7 aplicativos médicos para ajudar nos cuidados dos seus pacientes

Com os avanços tecnológicos e o acesso às informações na internet acontecendo de maneira mais rápida e prática é importante que os médicos estejam atentos às novidades tecnológicas na área de saúde, para assim, poder acompanhar os seus pacientes que buscam informações antecipadas na internet.  

De forma direta, não adianta tentar evitar a situação, pois os seus pacientes, antes de ir até o profissional, vão pesquisar informações a respeito da saúde ou sobre os sintomas que eles estão apresentando em sites e aplicativos da web e é nesse momento que o médico entra com orientações assertivas e precisas, desde que esteja atualizado e informado sobre quais aplicativos podem ser usados.

De acordo com uma pesquisa da Accenture, mais de 85% dos pacientes entrevistados concordam que ferramentas como aplicativos médicos e prontuários eletrônicos, fortalecem seus engajamentos com suas saúdes. Além disso, quase todos os consumidores entrevistados no Brasil, cerca de 94%, recorrem ou desejam usar tecnologia para monitorar seu estilo de vida e sinais vitais.

Por causa desse movimento, é de extrema relevância que o médico possa utilizar o poder da tecnologia a seu favor, com a finalidade de orientar os pacientes sobre a melhor forma de usá-la. Sem esquecer que os aplicativos devem ser úteis e trazer benefícios a quem os utilizam ou essas ferramentas podem se tornar uma distração.

Para ajudar você, separamos 8 aplicativos médicos que todo profissional deve conhecer para auxiliar nos cuidados da saúde dos pacientes. Com os aplicativos seus pacientes podem acompanhar seus dados médicos diretamente dos smartphones, por exemplo. Com os aplicativos o profissional ainda pode receber informações sobre os sinais vitais em tempo real. Confira quais são!

 

1.Diário Cefaleia 

A primeira dica é o aplicativo Diário Cefaleia, ele armazena por meio de um calendário, dias e horários em que os pacientes sentiram dor de cabeça. Eles podem registrar informações como:

  • Local da dor;
  • Intensidade; 
  • Fator desencadeante (consequências no hábito alimentar, condição física, emocional, entre outros);
  • Especificador da dor de cabeça.

O relatório pode ser enviado ao médico do paciente no exato momento em que as dores acontecem. O aplicativo está disponível na Google Play e App Store.

 

2. Cardiograph 

A segunda dica de aplicativo é o Cardiograph. Essa é uma excelente escolha para os pacientes dos médicos cardiologistas. O aplicativo tem a função de mensurar a frequência cardíaca e os resultados coletados são salvos para análises futuras. 

Com o aplicativo ainda é possível registrar informações como datas, locais e observações. O Cardiograph está disponível para iOS e Android. 

 

3. Pillboxie

Outra dica é o aplicativo Pillboxie. Esse é interessante para aqueles pacientes que se esquecem frequentemente de suas medicações. Vale ressaltar, que além de configurar lembretes, eles também podem registrar o formato e visual dos remédios, para encontrá-los mais facilmente.

 

4. WHO Info

Outra opção de aplicativo é o da Organização Mundial da Saúde (OMS), o WHO Info. Ele está disponível na App Store e Google Play e com esse aplicativo seus pacientes ficam sabendo das últimas notícias da OMS, além de eventos, dicas sobre saúde, e o melhor de tudo eles recebem todas as informações são oficiais.

Dessa forma, você também pode evitar que seus pacientes vejam informações falsas na internet, também conhecidas como fake news.

 

5. Resuscitation!

Resuscitation! É um simulador virtual que coloca o paciente na função de profissional de saúde. Além de ser recomendado para estudantes de medicina, seus pacientes também podem se divertir com o aplicativo e aprender um pouco mais sobre sua área. 

O aplicativo está disponível para Android e iOS.

 

6.Medscape

O Medscape é um aplicativo aprovado pela Food and Drugs Administration (FDA), órgão americano de controle de remédios e alimentos. O app é indispensável para qualquer médico que deseja se manter atualizado e, para qualquer paciente que queira eficiência. 

Vale ressaltar, que o aplicativo contém informações importantes sobre mais de 4 mil doenças e drogas a serem utilizadas e com mais de 120 calculadoras médicas. O aplicativo ainda é interessante, pois também traz notícias sobre os avanços médicos em todo o mundo.

O app é em inglês e possui versões tanto para Android quanto para iOS.

 

7. Evernote

A nossa última dica é o aplicativo voltado para o profissional em si. O Evernote é um aplicativo completo para garantir que você se mantenha atualizado com a sua agenda. Assim, o médico consegue fazer anotações diretamente no aplicativo e depois acrescentá-las ao prontuário digital do paciente, por exemplo. 

O Evernote é um aplicativo disponível para o Android e iOS, e ainda conta com versão web, para o navegador do seu notebook.

Conheça mais do Saúde Vianet.

Baixe agora nosso aplicativo. (Disponível para Android e IOS)

 

Saiba mais:

Saiba quais são os benefícios de utilizar um software de gestão médica.

Como fidelizar pacientes: 5 estratégias simples e importantes para o seu negócio.

Conheça quais são os benefícios de usar o Marketing Médico.