Quando criamos o Saúde Vianet, reduzir o número de faltas era um dos grandes desafios, dentro do contexto de, por meio da tecnologia, ajudarmos aos profissionais de saúde a melhorar o relacionamento com seus pacientes. Isso foi em 2013, e hoje podemos dizer que fomos bem sucedidos com análise de cases em que a combinação Tecnologia + Processos resultou numa taxa de ocupação máxima da clínica.

Diante da constante necessidade de adaptação dos compromissos, pacientes faltam às consultas e as clínicas enfrentam grandes dificuldades para monitorar e gerenciar essas faltas. Mas o que muitos profissionais não sabem é que existem ferramentas e táticas bastante eficientes para lidar com esses imprevistos e ainda permitir um gerenciamento de alta qualidade para reduzir as faltas no consultório e aumentar o faturamento da clínica.

Os pacientes têm seus motivos para faltar ou desmarcar uma consulta e devem ser respeitados. Mas contar com uma ferramenta estratégica de apoio evita que uma consulta desmarcada nunca mais seja remarcada. Gerencie as faltas e remarcações de consultas com essas dicas incríveis para melhorar o índice de presença da sua clínica.

1. Automatize sua secretária

Utilizando a ferramenta certa, você pode automatizar os serviços de uma secretária e ainda configurar o envio e recebimento de todas as mensagens, realizações de chamadas e determinar comandos que possibilitem respostas inteligentes para cada solicitação do paciente. Uma plataforma adequada, como o CRM da Saúde Vianet irá garantir que esses serviços sejam executados em dias e horários predeterminados com opções de agendamentos, lembretes, avisos de mudança na agenda e remarcações de consultas.

2. Tenha o apoio de uma boa ferramenta de software

Infográfico Grátis datas comemorativas Saúde Vianet

De forma totalmente automática, o software atuará como um controlador de agendas. Lembrará pacientes da consulta, antecipadamente, dará a eles a opção de avisar possíveis imprevistos que os impeçam de vir e também remarcar a consulta. Tudo isso com apenas uma tecla pressionada. É a tecnologia trabalhando a favor da redução de faltas no consultório e permitindo aumentar a receita da clínica.

3. Utilize as ferramentas de lembretes inteligentes

Lembrar o paciente sobre uma consulta marcada, no dia anterior, ajuda a reduzir, consideravelmente, o índice de faltas nas consultas. Então, aproveite essa informação para configurar a sua secretária digital com o intuito de se beneficiar dessa vantagem. Conseguindo confirmações no dia anterior, a clínica poderá otimizar o tempo e talvez encaixar pacientes no horário de outro que não confirmar a presença.

Envie um SMS e um e-mail de confirmação sempre que o paciente agendar uma consulta. É importante que a mensagem contenha informações de contato com a clínica como números de telefones e e-mail para ele ter a opção de entrar em contato se quiser comunicar uma possível falta ou remarcação de consulta.

Avise o paciente no dia anterior à consulta enviando novamente um SMS e um e-mail, mas, dessa vez, solicitando uma confirmação. Caso o paciente não tenha crédito no celular ou acesso a internet para responder, ele receberá uma ligação automática, após um período considerado limite para a resposta, com a opção de confirmar ou cancelar a consulta apenas pressionando a tecla correspondente no seu aparelho de telefone.

Mesmo se o paciente não responder com todas essas tentativas, a plataforma enviará um e-mail e um SMS informando sobre a falta e, de forma cordial, dará a opção de remarcação da consulta em outra data e horário. Ele receberá um link para acessar a agenda da clínica pela internet e localizar a melhor data e horário para reagendar a consulta.

Utilizando essas técnicas, você irá contribuir para reduzir faltas no consultório e ainda torná-lo um investimento atrativo.

Gostou das dicas? Deixe o seu comentário e compartilhe a sua experiência com a gente! Aproveite e Conheça todas as facilidades que o Saúde Vianet, o nosso software para clínicas oferece!

Infográfico Grátis datas comemorativas Saúde Vianet


POSTS RELACIONADOS

[/vc_column_text]

[/vc_column][/vc_row]