No artigo de hoje vamos falar sobre como funciona o atendimento híbrido nas clínicas e consultórios. Esse modelo de atendimento em clínicas tem feito muito sucesso!

As transformações provocadas pela Covid-19 levaram muitos consultórios e clínicas a adotarem novas estratégias para prestar o melhor atendimento aos seus pacientes. Com isso, o atendimento híbrido tem revolucionado o atendimento nas clínicas médicas.

O atendimento híbrido nada mais é do que a junção da assistência médica presencial e remota, uma complementando a outra. Este tipo de estratégia é muito eficiente e prova ser um ótimo diferencial competitivo. 

Isso por que os indivíduos estão acostumados a falar com as organizações através de diferentes meios de comunicação, tentando encontrar rapidez e agilidade para resolver o que eles necessitam. Ou seja, o atendimento em clínicas também deve atender a essa demanda.

@saudevianet - Posts (33)

O que é Atendimento Híbrido?

A tecnologia está gerando mudanças em vários segmentos do mercado. Devido a isso, cada área está aperfeiçoando seus resultados por meio de processos inovadores. Uma vez que o assunto é saúde, um exemplo de inovação adotado é o atendimento híbrido.

O atendimento híbrido costuma ser feito a partir de 2 formas diferentes. Em outras palavras, é o atendimento que requer um serviço automatizado e um assistente humano para ser completado. 

Basicamente, o serviço pode acontecer de 3 maneiras: 

  • Atendimento humano: feito do início ao fim por uma pessoa sem o envolvimento de nenhuma das tecnologias que automatizam o atendimento.
  • Atendimento automatizado: aquele aberto e concluído por meio de um assistente virtual ou chat bot, sem que seja preciso falar com um atendente humano.
  • Atendimento híbrido: se trata do atendimento que necessita das duas formas do serviço, humano e automatizado.

O atendimento híbrido é a mistura de digital e clássico. O profissional pode disponibilizar ambos, já que um supera as limitações do outro. Devido a isso, o atendimento em clínicas com este modelo tem feito muito sucesso.

Como funciona o Atendimento Híbrido?

O atendimento híbrido funciona combinando o digital e o presencial. Após marcar uma consulta na Internet, exemplificando, o paciente tem a possibilidade de passar por uma avaliação remota para saber se há a necessidade de uma consulta presencial.

Posteriormente, ele recebe um SMS ou mensagem via WhatsApp com o acesso a uma sala virtual. Por meio deste primeiro atendimento ao paciente, o médico poderá encaminhá-lo para um atendimento presencial e/ou para exames a fim de ajudar no diagnóstico.

O paciente receberá uma nova mensagem com a hora marcada na clínica ou no consultório do médico, isso com o objetivo de manter o distanciamento social e evitar possíveis aglomerações durante sua visita.

Na clínica, o paciente é submetido a um exame clínico, que deve ser realizado pessoalmente para que o médico possa detectar quaisquer alterações e sinais. Ele aproveita a oportunidade para realizar testes de imagem, interpretados à distância, com a ajuda da Telemedicina e relatórios online.

Uma vez que o diagnóstico tenha sido feito, o profissional sugere o melhor procedimento. Ele pode gerenciar o paciente por meio do acompanhamento remoto, monitorando sua evolução e fazendo ajustes para uma melhora mais imediata.

Atendimento Híbrido: como inserir com excelência na sua clínica!

Com as pessoas cada vez mais conectadas, o atendimento híbrido, mais do que fundamental, torna-se essencial para atender às necessidades do paciente. No entanto, este tipo de atendimento cria várias dúvidas sobre como funciona.

A doença pandêmica Covid-19 predeterminou uma nova forma de como nos relacionamos, ocorreram muitas mudanças nos últimos 2 anos.

O distanciamento social forçou muitas clínicas a repensarem sua gestão e a investirem em novas formas de atender seus pacientes. Com isso, esse modelo de atendimento caiu como uma luva. Mas e então, como implementar o atendimento híbrido?

Continue a leitura e confira a seguir:

  • Invista na infraestrutura tecnológica;
  • Mantenha uma conversa humanizada;
  • Intercale no momento certo.

Invista na infraestrutura tecnológica

Não estou sugerindo que você substitua todos os computadores e equipamentos da sua clínica. Entretanto, você precisa de sistemas que funcionem corretamente, bem como de uma conexão com a Internet de qualidade para proporcionar uma boa experiência ao paciente.

Para o atendimento em clínicas com esse modelo, investir na infraestrutura essencial reduz o risco de constantes interrupções nas chamadas de vídeo, perda de sinal e outros inconvenientes técnicos que incomodam o paciente.

Mantenha uma conversa humanizada

Na etapa de construção das respostas automatizadas do chat bot, é importante que elas sejam criadas o mais próximo possível de como uma pessoa falaria. Por mais incomum que possa parecer, nesse caso o indicado é que o bot pareça uma pessoa respondendo. 

Para este modelo de atendimento em clínicas, é essencial que o gestor faça um trabalho de autoconhecimento, isso para que ele adote um tom de voz compatível com a empresa. 

Se a sua clínica é mais jovial, informal e descontraída, o indicado é projetar esta identidade na forma como o bot irá fazer o atendimento.

Entretanto, se sua clínica tem um costume mais tradicional que valoriza o formalismo, o melhor é que a comunicação usada no bate-papo seja mais formal.

Intercale no momento certo

Este é outro ponto muito importante no atendimento híbrido. Algo que precisa ser considerado é o instante de transferência do chat bot para o serviço de atendimento humano. 

Há muitas tarefas que os robôs podem realizar, tais como: entrega de artigos, links, respostas de dúvidas, envio de boletos, busca de solicitações, etc.

Neste modelo de atendimento em clínicas, o indicado é que esta triagem seja realizada da maneira mais assertiva possível, em que somente os pedidos que o chat bot não conseguir atender sejam passados para o atendente.

Conclusão

O atendimento em clínicas mudou muito nos últimos meses. Com o efeito da doença pandêmica, a liberação de teleconsultas e o aumento das inter-relações digitais, toda a gestão nas clínicas médicas sofreu mudanças notáveis.

E aqueles que estão preparados estarão mais aptos a se posicionar nesta nova realidade. O atendimento híbrido nas clínicas foi uma ótima estratégia para a continuidade da prestação de cuidados de saúde no mundo inteiro.

Profissionais de saúde e pacientes só se beneficiaram do contato através de ferramentas tecnológicas e através de sistemas como plataformas de Telemedicina.

Juntamente com a humanização do atendimento presencial, este modelo de atendimento em clínicas garante um acompanhamento intensivo do paciente, mesmo em um cenário de doença pandêmica. Implemente você também!

 

Conheça mais do Saúde Vianet

Baixe agora nosso aplicativo (Disponível para Android e IOS)

Saiba mais:

Gestão de clínica: 3 coisas que atrapalham o seu desempenho

5 passos para uma clínica de sucesso

Marketing e saúde: 3 dicas para produzir conteúdo