Controlar finanças da clínica e manter tudo na ponta do lápis é imprescindível para garantir a sobrevivência nos cinco primeiros anos de atividade. Realizar previsões das suas finanças em curto e longo prazo   contribui bastante para um bom planejamento financeiro. E isso não é uma tarefa assim tão elementar, principalmente por exigir uma demanda de tempo e de pessoal qualificado especificamente para a função.

E no setor da saúde não é diferente: clínicas mantêm uma rotina diária de atendimento, marcações de exames e consultas, fluxo intenso de pacientes e muitas vezes esquecem de encontrar uma brecha nos horários apertados para as ações administrativas e de gestão.

Mantenha tudo registrado

Este item é necessário e imprescindível no processo de controle e gestão das finanças. Todas as transações devem ser rigorosamente registradas. Os serviços oferecidos em clínicas são instáveis, principalmente por não saber ao certo quantos atendimentos diários serão realizados, desistências que ocorrem no decorrer do dia, esquecimento do paciente ou por imprevistos. Por isso é indispensável registrar todos os gastos, mesmo que pareçam irrelevantes, e receitas do dia a dia.

Não importa se você comprou um lápis ou um grande estoque de materiais médicos. São pequenas despesas que, somadas, fazem toda a diferença no orçamento e fechamento de caixa no final.

Fluxo de caixa, seu grande aliado para controlar finanças da clínica

A fórmula do sucesso é simples: a receita deve superar as despesas. Porém, muitos empreendedores acabam não utilizando importantes ferramentas na hora de administrar suas finanças e acabam tendo enormes dores de cabeça.

Clínicas trabalham com uma infinidade de tipos de atendimentos, sejam com pacientes particulares ou conveniados, ou até mesmo outros profissionais das mais variadas especialidades que integram um mesmo consultório. Cada atividade diferente em um mesmo local de trabalho gera características singulares quanto a fornecedores, preços, custos e tipos de clientela a serem praticados.

Utilizar o fluxo de caixa é a melhor maneira de gerir as finanças e ter conhecimento de todas as saídas e entradas de valor no caixa. É sem dúvida a ferramenta mais importante para avaliar a rentabilidade financeira da clínica ou ainda, descobrir algum tipo de prejuízo que está sendo mascarado pelo lucro em outro tipo de serviço.

O processo de registro pode ser realizado em planilhas, ou em softwares online já disponibilizados no mercado. O importante é que seja realizado, e ao lançar mão desta estratégia, a clínica poderá visualizar o diagnóstico global da situação financeira do negócio, além de poder planejar em um período de longo prazo as despesas e receitas que entram.

Serviços de contabilidade empresarial

Esse é um grande erro que muitos profissionais (ainda que donos de clínicas, e ainda assim, empreendedores) cometem: querer abraçar o mundo. A rotina do dia a dia muitas vezes não permite que os maiores interessados estejam exclusivamente à frente da contabilidade do negócio. A melhor escolha é procurar um serviço especializado na área de contabilidade empresarial que atue no ramo de serviços ligados a saúde.

Não significa que você deixará de tomar as rédeas do gerenciamento das finanças do seu negócio, mas estará livre para desempenhar as questões restritas às tarefas profissionais cotidianas, deixando que profissionais desempenhem, com a devida experiência nas particularidades do seu negócio, o planejamento e a gestão fiscal da clínica.

Planejamento com fundo de reservas

O planejamento é imprescindível, e neste caso, a melhor forma de se precaver de situações inesperadas é possuir um fundo de reservas. É preciso estar atento a eventuais casos possam ocorrer e saber que a melhor forma de evitar a retirada de quantias de forma inesperada do caixa é ter um fundo de reserva, seja para pagamento de indenizações, férias de funcionários, reformas de urgência, demissões e 13º.

E você, como faz para controlar finanças da clínica? Conte pra gente sua experiência pelos comentários.

Aproveite e conheça o Controle Financeiro do Saúde Vianet, veja como o controle das suas finanças pode ser mais fácil do que você imagina!


POSTS RELACIONADOS