Autoatendimento na saúde vale a pena?

Mesmo com avanços da robótica e inteligência artificial em várias áreas da vida, o contato humano ainda é primordial na prestação de serviços em saúde, mesmo que mediado por máquinas, como na telemedicina. Diante disso, pensar em usos do autoatendimento em empreendimentos do setor pode parecer contraditório, mas na verdade essas ferramentas podem representar vantagens em termos de custos e de satisfação dos clientes. 

Levantamento realizado em 2019 pela Chroma Marketing Solutions no Distrito Federal e em seis capitais brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Manaus e Porto Alegre) apontou que 60,4% dos brasileiros optarão pelo autoatendimento para realização de compras nos três anos seguintes, sinalizando que os clientes preferem concentrar-se na experiência de compra, sem perder tempo com interações paralelas com representantes das vendas ou serviços. 

Como essa percepção pode ser aplicada aos empreendimentos em saúde? Utilizando a mesma lógica, o paciente quer o melhor serviço, o que inclui a atividade fim (consultas, exames e procedimentos), mas também redução de tempo e comodidades em ações paralelas, como para realizar agendamentos. O software de gestão de clínicas e  consultório que possua a ferramenta de Agenda Online permite ao paciente o acesso, por meio de smartphone, tablet ou computador pessoal, às datas disponíveis na agenda do profissional de saúde, sem precisar aguardar longos minutos no telefone para marcação. O agendamento também pode ser feito a qualquer hora, sem restrição ao horário de funcionamento do consultório. 

Outro mecanismo que abrange a categoria de autosserviço é o lembrete por SMS ou aplicativo de mensagens, como o WhatsApp, das datas agendadas para consultas, exames ou procedimentos, que podem ser acessadas quando for conveniente pelo paciente, sem ser interrompido por uma chamada telefônica durante seus afazeres diários, mas ao mesmo tempo garantido que ele se lembre do compromisso e, assim, evitando o não comparecimento. Isto representa tanto uma vantagem para o cliente quanto para a clínica, reduzindo prejuízos decorrentes do no-show.

 

Conheça mais do Saúde Vianet.

Baixe agora nosso aplicativo (Disponível para Android e IOS).

Saiba Mais:

Capte clientes com marketing digital

Marketing de relacionamento para clínicas

Prontuário do paciente pode ajudar na gestão do seu consultório médico