imposto de Renda

    Como o prazo está chegando, é recomendável que os contribuintes se preparem com antecedência já procurando e separando os documentos necessários. Lembre-se, quanto antes fizer sua declaração, mais cedo receberá sua restituição neste ano. É importante lembrar que os documentos relacionados abaixo são aplicáveis ao titular da declaração e dependentes, caso haja.

  • 10 erros mais comuns ao preencher a declaração

    É importante estar atento para que a declaração seja feita da maneira mais completa e coerente possível. Então, cuidado para não esquecer informações importantes e gerando complicações desnecessárias.

  • Veja o que fazer para pagar menos imposto ou aumentar restituição

    Olho-vivo para não realizar pagamentos de valores que podem ser abatidos por força legal, dentro das regras da própria Receita.

  • Tributações incidentes sobre a atividade médica

    Ainda estamos atravessando uma crise econômica. E sabemos que, para superá-la, além de inovar para aumentar as receitas, é preciso cortar custos, mas, sempre com responsabilidade. Conheça as peculiaridades da área médica que permitem cortes tributários seguros para o seu negócio.

  • Imposto de Renda para clínicas: redução de Impostos para Clínicas Médicas

    Conheça aqui os detalhes jurídicos sobre definição de “serviços hospitalares” segundo o STJ e a redução da alíquota do IRPJ e da CSLL para clínicas equiparadas que culmina na redução de impostos para clínicas médicas.

  • Restituição do imposto de renda

    Veja como funcionam as restituições: como e quando é feito o pagamento, se o valor é atualizado e quais as ações a serem tomadas se você precisar alterar os dados para recebimento.

  • IR 2017: Baixe o programa para fazer sua declaração

    Para fazer a declaração do Imposto de Renda 2017 (ano-base 2016), é preciso obter os programas de preenchimento e envio da Receita Federal. Fique atento, pois é obrigatório o uso do programa na versão 2017.

Para garantir que tudo saia corretamente na declaração da sua clínica, é importante que o seu software de gestão para clínicas esteja preparado para emitir alguns documentos importantes, como por exemplo, os que identificam os pacientes que realizaram pagamentos à sua clínica.

As informações dos pagamentos recebidos por pessoas jurídicas prestadoras de serviços de saúde e operadoras de planos privados de assistência à saúde deverão ser encaminhadas à fiscalização por meio da Declaração de Serviços Médicos (DEMED).

O Saúde Vianet, por exemplo, fornece este relatório essencial para a declaração do IR, que informa o valor detalhado que cada paciente pagou no ano-base a ser declarado. Com isso, em alguns cliques você reúne os dados necessários para a sua declaração de maneira precisa, segura e confiável.

Esses links ajudaram? Se gostaria de saber mais sobre algum assunto específico, fala com a gente, para compartilharmos conteúdos cada vez mais úteis!

Infográfico Grátis datas comemorativas Saúde Vianet


POSTS RELACIONADOS